Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Novembro de 2024, as 14:48:31

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Digitech RP1 reiniciando  (Lida 11916 vezes)
Djentlemen
Visitante
« : 24 de Março de 2012, as 19:44:13 »

Boa noite Handmakers,

Primeiro os Potenciometros estavam com problema, agora que troquei a pedaleira está reiniciando. Liga normal, o som sai como esperado, mas sem mexer ou tocar, ou mesmo com ela ligada somente na tomada fica reiniciando.

Alguem tem idéia do que pode estar acontecendo???

Essa pedaleira ficou parada por uns 6 anos.
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #1 : 24 de Março de 2012, as 21:20:28 »

Ao fazer manutenção nestas pedaleiras precisa ter alguns cuidados extras.
Essas pedaleiras tem uma bateria tipo "moeda", daquelas usadas em placa mãe de PC.
Tem que tomar cuidado para não deixar dar curto em algo, por isso é recomendado retirar estas bateria antes de qualquer reparo.

Antes de falar algo que pode ser ruim, vou dar algumas dicas.
De uma olhada se nao tem algum curto.
Ve se nao tem alguma solda ruim.

Veja a tensao da fonte (tera que identificar as saidas da fonte, ja que este modelo usa uma fonte interna).

Uma coisa muito comum em pedaleiras da Digitech, é dar problema na firmware.
Quando da este problema de firmware ela fica travada, nao responde ao comandos, fica totalmente inutilizada (por estar travada).
A unica solução é regravar a firmware.
Este serviço só é possivel em uma assistencia autorizada, a menos que consiga a firmware (fonte) para regravar.

Infelismente perdi os fontes das firmwares que tinha, quando tive um problema no PC, senao, poderia considerar resolvido.
Mas se conseguir a fonte, é facil gravar,  é semelhante a gravaçao de um PIC.

Embora seja muito tipico das Digitech, espero que nao seja o seu caso  Smiley

Geralmente quando acontece isso, ela fica muda, como a sua esta saindo som, tem chances de nao ser isso.

Entao comece por verificar a fonte de alimentaçao, deve ter no minimo uma tensao de 5V,e outra de 12V.
Djentlemen
Visitante
« Responder #2 : 25 de Março de 2012, as 23:40:20 »

Obrigado pela ajuda GrAmorin,

Ela não estáva travada. Ela reiniciava depois de 30 seg., 2min, 5min, nao tem um padrao. Agora o Problema está temporáriamente resolvido.
Temporáriamente pelo seguinte, como falou fui verificar se tinha solda ruim e medir o 12v e 5v na placa da fonte e encontrei o seguinte:

12v - medindo 11,86v
5v - medindo 7,98v

Achei soldas rachadas nos terminais dos capacitores que estão um pouco inchados, reparei tambem que tem um transistor que foi trocado.
nao troquei os capacitores porque nao tinha no momento, mas refiz as soldas e depois disso toquei o resto da tarde e nao apresentou mais o problema.

Estou colocando a foto da placa da fonte para você ver. Nao sei se o transistor colocado é o correto, pois acho que está esquentando muito.

Visitante
« Responder #3 : 26 de Março de 2012, as 00:44:23 »

A tensão de 12V parece normal, mas a de 5V está um pouca alta para a saída de um 7805. Isto pode fazer os capacitares eletrolíticos estufarem, principalmente se eles tiverem uma tensão nominal de 6.3V.
Esta tensão alta no 5V, pode ser o problema de sua pedaleira estar reiniciando, visto que alguns circuitos microcontrolados possuem sistemas de monitoramento de tensão de alimentação(reset monitor) que  em caso da tensão estar fora de uma determinada faixa, automaticamente reseta o uControlador.

Espero ter ajudado! Legal!

Abraços,

Vanderson
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #4 : 26 de Março de 2012, as 04:33:34 »

A tensao de 5V esta altissima  Huh?

O 5V é usado na parte digital do sistema.
O fato de estar acima, provoca aquecimento em determinados componentes, mais especificamente em CIs. Por isso reinicia, sem um padrao de tempo.
Alerto para que corrija este problema o mais rapido possivel, e nao utilize a pedaleira com esta anomalia, sob o risco de perde-la.

Um eletrolitico desgastado, quando esquentado, como por exemplo ressoldado, volta a ter um pouco de sua caracteristicas, isso faz voltar ao "normal" por algum tempo.
Mas nao se engane, nao esta verdadeiramente "normal"...

Troque os eletroliticos estufados.
Recomendo ainda que troque os demais eletroliticos que fazem parte da fonte (secundario).
Djentlemen
Visitante
« Responder #5 : 26 de Março de 2012, as 08:41:19 »

Já estou providenciando os capacitores, os que estao estufados são 2 de 470uF 25v, o de 1000uF 16v  está visualmente normal, mesmo assim é bom trocá-lo?
Quanto ao 7805A, pelas soldas vi que ele já foi trocado, essa tensão de 7,8v indica um defeito ou somente a troca dos eletroliticos resolverá o problema?
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #6 : 26 de Março de 2012, as 09:36:04 »

Tambem é recomendavel trocar o de 1000uF x 16V.
O 7805 deve estar com problema, troque-o tambem.
Djentlemen
Visitante
« Responder #7 : 26 de Março de 2012, as 09:53:18 »

OK, vou troca-los então. Só vou conseguir ir na Sta. Ifigênia Sábado, mas depois posto os resultados.

Abraço.
Visitante
« Responder #8 : 26 de Março de 2012, as 10:15:34 »

Se mesmo depois de trocar o 7805 e apresentar uma tensão mais alta, verifique o pino central dele, precisa estar ligado somente ao GND (vulgo terra, negativo). Este regulador , para fazer a tensão de saída , utiliza o pino 2 como referencia. Se houver qualquer coisa entre o pino central e o GND que possa criar alguma diferença de potencial (um resistor, um diodo, uma solda fria), com certeza a tensão de saída será diferente de 5V. Vale a pena checar. Outro detalhe importante é que a carcaça metálica do 7805 é ligada internamente ao pino 2. Pelo que eu vi, o regulador precisa ser isolado do dissipador. Verifique se não está encostado no dissipador (teste de continuidade entre a carcaça metalica do 7805 e o dissipador).
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #9 : 26 de Março de 2012, as 10:23:25 »

Pelo que eu vi, o regulador precisa ser isolado do dissipador. Verifique se não está encostado no dissipador (teste de continuidade entre a carcaça metalica do 7805 e o dissipador).
Este 7805 tem carcaça isolada.
Observe, tem uma tira de cor cinza por baixo dos reguladores, esta tira é um isolador.
felfoldi
Visitante
« Responder #10 : 26 de Março de 2012, as 10:29:10 »

Pelo que eu vi, o regulador precisa ser isolado do dissipador. Verifique se não está encostado no dissipador (teste de continuidade entre a carcaça metalica do 7805 e o dissipador).
Este 7805 tem carcaça isolada.
Observe, tem uma tira de cor cinza por baixo dos reguladores, esta tira é um isolador.

Citei esta possível causa por que vi o 7805 meio torto.Derepente , poderia estar encostando em alguma parte onde o material isolante não tenha alcançado.
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0

« Responder #11 : 27 de Março de 2012, as 14:54:50 »

Tenho uma e estava com o mesmo problema/sintoma. Resolvi trocando a bateria tipo "moeda" citada pelo GrAmorin... No meu caso resolveu  Legal!
Live together, die alone...
Marcos Câmara
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218

Mateus 11:28

« Responder #12 : 27 de Março de 2012, as 15:02:52 »

A impressão que eu tenho é que o 7805 já foi trocado.
Visitante
« Responder #13 : 27 de Março de 2012, as 15:09:40 »

Mas a bateria nao é só pra segurar os presets?
Visitante
« Responder #14 : 27 de Março de 2012, as 15:17:23 »

A impressão que eu tenho é que o 7805 já foi trocado.
Também pensei isto...

Tenho uma e estava com o mesmo problema/sintoma. Resolvi trocando a bateria tipo "moeda" citada pelo GrAmorin... No meu caso resolveu  Legal!
Não custa tentar para resolver o problema... Mas se a saída de 5V está acima disso, o problema me parece outro...
  Imprimir  

Ir para: