Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 20:01:47

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Quanto custa em média fazer um ampli alltube 40w?  (Lida 14495 vezes)
felixmeirelles
Visitante
« Responder #30 : 02 de Abril de 2012, as 01:14:59 »

Para colocar mais lenha na fogueira eu digo que se você for em uma loja e testar 2 valvulados iguais, de modelos iguais e de marcas iguais, saturando o som, nem precisa ser muito, cada um responde de um jeito.

Quanto mais válvulas tem o amp, maior é a diferença entre os pares, isso porque por mais que sejam o mesmo projeto com os mesmos componentes, cada válvula é única, e tem um brilho/ganho/desgaste natural próprio. Existem formas sintéticas de medir essa "qualidade" nas válvulas, mas nada que possa ser traduzido para o que ouvimos de fato.

Por isso os controles de médios, graves e agudos nos pré-amps são tão importantes, são neles que o guitarrista "lápida" o melhor timbre.

Quando alguém vai até um Handmaker de amps e pede um amp com sonoridade dos anos 80, nem sempre o JCM800 vai ser a melhor resposta, isso porque o timbre dos JCM800 nas gravações dos anos 80 era influenciada por uma série de coisas que não podem ser reproduzidas somente por um amp, o problema que tem muita gente que compra um clone de um JCM800 e acha que da noite para o dia vai tirar um timbre de Zakk Wylde por exemplo.

Mas o grande problema é que nem a Marshall nem a Fender nem nenhuma outra empresa do mundo conseguiu o milagre de clonar válvulas, então mesmo 2 JCM 800 acabam soando diferentes.

Indo mais longe é difícil até encontrarmos 2 transistores de silício exatamente iguais hoje em dia, imagina encontrarmos válvulas idênticas a 30 anos atrás.

Visitante
« Responder #31 : 02 de Abril de 2012, as 18:00:36 »

felixmeirelles vc mencionou algumas coisas que eu não sabia a respeito das válvulas e é isso que eu gosto aqui no fórum...uma galera com bom senso pra dar informações, sem grilo algum...sempre compartilhando conhecimento. e o que você falou a respeito dos valvulados de mesmo modelo,que eu já tinha reparado, mas não fazia idéia que o motivo fosse válvula.e o que muita gente não pensa a respeito dos amplis e set dos grandes guitarristas, como Zakk Wylde, Clapton e etc... é que eles possuem amplis modificados, pedais e etc...o que cada um pode fazer é utilizar o timbre deles como referência para a busca de um som próprio... na minha opinião é praticamente impossível vc copiar exatamente o som de alguém, pois além do setup, vem a questão da pegada que cada um possui.
« Última modificação: 02 de Abril de 2012, as 18:02:29 por elciosouza » Registrado
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #32 : 02 de Abril de 2012, as 19:12:52 »

O som de um bom guitarrista não está em seu equipamento, está na cabeça do próprio.

Isso foi uma coisa que li do falecido Lester Polsfuss e me intrigou profundamente a princípio. Ele dizia que não importava que guitarra ou amp usasse, sempre tirqava o seu som. Demorei bastante tempo pra botar o ensinamento em prática... mas acho que estou chegando lá...rs

Isso de maneira alguma tira o valor do equipamento, ao contrário, afinal o mesmo equipamento ajustado diferente e tocado diferentemente pode ficar irreconhecível!
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Lamer
Handmaker

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105

« Responder #33 : 03 de Abril de 2012, as 00:35:46 »

Desculpe dar sequencia a este assunto que está caminhando para outro rumo... mas na verdade você não entendeu a filosofia completamente... ele ali fala na posição de músico e não de ouvinte... pois na sua cabeça, independente do tipo de equipamento que você usa, ele pensa sempre nas notas que serão executadas... neste âmbito não importa o instrumento.

Agora para quem ouve já é diferente...

Eu por exemplo posso tocar em uma Gibson com um ampli valvulado dos bons o som vai sair uma porcaria, pois não sou um bom guitarrista.

Na verdade o autor quiz resumir que, o som é do músico e não do instrumento... na verdade o instrumento apenas dará um refino a arte do músico.

Abraço!
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #34 : 03 de Abril de 2012, as 13:38:35 »

GrAmorin, adorei a idéia...fantástico!!! tem como vc postar umas fotos, só pra eu ter uma idéia do que vc está falando? seriam 3 prés acionados por foot? gostei muito da idéia.
Infelismente estou impossibilitado de tirar foto no momento  Embarrassed
Mas é simples.
É semelhante a um rack, mesma estrutura de montagem.
Sobre esta estrutura é montado um case, que acaba formando um head.
Este set que mencionei tem um power valvulado e 3 prés valvulados.
Tem uma chave (rotativa) que seleciona a linha de entrada (pré).

Em outro set, tenho 1 pré multiplo.
É um pré melhor elaborado, ao mesmo tempo são 2 prés.
As valvulas vão ligadas a reles.
Os reles selecionam a via de sinal (circuito de componentes), e desta forma posso optar entre 2 pré distinto.
Este é selecionado atraves de foot.

Tenho ainda outro pré, semelhante ao de cima, mas com 3 pré distinto. Este esta em fase de aperfeiçoamento.
Nao foi adicionado sistema de foot ainda.

Facilmente eu poderia ter montado 2 pré (ou 3) e ter colocado no mesmo gabinete, usando o rele apenas para selecionar o sinal de qual pré usar.
Porem, se eu tivesse feito isso, precisaria de pelo menos 4 valvulas, e no sistema que fiz, ligando os terminais da valvula nos reles, eu preciso apenas de 2 valvulas...
Para esta montagem usei reles usados em centrais telefonicas (PABX) que tem 9 contatos reversiveis.

Esta ideia se originou em um sistema que eu ja tinha feito anteriormente, mas de prés estado solido.
Neste eram 3 pre diferentes, e atraves de uma chave eu selecionava o sinal de que pré usar.
Baseado nisso, e em econimizar $$, espaço e componentes (transformadores e valvulas), aproveitei os reles de centrais PABX que eu tinha.

PS- quando terminar o que quero no pré triplo, me disfarei do pré duplo e tambem dos 3 prés independentes (apenas os pré, não o power).
elciosouza
Visitante
« Responder #35 : 03 de Abril de 2012, as 22:40:03 »

qual tipo de drive gerado pelos prés? tem como postar uns samples?
Handmaker

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105

« Responder #36 : 03 de Abril de 2012, as 23:22:43 »

Elcio acho que esse procedimentos do GrAmorin estão "no nível hard".

Vou lhe aconselhar como amigo... começa por algo mais simples... um IALL 10.5 ou 3.5 creio que fica bom para começar.

Faça este power, existe layout da placa, o Tiagojoy pode fazê-la para você em fibra, tendo assim um ótimo custo e benefício. Para comprar os transformadores existe a Altana e a Schatz (nunca comprei de ambas, mas estão na minha lista para eventuais compras).

Se optar pelo IALL 3.5, o transformador de força da Atana suporta, além do power, um pré com 2 válvulas 12AX7.

Acho a melhor forma para se começar a fazer amplificadores valvulados. Faça um para estudo e depois faça um mais pontente.

Abraço
Colaborador

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 48

« Responder #37 : 04 de Abril de 2012, as 11:57:26 »

Olha cara, vc vai gastar R$ 1.500,00.
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #38 : 08 de Abril de 2012, as 13:05:21 »

qual tipo de drive gerado pelos prés? tem como postar uns samples?
Posso fazer os samples no proximo sabado, aqui estou sem microfones para fazer uma microfonaçao. Este sistema tem que ser microfonado, senao nao da para perceber bem como é o som de cada pré.
Os drivers sao os proprios dos prés.
Os prés em questao sao Twin, HotRod, e do Blues Deville, o power é do HotRod.
A unica coisa que faltou, que eu queria, é o reverb.
Minha ideia era montar um modulo a parte, mas nao tem espaço para ele na estrutura. Então estudo adicionar o reverb dentro do power.
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: