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The 100Buck Amp - HB-1 Amp
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Tópico: The 100Buck Amp - HB-1 Amp (Lida 658668 vezes)
Lamer
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Re: The 100Buck Amp
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Responder #135 :
26 de Agosto de 2012, as 01:42:25 »
Sem dúvida, se o seu multímetro estiver certo, os 18Vac a mais está prejudicando a regulagem das tensões, bom seria você ter uma tensão de 220Vac estabilizada, mas como não é possível você terá que ir testando os resistores conforme as instruções contidas no pdf elaborado pelo Kem!
Eu particularmente nunca montei um valvulado, mas acredito que a parte mais difícil seja justamente essas regulagens!
Abraço!
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Eduardo
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Re: The 100Buck Amp
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Responder #136 :
26 de Agosto de 2012, as 07:48:31 »
Oi Bruno
As tensões que você encontrou estão um pouco altas. Pode ser problema com a rede de força, mas 238V está muito ruim mesmo para Furnas! Vamos fazer o seguinte:
1- Verifique novamente a voltagem da tomada. Tenha certeza de colocar o multímetro na escala para corrente alternada. Se encontrar um valor acima de 230V, troque a bateria do multímetro e tente de novo.
2- Verifique a tensão que sai no secundário do transformador de força. Numa escala de corrente alternada, meça os polos extremos e o CT.
3- Quero saber qual é a queda de tensão em RF2. Isso vai dar uma ideia da corrente que passa por ele. Coloque o multímetro numa escala de corrente contínua e meça a tensão entre os terminais de RF2. (É RF2 mesmo. Sei que quem queimou foi RF1)
4- Veja qual o valor da tensão entre os pinos 4 e 5 da EF184 e entre os pinos 2 e 7 da 25L6. Corrente contínua aqui também.
Abraços
Eduardo
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Última modificação: 26 de Agosto de 2012, as 07:58:35 por Eduardo
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kem
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Re: The 100Buck Amp
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Responder #137 :
26 de Agosto de 2012, as 12:37:49 »
Link novo no post inicial. Muito obrigado ao Eduardo por disponibilizar um espaço na sua pagina.
Bruno... 238V na rede?
Mesmo assim não justifica queimar RF1.
Siga as dicas do Eduardo (eu sempre sigo) e confira se os pontos da barra de terminais que deviam estar isolados realmente estão. Eles não podem ter contato com o terra.
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brunosousa
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Re: The 100Buck Amp
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Responder #138 :
26 de Agosto de 2012, as 19:00:07 »
Olá Eduardo, kem e pessoal.
Refiz as medi,ões após trocar a bateria do multímetro:
Rede: 235 V
B1 146,5V
B2 138,6V
B3 144,7V
RF2: 149V antes e 146 V depois
EF184:
Pino 4 - 103 V
Pino 5 - 112 V
25l6
Pino 2 - 104V
Pino 7 - 75V
T1
74,1 V
74,1 V
CT - 74,7 V
OBS: Dei uma encostada do RF2 quando fui medir do polo extremo do T1 e deu faísca, mas acho que não queimou nada. Susto.
OBS2: isolei os pads da ponte de terminais que não devem ir pro terra com fita isolante e dei uma afastada agora da carcaça da caixa.
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kem
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Re: The 100Buck Amp
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Responder #139 :
26 de Agosto de 2012, as 19:12:20 »
Bruno...
Os filamentos das valvulas (4 e 5 na EF184 e 2 e 7 na 25L6) não tem referencia com o terra do ampli.
Para medir a EF184, ponha uma ponta do multimetro no pino 4 e a outra no pino 5. Na 25L6, uma no pino 2 e outra no pino 7.
Mas imaginando que suas medidas estão precisas, você deve estar aproximadamente com 9V nos filamentos da EF184 e 29V nos filamentos da 25L6.
Ta muito alto.
Aumente RF5 para 27R 5W.
RF1 e RF2 podem ser aumentados também. Aumente-os para 150R 2W.
Mas 235V quebra qualquer projeto... hehehe
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Última modificação: 26 de Agosto de 2012, as 19:19:57 por kem
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a.sim
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Re: The 100Buck Amp
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Responder #140 :
26 de Agosto de 2012, as 20:22:38 »
Nem tanto, mestre...
A rede elétrica pode variar +5% -10%. A máxima tensão em 220 V seria 231 V. Ainda que esteja fora do limite legal ( e eu acredito que é o multiteste medindo errado ) isso não seria motivo para queimar nada em um projeto bem elaborado.
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kem
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Re: The 100Buck Amp
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Responder #141 :
26 de Agosto de 2012, as 20:54:05 »
Citação de: a.sim em 26 de Agosto de 2012, as 20:22:38
Nem tanto, mestre...
A rede elétrica pode variar +5% -10%. A máxima tensão em 220 V seria 231 V. Ainda que esteja fora do limite legal ( e eu acredito que é o multiteste medindo errado ) isso não seria motivo para queimar nada em um projeto bem elaborado.
a.sim... como esta na primeira pagina do projeto, aceito sugestões para melhoras. Sinta-se a vontade.
De qualquer forma, não acredito que RF1 tenha queimado por causa da tensão da rede. Algo mais esta errado.
Mas não é por isso que vou sugerir que ele deixe os filamentos com sobre tensão.
Os resistores que sugeri troca ja constam no PDF para serem ajustados. Infelizmente não se tem controle sobre a tensão na rede e o fabricante do transformador.
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Re: The 100Buck Amp
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Responder #142 :
26 de Agosto de 2012, as 21:23:15 »
Olá, Kem :
Em princípio, RF1 nem deveria existir. Sua presença em série com o secundário do transformador reduz bastante o rendimento da retificação.
Eu calculei a corrente rms através de RF1 e obtive 211 mA rms com tensão de rede nominal ( 220 V ). Com isso, a dissipação em RF1 será 0,211^2 x 33 = 1,46 W, sendo necessário usar um resistor de pelo menos 3 W naquela posição. Não é de se espantar que queime caso a rede suba um pouco.
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Última modificação: 26 de Agosto de 2012, as 21:32:27 por a.sim
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kem
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Re: The 100Buck Amp
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Responder #143 :
26 de Agosto de 2012, as 21:42:37 »
a.sim... RF1 esta em serie apenas com o HT.
Pode me explicar como chegou a uma corrente tão alta passando por ele? No HT o consumo não deve ser maior que 65mA.
Se seus calculos estão certos, podemos modificar o circuito.
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Re: The 100Buck Amp
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Responder #144 :
26 de Agosto de 2012, as 21:50:46 »
Olá, Kem.
Nós já discutimos isso em outro tópico. A corrente rms no secundário do transformador é várias vezes superior à corrente DC retificada. Os resultados foram obtidos usando o simulador PSU Designer II.
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Re: The 100Buck Amp
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Responder #145 :
26 de Agosto de 2012, as 21:53:16 »
Kem, não fiz a simulação, mas você tem que imaginar um surto de corrente, quando o circuito é ligado! Os capacitores estão descarregados, e representam um curto para o circuito no momento de ligar. É muito comum se desprezar o efeito do momento inicial. A gente só se preocupa com o "contínuo".
Acho que a sugestão de eliminar RF1, ou aumentar sua potência, não é de todo ruim. Mas se optar-se por retira-lo do circuito, é necessário levar em conta o excedente de tensão com a melhoria da retificação.
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Re: The 100Buck Amp
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Responder #146 :
26 de Agosto de 2012, as 21:56:14 »
A corrente que eventualmente faz queimar RF1 não é a corrente inicial ( inrush ) mas, sim, a corrente rms permanente que flui através dele. Nós já discutimos isso em outro tópico, onde mostrei os valores de tensão e corrente necessários para uma dada carga DC na saída. Mas como o próprio Kem já desabafou :
Imagino que você não tenha aprendido nada aqui no forum sobre valvulas... Mas imagino também que muito pouca gente aqui tenha aprendido com sua ajuda.
Tenho notado que você prefere dar indiretas do que uma explicação plausivel. Isso não ajuda quem esta aqui para aprender, e esse é o espirito do fórum.
Eu lastimo que as explicações lá expostas tenham sido assim tão indiretas a ponto que ninguém tenha aprendido com elas.
Francamente...ser cobrado, não pelas contribuições que dei, mas, sim, pelas que NÃO DEI ...é de matar.
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Última modificação: 26 de Agosto de 2012, as 22:07:29 por a.sim
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Re: The 100Buck Amp
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Responder #147 :
26 de Agosto de 2012, as 22:00:26 »
De qualquer forma, acho que a dissipação do resistor está subdimensionada!
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kem
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Re: The 100Buck Amp
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Responder #148 :
26 de Agosto de 2012, as 22:11:22 »
a.sim, você tem como me passar o arquivo do PSU? Não tenho muita intimidade com o software, e não estou achando um jeito de inserir um resistor antes da ponte.
Haroldo... vendo dessa forma realmente esta subdimensionado. Mas veja que o resistor queimou após algum tempo de uso, então não foi essa corrente de surto que o queimou.
De qualque forma, após a ajuda de vocês 2 estou achando melhor remove-lo do circuito, e aumentar RF2 (resistencia e dissipação). O que acham?
Posso coloca-lo como 68R 2W como referencia. Mas para o caso do Bruno, uns 270R 3W.
RF5 no caso do Bruno fica nos 27R 5W.
Obrigado a.sim e HGamal.
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Última modificação: 26 de Agosto de 2012, as 23:04:26 por kem
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Re: The 100Buck Amp
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Responder #149 :
26 de Agosto de 2012, as 22:31:27 »
Olá, Kem :
Para inserir um resistor antes da ponte, basta acrescentar seu valor à resistência interna do transformador. No caso do Bruno ( que está usando transformadores Schatz ) a resistência interna do transformador é de 12 ohms. Basta aumentar esse parâmetro para 45 ohms. C1 e C2 devem ser de 220uF, 0,75 ohms e C3 deve ser 0,1uF por 2 ohms, ou outro valor qualquer. RL calculada foi de 2300 ohms ( 125 V / 55 mA).
O PSU não permite associar dois circuitos retificadores ao mesmo tempo, assim, a simulação levou em conta apenas a carga do circuito de +B. A presença do retificador de filamento reduziria um pouco a dissipação de RF1 ( pois a tensão secundária seria um pouco menor ) mas, mesmo assim, RF1 está dimensionado para uma potência muito baixa.
Uma ideia melhor é remover RF1 e ficar mesmo com uma tensão de +B mais alta. Apenas ajustar R7 para que a corrente na válvula retorne aos 45...50 mA nominais.
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Última modificação: 26 de Agosto de 2012, as 22:38:14 por a.sim
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