Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Novembro de 2024, as 23:54:25

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Captadores em 5-Way Switch  (Lida 17036 vezes)
tigreped
Visitante
« : 10 de Fevereiro de 2010, as 19:29:02 »

Bem, eu rodei bastante, e não é um assunto muito esclarecido.

Antes de mais nada, minha guitarra é uma Ibanez RG370DX, com uma stock 5-Way Switch (chave de cinco posições de fábrica, da marca COR-TEK).

Essa guitarra vem com captadores modelo Infinity de série da Ibanez. INF3 e INF4 duplos(humbucker) na ponte e braço e o INF não sei que lá simples(single coil) no meio.

Eu comprei e tenho instalado um Seymour Duncan Jb Jr. que é um captador duplo do tamanho de um simples. Esse captador foi instalado no meio por um Luthier da minha cidade, que pelo visto não saca muito da parte elétrica das guitarras e inverteu os fios do Seymour Duncan. Eu notei e inverti para as posições corretas.

Para quem sabe sobre o que estou falando, nos dimarzio humbuckers deve-se soldar os fios branco+preto juntos, o verde é o terra, e o vermelho é o hot. No caso dos Seymour Duncan, solda-se o vermelho e o branco, e o preto é o hot. Isso serve nos dois casos para colocar os humbuker em série.

Enfim. Meu problema é o seguinte. Acabei de comprar um Dimarzio Evolutio DP158 para o braço(neck), e quero instalá-lo. Para fazê-lo, comecei removendo a fiação do captador INF do braço que vou remover. Só que daí, estou encafifado e não sei exatamente como proceder com a fiação.

Não quero decorar, gostaria de entender o funcionamento desse chaveamento.

Até onde sei, são 8 poles onde se pode soldar fios na chave, ficando numerados da seguinte maneira:

1   2   3   0   0   1   2   3

0 - sempre em contato, usados para conectar ao potenciometro do volume ou ao jack;
1 - neck
2 - middle
3 - bridge

Eu demorei um bocado para achar isso pela internet. Mas achei, e conferindo como estava a minha guitarra, parece estar correto.

Meu problema: os infinity possuem apenas dois fios, enquanto os humbucker dimarzio e seymour duncan possuem 4.

Parece que de posse dos dois Dimarzio Evolution e do Seymour Duncan é mais fácil fazer a montagem. Entrei em contato com a assistência da Dimarzio e eles rapidamente me mandaram os seguintes esquemas, que não são fáceis de achar na internet, se é que é possível achá-los:

http://img688.imageshack.us/img688/1101/rg2703503hb.gif
http://img688.imageshack.us/img688/3554/rg350dxmod3.gif

Entretanto, queria adiantar e fazer os testes com a minah configuração atual, e não sei como deveria fazer a fiação:

Neck: Dimarzio Evolution DP158 (Humbucker)
Middle: Seymour Duncan Jb Jr. (Humbucker)
Bridge: Ibanez INF4 (Humbucker)

Alguém tem como dar uma ajuda. Certamente, é possível que muita gente já faça bom uso dessas imagens de diagrama/esquema, que são muito bons e não tem em qualquer lugar por aí.

Na verdade, gostaria de entender o funcionamento dessa parte elétrica. Especialmente desse chaveamento. Existem muitos tipos de chaves, mas só me interessa esse comum, já que não pretendo mudar nem adicionar push-pulls e etc. agora.

Abraços.

Pedro Guimarães.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46

« Responder #1 : 11 de Fevereiro de 2010, as 01:06:44 »

tem tudo no GOOGLE...digita lá "wiring schematics" que aprece um monte de sites gringos com tudo mastigado...qqr coisa usa o tradutor da página do Google...
sucesso e abrax! Grin
Handmaker

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 16

« Responder #2 : 11 de Fevereiro de 2010, as 16:09:30 »

a coisa e simples, primeiro ente no site da seymour duncan e la va em suport diagrams la tem de tudo que no seu caso seria dois humbs 1 single e 5swt

a ligação e siples, qual e sua duvida?
Handmaker

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 187

« Responder #3 : 16 de Fevereiro de 2010, as 02:32:59 »

se sua duvida é o funcionamento dessa chave, pelo que eu já vi ela tem 2 chaves com 1 pólo que é chaveado por 4 pólos, em 5 posições, sendo que na primeira e na ultima posição existe só uma chave em contato (sendo somente o cap do braço ou da ponte colocado em funcionamento).

as conexões das posições onde o cap do meio é conectado aos outros são feitas por jumpers.

Eu lembro de ter visto em um site falando somente sobre conexões personalizadas em guitarras, e mostrava o desenho dessa chave num esquema... porém eu não sei qual o site e não tenho ele nos favoritos, infelizmente. o que eu expliquei é o que pude lembrar
http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
Sandino
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 27

« Responder #4 : 03 de Abril de 2010, as 15:10:09 »

Eu nao entendi perfeitamente sua dúvida, mas parece que você quer entender melhor sobre a chave de 5 posições e a forma de como ligar a fiação de sua guitarra, correto?

Bom, se for isso, mãos a obra:

Na Imagem acima vemos o diagrama das chaves de 5 posições comuns, basicamente o que acontece é, partindo do principio que a posição 1 é a chave voltada totalmente para baixo (como quando ligamos apenas o captador da ponte na maioria das guitarras) e posição 5 voltada totalmente pra cima (resultando apenas o captador do braço na maioria das guitarras) e que 1.1 é o 1 do stage 1 e A.1 o A do stage 1, já o 1.2 é o 1 do stage 2 e A2 o A do stage 2, e assim similar com todo o resto:

P1: 3.1 ligado ao A.1 e 3.2 ligado ao A.2
P2: 3.1 e 2.1 ligados ao A.1 e 3.2 e 2.2 ligados ao A.2
P3: 2.1 ligado ao A.1 e 2.2 ligado ao A.2
P4: 2.1 e 1.1 ligados ao A.1 e 2.2 e 1.2 ligados ao A.2
P5: 1.1 ligado ao A.1 e 1.2 ligado ao A.2

Agora sobre a questão de como ligar os cabos de seus captadores a resposta é: que tipo de som você vai querer e que tipo de ligação entre os captadores você quer ter. Eu conheço 3 tipos de ligações entre captadores humbuckers: Série, paralelo e split. Série e paralelo o próprio nome já diz o que são, já split é ligar apenas um dos captadores do humbucker para obter um som aproximado de um single simplesmente desconectando ou curto-circuitando o outro captador.
Dessa forma você tem muita versatilidade para, por exemplo, conectar em série um single coil que está no meio com apenas um dos captadores do humbucker, dentre outros formas.

Você disse que os captadores anteriores tinham apenas dois cabos, isso significa que a ligação série ou paralelo foi feita internamente e não há como mudar, já os com 5 cabos você pode escolher como fazer. Sobre as diferenças sonoras entre elas eu desconheço, mas no site da Seymour Duncan vem muitos wiring diagrams que podem te ajudar a escolher o tipo de ligação que vai querer. Você pode conferí-las clicando aqui: http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/

Bom, espero não ter falado besteira e ter ajudado em algo!
« Última modificação: 04 de Abril de 2010, as 01:08:12 por Sandino » Registrado

"Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes."
Isaac Newton
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #5 : 04 de Julho de 2010, as 00:27:22 »

A respeito da crítica que foi feita ao luthier: você falou com ele a respeito da ligação que ele fez?
Seria intessante, porque em alguns casos faz-se necessário uma ligação "invertida" (o que parece ser o caso).

Até mais.
« Última modificação: 04 de Julho de 2010, as 15:51:55 por Tiarlei Crist » Registrado
Chris
Handmaker

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 65

Shut Up 'n Play Yer Guitar!

« Responder #6 : 04 de Julho de 2010, as 04:54:01 »

A respeito da crítica que foi feita ao luthier: você falou com ele a respeito da ligação que ele fez?
Seria intessante, porque em alguns casos faz-se necessário uma ligação "invertida" (o que parecesse ser o caso).

Até mais.

bem lembrado!
ligação invertida se faz nescessario quando a polaridade estão contrarias
dai tem que inverter um dos captadores para que ao usar 2 combinados eles
não se cancelem.
Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Fabio D.
Colaborador

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 52

« Responder #7 : 02 de Janeiro de 2013, as 11:21:13 »

Boa dia estou com problemas na instalação de um dimarzio evolution,o problema é que na posição 2 e 4(do braço para a ponte) o som ficamuito baixo nas posições 1 3 5 funcionam perfeitamente,alguem saberia me dizer por que isso ocorre os fio estão ligados desta maneira:

terminal 1 dimebucker fio preto
terminal 2 single original da ibanez fio vermelho
terminal 3 dimarzio evolution fio vermelho
terminal 4 potenciometro
terminal 5 vazio
terminal 6 dimebucker fio vermelho e branco juntos
terminal 7 carcaça da chave
terminal 8 dimarzio evolution fio preto e branco

Legal!
ex fabio123,nick novo Fabio D.
Adiel
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #8 : 02 de Janeiro de 2013, as 11:56:48 »

Primeiro, tente inverter os fios do captador do meio, o original da Ibanez, parece que será mais fácil.  Mas parece que você não está seguindo o esquema original de ligações da DiMarzio.
Fabio D.
Colaborador

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 52

« Responder #9 : 02 de Janeiro de 2013, as 22:46:26 »

Mas parece que você não está seguindo o esquema original de ligações da DiMarzio.
Estou usando esse esquema aqui:
http://www.dimarzio.com/sites/default/files/diagrams/hsh5w_1v1t_&split2and4.pdf
A unica diferença e nos fios do dimebucker que é da seymor duncan.
Muito obrigado Adiel.
 Legal!
ex fabio123,nick novo Fabio D.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: