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Tópico: Minipentodos (Lida 6187 vezes)
Alex Frias
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:
02 de Abril de 2012, as 14:51:35 »
FRED,
Sobre esses minipentodos... São aqueles que tem terminais para soldar?
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a.sim
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Responder #1 :
02 de Abril de 2012, as 16:06:18 »
Citação de: Alex Frias em 02 de Abril de 2012, as 14:51:35
FRED,
Sobre esses minipentodos... São aqueles que tem terminais para soldar?
1J29B : Pentodo
Filamento 1,2 V 60 mA / 2,4 V 30 mA
Tensão de placa 60 V
Tensão de screen 45 V
Potência de anodo 1,2 W
EXcelente para pedal, pré-amplificador ou um amplizinho a pilhas...
60 V = 7 pilhas de 9V em série.
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Última modificação: 02 de Abril de 2012, as 16:22:17 por a.sim
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blackcorvo
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Responder #2 :
02 de Abril de 2012, as 20:36:41 »
Citação de: a.sim em 02 de Abril de 2012, as 16:06:18
Citação de: Alex Frias em 02 de Abril de 2012, as 14:51:35
FRED,
Sobre esses minipentodos... São aqueles que tem terminais para soldar?
1J29B : Pentodo
Filamento 1,2 V 60 mA / 2,4 V 30 mA
Tensão de placa 60 V
Tensão de screen 45 V
Potência de anodo 1,2 W
EXcelente para pedal, pré-amplificador ou um amplizinho a pilhas...
60 V = 7 pilhas de 9V em série.
Não daria pra fazer um amp pra fones com esse pentodinho não? Quem sabe, usando aquelas baterias de 12v de máquina fotográfica deve dar certo pro B+, e uma pilha AA pro filamento.
Vi coisas semelhantes nesse site aqui
http://www.hi-ho.ne.jp/ux-45/index.htm
, de um japonês que gosta de inventar mini circuitos valvulados.
Ou até mesmo a idéia do Alex Frias, de montar um mini-amp e usar ele como pré pra ser ligado num power SS.
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Última modificação: 02 de Abril de 2012, as 20:42:24 por blackcorvo
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FRED
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Responder #3 :
02 de Abril de 2012, as 21:45:09 »
Respondendo ao Alex:
Sim, são aqueles com terminais para soldar. Bem longos, aliás. Tenho 10 caras desses. Se os camaradas daqui do Rio quiserem alguns para fazer testes, posso disponibilizar alguns. Se quiser, posso deixar contigo, Alex. É só pedir. No momento, estou sem tempo para pesquisar experimentar com os "pentodinhos".
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Eduardo
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Responder #4 :
03 de Abril de 2012, as 07:26:57 »
Oi Pessoal
Se alguém for se aventurar com essas válvulas super-miniatura, precisa se atentar a alguns detalhes importantes. Primeiro que são válvulas de aquecimento direto. O catodo é o próprio filamento e isso dificulta um pouco o projeto. Segundo, os filamentos são extremamente delicados. Este teste eu já fiz. Elas queimam muito fácil. Numa válvula de aquecimento indireto, a massa e inércia térmica do catodo protegem o filamento de um surto de tensão. Nestas, não tem isso. É para ligar em 1,2V mesmo. Com 1,5V você queima a peça em poucas semanas de uso. Elas foram pensadas para serem usadas com baterias recarregáveis e não com pilhas comuns.
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Alex Frias
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Responder #5 :
03 de Abril de 2012, as 07:31:56 »
Entre outras coisas isso quer dizer que os filamentos devem ser alimentados com tensão DC bem regulada e filtrada? Ou há ainda mais implicações? Obrigado pelo toque!
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bossman
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Responder #6 :
03 de Abril de 2012, as 14:07:10 »
Citação de: FRED em 02 de Abril de 2012, as 14:28:30
Dou meus mais sinceros parabéns a todos que participaram dos projetos de "miniamps" valvulados, como o BW, Iall, e o 100BUck. Vocês ainda vão me matar de indecisão, quando eu realmente tiver condições de montar um desses caras. Agora, alguém já tevew oportunidade de realizar alguns testes com aqueles pentodos miniatura? É que comprei uns transistores russos, e trouxe 10 caras desse (1j29b, se não me engano), e guardei para uma futura utilidade.
Pois é..também estou notando que o handmades está se tornando um verdadeiro celeiro de mini amps valvulados! Parabéns Kem!
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Eduardo
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Responder #7 :
03 de Abril de 2012, as 15:07:31 »
Citação de: Alex Frias em 03 de Abril de 2012, as 07:31:56
Entre outras coisas isso quer dizer que os filamentos devem ser alimentados com tensão DC bem regulada e filtrada? Ou há ainda mais implicações? Obrigado pelo toque!
Alex, ela foi desenvolvida para ser alimentada por bateria recarregável. Tem que ser tão limpo, polarizado e regulado quanto uma pilha!
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Alex Frias
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Responder #8 :
03 de Abril de 2012, as 16:33:12 »
Entendido!
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hgamal
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Responder #9 :
03 de Abril de 2012, as 16:45:49 »
Citação de: Eduardo em 03 de Abril de 2012, as 15:07:31
Citação de: Alex Frias em 03 de Abril de 2012, as 07:31:56
Entre outras coisas isso quer dizer que os filamentos devem ser alimentados com tensão DC bem regulada e filtrada? Ou há ainda mais implicações? Obrigado pelo toque!
Alex, ela foi desenvolvida para ser alimentada por bateria recarregável. Tem que ser tão limpo, polarizado e regulado quanto uma pilha!
Ouvi dizer que estas válvulas eram usadas nos MIG-21 para frente!
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Eduardo
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Responder #10 :
03 de Abril de 2012, as 18:04:15 »
Citação de: hgamal em 03 de Abril de 2012, as 16:45:49
Ouvi dizer que estas válvulas eram usadas nos MIG-21 para frente!
Eu já ouvi esta história centenas de vezes e cada vez ela é mais fantática. Francamente nunca vi uma reportagem de jornal ou relato em livro sobre o fato. O que eu sei com certeza é que 100% dos caças da Segunda Guerra tinham válvulas, por falta de coisa mais leve.
Abraços
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Responder #11 :
03 de Abril de 2012, as 18:47:09 »
Eu tive um professor que trabalhou num projeto pra Marinha, usando válvulas cerâmicas (nuvistor?). A idéia era detonar bombas
antes
que elas atigissem o solo (e se enterrassem com o impacto), porque a uma certa altura os estilhaços seriam mais eficazes (matariam mais gente). O problema é que com válvulas a vácuo a aceleração da bomba caindo
empenava
os eletrodos e eles acavam entrando em curto, por isto a tentativa com válvulas cerâmicas. Ele contava isto com uma certa tristeza...
Alguns links com amplificadores com válvulas sub-mini:
http://amps.zugster.net/projects/subminiature
http://jjs.at/electronic/class_ab_subminiature.html
http://circuitworkshop.com/forum/index.php?topic=221.0
Não sei se algum maluco já fez algum circuito pra guitarra com nuvistores...
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Responder #12 :
03 de Abril de 2012, as 19:39:51 »
Citação de: Eduardo em 03 de Abril de 2012, as 18:04:15
Citação de: hgamal em 03 de Abril de 2012, as 16:45:49
Ouvi dizer que estas válvulas eram usadas nos MIG-21 para frente!
Eu já ouvi esta história centenas de vezes e cada vez ela é mais fantática. Francamente nunca vi uma reportagem de jornal ou relato em livro sobre o fato. O que eu sei com certeza é que 100% dos caças da Segunda Guerra tinham válvulas, por falta de coisa mais leve.
Abraços
Eduardo
DESVIANDO muito do assunto do tópico (talvez possamos criar outro tópico com esse assunto), tem o caso do MIG25 que em 1976 foi levado por um piloto soviético desertor, a um aeroporto do Japão. A CIA e os japoneses desmontaram e estudaram totalmente o MIG que era o caça de melhor performance da época (superado depois pelo americano F-15 Eagle). A surpresa foi que descobriram que a maioria dos aviônicos (circuitos eletrônicos) usavam válvulas ao invés de semicondutores. Certo é que os soviéticos não podiam comprar os componentes do ocidente por causa do embargo e da guerra fria, mas havia também a questão da suscetibilidade dos semicondutores ao pulso eletromagnético das explosões nucleares, ficando inoperantes, enquanto que as válvulas são menos sensíveis a esse problema. Além disso, o radar do MIG25 era tão potente que necessitava de uma válvula para funcionar, mais de 500kW e que podia matar pequenos animais ou humanos que estivessem na frente da antena. Talvez não haja muitos relatos disso, porque em última instância, isso era segredo militar (tanto dos russos como da CIA que talvez não quisesse expor publicamente a vulnerabilidade dos sistemas do ocidente). Isso explica também porque as fábricas de válvulas atuais são russas (porque continuaram produzindo) ou chinesas, enquanto que as ocidentais pararam a produção de válvulas.
Sobre os aviões da 2.a guerra, como não haviam inventado ainda o transistor (foi em 1948), a válvula era a única opção para os sistemas de rádio e radar. Há uma história interessante sobre como uma válvula foi tão importante para os aliados (principalmente para os ingleses). Um pouco antes dos alemães invadirem a Holanda em 1940, os ingleses ficaram desesperados em por as mãos em todo o estoque e máquinas para produzir uma válvula denominada EF50, que foi a primeira a ter a base totalmente em vidro, o que lhe dava algumas propriedades especiais e permitia que fosse fabricada em menor tempo. Essa válvula era muito usada nos sistemas de radar e rádios dos aviões e bases de terra. Isso permitiu que os ingleses pudessem detetar os aviões alemães e ganhassem a batalha da Inglaterra (basicamente caças ingleses x bombardeiros e caças alemães). O detalhe é que o lote de válvulas e de máquinas de produção da Philips foi embarcado para a Inglaterra algumas horas antes dos alemães invadirem Eindhovem. Talvez esse pequeno detalhe tivesse mudado o rumo da história. A história completa em:
http://www.dos4ever.com/EF50/EF50.html
Detalhe, a evolução dessa válvula EF50 resultou na EF184, que alguns colegas estão usando nos amplis.
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Responder #13 :
03 de Abril de 2012, as 19:45:47 »
Uma imagem interessante: válvulas sub-mini e um nuvistor lado a lado, pra ter uma idéia do tamanho.
http://csla.cz/vyzbroj/spojovaciprostredky/img/elektronky_2.jpg
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blackcorvo
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Responder #14 :
03 de Abril de 2012, as 20:07:51 »
Eu me lembro bem de já ter visto um site comentando sobre um pré usando nuvistors... mas tenho que procurar.
[EDIT]
Achei!
http://www.tnt-audio.com/clinica/preamble_n.html
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Última modificação: 03 de Abril de 2012, as 20:15:28 por blackcorvo
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