Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 08:51:36

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Thunderchief  (Lida 5145 vezes)
rikathu
Visitante
« : 11 de Março de 2012, as 21:03:23 »

Olá colegas, estive interessado em montar o clássico Thunderchief da RunoffGroove, que é tipo um distortion com intuito de simular um som meio valvulado através de fets (por favor, me corrijam se eu falar alguma besteira). Enfim, como eu estava aprendendo a usar o Eagle resolvi criar meu próprio layout por experiência, gostei e fui montar com ele. Resultado: e não é que funcionou? Adorei o som do pedal, agradeço ao Adiel que me tirou algumas dúvidas a respeito.

Estou aqui disponibilizando o layout que fiz para quem se interessar, está testado e funcionando perfeitamente. Serve como mais uma opção alternativa pra quem estiver interessado em montar o pedal, pois sei que existe um layout já disponível no site da RunoffGroove e provavelmente outros pela net. O meu inclui um capacitor de filtro que há no esquema original mas não no layout da RunoffGroove. Deixo ele disponível pra quem quiser nos dois sites de hospedagem abaixo.

http://www.4shared.com/office/fZ97v8iT/thunderchief.html
https://rapidshare.com/files/1306544650/thunderchief.pdf

É meu primeiro layout no Eagle, então peço desculpas pelo tamanho e outras coisas que poderiam ser melhores já que ainda não tenho a experiência e habilidade dos grandes mestres... Esta é somente uma pequena forma que encontrei para agradecer a grande ajuda que vocês sempre me deram! Abraços a todos.
« Última modificação: 27 de Julho de 2012, as 08:56:38 por rikathu » Registrado
Adiel
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #1 : 11 de Março de 2012, as 22:00:19 »

Eu gosto muito do som desse pedal.  Bom trabalho, Rikathu!!   Legal! Legal! Legal! Legal!
Alex_Rios
Visitante
« Responder #2 : 11 de Março de 2012, as 23:28:02 »

Parabéns rikathu pelo pedal, não rola umas fotos de como ficou e se não for abusar  Smiley não sai uma lista de componentes.

Até mais!
Colaborador

Obrigado
-Dado: 467
-Recebido: 51

« Responder #3 : 12 de Março de 2012, as 10:14:26 »

Ótima contribuição!
Parabéns pela iniciativa!
Abraço!
Visitante
« Responder #4 : 13 de Março de 2012, as 19:37:36 »

Obrigado pelos elogios pessoal!

Parabéns rikathu pelo pedal, não rola umas fotos de como ficou e se não for abusar  Smiley não sai uma lista de componentes.

Até mais!
Bom, por enquanto ainda está fora da caixa e sem chaveamento de bypass, ligado direto mesmo. No momento estou bem ocupado mas assim que tiver um tempo posso postar a foto da placa assim como está mesmo, se quiser.

Ah sim, sobre a lista. Pode ser encontrada aqui: http://runoffgroove.com/tc-pcb.pdf, onde há um outro layout que também funciona muito bem, porém gostaria de ressaltar dois pontos que acho importante esclarecer:
Na lista deste layout é utilizado um capacitor de 2n2 no lugar de um de 22n que está no esquema original (são três de .002 e três de .022, não quatro de .0022 e dois de .022, como está lá) e ele omite também um capacitor de filtro de 100uF encontrado no esquema original, mas isso não faz grande diferença. Particularmente preferi usar o capacitor de filtro no meu layout e os de 22n e 2n2 como no esquema original, pois cheguei a conclusão de que a inversão de um de 22n por 2n2 devia ter sido um simples erro de digitação na lista, e meu pedal funcionou perfeitamente. Mas imagino que também funcione com o de 2n2, pois não vi relatos de problemas relacionados a isso e imagino que muitos acabaram montando assim mesmo sem perceber este detalhe.

Esqueci de mencionar também que há diversas sugestões de modificações que podem ser feitas no projeto, todas com bons resultados, pelo visto. No site original menciona também sobre a regulagem dos trimpots e tudo o mais, o que é importantíssimo! Aí está o link para quem se interessar: http://runoffgroove.com/thunderchief.html.

Para quem quiser um sample do pedal pode dar uma olhada neste vídeo, que representa muito bem a sonoridade que se pode obter com ele: http://www.youtube.com/watch?v=XMKpQG0bgZM. Abraços!

-EDIT-

Outra coisa sobre a lista: R2, R7, R10 e R17 são trimpots de 100k, do tipo pequeno que encaixa na placa, não daqueles grandões que você pode encontrar por aí. E R5 e R20 são potenciômetros log. (A). Outro detalhe que me levou a fazer um novo layout também foi a possibilidade de colocar os potenciômetros prendendo a placa, soldados direto nela, sem fios que as vezes atrapalham. E isso foi algo que achei inviável no layout do Pablo de Luca.
« Última modificação: 13 de Março de 2012, as 19:45:41 por rikathu » Registrado
xandaum
Handmaker

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46

« Responder #5 : 13 de Março de 2012, as 23:41:17 »

O Adiel é fã desse pedal...rsrsrsr
Eu já sou fã do THOR que é o Thunderchief com umas melhorias. Grin

DIY Freak

Obrigado

« Responder #6 : 14 de Março de 2012, as 19:27:29 »

O Adiel é fã desse pedal...rsrsrsr
Eu já sou fã do THOR que é o Thunderchief com umas melhorias. Grin

Sou mesmo, ele tem um som bastante cru, sem ser áspero.
xandaum
Handmaker

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46

« Responder #7 : 15 de Março de 2012, as 09:07:08 »

E com um Super Hard On junto...hein, Adiel? Evil
DIY Freak

Obrigado

« Responder #8 : 15 de Março de 2012, as 12:18:43 »

E com um Super Hard On junto...hein, Adiel? Evil

Fica meio "do mal"...   Cheesy Cheesy Cheesy
rikathu
Visitante
« Responder #9 : 27 de Julho de 2012, as 08:59:24 »

Colegas, o link para download do pdf no mediafire estava quebrado, então reupei no 4shared e rapidshare, caso também fiquem off, peço que me avisem para eu arrumar. Abraços.  Wink
Handmaker

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85

O limão é uma laranja de mau humor.

« Responder #10 : 27 de Julho de 2012, as 09:26:26 »

testendooooo....obrigado..muito bom o som
Não perca seu tempo, conquiste-o.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: