Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Novembro de 2024, as 14:31:07

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: calculo de potencia de transformadores para amplificadores de potência  (Lida 8016 vezes)
Tmc
Colaborador

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30

Se Deus é por nós quem será contra nós!

« : 15 de Março de 2012, as 10:00:55 »

Olá pessoal, temos aqui no site vários Layouts de amplificadores com Cis e transistores e valvulados etc.
eu logo quando entrei para o fórum handmades, estava com o objetivo de montar um amplificador, decidí então pelo lm3886, achei um layout do GGG, e acompanhava um tópico aqui de um outo layout, disseram que o tafo poderia ser de 22+22v 2a dai mandei fazer logo _ mais chegaram a conclusão de que seria pouco para o Ci e poderia torrar.
alguém poderia me explicar como é feito esse calculo?

Acho que o primeiro passo é ver no datasheet a tensão e a corrente máxima permitida: no mesmo diz o mínimo e o máximo suportado pelo mesmo certo?
tipo o tda 7294 tem um layout aqui no fórum, que diz que pode ser usado um transformador de 22+22v 6a. ví alguns projetos prontos no ebay que diz -+ 28v dai me surgiu essa dúvida Batendo Cabeça?

como calcular um transformador sem erros?

abraço
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69

« Responder #1 : 15 de Março de 2012, as 13:13:24 »

Buenas

A tensão no primário é de acordo com sua rede local, 127/220V.
A tensão no secundário é de acordo com a carga, bastando dividir a tensão desta por raiz quadrada de 2, por exemplo:

Tensão requerida pela carga = 20 + 20V

Tensão no transformador = Tensão requerida pela carga/RAIZ de 2 = 20/RAIZ de 2
Tensão no transformador = 14,14V

Para corrente basta dividir a potência da carga pela tensçao da mesma.

No caso de amplificadores recomenda-se usar um transformador com potência (ou corrente) 1,5 vezes maior do que a do amplificador.

Para o LM3886 use um transformador de 24+24V/3A, já que se trata de um transformador comercial. No limite use um transformador 28+28V/3A.
***Na fonte, após o transformador, podem ser os diodos 6A6 com um capacitor de 10nF em paralelo com cada diodo, capacitores de 4700uF/50V ou mais (capacitância - a tensão não precisa ser maior), um capacitor de 100nF entre +Vcc e -Vcc e outros dois em paralelo com os capacitores de filtro.

*** Baseado no esquema do GrAmorim

Espero ter ajudado
Colaborador

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12

« Responder #2 : 15 de Março de 2012, as 13:17:06 »

No caso do CIs fica mais fácil o fabricante já fornece as informações.
TDA7294 na pagina 6 tem alguns gráficos relacionando a potencia pela tensão em função da carga e distorção harmônica.
Ex:
Digamos que temos um falante de 8ohm e queremos a THD = 0,5%, olhando no gráfico teriamos a tensão de 32vcc e a potencia de 60W.
Transformador da fonte:        

Obrigado Kem, post corrigido!   __
32vcc (retificados) então 32/(\/2  )=22,6Vac + perda nos diodos (retificação) 1,4v = 24vac

Seu transformador deveria ser de 24+24Vac, falante de 8ohm de impedância para fornecer 60w de potência com distorção harmônica de 0,5%.

« Última modificação: 17 de Março de 2012, as 13:31:22 por mrmagoo » Registrado

Americana-SP
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #3 : 17 de Março de 2012, as 12:15:02 »

mrmagoo... você não deveria somar a perda nos diodos ao invés de diminuir para chegar a voltagem do transformador?!?
I don't want to die young...
I want to diode!
Tmc
Colaborador

Obrigado

« Responder #4 : 19 de Março de 2012, as 17:03:28 »

não sei se entendí, Sad

poderiam colocar mais algumas ilustrações pra ver se entendo?

num anuncio do ebay tem uns amps com tda7294 e diz que precisa de fonte de AC 28V-0-28V ? sim mais e a corrente? se eu quiser fazer um amp que trabalhe com 8 e 4 homs como deveria ser o transformador?

obrigado
Colaborador

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12

« Responder #5 : 19 de Março de 2012, as 22:34:23 »

Seria interessante dar uma lida nesse artigo:

http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_07a.asp

Então vamos lá!

28Vac depois de retificado e filtrado teriamos:

28*(raiz quadrada de 2)-1,4=38Vdc

No datasheet, pág. 6, figura 3 para o caso de 8ohms de carga.
38Vdc corresponde a 80W de potência. Perceba que esse transformador não serviria para uma carga (falante) de 4ohms.

Calculando a Corrente:

P=i^2*R
I=raiz quadrada (80/8)
I=3,16A
Americana-SP
Tmc
Colaborador

Obrigado

« Responder #6 : 27 de Março de 2012, as 11:11:07 »

obrigado ai pessoal, estou lendo o que me disse mrmago, e não vi a utilização de capacitores de poliéster nessas fonte (geralmente o que eu vejo são os de 100nf) qual a utilidade deles nas fontes?

abraço

Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 59

« Responder #7 : 31 de Maio de 2012, as 19:39:48 »

Capacitores sao usados para filtrar ruidos provenientes da rede eletrica. Os de maior capacitancia fornecem energia, por exemplo em um pico de consumo do amplificador,e tambem depois dos diodos a energia oscila na frequencia da rede (60hz) e o capacitor deixa ela continua.
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22

O sonho do careta é a realidade do maluco

« Responder #8 : 14 de Junho de 2012, as 17:23:02 »

Posso reviver esse tópico?

Eu também tenho muita dúvida sobre calculo dos tranasformadores de potência e um amigo me disse as mesmas coisas que foi dita no fórum porém não sintetizei  Batendo Cabeça , ele pegou como exemplo o randall rg100es e me mostrou sobre a tensão de saída da fonte que é de -40v. D.C +40v D.C e no jack de saída (lá na saída para os falantes mesmo) aparece o valor de 20v.
  Existe alguma regra para essa voltagem sair pela metade do que entra?  Roll Eyes

Procure
  Estava analisando o Datasheet do LM3886 e o Power Amp que foi desenvolvido pelo Big Louis (no qual pretendo montar agora) e no arquivo diz: transformador -24+24/5A, como o datasheet fica mais fácil de descobrir o quanto de potência dissipada conseguimos com o CI, como vou descobrir por exemplo quando o Pwer Amp é Transistorado??
 Quando meu amigo calculou, me lebro que ele perguntou quantos Watts era o amp e se na fonte na bobina secundária tinha 2 ou 3 saídas, com os 8ohms e os 100w ele acho o valor de corrente e voltagem, agora esse valor de corrente e voltagem que encontramos é da bobina secundária do transformador? é que não estou com os calculos em mãos, mas acho que o valor de voltagem era 58v ou 56v...algo assim!

Imprimir  

Ir para: