Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Novembro de 2024, as 01:39:50

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Afinação de guitarra.  (Lida 13967 vezes)
alfredo
Visitante
« Responder #15 : 18 de Abril de 2012, as 09:41:26 »

Vc não vai conseguir entonação perfeita em todas as casas... a não ser que utilize metodos alternativos como o Buzz feiten:  http://www.buzzfeiten.com/

[]'s
Visitante
« Responder #16 : 18 de Abril de 2012, as 11:01:17 »

Caro colega dessa praia de afinação eu manjo, pois toco guitarra a 17 anos e sou luthier a 10 anos.
1º passo veja a altura das cordas
2º regule as 8ª dela:
com um afinador você da o harmonico na 12ª casa ( que cosiste encostar o dedo sem pressionar a corda e toca-la) compare com o som da corda pressionada da 12ª casa.
caso esteja alta você tera de mover os carrinhos para frente, caso esteja baixo de acordo com o harmonico você tera de mover o carrinho para tras, repita esse processo na 19ª casa, pressionando acorda e dando seu harmonico, faça isso até que tanto da 12ª casa e 19ª casa esteja marcando em seu afinador a nota exata, assim você tera uma regulagem perfeita, esse processo funciona em todo tipo de ponte, seja fixa ou movel, ou flutuante.
Qualquer duvida estou pronto para esclarecer.
Que a força esteja com vocês!
Visitante
« Responder #17 : 18 de Abril de 2012, as 11:10:29 »

Com um bom jogo de cordas e paciência, até uma tonante fica certa em todas as casas.

O grande problema é o braço torto, com braço torto, não no sentido longitudinal como os amigos citaram, mas torto no sentido transversal, como se o braço estivesse entrando em parafuso.

Isso é muito comum em guitarras que ficam sem algumas cordas, com as cordas desafinadas ou cordas velhas demais por muito tempo.

Na maioria das vezes o problema é resolvido com uma retificação nos trastes para compensar o empenamento, a tendência é que depois de alguns anos mantendo ela afinada o empenamento vá diminuindo até sumir, mas isso lógico vai depender das cordas, da afinação e do tensor.

Visitante
« Responder #18 : 18 de Abril de 2012, as 11:49:37 »

1º passo veja a altura das cordas

Esta ai uma boa dica! Digo por que comprei recentemente um capotraste para usar com meu violão e com o capo precionando as cordas o violao fica desafinado, isso não acontece ao tocar pois não fazemos tanta pressão na corda como o capo faz.

Agora esta ai uma questão que o amigo Rafa blues pode nos ajudar. Qual a altura correta das cordas em relação aos trastes? Lendo na internet recomendam 1mm em relação ao 1° traste e 3mm em relação ao 12° traste.

Na minha guitarra não consigo manter esse padrão pois em algumas casas ela trasteja, mas o meu instrumento precisa de reparo.
Visitante
« Responder #19 : 18 de Abril de 2012, as 11:59:22 »

Qual o calibre de corda que esta sendo usado? calibre alto requer ajuste de tensor e da altura dos carrinhos. As minhas guitarras ficam nessa medida e eu uso encordoamento 0.09, mas a 1ª corda eu uso 011 pois tenho uma pegada forte.

-----
me fala em quais casas esta acontecendo o trastejamento, e em quais cordas e o tipo de ponte que você usa, e se sua escala ela é meio abaulada, caso seja você tem que compensar nos carrinhos.
« Última modificação: 18 de Abril de 2012, as 12:06:07 por Rafa blues » Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #20 : 18 de Abril de 2012, as 12:21:14 »

Agora esta ai uma questão que o amigo Rafa blues pode nos ajudar. Qual a altura correta das cordas em relação aos trastes? Lendo na internet recomendam 1mm em relação ao 1° traste e 3mm em relação ao 12° traste.

A altura no 12º vai depender da sua pegada e gosto, entre 2 e 4 milímetros é bem aceito, com menos de 2 a guitarra vai trastejar demais, a não ser que você não goste de dinâmicas de palhetada preferindo uma palhetada muito suave.

1 milímetro no 1º traste é muito, pra saber o ideal, pressione qualquer corda na primeira casa e meça a altura da corda na segunda casa.

-----
Eu tenho uma revista Guitar Player acho.. tem uma resenha sobre as regulagens do Malmsteen, a guitarra parece um berimbau!!!
« Última modificação: 18 de Abril de 2012, as 12:29:01 por EddieTavares » Registrado
fallout
Visitante
« Responder #21 : 18 de Abril de 2012, as 13:01:12 »

Qual o calibre de corda que esta sendo usado?

me fala em quais casas esta acontecendo o trastejamento, e em quais cordas e o tipo de ponte que você usa

É uma ibanez rg350 que comprei no Paraguay, uso cordas 0.09, o braço parece que esta um pouco torcido também ou seja ela precisa realmente de um luthier  Cry. Mas enfim, a minha guitarra é um assunto pra outro topico.
Visitante
« Responder #22 : 18 de Abril de 2012, as 14:43:02 »

Tive o mesmo problema com minha guitarra. A solução???, cordas Novas.

Inicialmente tambem pensei ser problema de medidas na escala, por se tratar de uma guitarra barata (uma Michael).

Faça como o Luthier falou, troque as cordas, coloque um encordoamento novo. As vezes a solução é mais simples doque se pensa.
Visitante
« Responder #23 : 18 de Abril de 2012, as 15:50:31 »

"eu uso encordoamento 0.09, mas a 1ª corda eu uso 011 pois tenho uma pegada forte."

Você não contrabalanceia o peso da 0.11?

Uma 0.11 em um encordoamento de 0.09 com afinação padrão em E causa um desequilíbrio de tensão, porque os pesos das cordas altas acabam sendo maior que o peso dos bordões sobre a escala. São um pouco mais de 3kg de tensão a mais só do lado das agudas.

Se for uma guitarra de braço colado e escala grossa tudo bem, mas em stratos e superstratos o dano no braço é certo a longo prazo.

No site da D'Addario tem o peso da tensão em afinação padrão, reparem que o jogo completo das 0.09 gera +-38,65Kg de tensão enquanto o jogo da 0.11 gera +-53,79Kg de tensão no braço, isto é uma diferença gritante de mais de 15kg puxando o braço.

http://www.daddario.com/DADProductDetail.Page?ActiveID=3769&productid=23&productname=EXL115_Nickel_Wound__Medium_Blues_Jazz_Rock__11_49

http://www.daddario.com/DADProductDetail.Page?ActiveID=3769&productid=4&productname=EXL120_Nickel_Wound__Super_Light__9_42

Visitante
« Responder #24 : 19 de Abril de 2012, as 09:28:18 »

felixmeirelles
olha sempre usei a 1ª corda com calibre 0.11 e nunca alterou o braço, e se trata de uma telecaster, o resto do encordoamento é do jogo 0.09, só a mi eu troco pois arrebento facil, por causa dos bends de dois tons que dou, e olha que ja faz bem mais de dez anos que eu toco com essa configuração de cordas.

-----
Claro se você for mudar o encordoamento inteiro por exemplo de calibre 0.09 para 0.10 você tera de mexer no tensor, e vice e versa.

-----

Olha o negócio é saber se esse braço vai ter recuperação, é uma pena eu não poder ver como ele está, pois com muita paciencia e tempo, ja consegui recupera muitos braços.
« Última modificação: 20 de Abril de 2012, as 09:39:31 por Rafa blues » Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #25 : 19 de Abril de 2012, as 16:02:00 »

As tele sofrem menos, o problema é maior com superstratos como as ESP e Ibanez com floyd rose, porque além de terem o braço maior e mais "fino" tem a escala um pouco mais larga, na puxada da alavanca o desequilíbrio da tensão aumenta, e nas stratos genéricas como as Yamaha e Cort porque elas costumam a ter o braço e o tensor mais fracos que as Fender.

Outro fator que influencia é a maturidade da madeira do braço, quanto mais madura está a madeira menor a tendência da torção, guitarras industriais feitas com madeiras secas na "marra" são as grande vilãs quando o assunto é torção.
Visitante
« Responder #26 : 20 de Abril de 2012, as 09:46:31 »

Bom isso é verdade, porem eu tenho varias guitarras com essa configuração de cordas e não vi nenhuma alteração na madeira do braço, outro fator que pode influenciar nessa torção é o clima e como a guitarra esta sendo guardada.
Visitante
« Responder #27 : 20 de Abril de 2012, as 12:56:39 »

Saudações a todos,

troquei as cordas da minha guitarra (aquela que iniciou o tópico). Coloquei um conjunto D'Addario Nickel Wound XL 0.009.

Fiz o procedimento indicado pelo fellixmeireles e outros, um pouquinho mais demorado:

1 - afinei todas com corda solta. Interessante como a afinação do conjunto interfere em cada uma; repassei várias vezes até ajustar todas mesmo.

2 - conferi pressionando a casa 12. Só precisei ajustar a ponte na 6a. corda. O ajuste da ponte interfere na afinação, assim fui alternando afinação-ponte, até bater.

3 - ajustei toda a afinação de corda solta novamente, a 12a. casa estava Ok em todas

4 - Hora da verdade: conferir a 5a (4a.) casa: encima.   Palmas

Estranhei na hora de tocar. As cordas pareciam trastar. Então percebi que estava digitando muito fraco, foi só por um pouquinho mais de força e o problema acabou. Parece que as cordas amolecem (ou amaciam) com o tempo? Ou seriam conjuntos diferentes, embora parecidos?

Claro que fiz uma besteirinha, pois é a 1a. vez que troco as cordas de uma guitarra: quebrei a 2a corda na hora de afinar. O afinador indicava 3G e não 2B, como seria o certo, e lá vou eu apertar a corda para chegar na 2a. corda, mesmo com o ouvido avisando: "já está mais alta que o mizinho..." Não deu outra, estourou.
Acho que o afinador já estava na oitava acima, e eu não interpretei direito.

Mas tudo bem, vou agora à tarde ver se acho essa corda, por enquanto está a velha.

Muito obrigado a todos que me ajudaram. Eu não teria conseguido sem vocês.

Aron
Visitante
« Responder #28 : 20 de Abril de 2012, as 13:11:20 »

Que bom que ficou legal. A tendência da corda velha é sempre ir perdendo tesão ficando frouxa com o tempo. Inclusive com uma diminuição no calibre em certas regiões, o que causa a desafinação de algumas casas.

Cordas novas sempre, porque faz bem para o ouvido, para a guitarra e para a técnica.
Visitante
« Responder #29 : 20 de Abril de 2012, as 15:55:06 »

Estranhei na hora de tocar. As cordas pareciam trastar. Então percebi que estava digitando muito fraco...

Talvez seja necessário um pequeno ajuste no tensor, neste caso soltar um pouco, mas tome cuidado, ajustes de tensor não podem exceder 1/4 de volta, o que deve ser muito mais que suficiente.
  Imprimir  

Ir para: