Bem, eu rodei bastante, e não é um assunto muito esclarecido.
Antes de mais nada, minha guitarra é uma Ibanez RG370DX, com uma stock 5-Way Switch (chave de cinco posições de fábrica, da marca COR-TEK).
Essa guitarra vem com captadores modelo Infinity de série da Ibanez. INF3 e INF4 duplos(humbucker) na ponte e braço e o INF não sei que lá simples(single coil) no meio.
Eu comprei e tenho instalado um Seymour Duncan Jb Jr. que é um captador duplo do tamanho de um simples. Esse captador foi instalado no meio por um Luthier da minha cidade, que pelo visto não saca muito da parte elétrica das guitarras e inverteu os fios do Seymour Duncan. Eu notei e inverti para as posições corretas.
Para quem sabe sobre o que estou falando, nos dimarzio humbuckers deve-se soldar os fios branco+preto juntos, o verde é o terra, e o vermelho é o hot. No caso dos Seymour Duncan, solda-se o vermelho e o branco, e o preto é o hot. Isso serve nos dois casos para colocar os humbuker em série.
Enfim. Meu problema é o seguinte. Acabei de comprar um Dimarzio Evolutio DP158 para o braço(neck), e quero instalá-lo. Para fazê-lo, comecei removendo a fiação do captador INF do braço que vou remover. Só que daí, estou encafifado e não sei exatamente como proceder com a fiação.
Não quero decorar, gostaria de entender o funcionamento desse chaveamento.
Até onde sei, são 8 poles onde se pode soldar fios na chave, ficando numerados da seguinte maneira:
1 2 3 0 0 1 2 3
0 - sempre em contato, usados para conectar ao potenciometro do volume ou ao jack;
1 - neck
2 - middle
3 - bridge
Eu demorei um bocado para achar isso pela internet. Mas achei, e conferindo como estava a minha guitarra, parece estar correto.
Meu problema: os infinity possuem apenas dois fios, enquanto os humbucker dimarzio e seymour duncan possuem 4.
Parece que de posse dos dois Dimarzio Evolution e do Seymour Duncan é mais fácil fazer a montagem. Entrei em contato com a assistência da Dimarzio e eles rapidamente me mandaram os seguintes esquemas, que não são fáceis de achar na internet, se é que é possível achá-los:
http://img688.imageshack.us/img688/1101/rg2703503hb.gifhttp://img688.imageshack.us/img688/3554/rg350dxmod3.gifEntretanto, queria adiantar e fazer os testes com a minah configuração atual, e não sei como deveria fazer a fiação:
Neck: Dimarzio Evolution DP158 (Humbucker)
Middle: Seymour Duncan Jb Jr. (Humbucker)
Bridge: Ibanez INF4 (Humbucker)
Alguém tem como dar uma ajuda. Certamente, é possível que muita gente já faça bom uso dessas imagens de diagrama/esquema, que são muito bons e não tem em qualquer lugar por aí.
Na verdade, gostaria de entender o funcionamento dessa parte elétrica. Especialmente desse chaveamento. Existem muitos tipos de chaves, mas só me interessa esse comum, já que não pretendo mudar nem adicionar push-pulls e etc. agora.
Abraços.
Pedro Guimarães.