Galera , e a
e
h
(moderador, peço que me suspenda do fórum) tudo bem???
Quero contribuir neste tópico com algumas experiências que tive, e comentários de terceiros:
1º caso:Vendi há um mês atraz um amp que montei (o silver jubilee 50W valvulado 2550) em versão combo com 1 falante de 12" 12G1 da selenium, achei o falante bem razoável, á contragosto de muitos que não gostam dele, postei um link de youtube no tópico desse amp em amplificadores valvulados aqui no site, quem quiser ver está lá. Algumas pessoas viram e também gostaram.
O cara que comprou o amp não quis o falante, porém para testar o amp ele usou ese 12G1 e não achou tão mau, bem ...soube com ele depois que ele conseguiu um electro harmonix de 12", e que achou muito bom....me disse que era bem legal -"melhor que o 12G1 da selenium"....esse é o primeiro caso.
2º caso:Comprei um falante de 8" do Paulo Acedo (Acedo audio) para usar num hi octane (projeto aqui do site) e não achei o som legal, tudo bem que o falante não é para graves, mas o som ficou sem corpo também, porém o falante do Paulo Acedo é muito bem construído, acho que nesse caso quem errou fui eu na escolha, deveria ter comprado um de 12" dele....testei o 8" da Acedo contra um bravox de 12" que era dos antigos meteoros para guitarra(aqueles combos quadrados QX100) e o som ficou muito legal, alias tenho esse falante num combo de 60w híbrido e é perfeito ....Agora vou usar um 10G1 no lugar do 8" no hi octane...e vamos ver no que dá....depois falo....
mas assim opinião própria,,,,os falantes consagrados são sem dúvida 6 coisas:
1- muito bons
2- timbre perfeito
3- muito caros
4- cada vez + difíceis de se conseguir
5- quando a fonte é controversa vc não sabe a procedência
6- são chineses mesmo!!! (no caso dos celestion isso é declarado), mas tem os made in England também bem + caros.
Cabe a cada um analizar em que vai usar e qual o resultado final que deseja(as vezes um falante "menos bom", um selenium, um Electro Harmonix e tal desde que seja de guitarra)preenche os requisitos de timbre, volume e pressão sonora que se espera num projeto, não adianta usar um falante top em amp de estudo, de ensaio...porém todos sabemos que vontade que dá de ter o melhor do melhor, mas que também custa os
da cara né....enfim....os falantes não tão bons começam a ganhar espaço e lugar para serem aplicados, e que bom que no Brasil estão aparecendo os Paulos Acedos, os Alien Amplis, selenium e outros que nem sabemos ainda fabricando falantes, aprendendo, criando, e começando a concorrer, quem vai ganhar com isso somos nós que tanto precisamos de bons materiais para fazermos nossos amplis, porque lá fora já estão anos luz é frente....
Abraços...