Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 22 de Junho de 2024, as 23:03:16


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Qual curso tecnico ingressar?  (Lida 6250 vezes)
Metallover
Visitante
« : 11 de Março de 2012, as 17:00:51 »

Este ano eu ingressei no ensino médio, faço agropecuaria, mas não era bem o que eu queria, no meu estado como os outros tambem possui varias IF(instituiçoes federais), ano passado fiz o exame classificatorio para informatica mas nao passei Sad, eu nei tava pensando em fazer o teste novamente, mas ai eu conheci o Handmades que me levantou a Cabeça para eletronica, Mas dai me veio a duvida Qual curso fazer?
Na capital Teresina tem Eletronica e Eletrotecnica, no meu caso, que me interessei Na area Handmade, qual dos dois fazer?
Agradeço a ajuda.
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #1 : 11 de Março de 2012, as 17:11:43 »

Primeiro faz eletrônica que é mais interessante. e pra fazer pedais também.  depois faz eletrotécnica que tem muito trabalho.  Daí tu pode optar pelo que tu quer depois de trabalhar um pouco em cada coisa...   Não necessariamente nesta ordem...

E não pode entrar em depressão tampouco tentar o suicídio porque alguém te meteu na cabeça que tem que escolher uma profissão e fazer isso pro resto da vida.

E não esqueça..  beba com moderação a maior parte do tempo..  e vezinquando tome um porre!!

Abraços, T+
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #2 : 11 de Março de 2012, as 17:38:43 »

Oi Metallover

O mais importante é você saber que carreita não é uma maldição que se carrega! Se começou algo e percebeu que não é aquilo, cai fora! Eu demorei muito para descobrir que minha verdadeira vocação era ser feliz! E a de todo mundo é! Quem disser o contrário é porque não faz o que gosta.

Faça algo que te entusiasme. Algo que goste de contar para todo mundo! Quando você achar isso, vai ver que todo o resto se acerta.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #3 : 11 de Março de 2012, as 17:54:09 »

....Faça algo que te entusiasme. Algo que goste de contar para todo mundo! Quando você achar isso, vai ver que todo o resto se acerta.
....

Mas se fizer eletrônica, pode até ter vontade de contar pra todo mundo a tua profissão.  Todo mundo vai achar que é bom, e até pode ganhar melhor que a maioria.

Mas se falar sobre o que faz..  ninguém vai entender nada...  nem fique tentando muito pois vão achar que tu é meio louco!!   Cry

T+
Registrado
Metallover
Visitante
« Responder #4 : 11 de Março de 2012, as 18:05:52 »

Eu sempre quis fazer Odontologia, e fica legal tambem ter algo a mais, digo o tecnico em eletronica.Por incentivo do Handmades esse ano eu vou fazer o teste do IFPI e se eu passar vai ser uma mao na roda.
Voces podem me dizer com o que se trabalha nos cursos tecnicos das Instituiçoes Federais do Brasil?
Registrado
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #5 : 12 de Março de 2012, as 09:16:12 »

Se você gosta bastante de eletrônica, faça um curso técnico, e se pegar gosto mesmo, entre em uma faculdade de engenharia no futuro.

Uma dica: Se for fazer curso de eletrotécnica, pegue um que lhe dê um registro no CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
Brunotrema
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 293

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #6 : 15 de Março de 2012, as 01:32:07 »

Metallover

Se entendi sua pergunta, os IFs trabalham com a formação de técnicos e tecnólogos (se tiver bacharelado ainda é CEFET ou virou universidade, vide UTFPR). Depois de formado você poderá trabalhar como técnico ou tecnólogo na área que você cursou.

Você vai fazer muita aula prática no curso de eletrônica, isso te garanto!

A eletrotécnica é mais para aqueles que gostam de alta potência, subir em poste, passar fio em casa, levar choque e trabalhar com motores de indústria (toda brincadeira tem um fundo de verdade)...

Estou cursando engenharia, acabei de mudar de faculdade. Troquei uma com ênfase em eletrotécnica por uma em eletrônica. Porém em qualquer uma das duas faculdades eu receberia o diploma "pleno" de eng. eletricista (não fiz nem engenharia eletrotécnica nem eletrônica, são apenas algumas matérias a mais de cada área) e dependendo da minha grade eu resolvo as habilitações no CREA depois de formado. Infelizmente os cursos técnicos já são direcionados desde o começo para a área.


Só mais um conselho: Um grande professor uma vez me disse que o curso que você faz apenas abre mais um horizonte, não significa que você estará condenado a permanecer nesse caminho... Abra suas asas e solte suas feras kkkkkkkkkkkkkkkkk

Vá ganhando pontos de experiência, rapaz!
Registrado

+ Inteligência é um imperativo do Universo +
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #7 : 15 de Março de 2012, as 09:18:16 »

Brunotrema, eu fiz o curso de engenharia elétrica com e ênfase em telecomunicações, se você fizer o de elétrica, eletrônica, eletrotécnica, terá as mesmas atribuições no CREA, só muda essa questão de telecomunicações, que aumenta suas atribuição na área de comunicação etc. Se tivé alguma dúvida, dá uma olhada na resolução n° 218 no CONFEA, lá tem as atribuições das engenharias.

E realmente, não tem como sair da faculdade sabendo de tudo, mesmo o mais nerd, na hora do "vamos ver", a pegada é totalmente diferente, mas nada como o tempo para ir nos ensinando tudo corretamente.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
Brunotrema
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 293

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #8 : 15 de Março de 2012, as 20:04:26 »

diego.fcs
Obrigado por acrescentar essa informação da telecom, mas já to feliz com o pleno aiuehaiheiuaeha 
Vou dar uma olhada no CONFEA sim senhor, mas você saberia dizer se mesmo cursando mais algumas matérias da área já seria possível trabalhar com telecom? A rapaziada daqui da faculdade comentou que tem mais interesse nessa área, alguns até tentarão transferências... Eu já to bem decidido e feliz com minha escolha, é o que eu quero estudar.

Agora deixa eu terminar meus 3 relatórios para amanhã  Batendo Cabeça
Registrado

+ Inteligência é um imperativo do Universo +
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #9 : 16 de Março de 2012, as 09:25:18 »

Brunotrema, normalmente, se a faculdade já coloca algumas disciplinas de telecomunicações em sua grade curricular, provavelmente você terá atribuição sim. Na dúvida, dá uma pesquisada aí na sua faculdade se o título de vocês vai se enquadrar nos artigos 8 e 9 na resolução 218 do CONFEA, dá uma olhada nela aí.

http://normativos.confea.org.br/ementas/visualiza.asp?idEmenta=266&idTipoEmenta=5&Numero=
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
otton
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 360

Obrigado
-Dado: 256
-Recebido: 45


rock in roll


« Responder #10 : 16 de Março de 2012, as 09:32:30 »

e ai metallover eu faço curso automaçao industrial no ifes (instituto federal do es) e gosto muito tem materias legais com eletronica,microcontroladores e etc
Registrado
NIZ
Visitante
« Responder #11 : 04 de Abril de 2012, as 02:22:22 »

Algo que sempre passa batido para quem quer entra de cabeça em uma Engenharia Eletrônica é que tem que gostar muito de programar! Antes de soldar o primeiro resistor numa plaquinha você vai ter que gastar varias horas fazendo programas no pc! Vi muitos colegas meus mudando para Eletrotécnica porque não conseguiam passar nas disciplinas de programação... (faço Eng. Eletrônica na UTFPR).

Talvez possa não ser o seu caso, mas se alguem se interessa e leu o tópico é bom ter isso em mente. Espero que você escolha o que mais vai te deixar feliz. Boa sorte  Legal!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #12 : 04 de Abril de 2012, as 05:57:48 »

Aliás, este não é um fenômeno exclusivo da engenharia eletrônica. Qualquer engenharia hoje é mais informática que qualquer outra coisa. É bem mais barato montar o que você quer no computador e testar antes de fazer de fato. Isso vale para um circuito eletrônico, um automóvel, uma hidroelétrica ou um carrinho de brinquedo.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
aron62br
Visitante
« Responder #13 : 04 de Abril de 2012, as 07:28:30 »

Caro diego.fcs

Atualizando sua informação: para quem entrar na escola agora (e já há algum tempo), valerá a resolução 1010 do CONFEA, a res, 218 só vale para nós "velhos".

A diferença é importante, pois na res. 218 as atribuições eram completas mesmo que faltasse uma ou outra disciplina no curso. Hoje, pela res. 1010, as atribuições são ligadas aos conteúdos efetivamente estudados - mesmo que após a graduação.

No entanto, até hoje, quase 7 anos após sua edição, o CONFEA ainda não conseguiu operacionalizar a tal resolução 1010; na minha opinião é uma grande utopia - maravilhosa mas não funcionaria em nossa cultura. Acho que estão esperando mudar a cultura. _.

Dado isso, a res. 218 continua sendo um bom parâmetro orientativo.

Por fim, esse detalhe deve fazer diferença para os cursos de Engenharia em que há enfoque MUITO específico, mas, na prática, as atribuições profissionais para os cursos mais generalistas deve continuar como na res. 218.

Só o CONFEA para fazer um rolo desses mesmo. Quem é Engenheiro, Tecnólogo ou Técnico e já foi atrás de CREA/CONFEA sabe o que eu digo  Bufando

Ao Metallover aconselho um curso de Engenharia Elétrica mais generalista - há muitos cursos muito específicos, com nomes bem específicos e exóticos.

No nosso curso de Eng. Civil temos perfil generalista que capacita o formando a trabalhar inicialmente em todas as áreas. Depois, com o passar dos anos, ele se especializa em algo que goste e se adapte. Isso ajuda muito a arranjar trabalho, principalmente em anos em que a economia não vai bem.

Existem ainda diferenças importantes no caráter dos cursos de Engenharia e Técnicos, além do visível (duração e atribuições). Os cursos de Engenharia em geral têm mais teoria e menos prática. Te ensinam mais a pensar e nem tanto a fazer. Já os cursos técnicos, um pouco ao contrário disso. Apesar de que ambos ensinam a pensar e a fazer.

à disposição.

Aron

1/2 - século de vida
+ de 1/4 de século de Engenharia
1/4 de século professor Universitário.

PS.: vc. percebe a idade quando dá para medir em séculos...  Legal!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #14 : 04 de Abril de 2012, as 10:28:35 »

No nosso curso de Eng. Civil temos perfil generalista que capacita o formando a trabalhar inicialmente em todas as áreas. Depois, com o passar dos anos, ele se especializa em algo que goste e se adapte. Isso ajuda muito a arranjar trabalho, principalmente em anos em que a economia não vai bem.

Concordo plenamente! Sou um engenheiro civil formado no início da crise da construção que se arrastou por 10 anos, 1997! Em 2004 chutei o balde e fui vender válvulas. Hoje trabalho com eletrônica!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal