.... Gostaria muito de fazer o curso que o eduardo me indicou mas como dinheiro é uma coisa extinta daí fica dificil, o jeito é procurar na net, atualmente estou lendo um arquivo em pdf: "Eletrônica Básica: teoria e prática", tem muita coisa lá e é quase 500 páginas e fala sobre muita coisa mesmo. ....
Pô cara você nem se deu ao trabalho de ver o que era o link que o Eduardo indicou .... São apostilas do curso, que ele escaneou com muito trabalho e pôs a disposição do pessoal, só precisa BAIXAR E LER. Nem com dinheiro, você faria esse curso, porque não existe mais há muitos anos (o de valvulados, o Instituto Monitor ainda existe no mesmo lugar). Desse jeito a gente vai achar que é perda de tempo ficar tentando te ajudar.
Pouts
eu não tinha reparado que os nomes dos volumes eram link p/ download ( aff, fail me
) eu fui fuçar no site do curso monitor
...MANOO tem bastante coisa boa aí, fiz os downloads já e vou começar a estudar isso detalhadamente!...PERFECT
Tiago,
foi o que eu falei, o power do JCM é super simples na arquitetura. O problema é a sua execução por um leigo. O da Randall, por exemplo tem muito mais peças que o Marshall!
Vai devagar, começa com um pequeno, depois fortalecido com o aprendizado, faz o power do JCM.
Hagmal, por enquanto eu tô pedindo auxilio de um amigo que é formado como técnico e trabalhou com eletrônica um bom periodo, porém ele já saiu do ramo para entrar na vida de docente mas ele tira algumas dúvidas...não vou dar passo em falso para não cair...mas no caso do randall eu estudei bem o esquema para não fazer besteira.
outra duvida que vejo: valvulados não usam placa impressa?
Usam sim,
veja essa foto em
ou
http://tech-tut.com/wp-content/uploads/2010/08/Marshall-Circuit-Board-300x225.jpg que deve ser de sua proposta inicial mesmo - aquele Marshall.
Mas como vc. pode ver, vários componentes (em especial válvulas, transformadores e pots) não estão no impresso. O próprio esquema mostra isso nas linhas tracejadas. Veja as observações no "pé" do esquema.
Ainda podemos ter outras montagens, como o Baby Wonder, em que inclusive as válvulas e os pots estão no impresso (os transformadores eu nunca vi). Essas montagens comecei a ver na década de 70, em um televisor Philips KL-1.
São consagradíssimas as montagens com placas de ilhoses (esqueci o nome, me ajudem !!!) a Fender tem vários assim, e a tradicional montagem em pontes de terminais.
Tenta encontrar algum rádio antigo, valvulado, em que vc. possa dar uma olhada.
Quando ao material do Instituto Monitor, vale a pena ser lido página por página - eu li quando era novo - é tempo ganho mesmo.
Saudações
Aron
aron62br , quando comentei sobre não usar placas com trilhas eu estava pensando nos orange da vida! digo sobre aqueles tipos de formato:
http://www.uptownaudio.com/Orange/Tiny_Terror_Hard_Wired.jpg,
http://marstran.com/1968Chassis%201.jpg!!
isso seria chassis?