Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Setembro de 2024, as 20:30:57


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como fixar dissipador de calor em um CI?  (Lida 14392 vezes)
Eduardo13
Visitante
« : 10 de Março de 2012, as 11:43:46 »

Galera, como faço para perfurar um dissipador de calor para fixar no CI? Tem um método prático?

Estou fazendo o projeto da fonte 9V aqui do fórum e preciso colocar o dissipador no 7809.
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #1 : 10 de Março de 2012, as 11:52:37 »

Porca e parafuso?
Registrado
Eduardo13
Visitante
« Responder #2 : 10 de Março de 2012, as 12:01:45 »

Sim, porca e parafuso. Mas perfurar o dissipador com um parafuso não é meio difícil? tem um jeito mais fácil? Não sei se existem dissipadores com furos, mas o que eu comprei não tem nada!
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #3 : 10 de Março de 2012, as 12:09:07 »

Perdão, não tinha visto a primeira pergunta.

Broca de aço rápido no diâmetro do parafuso (um pouquinho maior, de preferência), prender o dissipador firmemente (em uma morsa, por exemplo), e furar.

NÃO SEGURE O DISSIPADOR PARA FURAR sob o risco de se machucar.

Existem dissipadores já furados, mas não são todas as lojas que vendem.

Abraços.
Registrado
Eduardo13
Visitante
« Responder #4 : 10 de Março de 2012, as 12:14:32 »

Não tenho morsa =/ Vou pedir para o meu auxiliar segurar o dissipador com um alicate! hahaha =P

Registrado
Epron
Visitante
« Responder #5 : 10 de Março de 2012, as 12:27:29 »

Inh, é tranquilo cara... rs
O bom é voce antes de começar a furar, fazer um pequeno furo, dando uma martelada em um prego, só pra fazer um miniburaquinho, pra broca não escapar quando começar a furar...
Agora que eu tenho um Workstation da Dremel, ficou facil demais fazer essas coisas... hehe

Abçs!
Registrado
Eduardo13
Visitante
« Responder #6 : 10 de Março de 2012, as 12:32:16 »

O que é um workstation? Pra mim que sou tecladista workstation é um teclado! hahaa

Outra dúvida: to me confundindo um pouco com a posição do 7809 na placa. o in do CI vai para o lado do transformador e o out para a saída da fonte correto?
Registrado
jpdiman
Visitante
« Responder #7 : 10 de Março de 2012, as 13:15:44 »

É como o nome sugere, uma estação de trabalho, esta para trabalhos de furação.

http://www.lojatudo.com.br/suporte-vertical-work-station-dremel-220.html
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #8 : 10 de Março de 2012, as 14:31:40 »

O que é um workstation? Pra mim que sou tecladista workstation é um teclado! hahaa

Outra dúvida: to me confundindo um pouco com a posição do 7809 na placa. o in do CI vai para o lado do transformador e o out para a saída da fonte correto?

Correto.



T+
Registrado
Eduardo13
Visitante
« Responder #9 : 10 de Março de 2012, as 15:33:33 »

Valeu!

Última dúvida e aí paro de incomodar vocês!

Meu transformador tem apenas 2 fios no secundário, por isso preciso 4 diodos na retificação, correto? No layout que tem na seção Projetos tem apenas dois diosos, agora pra colocar os 4 basta eu colocar mais dois em série com os dois que já estão no layout? As conexões +12 e +12 do transformador continuam normal como ta no layout?
Registrado
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #10 : 10 de Março de 2012, as 15:42:36 »

Cara para furar use uma broca bem fina para abrir um guia, depois voce pode usar uma broca maior. se voce vai usar parafuso e porca use broca mais grossa doque o parafuso, se for usar parafuso soberbo a broca deve ser pouca coisa mais fina doque o parafuso(eu faço assim).
Em lojas de eletronica vende uma furadeira de mão e custa o mesmo preço de um furador comum. Ela usa 9v como alimentação e serve bem para furar placas e dissipadores.

-----
Cara para furar use uma broca bem fina para abrir um guia, depois voce pode usar uma broca maior. se voce vai usar parafuso e porca use broca mais grossa doque o parafuso, se for usar parafuso soberbo a broca deve ser pouca coisa mais fina doque o parafuso(eu faço assim).
Em lojas de eletronica vende uma furadeira de mão e custa o mesmo preço de um furador comum. Ela usa 9v como alimentação e serve bem para furar placas e dissipadores.
Ia me esquecendo: passe pasta termica no regulador antes de fixar o dissipador
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
Eduardo13
Visitante
« Responder #11 : 10 de Março de 2012, as 15:54:40 »

No caso, a associação de diodos ficaria igual a associação da figura abaixo?

http://www.sabereletronica.com.br/files/image/montagem_F4.jpg
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #12 : 10 de Março de 2012, as 16:45:57 »

Seria igaul a imagem postada.
Só uma nota:
Retificação que usa 2 diodos geralmente é para transformadores de 3 fios.
Retificação que usa 4 diodos geralemnte é para transformadores de 2 fios.
Se a fonte for retificação de onda completa sera assim, se for retificação meia onda esta regra nao se aplica.

Se ainda estiver tendo duvidas em relação a montagem, daqui a pouco postarei uma fonte com layout para transformadores de 2 e 3 fios.
Registrado

Eduardo13
Visitante
« Responder #13 : 10 de Março de 2012, as 17:08:53 »

Ok. Mas no meu caso preciso usar retificação de onda completa, como na associação de diodos que postei acima, certo?

O teu layout ajudaria muito. O problema é que já montei o circuito inteiro com o layout aqui do fórum, tudo soldado na pci já. Agora vou ter que adaptar pra retificação com 4 diodos mesmo
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #14 : 10 de Março de 2012, as 18:00:18 »

Neste caso tera entao que usar a ligaçao mostrada na figura que voce postou.
Ou entao use uma ponte retificadora, a estetica sera melhor.
Registrado

Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal