Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Setembro de 2024, as 18:27:45


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como fixar dissipador de calor em um CI?  (Lida 14365 vezes)
Sérgio Crepaldi
Visitante
« Responder #15 : 10 de Março de 2012, as 18:58:22 »

Boa noite Eduardo...

A respeito da fixação do CI no dissipador, vale lembrar que nem todos eles podem ser colocados sem isolamento no dissipador, não é o caso desse em que o terra pode entrar em contato com o parafuso. Nesses casos existem uns tipos de buchas para parafusos de transistor que devem ser usados. E mica também. A mica suporta calor e isola.

Não é o caso desse CI, mas foi apenas para ressaltar em um futuro projeto.

A respeito da pinagem do CI, o colega já postou uma imagem, mas tem no próprio tutorial:
http://www.handmades.com.br/conteudo/projetos/pedais/fonte9v/2-7809.jpg

Você precisa de retificação de onda completa em ponte, pelo que li seu transformador tem dois fios no secundário.
Se fez a placa igual a do projeto do site, fonte de 9 volts, basta acrescentar dois diodos, vão ficar fora da placa, mas você não vai precisar fazer outra e em nada prejudica, desde que você faça com um certo cuidado pra não dar curto.
Fiz um desenho e postei aqui:
http://s1074.photobucket.com/albums/w406/sergiocrepaldi/?action=view&current=fonte-1.jpg

os diodos D3 e D2, desenhei em laranjado. São eles que precisa colocar a mais. Solde o catodo do diodo 3 com o anodo do diodo 1, solde o catodo do diodo 2 com o anodo do diodo 4, e solde um dos fios do secundario do transformador nos anodos dos diosos 2 e 3, e o outro fio do secundário nos catodos dos diodos 1 e 4.

Se eu escrevi algo errado, peço aos colegas mais experientes que corrijam por favor, e se tiver algo que eu possa ajudar conte comigo.

Boa sorte,

Abraço

Edit: Depois do GrAmorin verificar um erro no desenho que fiz, coloquei outro, peço que aguarde a confirmação dele por favor
« Última modificação: 10 de Março de 2012, as 21:09:23 por Sérgio Crepaldi » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #16 : 10 de Março de 2012, as 19:12:53 »

Faltou ligaçao para o GND?

O desenho esta correto, mas a ligação certa seria:
Soldar os fios do transformador na junçao de D1 com D3, e na junçao de D4 com D2.
Solda um fio dos anodo de D3 e D2, na trilha que esta marcado "0V".
Registrado

Sérgio Crepaldi
Visitante
« Responder #17 : 10 de Março de 2012, as 21:07:33 »

Faltou ligaçao para o GND?

O desenho esta correto, mas a ligação certa seria:
Soldar os fios do transformador na junçao de D1 com D3, e na junçao de D4 com D2.
Solda um fio dos anodo de D3 e D2, na trilha que esta marcado "0V".

Boa noite GrAmorin, por favor, corrija se eu tiver errado de novo...
Obrigado por avisar:
http://s1074.photobucket.com/albums/w406/sergiocrepaldi/?action=view&current=fonte-1.jpg


Abraço
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #18 : 10 de Março de 2012, as 22:19:33 »

Agora esta correto.
 Legal!
Registrado

guitar_luthier
Visitante
« Responder #19 : 10 de Março de 2012, as 23:33:38 »

Pessoal. montei um power com CI 7294 e coloquei um dissipador com pasta térmica direto nele e parafusei não usei mica, mas se eu parafusar o dissipador direto no chassis o sim sai rachado, se eu tiro do chassis o som sai normal. O que pode ser isso? será que precisa de mica para isolar???
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #20 : 11 de Março de 2012, as 00:07:40 »

Nem todo Circuito Integrado a parte metálica do dissipador é ligada internamente ao "terra" e neste caso é preciso "isolar" com "mica" e "bucha" pástica no furo onde se coloca o parafuso.

Para ter certeza o correto é dar uma olhada no datasheet de cada integrado.  Eu costumo usar sempre isolado.
Registrado

guitar_luthier
Visitante
« Responder #21 : 11 de Março de 2012, as 00:11:45 »

Alfredo, mas mesmo isolado é comum ele esquentar?
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #22 : 11 de Março de 2012, as 00:20:50 »

Sim com certeza!  Tem alguns integrados, que quando próximo do máximo volume nem dá para colocar a mão sob risco de provocar queimaduras.

Por isto que alguns integrados requerem dissipadores grandes e em alguns casos até com ventilação forçada.
Registrado

visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #23 : 11 de Março de 2012, as 04:48:42 »

É como o nome sugere, uma estação de trabalho, esta para trabalhos de furação.

http://www.lojatudo.com.br/suporte-vertical-work-station-dremel-220.html

Parabéns.. agora você me fez 307,26 reais mais pobre!  Cheesy
Muito bom, não sabia que existia esse workstation, deve ser excelente para furar plaquinha e outros afins!
Registrado
Epron
Visitante
« Responder #24 : 11 de Março de 2012, as 12:01:10 »

Realmente! Por isso que eu comprei!
Comprei ela porque eu ja tinha a dremel, mas existem furadeiras verticais melhores.
As peças desse workstation são feitas de plástico, acredito que com o tempo de ficar tirando e colocando o plástico se desgaste.
Bom, mas enquanto estiver bom, os furos em placas sairão perfeitos e com vários diametros diferentes... hehe

Abçs!
Registrado
Eduardo13
Visitante
« Responder #25 : 11 de Março de 2012, as 18:18:40 »

Valeu galera! Vou seguir o projeto e depois conto se deu certo.

GrAmorin

O que é uma ponte retificador? Não seria a própria associação de diodos que coloquei?

-----
Galera, to com um pouco de dúvida sobre como funciona a chave SPDT para soldar os fios do transformador.

Comprei uma chave tem 3 polos (6 pinos). Fazendo teste de continuidade nos pinos quando a chave ta em 110 funciona apenas 1 pino do polo central 1 e 1 pino do polo da esquerda. Quando a chave ta em 220 funciona 1 pino do polo central e 1 pino do polo da direita.
« Última modificação: 11 de Março de 2012, as 19:39:43 por Eduardo13 » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #26 : 12 de Março de 2012, as 18:36:58 »

A assossiação dos diodos como descrito forma uma ponte retificadora.
Existe um componente que se chama ponte retificadora.
Dentro é a mesma coisa que a assossiação, com a unica diferença se estar tudo em uma unica peça, e apenas 4 terminais para soldar, ao inves de 4 peças interligadas, outra coisa, é o tamanho que a ponte tem, se comparado aos diodos em assossiação (desde que seja de mesmas caracteristicas. Nao adianta comparar o tamanho de uma ponte para 10A com 4 diodos de 1A, mas se comparar uma ponte de 1A com doiodos de 1A vera a diferença.)
Registrado

Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal