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Tópico: Layout e Stoppers (Lida 39733 vezes)
kem
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Re: Layout e Stoppers
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Responder #45 :
13 de Abril de 2012, as 21:43:00 »
Citação de: kem em 13 de Abril de 2012, as 12:01:49
Citação de: Patines em 13 de Abril de 2012, as 06:20:17
A ideia é na entrada mesmo...
Qual opção vocês acham que seria melhor?!?
503KHZ não. 45KHZ é melhor. T+
Hehehe... Não é isso.
Melhor choque + capacitor ou resistor?
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Patines
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Re: Layout e Stoppers
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Responder #46 :
13 de Abril de 2012, as 21:55:53 »
Eu concordo um pouco com o a.sim, mas um pouco não...
Concordo: será mesmo que precisa cortar as altas frequências?
Discordo: Se precisar mesmo(pois fica bonito em certos efeitos ou amplificadores clássicos).. coloco o resistor que vai dar um passa baixas.. daí chega um ponto que a amplitude começa a cair no amplificador, sem o pico na frequência de ressonância.
Prefiro mesmo colocar um indutor em certas entradas de fontes, apesar da frequência de ressonância gerada.
Também estou projetando um circuito com JFET que coloco o resistor na entrada para que o circuito não represente baixa impedância ao ser desligado. Depois de o resistor colocado, só me resta calcular direito para que a resposta em frequência não caia antes da hora.
Se é pra colocar indutor na entrada, prefiro "missangas" na perninha de um resistor de baixo valor ou de um fio. Já vi nas entradas de certos video-cassetes antigos.
Abraços, T+
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kem
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Re: Layout e Stoppers
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Responder #47 :
13 de Abril de 2012, as 22:09:50 »
Citação de: Patines em 13 de Abril de 2012, as 21:55:53
...Se é pra colocar indutor na entrada, prefiro "missangas" na perninha de um resistor de baixo valor ou de um fio. Já vi nas entradas de certos video-cassetes antigos...
hammm?!?
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Patines
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Re: Layout e Stoppers
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Responder #48 :
13 de Abril de 2012, as 22:36:29 »
Citação de: kem em 13 de Abril de 2012, as 22:09:50
Citação de: Patines em 13 de Abril de 2012, as 21:55:53
...Se é pra colocar indutor na entrada, prefiro "missangas" na perninha de um resistor de baixo valor ou de um fio. Já vi nas entradas de certos video-cassetes antigos...
hammm?!?
O que chamo de "missanga", e na verdade o apelido que algumas pessoas dão ao: "
Ferrite bead é um ferrite toroidal fabricado com uma mistura de óxidos de ferro, níquel e zinco, quando colocados em um condutor de corrente elétrica atuam como um choque de RF,baratos, e eficazes na proteção em RF, supressão de parasita, EMC , EMI/RFI e desacoplamento de RF, superior a 100 kHz .
"
Está em:
http://www.eletronica.com/ferrite-bead/
Caso não olhe com atenção, pode ser confundido com um diodo com a lista apagada:
Citação de: Patines em 13 de Abril de 2012, as 21:55:53
Também estou projetando um circuito com JFET que coloco o resistor na entrada para que o circuito não represente baixa impedância ao ser desligado. Depois de o resistor colocado, só me resta calcular direito para que a resposta em frequência não caia antes da hora.
Citar a eu mesmo, que esquisito: retificando(se não fui claro): colocar um resistor em série com o equivalente ao capacitor entre porta e fonte de um JFET, formando um passa baixas, similarmente à válvula.
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a.sim
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Re: Layout e Stoppers
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Responder #49 :
14 de Abril de 2012, as 12:30:40 »
Citação de: Patines em 13 de Abril de 2012, as 21:55:53
Eu concordo um pouco com o a.sim, mas um pouco não...
Concordo: será mesmo que precisa cortar as altas frequências?
Discordo: Se precisar mesmo(pois fica bonito em certos efeitos ou amplificadores clássicos).. coloco o resistor que vai dar um passa baixas.. daí chega um ponto que a amplitude começa a cair no amplificador, sem o pico na frequência de ressonância.
Olá.
Não gera pico de ressonância se o circuito LC for amortecido adequadamente pela impedância de entrada do amplificador.
E bead de ferrite só é eficaz para frequências da ordem dos 100 MHz, pela pouca indutância acrescentada. Não vai resolver o problema da captação de AM.
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Última modificação: 14 de Abril de 2012, as 12:33:12 por a.sim
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Re: Layout e Stoppers
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Responder #50 :
14 de Abril de 2012, as 13:23:40 »
No caso, a miçanga com a perninha passando é um indutor com núcleo de ferrite com "1/2 espira" (ou menos) de fio, certo?
Sobre layout, achei um artigo muito bom. Tem alguma coisa relacionada à eletrônica musical sobre a qual o R.G. Keen não escreveu? Como sempre, uma boa leitura. E se aprofunda em um monte de tópicos levantados pelo A.sim.
http://www.geofex.com/article_folders/pt-to-pt/pt-to-pt.htm
Recomendo a leitura completa, mas seguem alguns pontos que achei mais interessantes, em relação a ponto-a-ponto.
Ele fala sobre ponto a ponto, placas com ilhós e PCB, os pontos fortes e fracos de cada um.
Citar
True Point to Point - Approaches "ideal" in electronic terms; lowest parasitic coupling and crosstalk if done well.
...
True PTP construction is good for frequencies up to UHF (several hundred MHz!!) if properly done. This is the reason all that old tube radio equipment was laid out that way.
Tem algumas dicas de como planejar um bom layout em cada caso:
Citar
Good point to point layout makes the actual component bodies bridge most of the distance from the socket lugs to any other connections. Really, really good PTP construction will have the components arranged in almost a star pattern, all of them leading radially away from the socket.
What's important there is that (a) all the component leads are pretty close to being as short as they can be (b) the component to component wiring lengths are as short as possible (c) neither the components nor the wires criss-cross one another (d) the lengths of paralleled wires are about as small as they can be.
...
In true PTP, the components and wires are as far from one another as it's practical to get, and where crossovers are needed, they can be at almost right angles. Also, the wiring between amplifier sections can be minimized by laying out the tube sockets in a manner that the signal flows directly from one tube circuit to the next with no long runs of parallel wires. Also, the terminals themselves space the wires a goodly distance away from the presumably grounded metallic chassis.
...
What makes a PTP wired circuit good is (a) careful planning and (b) very skilled labor doing the wiring neatly and carefully.
Fala sobre capacitâncias parasitas em cada caso, seus efeitos e como fazer algumas estimativas.
Citar
This capacitance is proportional to the facing areas of the two conductors, and inversely proportional to the distance between them. For maximum coupling between two conductors. they need to be as close together as possible, and have the maximum area exposed to one another.
For two wires, the closest they can get is with their insulation touching. For the maximum area, they'd have long parallel runs; for minimum area, they'd cross at right angles.
...
The worst case for cross coupling in wiring of any kind is where the wires run parallel and with their insulation touching.
...some rules of thumb for how big the capacitive coupling is. ... for two 22 gauge hookup wires with kind of nominal insulation thicknesses, the capacitance between the two wires is about 0.381pF per inch. Ten inches of parallel run, the capacitance is 3.81pF. With the wires crossing, there's only about 0.025" of wire "parallel", so the capacitance is on the order of 0.008pF.
Sobre como muito pouca capacitância parasita é suficiente pra fazer um circuito oscilar, mesmo sem ganhos muito elevados:
Citar
If there are 10Vac of signal on that plate wire (not at all unusual), and it runs near a wire connected to an input tube's grid, Then to couple in a feedback signal equal to a typical guitar signal of 100mv, we only need a capacitor of C=15.9/100M uF = 0.159pF - YIKES!! A SIXTH OF A PICOFARAD!!!! We suddenly see how oscillations start - a grid wire too close to a plate wire and a bit of bad luck on the phasing and the amps starts screaming at 100kHz.
OK. So now we know what we're playing with. A fraction of a pF can give us oscillations, but we need something between 8 and 400pF to start cutting treble off, depending on the circuit.
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Re: Layout e Stoppers
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Responder #51 :
14 de Abril de 2012, as 14:43:38 »
Citação de: kem em 12 de Abril de 2012, as 21:49:49
Não sei pra vocês, pra mim foi valida.
Tenho uma nova opção a testar (o micro choque), pesquisei, li e aprendi uma pouco mais pra escrever aqui e acabei sem querer achando uma loja de eletronicos com preços otimos, justamente procurando o micro choque. Nessa loja o pacote com micro choques de 1mH ou 12mH ta por R$2,50 o pacote com 25. Otimo...
Compartilhe conosco o achado então!
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Citação de: gfr em 13 de Abril de 2012, as 10:46:00
E sinceramente um Hiwatt é mais bonito de se ver
Acho que ninguém discorda disso hehehe
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Última modificação: 14 de Abril de 2012, as 14:53:38 por bossman
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Re: Layout e Stoppers
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Responder #52 :
14 de Abril de 2012, as 19:08:21 »
Citação de: a.sim em 14 de Abril de 2012, as 12:30:40
E bead de ferrite só é eficaz para frequências da ordem dos 100 MHz
Como diz em certos artigos, nem todos são iguais e podem amortecer bem menos que 100MHZ, de qualquer modo, podem ser usados de formas alternativas. Veja que as perdas no ferrite fazem com que se comportem como resistores a frequencias que partem dos MHZ.
,
,
Vejam este: 1MHz ~ 40MHz
http://parts.digikey.com/1/parts/672433-ferrite-bead-40mhz-236-length-fb73-226.html
e tem a vantagem.. ou desvantagem(dependendo do que se quer.) de não atenuarem baixas frequencias. Muito bom quando existe algum cabo grande e cai muito raio por perto.. pra isso já usei e resolveu meu problema até hoje, mas também coloquei resistor na entrada de valor muito mais baixo que para atenuar(junto com capacitor de entrada) assim como se falou desses stoppers.
Abraços, T+
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Última modificação: 14 de Abril de 2012, as 19:14:22 por Patines
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Re: Layout e Stoppers
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Responder #53 :
14 de Abril de 2012, as 19:47:09 »
Esses da foto já são micro-choques feitos com beads de ferrite. Por isso funcionam em frequências mais baixas. No bead de ferrite standard o fio passa só uma vez.
Veja que está tudo certo : a indutância aumenta com o quadrado do nº de espiras. Se com uma espira o bead é efetivo a 100 MHz, com duas ele passa a ser efetivo a 25 MHz.
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Última modificação: 14 de Abril de 2012, as 19:49:03 por a.sim
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Re: Layout e Stoppers
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Responder #54 :
14 de Abril de 2012, as 20:55:04 »
Citação de: a.sim em 14 de Abril de 2012, as 19:47:09
No bead de ferrite standard o fio passa só uma vez.
Como se vê na foto de um deles ali abaixo, dá pra passar até 3X.. é seu padrão. Outros, deixam um buraco maior, se passa até mais vezes.. quanto se puder ou quiser. Se passar meia bobina já é microchoque.
Citação de: a.sim em 14 de Abril de 2012, as 19:47:09
Veja que está tudo certo: a indutância aumenta com o quadrado do nº de espiras. Se com uma espira o bead é efetivo a 100 MHz, com duas ele passa a ser efetivo a 25 MHz.
Em termos de indutor está certo(pelo menos é a.ssim que ensinam
), mas o núcleo passa a se comportar com perdas conhecidas de acordo com a frequencia, como este da foto ali de baixo, que é "comum e de baixo preço", segundo ambos, fabricante e vendedor.
Veja o datasheet deles, os FB73-085-RC e seus outros 3 amigos, até 1MHZ vão funcionar como indutores se enrolarmos várias bobinas. Pelo menos é assim que interpreto a inexistência de anotação do gráfico antes dos 1MHZ. A partir de 1MHZ, começam a aparecer perdas, que são computadas até 40MHZ.. a faixa de funcionamento, segundo a folha de dados. Está lá. POsso acreditar ou não:
http://www.bourns.com/data/global/pdfs/fb_series.pdf
lá está escrito:
"
Wider frequency range can be achieved with 2 beads of different material grade in series
" = "faixa de freqüência mais ampla pode ser conseguido com 2 beads de materiais de graus diferentes em série"
Abraços, T+
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Última modificação: 14 de Abril de 2012, as 20:59:31 por Patines
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Responder #55 :
20 de Abril de 2012, as 15:04:36 »
Citação de: a.sim em 12 de Abril de 2012, as 17:23:56
e) R27, 1 M ! Mais um divisor...Isso aí é um gerador de onda quadrada?
A.sim, esta vai te deixar de cabelo em pé:
O canal "sustain" tem 11 (ONZE!!!!) estágios em cascata.
Fora o que vem depois, controles de tom, equalizador gráfico, reverb, um loop de efeitos por canal, controle via midi, etc...
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Última modificação: 20 de Abril de 2012, as 15:06:26 por gfr
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Re: Layout e Stoppers
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Responder #56 :
20 de Abril de 2012, as 23:54:07 »
Isso não é um amplificador, é uma bomba!
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Responder #57 :
21 de Abril de 2012, as 11:42:00 »
Citação de: blackcorvo em 20 de Abril de 2012, as 23:54:07
Isso não é um amplificador, é uma bomba!
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Re: Layout e Stoppers
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Responder #58 :
21 de Abril de 2012, as 11:47:19 »
E não é um amplificador caro não,e o timbre é bom?
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Re: Layout e Stoppers
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Responder #59 :
21 de Abril de 2012, as 18:21:31 »
Eu não tive uma boa impressão pelas amostras que ouvi no youtube.
O canal 3 é horrível. Muito.
Os canais limpos são normais.
O canal 4 tem muito menos sustain do que outros designs mais simples.
O simulador de alto falantes é fraquinho.
O resto todo do circuito é como operacionais, antes mesmo de chegar nas válvulas já passa por operacionais.
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