Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
24 de Novembro de 2024, as 15:58:23
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Lançamento de Novos Projetos
>
Amplificadores valvulados
>
Layout e Stoppers
Páginas:
1
2
3
4
5
[
1
]
2
3
...
5
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Layout e Stoppers (Lida 39744 vezes)
a.sim
Visitante
Layout e Stoppers
«
:
12 de Abril de 2012, as 08:34:34 »
Olá, colegas :
Enquanto insistirem em montar os componentes em placas de circuito impresso, ligando os soquetes com fios ( como na foto ), os apitos do além não vão descansar...
Visitante
Layout e Stoppers
«
Responder #1 :
12 de Abril de 2012, as 08:53:01 »
A.sim, depois que eu encurtei os fios blindados e desliguei o terra das carcaças dos potenciometros os apitos pararam. Segui alguns conselhos do forum na hora de desenvolver o layout e foi tudo tranquilo. Só um ruido de 60hz que aparece quando estou em casa com o ganho no maximo(moro ao lado de quase todas as antenas de tv da cidade)
Visitante
Layout e Stoppers
«
Responder #2 :
12 de Abril de 2012, as 09:30:37 »
Citação de: klebergobbo em 12 de Abril de 2012, as 08:53:01
A.sim, depois que eu encurtei os fios blindados e desliguei o terra das carcaças dos potenciometros os apitos pararam. Segui alguns conselhos do forum na hora de desenvolver o layout e foi tudo tranquilo. Só um ruido de 60hz que aparece quando estou em casa com o ganho no maximo(moro ao lado de quase todas as antenas de tv da cidade)
Olá.
Quando a gente começa a ter de desaterrar pontos, é sinal da existência de um ( ou vários ) laços de terra. Indício de mau layout.
Visitante
Layout e Stoppers
«
Responder #3 :
12 de Abril de 2012, as 11:04:36 »
Gfr, poderia me ajudar com os grid stoppers? É o meu primeiro projeto valvulado e eu nao faço ideia de como calcular.
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
Layout e Stoppers
«
Responder #4 :
12 de Abril de 2012, as 11:09:36 »
Pelo menos na entrada tinha que ter um de 10k a 68k, conectado ao pino 7 da primeira valvula.
I want to diode!
fallout
Visitante
Layout e Stoppers
«
Responder #5 :
12 de Abril de 2012, as 11:16:15 »
Citação de: klebergobbo em 12 de Abril de 2012, as 11:04:36
Gfr, poderia me ajudar com os grid stoppers? É o meu primeiro projeto valvulado e eu nao faço ideia de como calcular.
Dei uma pesquisada sobre grid stoppers e encontrei isso
http://www.ampbooks.com/home/amplifier-calculators/grid-stopper/
tem uma breve explicação.
Freqüente
Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 39
Um ao outro ajudou.
Layout e Stoppers
«
Responder #6 :
12 de Abril de 2012, as 11:24:05 »
Hum... Eu também fui procurar alguma informação...! Tem
essa aqui
.
Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.
gfr
Colaborador
Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86
Layout e Stoppers
«
Responder #7 :
12 de Abril de 2012, as 11:34:43 »
Estes links são ótimos, este aqui também é legal:
http://www.freewebs.com/valvewizard/gridstopper.html
Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
a.sim
Visitante
Layout e Stoppers
«
Responder #8 :
12 de Abril de 2012, as 12:03:00 »
Citação de: klebergobbo em 12 de Abril de 2012, as 11:04:36
Olá.
Não use. Eles não são necessários. Faça um bom layout e use as técnicas clássicas de blindagem que não será necessário usar grid stoppers.
-----
Olá. Após ler meu último comentário, percebi que fiz um comentário vago e pouco útil - faça um bom layout e...
Mas o que é um bom layout ?
Com certeza, não é usando a montagem mostrada. Nem com PCI, nem com turrets, nem nada que afaste os componentes dos terminais dos soquetes. Esses tipos de montagem não são clássicos dos tempos da válvula; foram inventados recentemente para baratear o custo de produção dos equipamentos.
Pelo que vejo, a montagem com tiras de componentes em turrets é coisa da Marshall / Fender, certo ? Veja bem, a válvula é um componente de alta impedância de entrada, cujo sinal na placa pode ter várias dezenas de volts de amplitude, para uma excursão de grade de menos de 1 volt.
Qualquer acoplamento entre placa e grade pode dar origem a oscilações. Para evitar isso a todo custo, não dá pra ligar placa e grade a uma placa de circuito impresso ou tira de componentes com fios de 5 a 10 cm de comprimento...o acoplamento entre essas ligações será cruel para o funcionamento da válvula. Como eles são inevitáveis, o pessoal da indústria resolve colocando um...stopper, que reduz a largura de banda do estágio e mata a oscilação. que matação ! Tudo em nome da " economia "... a gente constrói um estágio instável e faz ele ficar estável na base da redução da largura de banda. Sim, claro, com stoppers de 10 k a 68 k...acho que já vi stoppers maiores em um certo projeto aqui no HM. Isso nunca foi necessário no tempo da " válvula "...
Os antigos usavam montagem ponto-a-ponto no soquete da válvula. As ligações de terra eram feitas no apoio central do soquete ( por que será que os soquetes têm aquele cilindro de metal no centro, entre os pinos ? ) que era devidamente aterrado. O apoio central servia de contato de massa e blindagem entre os pinos. As ligações eram todas curtas; apoios extras eram obtidos através de pontes de terminais colocadas próximas aos soquetes. Em casos extremos, usava-se lâminas de metal soldadas no apoio central e posicionadas entre os pinos do soquete. E não se usava stoppers, exceto em circuitos de RF ou estágios de potência.
E se construía um TV colorido completo a válvula dessa forma - sem stoppers. Logo, eles não são necessários, mas representam um paliativo para um tipo de montagem inadequado, que vem sendo copiado ao longo do tempo porque o pessoal...simplesmente esqueceu como se faz montagens com válvulas.
«
Última modificação: 12 de Abril de 2012, as 12:26:36 por a.sim
»
Visitante
Layout e Stoppers
«
Responder #9 :
12 de Abril de 2012, as 13:03:06 »
Citação de: a.sim em 12 de Abril de 2012, as 12:03:00
Spoiler
(clique para mostrar ou esconder)
Olá. Após ler meu último comentário, percebi que fiz um comentário vago e pouco útil - faça um bom layout e...
Mas o que é um bom layout ?
Com certeza, não é usando a montagem mostrada. Nem com PCI, nem com turrets, nem nada que afaste os componentes dos terminais dos soquetes. Esses tipos de montagem não são clássicos dos tempos da válvula; foram inventados recentemente para baratear o custo de produção dos equipamentos.
Pelo que vejo, a montagem com tiras de componentes em turrets é coisa da Marshall / Fender, certo ? Veja bem, a válvula é um componente de alta impedância de entrada, cujo sinal na placa pode ter várias dezenas de volts de amplitude, para uma excursão de grade de menos de 1 volt.
Qualquer acoplamento entre placa e grade pode dar origem a oscilações. Para evitar isso a todo custo, não dá pra ligar placa e grade a uma placa de circuito impresso ou tira de componentes com fios de 5 a 10 cm de comprimento...o acoplamento entre essas ligações será cruel para o funcionamento da válvula. Como eles são inevitáveis, o pessoal da indústria resolve colocando um...stopper, que reduz a largura de banda do estágio e mata a oscilação. que matação ! Tudo em nome da " economia "... a gente constrói um estágio instável e faz ele ficar estável na base da redução da largura de banda. Sim, claro, com stoppers de 10 k a 68 k...acho que já vi stoppers maiores em um certo projeto aqui no HM. Isso nunca foi necessário no tempo da " válvula "...
Os antigos usavam montagem ponto-a-ponto no soquete da válvula. As ligações de terra eram feitas no apoio central do soquete ( por que será que os soquetes têm aquele cilindro de metal no centro, entre os pinos ? ) que era devidamente aterrado. O apoio central servia de contato de massa e blindagem entre os pinos. As ligações eram todas curtas; apoios extras eram obtidos através de pontes de terminais colocadas próximas aos soquetes. Em casos extremos, usava-se lâminas de metal soldadas no apoio central e posicionadas entre os pinos do soquete. E não se usava stoppers, exceto em circuitos de RF ou estágios de potência.
E se construía um TV colorido completo a válvula dessa forma - sem stoppers. Logo, eles não são necessários, mas representam um paliativo para um tipo de montagem inadequado, que vem sendo copiado ao longo do tempo porque o pessoal...simplesmente esqueceu como se faz montagens com válvulas.
Como poderiamos sanar esse impasse e ainda criar um layout "facil" que qualquer um poderia montar? Layouts com valvula direto na placa de circuito impresso? De certa forma imitando o "old style".
Por que a coisa pode ficar realmente complicada para um inexperiente montar.
Spoiler
Se bem que tudo é uma questão de organização.
Spoiler
«
Última modificação: 12 de Abril de 2012, as 13:05:33 por fallout
»
Visitante
Layout e Stoppers
«
Responder #10 :
12 de Abril de 2012, as 13:12:23 »
Citação de: fallout em 12 de Abril de 2012, as 13:03:06
Como poderiamos sanar esse impasse e ainda criar um layout "facil" que qualquer um poderia montar? Layouts com valvula direto na placa de circuito impresso? De certa forma imitando o "old style".
Por que a coisa pode ficar realmente complicada para um inexperiente montar.
Olá.
Eu acho até mais fácil montar ponto-a-ponto. Quanto a usar soquetes direto na PCI< há o problema do calor. Eu montei amplificadores usando essa técnica; abandonei por causa do aquecimento dos componentes. O chassi é indispensável, não só para dar sustentação mecânica aos componentes, como para blindá-los do calor dissipado pelas válvulas.
Soquetes montados em PCI, como já tenho visto aqui no HM, ficam muito bonitos...mas eu questiono a confiabilidade do equipamento, depois de pronto. Dura " para sempre " ? ? ?
DIY Freak
Obrigado
Layout e Stoppers
«
Responder #11 :
12 de Abril de 2012, as 13:53:34 »
a.sim... grid sttoper na entrada não seria para evitar interferencias de ondas de radio? Um de 10 a 68K, que é o mais usado, vai alterar significativamente o som?
E não era costume antigamente amplificadores de audio com ganho tão elevado nas etapas de pré-amplificação.
I want to diode!
a.sim
Visitante
Layout e Stoppers
«
Responder #12 :
12 de Abril de 2012, as 14:00:00 »
Citação de: kem em 12 de Abril de 2012, as 13:53:34
a.sim... grid sttoper na entrada não seria para evitar interferencias de ondas de radio? Um de 10 a 68K, que é o mais usado, vai alterar significativamente o som?
E não era costume antigamente amplificadores de audio com ganho tão elevado nas etapas de pré-amplificação.
Olá, kem. Sim, para evitar interferência das rádios AM. Indica a má blindagem do circuito. Como eu falei, o normal é não precisar do stopper - se o circuito " precisa " um stopper, e com " 68k " de valor, é porque algo está mal...
Exceção feita aos stoppers em válvulas de saída, mas, lá, eles são de baixo valor...50 a 100 ohms.
Eu lembro do circuito original Baxandall, que usava um stopper de 1k. Era simplesmente singular !
Quanto ao alto ganho...blinde melhor o circuito ! Não basta apenas pôr blindagem ao redor da válvula...
«
Última modificação: 12 de Abril de 2012, as 14:01:43 por a.sim
»
DIY Freak
Obrigado
Layout e Stoppers
«
Responder #13 :
12 de Abril de 2012, as 14:04:59 »
A pergunta é... um resistor de 10 a 68k na entrada vai alterar o som de forma significativa??
Se não , e essa for a maneira mais facil de evitar que seu amplificador vire um radio AM, qual o problema de utiliza-la?
I want to diode!
fallout
Visitante
Layout e Stoppers
«
Responder #14 :
12 de Abril de 2012, as 14:16:41 »
Citação de: kem em 12 de Abril de 2012, as 14:04:59
A pergunta é... um resistor de 10 a 68k na entrada vai alterar o som de forma significativa??
Depois que refiz o meu 18W o som do canal do tone stack estava simplesmente lindo, mas o normal estava ruim, fanho, sem brilho alterei alguns valores dos resistores, capacitores mas não consegui melhorar e deixei de lado. Ai hoje esse papo de grid stompper, lí um pouquinho e retirei os resistores e advinha? BINGO! Ficou tão bonito quanto o outro canal. Fiquei feliz com essa discução aqui.
1
2
3
4
5
[
1
]
2
3
...
5
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...