Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 14 de Novembro de 2024, as 14:19:33

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Válvula 12ax7 ruim  (Lida 18770 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #15 : 07 de Março de 2012, as 17:39:12 »

Os filamentos estão em DC (corrente contínua), certo? Porque não usa um regulador?

Um 7812 com um diodo em série com o terminal central fica perfeito!
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
gil_holanda
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 13
-Recebido: 4

« Responder #16 : 07 de Março de 2012, as 17:53:12 »

Oi Pessoal

A tolerância para tensão de filamento é de 10% para cima ou para baixo. Mas essa tolerância deve ser usada para absorver flutuações na rede de força. Ela não deve ser usada para corrigir falha de projeto. A válvula sobrevive por algum tempo com mais tensão, mas deixar com quase 14V vai torrar o catodo bem rápido.

Abraços

Eduardo

Eduardo,pode ser que todos que já montaram esse projeto estejam com essa voltagem excessiva?
Visitante
« Responder #17 : 07 de Março de 2012, as 19:34:03 »

Olá pessoal,

Gostaria de pedir uma ajuda a quem entende sobre válvulas. Montei o pré do 5150 aqui do site, e o pedal estava

Que dificuldade é achar onde fica o link do 5150 " aqui no site " !
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49

« Responder #18 : 07 de Março de 2012, as 19:53:09 »

Que dificuldade é achar onde fica o link do 5150 " aqui no site " !

Eduardo,pode ser que todos que já montaram esse projeto estejam com essa voltagem excessiva?

Eu até tinha pensado em usar um regulador de voltagem, acho que seria a melhor opção para contornar este problema. Creio eu que todos que montaram este projeto a risca tenham essa voltagem nos filamentos, pois segui o projeto a risca, sem modificar nenhum componente. Ou pode ser que minha rede elétrica oscile muito. a.sim, o link para o projeto do 5150 está aqui:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2528.0

Valeu pela ajuda pessoal. Abraço.

Visitante
« Responder #19 : 07 de Março de 2012, as 20:08:26 »

Mas, credo...

ONDE está o esquema ? O tópico eu já havia encontrado...
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #20 : 07 de Março de 2012, as 20:34:25 »

Mas, credo...

« Última modificação: 08 de Março de 2012, as 00:04:14 por gil_holanda » Registrado
Bruno Lucca
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49

« Responder #21 : 07 de Março de 2012, as 21:01:51 »

Mas, credo...

Então, já que você achou o tópico, se você ler vai achar o esquema aqui:

Esse é o esquema do caminho do sinal, o chaveamento é feito pelos 4053. Não está nesse esquema a alimentação e o acionamento do 4053 nem o bypass com o acionamento do led.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?action=dlattach;topic=2528.0;attach=11395

o projeto do Fernando Bello aqui:

e as placas aqui:

Calma, não deu tempo de postar as placas para transferência. Mas a fonte ainda estou testando pra disponibilicar um layout pra usar 2 transformadores.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?action=dlattach;topic=2528.0;attach=11391
« Última modificação: 08 de Março de 2012, as 00:12:11 por bruno_luca » Registrado
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #22 : 07 de Março de 2012, as 23:51:30 »

Os filamentos estão em DC (corrente contínua), certo? Porque não usa um regulador?

Eduardo... Você acha melhor ficar um pouquinho menos que 12V???
Assim vai dar uns 11,5V +/- né?

Edit: Ta errado o que eu falei. O blackcorvo explicou... to com a cabeça longe... hahaha
Ja fiz esse esquema e comtei dele um sem numero de vezes aqui no forum... heheh
« Última modificação: 08 de Março de 2012, as 16:11:18 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
blackcorvo
Handmaker

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 187

« Responder #23 : 08 de Março de 2012, as 00:24:05 »

Eduardo... Você acha melhor ficar um pouquinho menos que 12V???
Assim vai dar uns 11,5V +/- né?

Não. O diodo em série com o terminal central - que é um ponto de referência pra tensão de saída do regulador - vai AUMENTAR a tensão de saída em 0,6v (a tensão necessária pra ele conduzir), ou seja, 12,6v.
Pra DIMINUIR, o diodo seria colocado logo após a saída do regulador, em série com a carga - no caso, os filamentos.
http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #24 : 08 de Março de 2012, as 08:27:28 »

Oi Pessoal

Quem usa sapato 40, tem que comprar sapato 40. Não vai ficar melhor com 39 ou 41. Numa emergência a gente até se vira um sapato apertado ou folgado, mas o certo é usar 40 num pé 40.

A 12AX7 deve operar com o filamento a 12,6V ou 6,3V. Não é para mudar nem para baixo e nem para cima.

Um 7812 com um diodo em série no terminal central vai estabilizar em 12,6V. É isso que a válvula pede.

Abraços

Eduardo
a.sim
Visitante
« Responder #25 : 08 de Março de 2012, as 08:55:13 »

Olá.

Os links não estavam abrindo. Hoje funcionou. A propósito, esses projetos deveriam estar na seção " projetos "...não é a primeira vez que eu necessito ficar garimpando o esquema citado num tópico...

Quanto ao filamento da válvula, os quase 14 V estão meio exagerados, e a recomendação de alimentar com 12,6 V é cabida. Quanto ao sapato 40, eu tenho outra opinião. Estando nos EUA, fui a uma loja comprar tênis; como se sabe, a numeração deles é diferente da nossa. Assim, fui experimentando os tamanhos, comparando com o que eu estava usando. Achei uma numeração confortável e comprei alguns...de volta ao Brasil, descobri que eles eram um número acima do meu ! Conclusão : para o pé não interessa o número, mas, sim , o conforto !

Quanto às válvulas, o certo é alimentar com a tensão nominal - até, por isso, uso a saída de filamento como referência para as fontes de alimentação que projeto. Entretanto, alimentar a válvula com uma tensão menor do que a nominal pode trazer algumas vantagens...quais seriam ? ? ?
« Última modificação: 08 de Março de 2012, as 10:03:03 por a.sim » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #26 : 08 de Março de 2012, as 11:13:46 »

Os links não estavam abrindo. Hoje funcionou. A propósito, esses projetos deveriam estar na seção " projetos "...não é a primeira vez que eu necessito ficar garimpando o esquema citado num tópico...

Organização em fórum é uma utopia! Vai se acostumando que é assim mesmo. A gente faz o melhor possível para manter a ordem, mas é muita informação vindo de toda parte.

Quanto ao sapato 40, eu tenho outra opinião. Estando nos EUA, fui a uma loja comprar tênis; como se sabe, a numeração deles é diferente da nossa. Assim, fui experimentando os tamanhos, comparando com o que eu estava usando. Achei uma numeração confortável e comprei alguns...de volta ao Brasil, descobri que eles eram um número acima do meu ! Conclusão : para o pé não interessa o número, mas, sim , o conforto !

Bom, a tensão nominal da 12AX7 é 12,6V. Já o tamanho nominal do seu pé... bom... aí já fica meio subjetivo. Tem quem goste de aperto. Outros preferem folga. Mesmo assim acho que o exemplo cumpriu sua função didática.

O sistema de medidas de calsados no Brasil não é padronizado, por isso você não pode usar uma tabela para conversão. Já o sistema americano é baseado no comprimento do pé e fica fácil saber qual é seu tamanho. O sistema foi inventado para possibilitar a compra de calsados e roupas por catálogos. Para quem quiser saber:

http://www.tennis-warehouse.com/LC/ShoeSizing.html

... alimentar a válvula com uma tensão menor do que a nominal pode trazer algumas vantagens...quais seriam ? ? ?

Na verdade tem desvantagem. O depósito de óxido de bário e outros compostos que recobrem o catodo são decompostos pelo calor. Isso irá ocorrer de forma inexorável e a válvula irá perder emictância. Por isso elas ficam "fracas" com o tempo. O processo é retardado pela forte carga da núvem eletrônica que se forma em torno do catodo. Se o aquecimento for insuficiente, a núvem não se forma.

Trabalhar a válvula subaquecida faz com que ela se comporte como um componente no final da vida útil e acelera a decomposição do catodo.

Abraços

Eduardo
a.sim
Visitante
« Responder #27 : 08 de Março de 2012, as 12:13:14 »

Na verdade tem desvantagem. O depósito de óxido de bário e outros compostos que recobrem o catodo são decompostos pelo calor. Isso irá ocorrer de forma inexorável e a válvula irá perder emissão. Por isso elas ficam "fracas" com o tempo. O processo é retardado pela forte carga da nuvem eletrônica que se forma em torno do catodo. Se o aquecimento for insuficiente, a nuvem não se forma.

Trabalhar a válvula subaquecida faz com que ela se comporte como um componente no final da vida útil e acelera a decomposição do catodo.

Dr. Eduardo ! Leia o " Vacuum Tubes ", do Dr Karl Spangenberg.

O fabricante especifica uma tensão nominal de, digamos, 12,6 V para o filamento e está correto mantê-la nesse valor. Acontece que o mesmo fabricante dá uma tolerância de +/- 10% para essa tensão. Embora usar os + 10% implique realmente em encurtar a vida útil da válvula ( evaporação do Bário contido no material emissivo do catodo ), a redução da tensão de filamento EM VÁLVULAS DE BAIXA POTÊNCIA permite, quando não se está utilizando a máxima corrente de catodo permitida, as seguintes vantagens :

a) um menor ruído shot ( pois a temperatura do catodo é mais baixa ),
b) uma menor corrente de grade ( aquela que detona os potenciômetros ),
c) uma maior vida útil da válvula.

Não se deve baixar a tensão de filamento mais do que 10%, pois o processo de decomposição eletrolítica do material emissivo pode ser prejudicado, levando a um envelhecimento precoce da válvula por falta de Bário metálico no catodo. E, evidentemente, não se deve usar essa técnica com válvulas de potência...
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #28 : 08 de Março de 2012, as 14:38:45 »

Oi A.sim

Francamente eu acho que não vale a pena alimentar com subtensão. É prático usar um 7806 e alimentar com 6V em lugar de 6,3V. Mas faço isso apenas por praticidade. Tentar usar 5,7V ou 11,4V para economizar uns meses de 12AX7 me parece mesquinharia.

Abraços

Eduardo
gil_holanda
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #29 : 08 de Março de 2012, as 15:06:31 »

Oi A.sim

Francamente eu acho que não vale a pena alimentar com subtensão. É prático usar um 7806 e alimentar com 6V em lugar de 6,3V. Mas faço isso apenas por praticidade. Tentar usar 5,7V ou 11,4V para economizar uns meses de 12AX7 me parece mesquinharia.

Abraços

Eduardo

Eduardo, e quanto seria o tempo de vida de uma 12AX7 nessa situacional de Pre e funcionando a 12,6v?
  Imprimir  

Ir para: