Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
25 de Novembro de 2024, as 01:35:34
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Off Topic
>
Humor
>
Profissão MacGyver: O mestre da gambiarra!!
Páginas:
1
2
3
4
[
1
]
2
3
4
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Profissão MacGyver: O mestre da gambiarra!! (Lida 31724 vezes)
Tiago Vulgar
Freqüente
Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22
O sonho do careta é a realidade do maluco
Profissão MacGyver: O mestre da gambiarra!!
«
:
10 de Abril de 2012, as 22:10:52 »
Pra quem nunca fez isso um dia, há de ter uma bela oportunidade para fazer isso, do mesmo jeito que você arrumou sua havainas com um preguinho naquela borrachinha que sempre quebra
, porém diga aí uma gambiarra boa que tu fez na vida!!??
Att.
-----
Para dar mais ânimo:
http://omelhordohumor.net/wp-content/uploads/2011/17/gambiarras/gambiarra-002.jpg
«
Última modificação: 10 de Abril de 2012, as 22:13:51 por Tiago Vulgar
»
Handmaker
Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105
Re: Profissão MacGyver: O mestre da gambiarra!!
«
Responder #1 :
10 de Abril de 2012, as 22:15:22 »
Nossa... tem um técnico em um departamento da faculdade que estudo o apelido dele é MacGyver, quando ninguém tem manual de um aparelho... ou o mesmo falta peças, to mundo chama ele, pois sabe ele sempre dá um jeito!!
Visitante
«
Responder #2 :
10 de Abril de 2012, as 22:23:20 »
Uma gambiarra que me lembro era de um estágio que eu fazia em um lugar, que tinha uma sala "semi-abandonada" com um telefone com tranca nas teclas, eu expliquei o sistema do pulse para a galera e o pessoal começou a ligar usando o gancho.
tipo 2 3 3... (tec,tec,espera,tec,tec,tec,espera,tec,tec,tec...) sinistro quando era numero com 0 que tinha que clicar 10 vezes no gancho.
«
Última modificação: 10 de Abril de 2012, as 22:31:23 por felixmeirelles
»
Handmaker
Obrigado
«
Responder #3 :
10 de Abril de 2012, as 22:31:30 »
Uma que eu faço até hoje é usar um pedaço de alfinete para furar placas de fenolite, e ainda uso um pedaço de fita isolante para deixá-la mais espessa para poder ficar firme no mandril!
Para componentes como resistores é ótimo pois seus terminais entram bem justos no furo!!
Handmaker
Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142
«
Responder #4 :
10 de Abril de 2012, as 23:09:04 »
Certa vez eu estava dando aula e um instrutor amigo meu disse que o seu carro estava quebrado na rua e se eu poderia dar carona para ele depois da aula. Quando eu o levei no lugar eu resolvi testar a bomba eletrica do carro. Não tinha corrente na bomba, então deduzi que o problema era o rele da bomba. O problema era que a lanterna que eu tinha na mionha caixa de ferramentas era fraca e como estava de noite estava dificil de enchergar os parafusos para ter acesso ao rele. Fiz o seguinte então:
Abri o capô do carro, coloquei um fio no + da bateria e fechei o capô com uns 2mts de fio para fora, levei até a bomba(por dentro do carro, parecia um varal) e fiz uma ligação direta.
O cara foi embora de boa e ao chegar em casa cortou o fio para parar a bomba.
Dentre vária acho que esta foi a maior.
Electric Effects
Handmaker
Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383
«
Responder #5 :
10 de Abril de 2012, as 23:16:45 »
Como eu nao me disponho de uma fonte de 9V, eu pego uma velha que eu ja tinha de 12V e coloco 4 diodos em série pra dar uma quedinha de tensão, hoje eu montei meu pedal, liguei ele na fonte, e fui tocando a guitarra com o ampli desligado mesmo só pra ir aquecendo os dedos...
quando eu olho pra trás os diodos tavam numa fumaça, queimou o plastico daonde eles estavam perto, resultado: a fonte ainda funciona e eu consegui rachar 2 diodos
Iniciante
Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 2
«
Responder #6 :
11 de Abril de 2012, as 01:14:46 »
Uma vez meu vizinho trouxe o painel da D-20 do pai dele que tinha torrado todas as trilhas, que eran fixadas num plastico tipo teclado de computador tive que refazer todas as trilhas com fio.
Visitante
«
Responder #7 :
11 de Abril de 2012, as 03:08:42 »
Citação de: Felipe144 em 11 de Abril de 2012, as 01:14:46
Uma vez meu vizinho trouxe o painel da D-20 do pai dele que tinha torrado todas as trilhas, que eran fixadas num plastico tipo teclado de computador tive que refazer todas as trilhas com fio.
Freqüente
Obrigado
«
Responder #8 :
11 de Abril de 2012, as 09:04:01 »
Eu tinha uma monzão 85, de vez em quando o bicho dava um problemão e uma vez a ventoinha parou de funcionar, o que eu fiz...liguei direto na bateria para ver se não era o termostato...funcionou, saí para o rolê que eu ia ligando a ventoinha na hora que eu quisesse...mordomia...
«
Última modificação: 01 de Julho de 2012, as 14:41:29 por Tiago Vulgar
»
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509
«
Responder #9 :
11 de Abril de 2012, as 09:16:05 »
Tive um FIAT 147 quando bem mais novo. Um dia a tampa do distribuidor (que era de baquelite se não me engano - ou um material parecido) quebrou em três pedaços. No meio da rua, juntei os três pedaços e os uni com fita crepe. Ficou lá por pelo menos 3 meses. Quando troquei, ainda funcionava!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
gfr
Colaborador
Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86
«
Responder #10 :
11 de Abril de 2012, as 09:25:05 »
Eu tinha uma tv portátil, preto e branca, que estava sem imagem. Eu e um colega abrimos e descobrimos de cara o defeito: um resistor tinha virado carvão. Mas tava tão queimado que não dava pra ler o valor, e a gente não tinha o esquema. Bom... a gente pegou uma folha de papel, um lápis, e rabiscou um borrão de grafite. Aí ligamos um par de fios nos terminais do resistor queimado, colocamos a ponta de um dos fios num extremo do rabisco, e fomos andando com a outra pelo rabisco até achar uma posição em que a tv começou a funcionar. Um "potenciômetro de papel". Então medimos a resistência daquele pedaço de rabisco e colocamos um valor próximo. Funcionou vários anos assim
Se alguém aí faz escola técnica em Volta Redonda já deve ter tido aula com este meu amigo.
Uma outra história. Um colega meu de faculdade tinha um "IBM PC Jr". Pra quem não é desta época:
http://pt.wikipedia.org/wiki/IBM_PCjr
Bom, ele queria expandir a memória pra 640k e rodar DOS 3.3. Projetou uma placa de expansão de memória, programou em assembly os drivers pra conseguir bootar com o DOS que ele queria, e quando foi instalar a placa com a extensão... Saiu uma faísca do ferro de solda dele e torrou um PLA da placa mãe.
De volta à prancheta: ele fez uma engenharia reversa do PLA, e projetou uma placa com circuitos lógicos para emulá-lo. Comprou um fero de solda novo, melhor isolado... e funcionou tudo! Ele usou este micro assim por uns três anos, até comprar um 386. A gente fez vários trabalhos pra faculdade neste Frankenstein dele, rodava até Spice, ChiWriter... De novo pra quem não é da época:
http://en.wikipedia.org/wiki/ChiWriter
O detalhe é que ele também mexeu no monitor do PC Jr, que era "CGA Plus" colorido e transformou num EGA. Ele já tinha certa experiência em modificar monitores: ele vendia uma plaquinha que transformava monitor CGA (daqueles de fósforo verde) em Hércules.
Uma outra gambiarra: uma vez amarrei uma caneta de circuito impresso numa plotter HP e mandei desenhar direto na placa (colada num papel, pra plotter poder movimentar). Dali, direto pra correr. Ficou perfeita
Tinha até texto, tipo nome dos autores do projeto, versão, etc.
Rir pra não chorar:
Adaptador universal de tomadas (versão 1)
http://2.bp.blogspot.com/_CaXkPL7aE04/Sq7w10maMnI/AAAAAAAACs4/FyPtVr4imSU/s400/image036.jpg
Adaptador universal de tomadas (versão 2)
http://erasolquemefaltava.files.wordpress.com/2011/03/adaptador-de-tomadas-universal.png
PELAMORDEDEUS não façam isto!
Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Tiago Vulgar
Freqüente
Obrigado
«
Responder #11 :
11 de Abril de 2012, as 09:35:15 »
Citação de: gfr em 11 de Abril de 2012, as 09:25:05
Eu tinha uma tv portátil, preto e branca, que estava sem imagem. Eu e um colega abrimos e descobrimos de cara o defeito: um resistor tinha virado carvão. Mas tava tão queimado que não dava pra ler o valor, e a gente não tinha o esquema. Bom... a gente pegou uma folha de papel, um lápis, e rabiscou um borrão de grafite. Aí ligamos um par de fios nos terminais do resistor queimado, colocamos a ponta de um dos fios num extremo do rabisco, e fomos andando com a outra pelo rabisco até achar uma posição em que a tv começou a funcionar. Um "potenciômetro de papel". Então medimos a resistência daquele pedaço de rabisco e colocamos um valor próximo. Funcionou vários anos assim
Essa foi a gambiarra mais perfeita que eu já vi...ha ha ha!
Eu tinha um all star que tava com buraco na sola, para não molhar a meia eu usava saco plastico por cima da meia...bem, as vezes funcionava...só que dava um chulé dos infernos
Colaborador
Obrigado
-Dado: 34
-Recebido: 117
«
Responder #12 :
11 de Abril de 2012, as 12:19:42 »
Eu tinha um all star que tava com buraco na sola, para não molhar a meia eu usava saco plastico por cima da meia...bem, as vezes funcionava...só que dava um chulé dos infernos
Quando andava de Skate e o solado fazia um buraco eu colocava a sola de uma Havaiana _
Não Existes Trabalho ruim,ruim é ter que Trabalhar
Alex Frias
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #13 :
11 de Abril de 2012, as 12:43:03 »
Citação de: hgamal em 11 de Abril de 2012, as 09:16:05
Tive um FIAT 147 quando bem mais novo. Um dia a tampa do distribuidor (que era de baquelite se não me engano - ou um material parecido) quebrou em três pedaços. No meio da rua, juntei os três pedaços e os uni com fita crepe. Ficou lá por pelo menos 3 meses. Quando troquei, ainda funcionava!
HOMER MODE ON -
O que seria da aviação mundial se não fosse o Durepox e o Silver Tape!!!
HOMER MODE OFF -
Pagão e feliz!!
Lamer
Handmaker
Obrigado
«
Responder #14 :
11 de Abril de 2012, as 15:16:40 »
Já que falaram de carros antigos... meu pai tinha um Fusca 83, um pedaço de arame, um alicate e uma chave de fenda faz milagre!
Certa vez nós estávamos a uns 35 km da cidade em uma estrada vicinal pouco movimentada, o cabo do acelerador quebrou, como não tínhamos arame, meu pai foi no carburador e travou o sistema e "injeção" de gasolina, fomos com o carro acelerado até em casa!
1
2
3
4
[
1
]
2
3
4
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...