Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 22 de Junho de 2024, as 23:00:44


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: MXR Distrortion Plus - Volume  (Lida 3542 vezes)
Thomas
Visitante
« : 01 de Abril de 2012, as 23:56:21 »

Saudações a todos! Como meu primeiro post aqui no fórum, trago a seguinte questão:

Montei um Distortion Plus seguindo o diagrama do tonepad, e notei que a distorção só funciona mesmo quando o pot de volume está no mínimo (volume no máximo), se eu abaixo o volume do pedal e aumento o volume do amplificador não fica a mesma coisa. Isso me leva a pensar que esse pot está controlando a distroção, isso está correto?
Outra dúvida com relação ao volume: Quando eu estou tocando com o som limpo e aciono a chave DPDT, o som com a distorção fica muito alto. Acredito que isso acontece devido a pré-amplificação do 741, se for isso mesmo, existe algum modo de deixar a altura do som limpo equilibrada com a do som distorcido?
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #1 : 02 de Abril de 2012, as 08:38:38 »

Qual pot você usou no drive?
O problema pode estar ai, pois esse pot usa curva "C"  (anti-log).
Experimente colocar um pot de 100KB.
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #2 : 02 de Abril de 2012, as 09:56:58 »

Saudações a todos! Como meu primeiro post aqui no fórum, trago a seguinte questão:
Buenas tchê!!  bem vindo!!

Montei um Distortion Plus seguindo o diagrama do tonepad, e notei que a distorção só funciona mesmo quando o pot de volume está no mínimo (volume no máximo), se eu abaixo o volume do pedal e aumento o volume do amplificador não fica a mesma coisa. Isso me leva a pensar que esse pot está controlando a distroção, isso está correto?
Mas tu não virou os potenciômetros de lado??  ou esqueceu de soldar uma das perninhas(que liga ao GND)..  ou solda fria no potenciômetro

Outra dúvida com relação ao volume: Quando eu estou tocando com o som limpo e aciono a chave DPDT, o som com a distorção fica muito alto. Acredito que isso acontece devido a pré-amplificação do 741, se for isso mesmo, existe algum modo de deixar a altura do som limpo equilibrada com a do som distorcido?

Mechendo no potenciômetro de volume faz o que tu quer: equilibrar entre o som limpo e o som com pedal acionado...  por isso acredito que o problema está aí.

Usou os valores corretos de potenciômetros?

Abraços, T+

Registrado
Thomas
Visitante
« Responder #3 : 02 de Abril de 2012, as 20:04:49 »

Patines,
Não virei os potenciômetros, eu montei no protoboard. O potenciômetro do drive eu usei um linear de 500k, com um resistor de 100k em paralelo com as duas primeiras pernas (vi em um tutorial de um site que não lembro o nome, mas era em espanhol), para o volume utilizei um pot de 50k log.

Marcos Câmara,
Vou experimentar usar esse potenciômetro de 100k.

Obrigado pelas respostas pessoal! Agora que o projeto está em protoboard é a hora de testar todas as possibilidades, pretendo fazer algumas das alterações aqui do site, mas primeiro quero resolver esse probleminha, ou entender ao menos.
Registrado
raul.tec
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 61

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 12


« Responder #4 : 03 de Abril de 2012, as 00:33:52 »

Fala meu querido Thomas, seja bem vindo. Amigo vou mandar um conselho: monte o circuito conforme está no tonepad ( pode montar da maneira que está lá, eu já fiz dois e funcionaram tanto que o último foi encomendado e o cliente elogiou pra caramba o timbre ), quanto aos potenciômetros se estiver usando fios para interligá-los na protoboard sugiro que tenha cautela ao soldar os fios nos terminais dos mesmos um tempinho a mais no momento de soldar pode comprometer a vida do potenciômetro ( inutilizando-o completamente, ou às vezes, funcionando meia-boca ) e para que eles funcionem da maneira esperada, ou seja, girando pra direita "aumenta" girando pra esquerda "diminui" você tem que seguir conforme está no esquema, ali no desenho do tonepad eles estão "de costas" , mas para facilitar faça o seguinte: olhe para os potenciômetros "de frente" e conte da esquerda para a direita 1-2-3. No potenciômetro de ganho ( 500K Rev-log, se não encontrá-lo pode usar tranquilamente um 500K Log ou 500K Linear, eu usei 500K Linear. Vai funcionar sim, a diferença está na curva de resposta dos potenciômetros. ) você vai ligar da seguinte forma, olhando "de frente" o terminal 1 e 2 você vai uni-los e ligá-los ao terra do circuito e o terminal 3 você vai conectá-lo ao terminal do R6 ( 4k7 ) e o potenciômetro de volume você vai ligar da seguinte forma, mais uma vez olhando "de frente" terminal 1 no terra, terminal 2 será a saída do sinal aí você liga direto no Jack de saída ou na dpdt e o terminal 3 você liga na linha que estão conectados os diodos e o capacitor de 1nF em um dos terminais de R9 ( 10k ), atenção: Esqueça por enquanto essa modificação que você fez no potenciômetro de ganho, tira esse resistor daí ( eu também já visitei esse site em espanhol, lá tem muita coisa legal sobre os tipos de curvas de potenciômetros ) usa ele normal ( potenciômetro ). Ah, esse circuito tem um pouco de ruído devido a relação de ganho dele ser muito alta, já que está usando protoboard experimente aumentar o valor de R6 ( ele é de 4k7, vá aumentando e testando até chegar onde mais gostar ) ou pode fazer o contrário diminua o valor do potenciômetro ( ele é de 500k, experimente de 250k, 200k, 100k até onde achar melhor pra você ), você pode também trocar os diodos de clipagem do sinal ( originalmente o Distortion + ou Plus utiliza dois diodos de germânio 1N270, se não encontrá-los pode usar o diodo 1N60, se quiser pode experimentar diodos de silício 1N4148 ) a diferença de germânio para silício está na queda de tensão para condução, germânio entre 0,2 e 0,3 volts; silício entre 0,6 e 0,7 volts.

-----
Outra coisa, assim que o circuito estiver funcionando aí você pode experimentar aquelas alterações daquele site espanhol ( não me lembro o nome ) no potenciômetro para transformá-lo num Rev-log (reverse log), mas eu creio que não haverá necessidade, contudo se quiser experimentar pode ir em frente e vá buscar o melhor timbre que você quer, certo rapaz!? Cara boa noite, e se precisar estamos aí. Fui.
« Última modificação: 03 de Abril de 2012, as 00:47:11 por raul.tec » Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #5 : 03 de Abril de 2012, as 02:00:44 »

Saudações,

Mudar o valor de R6 mudará a resposta de graves no circuito bem como o ganho. Utilizar um valor menor para o potenciômetro de ganho, definirá um ganho mínimo maior. Existem muitas modificações para este circuito. Tem um outro tópico falando sobre elas. É um circuito muito simples então experiências são muito viáveis.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
raul.tec
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 61

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 12


« Responder #6 : 03 de Abril de 2012, as 09:56:19 »

Bom dia rapaziada, bem lembrado Victor Nery, esqueci desse detalhe. Thomas para mais modificações se houver necessidade use a ferramenta de busca do site garanto que você encontrará mais informações.
Registrado
Thomas
Visitante
« Responder #7 : 08 de Abril de 2012, as 23:21:45 »

Pessoal, fiz os testes propostos hoje, problema resolvido. Resultado:
Troquei o potenciômetro de 500k rev. log (o qual eu tinha tentado adaptar) por um de 100k log, e tive resultados muito melhores.
Quanto as possíveis modificações, tentei várias, e a dica que eu dou pra quem for fazer é a seguinte: tome cuidado com modificações que aumentam o ganho, pois elas podem alterar o timbre do pedal. Bem, obrigado a todos pela atenção e grande contribuição! Fórum nota 10!
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #8 : 10 de Abril de 2012, as 00:45:09 »

Saudações,

Qualquer variação no ganho altera o timbre. Como foi mencionado, há um tópico sobre esse efeito onde são mostradas formas de como você pode aumentar o ganho e ter um corte de frequências “inalterado“.

Abraço
« Última modificação: 10 de Abril de 2012, as 01:01:55 por victor nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal