Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 07:48:20

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Novo padrão Brasileiro de Tomadas  (Lida 20446 vezes)
Patines
Handmaker

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175

« : 16 de Março de 2012, as 11:23:15 »

Suponho que quando montarmos nossas fontes em caixas de metal temos que usar um conector semelhante a este da foto abaixo para a conexão com a tomada, e ligar a fonte em uma tomada devidamente aterrada é claro.

Não necessariamente usar este conector ou outro qualquer.  Pode ligar direto com cabo e na ponta do cabo um plugue.
Notícia de 30/06/2011:
http://www.consumidor.caop.mp.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=265&tit=Proibida-a-venda-de-aparelhos-eletricos-com-plugue-antigo

Agora também existem tomadas e plugues para 20A(4,8mm) que não são iguais aos outros, para menos de 10A(4mm).

Abraços, T+
« Última modificação: 19 de Março de 2012, as 08:26:17 por hgamal » Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #1 : 16 de Março de 2012, as 22:02:31 »

Credo...o monstro criado pela ABNT...alguém comeu bola feio nesse jogo.

Antes desta osta de padrão brasileiro, basicamente tínhamos as tomadas pino chato + redondo, que permitiam conectar praticamente qualquer aparelho, brasileiro ou importado.

Para coisas mais sofisticadas, tinha a de 2 polos + terra, usados em equipamentos de informática. Também adaptadas para pino chato ou redondo, conforme se vê na figura acima.

Ar condicionado utilizava três pinos chatos. E deu...

Agora é que precisa adaptador...para quase tudo !

E ainda dizem que melhorou...
« Última modificação: 19 de Março de 2012, as 08:26:35 por hgamal » Registrado
Patines
Handmaker

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175

« Responder #2 : 16 de Março de 2012, as 22:57:24 »

Antes era uma mosta..  agora é uma mostia menos perigosa...  Só tem 2 plugues e pronto!

A mosta era que ninguém usava aterramento pra nerda nenhuma.  Agora a inércia quer fazer ficar tudo igual.

Gosto é gosto, dizia uma véia comendo ranho!

T+
Visitante
« Responder #3 : 17 de Março de 2012, as 12:08:30 »

Antes era uma mosta..  agora é uma mostia menos perigosa...  Só tem 2 plugues e pronto!

A mosta era que ninguém usava aterramento pra nerda nenhuma.  Agora a inércia quer fazer ficar tudo igual.

Gosto é gosto, dizia uma véia comendo ranho!

T+

Se o problema era esse, era só padronizar o plug americano 2 polos + terra. A comunidade da informática agradeceria...

A questão, com 101 % de certeza, não foi técnica.

A propósito, aterramento não é solução para mau projeto.
« Última modificação: 19 de Março de 2012, as 08:26:55 por hgamal » Registrado
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #4 : 17 de Março de 2012, as 12:19:11 »

A questão, com 101 % de certeza, não foi técnica.
Nunca é$$$
Mas no final das contas quem ta ganhando mais dinheiro com essa historia são os chineses, com seus adaptadores... Nunca vendeu tanto...
I don't want to die young...
I want to diode!
felixmeirelles
Visitante
« Responder #5 : 17 de Março de 2012, as 13:17:16 »

Outra coisa esse novo padrão brasileiro não está dentro das normas especificas(tipo NBR deles) nem na Europa nem nos Estados Unidos, estava lendo que a distância entre os polos e o terra é pequena demais na nossa "padronizada" de 20A para uso em 110v nas duas normas.

Porque o padrão brasileiro é baseado no "europlug", só que na Europa que usa o tal do europlug a tensão é 220v, como sabemos quanto maior a tensão menor será a corrente necessária para alimentar um sistema logo a bitola dos condutores e a largura do isolamento entre eles pode ser menor.

O padrão mais correto para o Brasil que usa 110v na maioria das cidades seria o nema que é o padrão americano que tem tomadas de 15A a 60A(e com espaçamento adequado) enquanto essa nova norma brasileira só permite de 10A a 20A.

Visitante
« Responder #6 : 17 de Março de 2012, as 13:37:06 »

O padrão mais correto para o Brasil que usa 110v na maioria das cidades...

Você esta enganado.

Tensão 127V:
Bahia
Minas Gerais
Paraná
Rio de Janeiro
São Paulo

Tensão 220V:
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Pará
Paraíba
Pernambuco
Piauí
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
Sergipe
Tocantins
« Última modificação: 17 de Março de 2012, as 13:47:21 por Ferro_Velho » Registrado
Bruno Lucca
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49

« Responder #7 : 17 de Março de 2012, as 15:15:16 »

O padrão mais correto para o Brasil que usa 110v na maioria das cidades...

Você esta enganado.

Tensão 127V:
Bahia
Minas Gerais
Paraná
Rio de Janeiro
São Paulo

Tensão 220V:
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Pará
Paraíba
Pernambuco
Piauí
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
Sergipe
Tocantins

Aqui no Mato Grosso do Sul a tensão é 127V, e não 220 como na tabela. E concordo que esse padrão novo de tomadas é um belo de um resíduo fecal. Agora toda vez que vou comprar um aparelho novo ou tenho de mudar a tomada ou comprar um adaptador que é caro e díficil de achar. Saudade dos temos das tomadas redondas com pino chato de computador.....
Visitante
« Responder #8 : 17 de Março de 2012, as 15:21:28 »

bruno_luca

Não seria assim como se diz nesta página?:

http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?tid=5560252159344205076&cmm=14206833&hl=pt-BR

Com opção para 127 e 220?

Abraço.

PS.: De qualquer forma, a "intensão" foi mostrar ao felixmeirelles que a maioria das cidades
no Brasil usa 220V, mas como toda informação coletada na internet, tem sempre um erro ou dois,
ou três, ou quatro, ou cinco... Embarrassed
« Última modificação: 17 de Março de 2012, as 16:00:35 por Ferro_Velho » Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #9 : 17 de Março de 2012, as 16:44:47 »

Achei muito boa essa mudança de plugs e tomadas.  Legal!
Concordo que agora precisamos de mais e mais adaptadores, mas creio que seja apenas questão de tempo até tudo se normalizar. passamos muitos anos com o mesmo plug, não vai ser da noite pro dia que vamos nos acostumar.
Tudo mudou (tecnologia nem se fala) e já estava mais do que na hora desses plugs de 20 anos atrás mudarem também. Se a questão principal é dinheiro não sei, mas tenho certeza que nossos futuros pupilos quando virem os antigos plugs e tomadas redondas dirão: Isso é coisa da idade da pedra!!!  Smiley
Visitante
« Responder #10 : 17 de Março de 2012, as 18:43:05 »

Corrigindo a lista de cidades 110v/220v:
RS, SC, PR têm preferencialmente rede trifásica tanto que é um problema trazer eletrodomésticos dessa região que tenham opção única(geladeiras, por exemplo).Só dá gente que vem de lá pra cá comprando auto-transformador.
Os estados de centro oeste e norte têm a opção bifásica e trifásica mas a mais comum é residencial bifásica e industrial trifásica. Eu sei disso porque moro no MT mas já tive "temporadas" em quase todos os estados desta região. Na minha casa tenho uma tomada 220v e tá escrito bem grande. Mesmo assim as empregadas teimam em queimar os ferros de passar roupa E A ROUPA, claro. Toma na Cabeça
Visitante
« Responder #11 : 17 de Março de 2012, as 19:04:12 »

Achei muito boa essa mudança de plugs e tomadas.  Legal!
Concordo que agora precisamos de mais e mais adaptadores, mas creio que seja apenas questão de tempo até tudo se normalizar. passamos muitos anos com o mesmo plug, não vai ser da noite pro dia que vamos nos acostumar.
Tudo mudou (tecnologia nem se fala) e já estava mais do que na hora desses plugs de 20 anos atrás mudarem também. Se a questão principal é dinheiro não sei, mas tenho certeza que nossos futuros pupilos quando virem os antigos plugs e tomadas redondas dirão: Isso é coisa da idade da pedra!!!  Smiley

A questão é que simplesmente...não era necessária a mudança. Como falei antes, se queriam mudar alguma coisa, que mudassem para o padrão americano, cujas tomadas nacionais já eram adaptadas para praticamente todos os tipos de plug.

Pelo menos, tiveram o bom senso de não implantar algo muito pior : já pensaram se decidissem usar plugues Schuko alemães ? Esses sim, é que sofrem...
Visitante
« Responder #12 : 17 de Março de 2012, as 20:10:07 »

Aqui no ES também não é 220v como consta na tabela.
Visitante
« Responder #13 : 17 de Março de 2012, as 20:20:53 »

Eu moro Em Campo Grande, MS, aqui é padrão 127V dois elementos, FASE X NEUTRO, também tem a opção 220V três elementos, FASE x FASE x NEUTRO, também há trifásico com quatro elementos, logo, na minha casa é bifásico, todas as tomadas são 127V incluindo as lampadas, somente o ar condicionado usa a tomada 220V!

Porém qual é a vantagem prática disso? os transformadores de 220V dos aparelhos são maiores que os de 127V, por exemplo um transformador para uma amplificador valvulado, o primário 127/220V, o enrolamento 220V é o dobro do 127V( se não estou enganado), seria apenas menor corrente para uma mesma potencia? por favor me expliquem! Cry

Até mais!
Visitante
« Responder #14 : 17 de Março de 2012, as 20:35:45 »

seria intererssante ligar o seu chuveiro em 220V também, pois a corrente é menor o que resulta em um cabo mais fino para a mesma potencia dissipada.
  Imprimir  

Ir para: