Realmente não dá pra entender.
Houve um monte de questionamentos no outro tópico, e volta e meia tem gente que pergunta se é possível a alimentação de pequenos valvulados a partir de fontes simples.
Quase cinco meses de trabalho e testes para chegar a esse resultado e tem gente que não vê vantagem?
Vamos lá:
1) A mais notória: peso. Imaginando um pedal como o HotBox ou o ValveCaster, só de colocar dois transformadores nele já o transforma em um baita tijolo. Com esse circuito, alterando-se a tensão, é possível alimentar esses pedais a partir da fonte comum de 9V que todo mundo tem na pedaleira;
2) Vejamos o Baby Wonder. O transformador de força custa R$ 55,00.
Se houver necessidade de comprar a lâmpada, as duas não sairão por mais de R$ 12,00. As peças restantes devem sair mais ou menos por ai. Com cerca de R$ 25,00 monta-se o circuito e economiza-se R$ 30,00. (O circuito foi testado com o Baby Wonder, mas não é recomendado ainda, pois o indutor sofre pela alta corrente. Estamos tentando achar uma maneira de contornar facilmente isso).
3) Eficiência. O circuito apresentado tem eficiência maior do que os transformadores invertidos (Eduardo, me corrija se estiver errado, pois aqui tenho dúvidas).
A utilização em powers valvulados é desaconselhada. Testei o circuito com um amplificador composto por uma 12AX7 e duas ECL82 e saiu fumaça do indutor da parte dos filamentos. Esqueçam essa idéia, por enquanto, de alimentar power valvulados com ele.
Eu tinha pensado também em colocar um trimpot para ajustar a tensão, mas ao consultar o Eduardo sobre isso, ele me respondeu o seguinte:
Sua sugestão de colocar um trimpot é viável até certo ponto. Diminuir R5 faz cair a eficiência do circuito, pois aumenta a corrente drenada para o zener. O ideal é manter o mínimo possível de corrente no zener. O trimpot deveria ser colocado em série com R6, mas se der zica nele, a tensão vai para as alturas e pode estourar capacitores para todo lado.
Ou seja, por segurança, é melhor não colocar trimpot nem potenciômetro.
O circuito foi desenhado para alimentar circuitos com uma ou duas válvulas com baixo consumo. Por exemplo, eu irei montar o pré com 6BQ7 que o Kem postou, e adivinhem como vou alimentá-lo?
Abraços.