Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Junho de 2024, as 00:30:00


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 6 7 [8] 9 10 ... 15   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Bilé Nervoso - Fonte para prés valvulados  (Lida 94607 vezes)
ApAcHe*
Visitante
« Responder #105 : 21 de Maio de 2012, as 20:41:35 »

Leo, vou repetir uma pergunta minha que ficou pra trás, provavelmente passou despercebida:


Plautz, e em relação a amperagem da fonte, por exemplo, no caso de eu querer alimentar o Pré 5150 daqui do site mesmo, qual seria a amperagem necessária para se obter total estabilidade? a maioria de nós usamos 9V/1A, dá pra alimentar? Qual a relação entre a corrente do transformador e a corrente fornecida no Bilé?
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #106 : 21 de Maio de 2012, as 20:58:38 »

Apache,

Assim na bucha vou ficar te devendo.

O que posso te falar é que um pré fender (uma 12AX7) junto com o IALL 10.5 fez um indutor fritar (também pudera...).

Eu testei o hotbox (duas 12AX7) com filamentos em 6,3 e consumindo 600ma, sem problemas.

Ligando em 12V, conforme o Eduardo falou, a corrente cai pela metade, com o que pode-se alimentar tranquilamente quatro 12AX7.

Esse 5150, até onde sei, usa 300 e tantos volts na alta. Dá pra tirar isso do Bilé Elétrico (alterando-se as peças conforme no pdf).

Agora tem que ver como os filamentos estão ligados. Se estiverem para usar 6,3V vai ser complicado, pois o consumo será de 900ma.

Já se a alimentação dos filamentos estiver em 12V, o consumo de corrente será de 450ma. Aqui o consumo está dentro de uma faixa bem segura.

Mas deve-se verificar como os terminais dos filamentos (4, 5 e 9) estão ligados.

Espero ter esclarecido.

Abraços.
Registrado
marcosdepaula
Visitante
« Responder #107 : 21 de Maio de 2012, as 21:02:19 »

Eduardo, eu poderia usar este projeto para montar um amp pré valvulado, com power transistorizado ?
Abraço
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #108 : 21 de Maio de 2012, as 21:13:46 »

Não sou o Eduardo mas respondo.

Desde que alimente só o pré, e que o consumo dele não seja exagerado (mais do que 600 ~ 700 ma), pode.

O HotBox nada mais é do que um pré, montado em formato de pedal, com duas 12AX7.
Registrado
marcosdepaula
Visitante
« Responder #109 : 21 de Maio de 2012, as 21:30:26 »

Vou estudar algum pre Fender pra fazer
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #110 : 21 de Maio de 2012, as 22:34:22 »

Oi Pessoal

Quanto à dúvida do Apache, é fácil saber quanta energia precisa entrar no Bilé Elétrico. A eficiência do estágio Booster (que faz a alta tensão) é de 60% e o estágio Buck (filamentos) é superior a 90%. Então imaginemos que você vai usar 2 válvulas 12AX7 no seu projeto com uma tensão de 250V na alta.

Na baixa temos:

2*6,3*0,3A = 3,78AV

Na alta, imaginando que cada válvula demande 2mA:

2*250*0,002 = 1VA

A energia total necessária na entrada é:

3,78/0,9 + 1/0,6 = 5,87VA

Arredondando para 6VA, se for usado um transformador de 12V, percisa de 500mA. Se for usado 9V, precisa de 666mA. Se alimentar com 24V, apenas 250mA!

O legal de usar esses conversores é que não importa que voltagem entre, mas quanta energia entra. O circuito se vira para acertar os números e pegar apenas o necessário.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
gubterra
Visitante
« Responder #111 : 22 de Maio de 2012, as 09:55:21 »

Uma coisa que notei ontem na minha montagem, é que utilizando zener de 12 volts par atingir 300volts na alta voltagem, começa a emitir alta frequencia, igual as fontes de tv.....

Essa alta frequencia sera amplificda pelo pré?

Tem algo que eu possa fazer pra não ter este apito? Sera que o fato do indutor estar com 400 microhenrrys causa o apito?
 
Tava normal com a montagem original... ai eu só troquei o zener de 6,2 pra um de 12 ai deu 308 volts apitando.....

Obrigado um abraço pessoal!
« Última modificação: 22 de Maio de 2012, as 12:39:54 por gubterra » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #112 : 22 de Maio de 2012, as 13:14:13 »

Oi Gustavo

Esse apito vem do indutor. Isso está acontecendo por conta da mistureba de peças que você fez. O apito não passa para o outro lado do indutor de saída. Se estiver muito alto, aumente a voltagem de entrada. Com isso a frequência sobe e sai da faixa audível.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
FESTER
Visitante
« Responder #113 : 22 de Maio de 2012, as 17:05:57 »

Eduardo, eu tenho um indutor que achei em uma lampada só que de 34W.

1) Só que tem um problema, o qual pesquisando na net não encontrei respostas:
Medindo a resistência do indutor, deu 3,8Ohms, porem o circuito é CC, então não dá para calcular a indutância, pois a mesma depende de uma frequência.

Como faço para descobrir qual o valor desde indutor?

2) No caso, eu posso utilizar um indutor de maior valor do que 1,8mH e 2,2mH, e não de menor valor, correto?

v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum)
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #114 : 22 de Maio de 2012, as 17:46:31 »

Oi Fester

Tem duas formas de saber a indutância desses indutores de lâmpada. Uma é quando o valor vem escrito. Outra é usando um indutímetro.

Você até pode calcular, mas precisa saber o número de voltas de fio. Ou seja, teria que destruir a peça.

O melhor é usar e ver se funciona. O circuito irá se estabilizar e operar em um ponto estável para qualquer valor de indutor maior que 1,2mH. O problema é saber se a operação será adequada para a finalidade. Dependendo da demanda de corrente e do valor do indutor, a frequência de operação cai no campo audível. Isso pode causar um apito vindo do indutor. Embora tenha um som horrivel e assustador, não é prejudicial.

Conforme o uso que você for dar ao circuito, até pode deixar apitando mesmo. Fechado numa caixa e com uma banda tocando em volta, ninguém vai nem notar! Cheesy

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Marcel.
Visitante
« Responder #115 : 22 de Maio de 2012, as 19:02:34 »

Eduardo e Plautz, primeiramente, meus parabéns pelo BELO projeto.
Agora a pergunta: se eu alimentar esse circuito com baterias, essas não sofrerão o efeito "Drácula", não? _. Duram quanto tempo? A impressão que dá é que as baterias acabarão muito rapidamente.

Desculpem se for uma pergunta idiota, mas, enfim, não entendo tanta coisa assim de física, muito pelo contrário, sou estudante de direito. Apenas sou atrevido.... Tongue
Também não vi ninguém comentando sobre isso, a menos que tenha passado batido.

Abraços e parabéns novamente!
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #116 : 22 de Maio de 2012, as 20:29:50 »

Efeito "Drácula"? Tipo sugar sangue das pessoas? Dormir em caixões? Fugir da Cruz? Temer a luz do sol?
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Marcel.
Visitante
« Responder #117 : 22 de Maio de 2012, as 20:51:21 »

Efeito "Drácula"? Tipo sugar sangue das pessoas? Dormir em caixões? Fugir da Cruz? Temer a luz do sol?

É! Exatamente isso!  Bravo
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #118 : 22 de Maio de 2012, as 21:14:09 »

Oi Marcel

O circuito é um conversor de energia. Por si só, não vai drenar uma bateria muito rápido. O problema é que uma válvula é um poço sem fundo quando se fala em energia, por conta do filamento. O que realmente zera a bateria bem rápido são os filamentos. Mesmo assim, um par de baterias alcalinas pode sustentar uma 12AX7 por umas 4 horas.

Quero deixar claro que a idéia deste circuito é simplificar a montagem de pedais valvulados. Com ele qualquer fonte comum de 12V que se usa em pedais transistorizados pode ser usada no pedal valvulado. A foto no início do tópico é apenas para ilustrar a flexibilidade do circuito. Embora seja possível usar baterias, eu acho uma insanidade.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Marcel.
Visitante
« Responder #119 : 22 de Maio de 2012, as 23:37:50 »

Oi Marcel

O problema é que uma válvula é um poço sem fundo quando se fala em energia, por conta do filamento. O que realmente zera a bateria bem rápido são os filamentos. Mesmo assim, um par de baterias alcalinas pode sustentar uma 12AX7 por umas 4 horas.
Entendi. Foi isso que pensei... 4 horas é realmente pouco.
Acho que seria uma boa idéia se usar baterias recarregáveis em conjunto com as fontes 12V, dando a opção de usar a fonte quando a bateria estivesse zerada e do cara sempre poder recarregar a bateria enquanto não estivesse usando, pra conseguir usar na boa depois e evitar o desperdício de dinheiro contínuo na compra de baterias normais.
Registrado
Páginas:  1 ... 6 7 [8] 9 10 ... 15   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal