Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 20:19:10


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: resistor carbono ou filme metálico  (Lida 22634 vezes)
fpohren
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 159

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 12


« : 14 de Abril de 2012, as 17:32:37 »

Olá a todos, procurei no google e não encontrei, então pergunto aqui:

Existe alguma forma de identificar se um resistor é de carbono ou filme metálico?

Obrigado desde já!
Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #1 : 14 de Abril de 2012, as 17:48:16 »

Olá.

Com o multímetro medindo a resistência, aqueça levemente o resistor com o ferro de solda ou isqueiro.

Se o resistor é de carbono, a resistência vai diminuir sensivelmente.

Resistores de filme metálico praticamente não variam a resistência com o calor.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #2 : 14 de Abril de 2012, as 21:51:27 »

Todos os resistores de filme metálico que eu já comprei eram azuis, e os de carbono eram beges.

Mas eu não sei se isso é um padrão ou se foi só coincidência...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Fabio D.
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 547

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 52


« Responder #3 : 15 de Abril de 2012, as 18:44:34 »

Boa noite amigos,aproveitando o tópico tenho uma duvida(ultilizei a busca mais não encontrei).
Sei que os resistores de metal filme são melhores,porém quando usar resistores de metal filme ou carbono?
Ou é melhor usar todos de metal filme?
Registrado

ex fabio123,nick novo Fabio D.
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #4 : 15 de Abril de 2012, as 19:29:49 »

http://www.geofex.com/article_folders/carbon_comp/carboncomp.htm

Obs. ele está falando de resistores de carvão aglomerado, não de filme de carvão.
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
a.sim
Visitante
« Responder #5 : 15 de Abril de 2012, as 19:54:48 »

Boa noite amigos,aproveitando o tópico tenho uma duvida(ultilizei a busca mais não encontrei).
Sei que os resistores de metal filme são melhores,porém quando usar resistores de metal filme ou carbono?
Ou é melhor usar todos de metal filme?


Podendo, use sempre MF. E fuja dos resistores de carbono aglomerado - são raros de encontrar aqui no Brasil, mas são muito comuns nos EUA.
Registrado
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #6 : 15 de Abril de 2012, as 20:30:45 »

Outros links:

http://www.aikenamps.com/ResistorNoise.htm

http://www.tone-lizard.com/resistors.htm

Citar
"Ask any old-time TV repairman if using a carbon composition resistor in the burst amplifier or the chroma circuit will give him a 'better' picture."
...
Here they achieve a sound all of their own, akin to bacon frying on the stove.
...
Some people need the sound of bacon frying to cover up the sound of their guitar playing, and for them God invented NOS carbon-composition resistors.
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
fallout
Visitante
« Responder #7 : 15 de Abril de 2012, as 22:01:01 »

Podendo, use sempre MF. E fuja dos resistores de carbono aglomerado - são raros de encontrar aqui no Brasil, mas são muito comuns nos EUA.

Esses de carbono aglomerado por acaso são estes?



Se for é uma pena pois são lindões, dão aquele charme em montagens ptp.
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #8 : 16 de Abril de 2012, as 00:30:43 »

Para Fuzz Face, por exemplo, é "carbonão" e pronto.

Tudo depende da proposta do equipamento.
Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #9 : 16 de Abril de 2012, as 09:28:50 »

Esses de carbono aglomerado por acaso são estes?



Se for é uma pena pois são lindões, dão aquele charme em montagens ptp.

Sim, são esses mesmos. Concordo; a aparência é excelente mas o desempenho é sofrível. Altos níveis de ruído flicker, dependência com a tensão aplicada, mudança de valor com a idade e por aí vai. A HP adorava usar essas jóias nos seus equipamentos. O mundo todo usando resistor de filme e a HP usando resistor de composição. Certa vez tive de consertar um equipamento HP ( note: era instrumento de medição ) onde tive de trocar todos os resistores porque nenhum estava dentro da tolerância...

Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #10 : 16 de Abril de 2012, as 09:43:47 »

Esse resistor é um lixo! No Fuzz Face fica bom quando com o valor próximo do desejado. Medir antes, mas sabendo que um dia mudará...rs
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #11 : 16 de Abril de 2012, as 10:45:55 »

... dependência com a tensão aplicada ...

Esta dependência com a tensão, num ponto do circuito que tenha uma grande amplitude de sinal (ex. resistor de anodo em alguns estágios de um amplificador a válvula), gera distorção. Que tem gente que gosta.

A mudança de valor com a idade (e a alta tolerância) é outro fator que contribui pra "mística" de que os amplificadores soam melhores com eles. Se não me engano com o tempo a resistência tende a aumentar, então se você pegar um amplificador muito velho com os resistores de carvão originais, provavelmente eles já estão com um valor mais alto, se você substituir por um de filme com o mesmo "valor nominal", vai ter menos ganho (supondo um resistor de anodo) e o músico vai dizer que com  o resistor antigo o som era melhor... Se ao invés de usar o valor nominal você medir e usar o valor "driftado", este fator é neutralizado.

Meu fuzz face handmade é com resistor de filme de carbono, e eu adoro o som dele. O Fuzz face já é problemático em relação a temperatura por causa dos transistores de germânio, imagina colocar resistor de carvão aglomerado...
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #12 : 16 de Abril de 2012, as 16:06:24 »

Não imagino, eu sei, um dos meus FF's é assim, coincidentemente o melhor...rs
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #13 : 16 de Abril de 2012, as 16:22:34 »

Não duvido, só não acho que seja imprescindível o "carbonão". Posso até experimentar se um dia construir outro FF, mas no meu, com resistor comum de filme de carbono, eu não mexo nem a pau, se melhorar estraga Smiley

Por outro lado, teria que olhar com muito cuidado o circuito do FF e ver se o efeito da temperatura no carbonão de repente, por uma feliz coincidência, não contrabalança a variação dos germânios... seria uma boa explicação. No meu tem um outro esquema de compensação, não faria falta.
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
felixmeirelles
Visitante
« Responder #14 : 16 de Abril de 2012, as 16:29:57 »

O aglomerado deixa o som muito mais "gordo", mesmo com valores exatamente dentro das especificações do circuito, quanto mais simples é o fuzz, distorção ou drive, mais diferença faz.

Esse aqui então é o exemplo "vivo" do nível de "gordura" que esses resistores adicionam ao timbre:

http://www.youtube.com/watch?v=CF9ha6dBon4

http://farm5.staticflickr.com/4005/4329619267_e4184ff6c5_o.jpg
Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal