Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 04:29:32


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Proposta de pré para guitarra com 6BQ7A  (Lida 32606 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #45 : 08 de Março de 2012, as 17:09:21 »

Se não tem, ta aqui um novo esquema.
Eu ja simulei ele no Isis, e 250K foi o o que ficou melhor. Claro que simulação é uma coisa e vida real é outra, então pode ser necessario aumenta-lo um pouco mais.
Obrigado pelas ajudas, mas ainda estou aceitando criticas, conselhos, opiniões e, claro, uma ajuda financeira é sempre bem vinda...  Cheesy Cheesy Cheesy
[]s.



Ps. Haroldo, sim, você esta certo. E acho uma babaquice quem exige esse tratamento, mas tem aos montes por ai.
Tem um texto legal sobre isso aqui: http://www.pucrs.br/manualred/textos/texto8.php . O titulo: "Todos Nós Somos Doutores"


----
Imagens do osciloscopio na simulação do Isis:
Dados:
Gerador: Sinal 100mVpp, 100Hz, onda senoidal.
Osciloscopio:
Canal inferior = entrada. 50mV/Div
Canal superior = saida. 20V/Div
Potenciometro volume master (em 80%)

A: Pot ganho em 60%, pot seguidor todo pro lado do capacitor
B: Pot ganho em 60%, pot seguidor todo pro lado dos resistores de 47K (resistencia de 250K entre capacitor e resistores 47K)
C: Pot ganho em 90%, pot seguidor todo pro lado do capacitor
D: Pot ganho em 90%, pot seguidor todo pro lado dos resistores de 47K (resistencia de 250K entre capacitor e resistores 47K)



« Última modificação: 08 de Março de 2012, as 18:47:41 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #46 : 08 de Março de 2012, as 17:57:05 »

Oi A.sim

Pois é, dr. Tudo o que descreveste está certo. Vejo que o colega faz a lição de casa. Mas isso não impede que os potenciômetros continuem oxidando com a corrente de grade e...raspando.

E você? Faz a sua?  To vendo que não!

Citar
Não é a tensão de grade que é negativa...é a tensão de catodo que é positiva. Parece que é a mesma coisa, mas não é. A grade coleta cargas, que podem ser elétrons, íons positivos ou íons negativos independente de haver tensão nela ou não.

Ions positivos em uma válvula a vácuo? Desde quando tem próton correndo pelas válvulas? Ou você inventou a válvula PNP?

Citar
Essa cargas precisam escoar para a massa através do resistor de grade. Isso forma uma corrente - que vai atravessar o cursor do potenciômetro, e oxidar o material.

Perfeito! Ela coleta uns poucos elétrons, por isso fica negativa em relação a massa. O catodo fica positivo em relação a massa e a grade fica negativa em relação a massa. O potencial negativo da grade é bem pequeno.

Citar
Ela não é próxima a zero volt...meça a tensão de uma grade deixada aberta, sem resistor ao terra.

Se a grade está aberta, não tem potenciômetro! Daí não vai raspar! Para esta análise o que conta é o potencial da grade conectada ao resistor!

Citar
Em algumas válvulas, a tensão chega a -1,5 V. Essa caracterísitica inclusive é utilizada em válvulas de alto ganho ( as 12AX7 ) num tipo de polarização chamado " escape de grade ". E essa corrente vai causar corrosão no contato móvel do potenciômetro, quer o sr. queira ou não.

Como eu disse, isso é verdade, mas o potenciômetro precisa ser de valor alto! Com um potenciômetro de valor baixo a corrente de escape de grade não é capaz de gerar a tensão necessária

Citar
Já foi verificado, aqui, por outro colega, que desacoplar o cursor do potencômetro elimina o raspar...só o sr. ainda não se convenceu, por que quer economizar o capacitor.

Elimina pelo corte de frequência. Fechar os olhos não faz o mundo sumir! Só criancinha acha que o mundo sobe se ela não vê! O capacitor que você usa para "eliminar" o raspar apenas faz o amplificador não ouvir a raspada!

Citar
A raspagem, por outro lado, pode ser consequência do desgaste do potenciômetro, ou pela oxidação excessiva do anel de contato interno, que é prateado. A prata, especialmente quando exposta a vapores sulfurosos ( queima da gasolina e óleo diesel, por exemplo...)

Eu não costumo queimar gasolina nos meus amplificadores  Cheesy Se você faz isso, ok! cada um com sua mania!

Citar
O óxido de prata é condutivo, mas, em excesso, ele prejudica os contatos. Com isso, o potencômetro vai raspar, com ou sem corrente no cursor, é verdade...quem sabe, não seja esse o motivo da sbstituição do potenciõmetro Constanta ? ? ?

Potenciômetro Constanta com prata?!?! Só na terra do Peter Pan!

Olha, Alexandre, essa discução já me cansou. Se você gosta de por capacitores nos teus potenciômetros, fique a vontade e seja feliz com isso. Francamente, eu pensei bastante no assunto e não consegui encontrar um argumento convincente. Os potenciais e correntes envolvidos são muito pequenos para fazer qualquer dano a um potenciômetro.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
a.sim
Visitante
« Responder #47 : 08 de Março de 2012, as 18:24:26 »

Credo, que horror...será que ajuda replicar ? Talvez para quem esteja lendo a discussão...vamos lá.

Oi A.sim
Citar
Ions positivos em uma válvula a vácuo? Desde quando tem próton correndo pelas válvulas? Ou você inventou a válvula PNP?

O vácuo da válvula não é perfeito. Mesmo sendo um dos vácuos mais perfeitos produzidos industrialmente ( e muito mais limpo do que o vácuo interestelar ) ainda há muitas moléculas dos gases atmosféricos dentro da válvula. O impacto dos elétrons com esses átomos cria íons positivos, sim...e o catodo emite íons negativos, oriundos do material emissivo..." Vacuum tubes " by Spangenberg...
Citar

Perfeito! Ela coleta uns poucos elétrons, por isso fica negativa em relação a massa. O catodo fica positivo em relação a massa e a grade fica negativa em relação a massa. O potencial negativo da grade é bem pequeno.


Experimenta só ligar o filamento de uma 12AX7 e medir o potencial que aparece entre grade e catodo...sem tensão de placa ! Eu acabei de medir 1,2 V e 0,8 V numa delas, aqui. Essa ddp é criada pelos elétrons emitidos pelo catodo quente, coletados pela grade fria. Faça o teste " você também " !

Citar

Como eu disse, isso é verdade, mas o potenciômetro precisa ser de valor alto! Com um potenciômetro de valor baixo a corrente de escape de grade não é capaz de gerar a tensão necessária


A corrosão é causada pela corrente, não pela tensão. A decomposição / deposição de metais é determinada pela corrente...Lei de Faraday....

Faraday's 1st Law of Electrolysis - The mass of a substance altered at an electrode during electrolysis is directly proportional to the quantity of electricity transferred at that electrode. Quantity of electricity refers to the quantity of electrical charge, typically measured in coulomb.

Quantidade de eletricidade = corrente x tempo

Citar

Elimina pelo corte de frequência. Fechar os olhos não faz o mundo sumir! Só criancinha acha que o mundo some se ela não vê! O capacitor que você usa para "eliminar" o raspar apenas faz o amplificador não ouvir a raspada!


Não...elimina pelo bloqueio da corrente contínua. Faça a experiência...o efeito independe do valor da capacitância. E, sendo o ruído de raspagem de alta frequência, o capacitor necessário para filtrá-lo não permitiria passar o áudio...
Citar
Eu não costumo queimar gasolina nos meus amplificadores  Cheesy Se você faz isso, ok! cada um com sua mania!
Eu não queimo gasolina nos amplificadores mas o pessoal que anda de carro na rua à frente da minha casa, sim. A atmosfera fica cheia de vapores sulfurosos. Não esqueça que o efeito é cumulativo e o potenciômetro tem bastante tempo disponível para se oxidar...24 h por dia...
Citar

Potenciômetro Constanta com prata?!?! Só na terra do Peter Pan!
Sim, o anel de contato interno, ligado ao contato central, é de latão / bronze prateado. Isso, desde o tempo do Matusalém...talvez não tenhas visto pelo fato de estar oxidado ao extremo. Limpa com Brasso que vais ver o prateado.

Citar
Olha, Alexandre, essa discussão já me cansou. Se você gosta de pôr capacitores nos teus potenciômetros, fique à vontade e seja feliz com isso. Francamente, eu pensei bastante no assunto e não consegui encontrar um argumento convincente. Os potenciais e correntes envolvidos são muito pequenos para fazer qualquer dano a um potenciômetro.

Sem comentários...espero que os demais possam ter aproveitado a discussão.

« Última modificação: 08 de Março de 2012, as 19:45:35 por a.sim » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #48 : 08 de Março de 2012, as 18:26:38 »

...Tenho certeza de que essa conversa de vocês pode demorar 10 anos que o Eduardo vai continuar a só usar potenciometros alpha e o a.sim vai continuar desacoplando os potenciometros...
Roll Eyes Roll Eyes Roll Eyes


Ps. Quem conseguiu ver meu post acima (primeiro dessa pagina) eu modifiquei a imagem do osciloscopio. O potenciometro de ganho estava invertido.
« Última modificação: 08 de Março de 2012, as 18:50:42 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #49 : 08 de Março de 2012, as 19:39:35 »

Ricardo, dá uma olhada nessa página, item 8, fig 5.  Muito parecido com o circuito que você desenhou, mas tem um resistor ligando o catodo do seguidor de catodo à grade do estágio anterior como realimentação.   

http://sound.westhost.com/valves/preamps.html
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #50 : 08 de Março de 2012, as 19:44:40 »

Ricardo, dá uma olhada nessa página, item 8, fig 5.  Muito parecido com o circuito que você desenhou, mas tem um resistor ligando o catodo do seguidor de catodo à grade do estágio anterior como realimentação.   

http://sound.westhost.com/valves/preamps.html
É o que eu tinha feito com o potenciometro no primeiro desenho...
Mas a ideia é distorcer... Feedback vai deixar com menos distorção. Como deixou nos testes que fizemos.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #51 : 08 de Março de 2012, as 19:44:54 »

Credo, que horror...será que ajuda replicar ?

Com certeza não!

Ps. Quem conseguiu ver meu post acima (primeiro dessa pagina) eu modifiquei a imagem do osciloscopio. O potenciometro de ganho estava invertido.

Eu vi! Que curvas interessantes! Conforme você altera os controles vão aparecendo timbres muito diferentes! Acho que vale muito a pena construir este pré para ouvir como soa!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #52 : 08 de Março de 2012, as 19:55:49 »


Eu vi! Que curvas interessantes! Conforme você altera os controles vão aparecendo timbres muito diferentes! Acho que vale muito a pena construir este pré para ouvir como soa!

Abraços

Eduardo

Também acho, porque só ver as formas de onda derivadas de uma entrada senoidal, não quer dizer que vai soar legal com o sinal captado da guitarra.   Além disso, o software simula baseado em modelo matemático, que pode não ser fidedigno (com certeza não é) ao comportamento do circuito real. 

Se não me engano também tem um jeito de enviar esse sinal gerado pra saída de alto-falantes do micro ou pelo menos criar um arquivo wav ou mp3.  Precisa dar uma garimpada ai no programa.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.225

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 186



WWW
« Responder #53 : 09 de Março de 2012, as 05:39:52 »

kem, você chegou a tentar usar o potenciômetro ligado no catodo, como eu tinha comentado aqui anteriormente?
Registrado

http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #54 : 09 de Março de 2012, as 11:40:31 »

blackcorvo, não tinha visto essa sua sugestão...
Mas qual seria a ideia? Não entendi bem...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.225

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 186



WWW
« Responder #55 : 09 de Março de 2012, as 14:41:47 »

blackcorvo, não tinha visto essa sua sugestão...
Mas qual seria a ideia? Não entendi bem...

Ao invés da ligação ser:

Potenciômetro    Capacitor
---|//v//|---------||---

ela seria:

Capacitor   Potenciômetro
---||---------|//v//|---

Dessa forma, o Potenciômetro vai estar ligado ao catodo do último triodo, onde a tensão é menor que entre os resistores de 47k.

Eduardo, a.sim
O que vocês acham? Isso não seria uma melhor solução pra essa questão que vocês estavam discutindo?
« Última modificação: 09 de Março de 2012, as 14:43:46 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #56 : 09 de Março de 2012, as 14:46:15 »

Eduardo, a.sim
O que vocês acham? Isso não seria uma melhor solução pra essa questão que vocês estavam discutindo?

Eu acho que dá na mesma.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
a.sim
Visitante
« Responder #57 : 09 de Março de 2012, as 15:01:28 »

blackcorvo, não tinha visto essa sua sugestão...
Mas qual seria a ideia? Não entendi bem...

Ao invés da ligação ser:

Potenciômetro    Capacitor
---|//v//|---------||---

ela seria:

Capacitor   Potenciômetro
---||---------|//v//|---

Dessa forma, o Potenciômetro vai estar ligado ao catodo do último triodo, onde a tensão é menor que entre os resistores de 47k.

Eduardo, a.sim
O que vocês acham? Isso não seria uma melhor solução pra essa questão que vocês estavam discutindo?

Olá. Eu havia pensado nisso ontem à noite, mas esqueci de fazer a sugestão. Eletricamente é a mesma coisa, mas, se a preocupação é com o isolamento do potenciômetro, use-o conectado ao catodo, onde a tensão é menor.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #58 : 09 de Março de 2012, as 15:01:58 »

Então... eu ja tinha testado isso no Isis...
Invertendo dessa forma, o potenciometo não tem efeito... Só se estiver entre os resistores de 47K e o capacitor. Mas isso virtualmente...

Ps. Testei novamente e deu certo... devo ter esquecido de ligar algum fio na ultima vez.
Blackcorvo... Vou usar sua sugestão. A voltagem que vai passar pelo potenciometro é menor dessa forma. Obrigado.
« Última modificação: 09 de Março de 2012, as 15:10:30 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
a.sim
Visitante
« Responder #59 : 09 de Março de 2012, as 15:03:19 »

Então... eu ja tinha testado isso no Isis...
Invertendo dessa forma, o potenciometo não tem efeito... Só se estiver entre os resistores de 47K e o capacitor. Mas isso virtualmente...

Oi Kem.

Essa afirmação não faz sentido. Deve haver erro na simulação. Tanto faz a ordem na qual o capacitor e o potenciômetro são ligados.
Registrado
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal