Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Novembro de 2024, as 10:37:52


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como iniciar no mundo handmades!  (Lida 17305 vezes)
EddieTavares
Visitante
« Responder #15 : 13 de Abril de 2012, as 18:57:24 »

Se você ainda não aprendeu como ler resistores e capacitores, aprenda aqui.

Qualquer dúvida sobre resistores use o multímetro, eu mesmo uso vez em quando por que o vermelho de alguns fabricantes é meio desbotado, se bem que outro dia vi na superinteressante que nós temos pequenos ldr's (bastonetes) no olho que só enxergam o vermelho, já viu alguma discussão do tipo: é vermelho ou laranja... a diferença pode estar no olho de quem vê, mas essa é uma discussão pra outro forum...

Hoje vou falar um pouco sobre esse magnífico circuito composto por 5 resistores, 2 capacitores e apenas 1 transistor o LPB1, sem ele o Rock não seria o que foi nos anos 70 influenciando até hoje.

O primeiro overdrive que se conseguiu foi de um amp valvulado com o ganho, volume e tonalidades todos no 10, pois então, o LPB1 foi criado pra que o guitarrista tivesse um pouco mais de volume, só que, alguém colocou o amp no talo e ainda empurrou com o lpb1...

MEEEEU DEUS!!!

Foi o que o guitarrista disse, a primeira distorção foi criada!

Você pode usa-lo como volume para seus solos ou riffs, pra isso use-o após as distorções, se quer mais ganho no seu pedal de drive ou distorção, use-o antes e tenha uma grata surpresa, pois costuma soar melhor que simplesmente aumentar o ganho do pedal, muitos caras sacaram isso e incluíram este circuito aos seus pedais como Boss, DOD, Maxon...

O esquema básico do lpb1 é este abaixo:


Neste caso foi usado o 2N5088, mas qualquer NPN de uso geral pode ser usado para este fim, esta com dúvida sobre qual posso substituir? Use o  Procure!

O sinal do instrumento é acoplado ao circuito pelo capacitor C1, este além de restringir a frequência mínima do sinal de entrada impede que
a resistência do instrumento ou outro circuito ligado ali altere a polarização do circuito.

Profesooooooorrrr? O que é polarização???

Os resistores R1 e R2 formam um divisor resistivo de tensão, são responsáveis por polarizar a base de Q1(a entrada do circuito) permitindo que a tensão de entrada "suingue" conforme o sinal de entrada partindo de uma diferença de potencial pré definida, gerando picos e vales em uma senóide, para calcular a tensão de polarização conforme a lei de ohm temos uma simples regra de 3:

R1+R2/V1 = R2/V2

Onde V1 é a tensão em volts de alimentação do circuito (9v) e V2 é a tensão elétrica de polarização.

(1.000 + 100)/9 = 100/V2

1.100/9 = 100/V2

122,2/100 = V2

V2 = 1,22 Volts

Logo, Q1 é polarizado em 1,22 volt, qualquer outra combinação de resistores na proporção 10 pra 1 vai fornecer um valor próximo deste.
Ps. já ouviu a palavra bias? pois é bias é polarização em inglês, em outra aula entrarei em detalhes.

O resistor R2, basicamente controla a tensão que alimenta o coletor de Q1, 10k é um valor muito usado neste tipo de circuito quando é alimentado em 9v. R4 basicamente, controla o ganho do circuito, quanto menor o valor de R4 maior será o ganho, o valor 390r proporciona boa estabilidade ao circuito, mas se for usado um captador um pouco mais forte, o LPB1 vai distorcer um pouquinho, lembrando um ts-8.

Quer saber mais sobre este tipo de circuito?
Faça uma busca sobre "amplificador a transistor bipolar" ou "amplificador a emissor comum".

Lição de casa:

1) Implemente o LPB1 na sua protoboard, conecte o instrumento ao circuito e o circuito a um amplificador e teste-o, anote os resultados, você pode usar as caixinhas do pc se não estiver muito seguro, mas um amp de guitarra seria o ideal.

Não sabe usar a protoboard?
http://www.youtube.com/watch?v=iDuc2HwnO-k
http://www.youtube.com/watch?v=1YwiQ6fXEF0
http://www.pictronics.com.br/tutorial-apostila-tutoriais-apostilas/81-aprenda-a-utilizar-a-protoboard.html

Eu não devia, mas só dessa vez vou postar o circuito implementado na proto:



Desmonte e monte sozinho algumas vezes...

2) Altere os valores de R1 e R3 pra outros valores, o ideal é a proporção 10 pra 1, mas altere pra valores e proporções fora do ideal e anote os resultados.

3) Altere o valor de R4, você pode inclusive omiti-lo.

4) O circuito abaixo é o electra distortion, é um overdrive, muito útil inclusive, você pode implementa-lo a partir do LPB1, altere os valores, substitua os diodos por leds ou outros tipos de diodos... e anote!



Referências:
http://www.beavisaudio.com/techpages/SchematicToReality/
http://www.forrestwhitesides.com/node/26
http://docentes.fam.ulusiada.pt/~d1095/Trab_ECBCCC_Elec_0607.pdf
http://www.dirsom.com.br/index_htm_files/Apostila%20de%20Eletronica%20Basica.pdf


Não gostou??? Minha cara de preocupado:  Sarcasmo
Se gostou, clique no botão obrigado, se houver mais de 10 agradecimentos as aulas continuarão.

Bom estudo, abrax do Eddie
« Última modificação: 14 de Abril de 2012, as 11:30:36 por EddieTavares » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.287

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #16 : 13 de Abril de 2012, as 19:22:34 »

Citar
Qualquer dúvida sobre resistores use o multímetro, eu mesmo uso vez em quando por que o vermelho de alguns fabricantes é meio desbotado, se bem que outro dia vi na superinteressante que nós temos pequenos ldr's (blastonetes) no olho que só enxergam o vermelho, já viu alguma discussão do tipo: é vermelho ou laranja... a diferença pode estar no olho de quem vê, mas essa é uma discussão pra outro forum...


O nome correto da célula receptora na retina é Bastonete e elas são responsáveis pela detecção de luminosidade (mais claro mais escuro). As células receptoras de cores são os CONES, e existem 3 tipos: os que são sensíveis ao comprimento de onda do vermelho (luz vermelha), os de onda verde e os de onda do azul.  Daí que as cores primárias de luz são o vermelho, verde e azul (RedGreenBlue) e com a combinação delas se consegue as outras cores (vide os píxels dos monitores e TVs).

Muito boa a iniciativa dos primeiros passos. Uma outra observação: os termos "voltagem", "amperagem", "wattagem" são incorretos e não devem ser usados. Tente usar os termos corretos: "tensão elétrica" ou "diferença de potencial elétrico" ou "força eletromotriz" ao invés de "voltagem" (derivado do inglês "voltage"), "corrente elétrica" ou "intensidade de corrente elétrica" ao invés de "amperagem", e "potência" ou "fluxo de energia" ao invés de "wattagem". Melhor usar os termos corretos, assim o pessoal que inicia se acostuma com o certo.

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #17 : 13 de Abril de 2012, as 20:00:32 »


É que tinha um camarada chamando transistor de traveco, daí resolvi chamar de lei de ôme!!  Putz..  errei..  Daí seria lei de homem! Cheesy


Em se tratando de traveco é mais apropriado "lady homem"...
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
EddieTavares
Visitante
« Responder #18 : 16 de Abril de 2012, as 17:43:08 »

Galerinha iniciante.



Eu gostaria de saber quem montou o circuito e também que falasse um pouco sobre que resultados obteve alterando os valores.
Registrado
hellslayer
Visitante
« Responder #19 : 24 de Julho de 2012, as 18:23:39 »

Muito bom o post ae emcima!!     Palmas
Será que dá pra colocar uma chave dpdt aí pra ligar e desligar o pedal??
Valeu!!
Registrado
guitar_luthier
Visitante
« Responder #20 : 24 de Julho de 2012, as 18:57:15 »

EddieTavares, muito bom esse tópico! tenho aprendido bem com essas informações todas. Como sou iniciante muita coisa eu não sabia mas agora já comecei entender bem do assunto. Parabéns!!
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #21 : 28 de Julho de 2012, as 20:26:15 »

Galera, assim que der tempo, vou postar a aula 2, se você não comprou sua protoboard, pelamordedeus, ta esperando o que?

Registrado
miltoneiji
Visitante
« Responder #22 : 01 de Agosto de 2012, as 19:59:23 »

Mas um pedal feito na protoboard funciona bem? Uma vez me falaram que as vezes não funcionava direito. Essa informação confere?
Registrado
IDN
Visitante
« Responder #23 : 01 de Agosto de 2012, as 20:40:43 »

Mas um pedal feito na protoboard funciona bem? Uma vez me falaram que as vezes não funcionava direito. Essa informação confere?

Talvez você pode ter alguns problemas com ruidos por falta da caixinha, mas para testes não tem problema não, é até recomendado, tire um ci e coloque outro, transistor, etc...
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #24 : 04 de Agosto de 2012, as 16:03:21 »

Mas um pedal feito na protoboard funciona bem? Uma vez me falaram que as vezes não funcionava direito. Essa informação confere?

A intenção não é montar o pedal na proto e por em uso, a intenção é desenvolver os seu conhecimentos na protoboard.

O ruido que você receia só atrapalha mesmo nas distorções e alguns efeitos de modelação, mas sempre ficam minimizados depois de implementados em pci e acomodados em caixas metalicas, entretanto, neste momento, foque em aprender os princípios de funcionamento dos efeitos.
Registrado
Ladis_
Visitante
« Responder #25 : 28 de Agosto de 2012, as 18:24:52 »

E ae, quando vai sair a segunda parte? hahaha
Abraço!
Registrado
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #26 : 28 de Agosto de 2012, as 22:35:12 »

Estou procurando por um livro que aborde eletrônica básica e vá até pelo menos um nível intermediário, que dê pra você entender e projetar alguns circuitos simples (Tipo Mini Fuzz do Bertola, Fuzz Face e Dist+) e que a partir dos conhecimentos adquiridos nele você seja capaz de alterar componentes de um circuito de forma consciente e não na tentativa e erro.

Alguém tem um bom pra indicar?

Até já vi alguns cursos de eletrônica básica em bancas de revistas, mas pelo índice deu pra ver que é algo que não sai muito do básico.
Registrado
Barech
Visitante
« Responder #27 : 29 de Agosto de 2012, as 11:34:45 »

Estou procurando por um livro que aborde eletrônica básica e vá até pelo menos um nível intermediário, ...
Te o livro do Craig Anderton, está em inglês, porém muitos recomendam. Vale a pena conferir.
Segue o link
http://www.4shared.com/office/MdfhsEcK/Electronic_Projects_for_Musici.html
Registrado
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #28 : 29 de Agosto de 2012, as 13:27:55 »

Vou baixar logo que chegar em casa.
Obrigado!
Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.067 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal