Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 02:18:09


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Proposta de pré para guitarra com 6BQ7A  (Lida 32564 vezes)
fallout
Visitante
« Responder #15 : 06 de Março de 2012, as 19:48:06 »

fallout, a 6BQ7A só funciona com 6V. Não funciona com 12V como a 12A*7.
É só ligar os 6V nos pinos 4 e 5. O pino 9 não é ligado aos filamentos.
Sim, é que vi no datasheet dela nos exemplos de circuitos umas indutancias ligadas em serie com a alimentação, o pino 9 pode aterrar?
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #16 : 06 de Março de 2012, as 19:52:14 »

Sim, o pino 9 pode aterrar, mas não faz parte dos filamentos.
A 6BQ7 tem pinagem identica a 6N2P (a similar russa da 12AX7).
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #17 : 06 de Março de 2012, as 20:12:40 »

Haroldo... O problema é que a 6BQ7 tem pouco ganho... se baixar muito a alimentação, baixa o ganho e ai periga não excitar os pentodos a contento...

Meu caro, nem só de ganho vive o amplificador de guitarra!

Smiley
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #18 : 06 de Março de 2012, as 20:47:18 »

Se baixar a tensão de alimentação poderia fazê-lo chegar a não-linearidade mais cêdo, criando uma distorção mais comprimida? Se for isso, pode ser interessante para esse tipo de preamp... Claro que não diminuir demais!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #19 : 06 de Março de 2012, as 21:14:45 »

Haroldo... eu sei... ta ai o projeto para experimentação...
Pode ser sim que um pouco menos de voltagem sature sature os triodos mais rapido.
[]s.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #20 : 07 de Março de 2012, as 10:07:31 »

Oi Pessoal

O estágio final do circuito proposto pelo Kem não é novidade, mas a construção é bem pensada. Trata-se de uma modalidade de seguidor de mu. O seguidor de mu é um amplificador em cascata em que a válvula superior opera como seguidor de catodo. O amplificador em cascata apresenta um problema sério em relação a tensão que aparece entre o catodo e o filamento. Na versão proposta pelo Kem, esse problema não ocorre, mas o acoplamento entre os dois estágios ocorre apenas em AC, e a resposta do circuito passa a ser dependente da frequência.

A grande vantagem do seguidor de mu é que a distorção é baixíssima! É um circuito Hi-Fi maravilhoso! Infelizmente isso vai na contra-mão do que se está procurando.

Além disso, o potenciômetro de 1M que foi colocado antes do último estágio é um controle de realimentação! Ele corta o ganho do último estágio, tornando ainda mais linear.

Veredito: O circuito funciona, não resta a menor dúvida quanto a isso, mas não vai distorcer mais do que o primeiro estágio já fazia.

Para aumentar a distorção do estágio, reduzir a tensão de alimentação não é a melhor opção. Eu recomendo aumentar o resistor de placa e reduzir o de cartodo. Com isso a válvula será empurrada para a região não linear e irá produzir aquela distorção característica que todos gostam.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #21 : 07 de Março de 2012, as 12:36:46 »

...Para aumentar a distorção do estágio, reduzir a tensão de alimentação não é a melhor opção. Eu recomendo aumentar o resistor de placa e reduzir o de cartodo. Com isso a válvula será empurrada para a região não linear e irá produzir aquela distorção característica que todos gostam...
Eduardo, obrigado por examinar o circuito.
Sua sugestão é em que parte do circuito (em que triodo)?
Eu fiz mais umas contas ontem com as curvas e no segundo triodo da pra deixar 100K de placa e de 220R a 470R no catodo.
Quanto ao seguidor de Mu, eu tentei deixar a reta bem perto da curva 0V, para distorcer rapido. Mas da pra baixar mais um pouco o resistor de catodo ali, uns 18K acho que fica bem em cima da linha 0V.
Não sei se você concorda, mas acho que a partir dai tem que montar e experimentar essas opções.
Não consigo fazer isso nesse momento.
Mas vou fazer uma oferta... Se alguém realmente quer experimentar esse circuito, me paga o frete que eu mando free 2 6BQ7/6BZ7. O transformador pode fazer como o Eduardo explicou nesse topico: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2623.0
O transformador vai precisar só ser um pouco mais forte, a 6BQ7A consome um pouco mais que as 12AX7.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #22 : 07 de Março de 2012, as 14:36:04 »

Sua sugestão é em que parte do circuito (em que triodo)?

Isso fia a seu critério. Você é o pai da criança!

Citar
Eu fiz mais umas contas ontem com as curvas e no segundo triodo da pra deixar 100K de placa e de 220R a 470R no catodo.
Quanto ao seguidor de Mu, eu tentei deixar a reta bem perto da curva 0V, para distorcer rapido. Mas da pra baixar mais um pouco o resistor de catodo ali, uns 18K acho que fica bem em cima da linha 0V.

Acho que você não pegou a idéia. Seguidores de mu são circuitos com baixíssima distorção. Não faz diferença se você colocou perto do zero. A realimentação vai fazer com que a distorção fique baixa! Tentar distorcer com seguidor de mu é como esquentar com gelo, secar com água ou querer correr mais puxando o freio de mão.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.225

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 186



WWW
« Responder #23 : 07 de Março de 2012, as 15:18:33 »

Porque você não experimenta esse seguidor de mu, mas usa um Mosfet de alta tensão no lugar do triodo no seguidor de catodo?
Já vi muitos circuitos que usam o IRF820 pra isso.

E como a distorção é baixa, não seria interessante usar esse estágio pro primeiro triodo?
Registrado

http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #24 : 07 de Março de 2012, as 16:43:50 »

Porque você não experimenta esse seguidor de mu, mas usa um Mosfet de alta tensão no lugar do triodo no seguidor de catodo?
Já vi muitos circuitos que usam o IRF820 pra isso.

E como a distorção é baixa, não seria interessante usar esse estágio pro primeiro triodo?
Como diria o Eduardo, não vou cometer essa heresia nesse circuito.
Assim que tiver tempo, vou monta-lo com calma. E a oferta ta valida. Se alguém quiser se aventurar, as valvulas são por minha conta.
[]s.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
ZAS
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 328

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 39


Um ao outro ajudou.


« Responder #25 : 07 de Março de 2012, as 17:23:47 »

Mas vou fazer uma oferta... Se alguém realmente quer experimentar esse circuito, me paga o frete que eu mando free 2 6BQ7/6BZ7. O transformador pode fazer como o Eduardo explicou nesse topico: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2623.0
O transformador vai precisar só ser um pouco mais forte, a 6BQ7A consome um pouco mais que as 12AX7.

a.sim é um bom nome.
Registrado

Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #26 : 07 de Março de 2012, as 17:38:16 »

E como a distorção é baixa, não seria interessante usar esse estágio pro primeiro triodo?

O Fire Fly usa um amplificador em cascata no primeiro estágio. Sua idéia é bem factível!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.225

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 186



WWW
« Responder #27 : 07 de Março de 2012, as 23:39:46 »

E como a distorção é baixa, não seria interessante usar esse estágio pro primeiro triodo?

O Fire Fly usa um amplificador em cascata no primeiro estágio. Sua idéia é bem factível!

Abraços

Eduardo

Pois é. Experimentei ele como primeiro estágio num projeto em que estou trabalhando - confesso que cometi uma heresia, e usei o mosfet do capeta Evil hahaha -, e houve um aumento perceptível do ganho.
Ainda vou "brincar" um pouco com o valor do capacitor de 100n pra conseguir um som melhor (não achei meus capacitores, e por isso usei um de 10n, que apesar de ter uma boa quantidade de graves, acaba puxando demais pros agudos quando abaixo o ganho...). Amanhã eu dou uma fuçada melhor aqui e digo como foi.
Registrado

http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #28 : 07 de Março de 2012, as 23:43:04 »

Eduardo... Andei calculando mais... E pensei em algumas mudanças, mas uma delas não sei exatamente como executar, e claro, é a mais legal.
Mudanças (leves):
Resistor de catodo primeiro triodo = 1k2
Resistor placa segundo triodo = 100K
Remoção potenciometro 1M + cap 100nF (feedback)
Resistor catodo do quarto triodo = 18K

Agora vem a parte que não sei... Se remover do circuito o capacitor de 100nF que splita o resistor de placa do quarto triodo, vira um seguidor de catodo, e distorce bem o sinal.
Fiz umas simulações no Isis (obrigado ao xformer por ter me enviado o esquema praticamente pronto) e deu certo.
Nas simulações coloquei um switch entre o cap de 100n e o meio dos resistores e quando ela esta ligado, é o que você falou. A distorção é basicamente a do primeiro estagio, mas um ganho bem alto pra 6BQ7.
Desligando, o ganho cai, mas a onda fica quadrada. Retificada... BEM distorcido...
Da pra colocar um switch ai? Não vai dar pop, plec ou qualquer coisa assim?
E... ainda no Isis, coloquei um potenciometro de 100K no lugar do switch, e ele passa entre os 2 modos suavemente... Mas ai entra o problema. Não da pra ligar um potenciometro direto no resistor de placa... O que faço? Coloco outro capacitor antes? Ou é muita viagem???
Abraços.
« Última modificação: 08 de Março de 2012, as 10:11:47 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.225

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 186



WWW
« Responder #29 : 08 de Março de 2012, as 00:17:13 »

Eduardo... Andei calculando mais... E pensei em algumas mudanças, mas uma delas não sei exatamente como executar, e claro, é a mais legal.
Mudanças (leves):
Resistor de catodo primeiro triodo = 1k2
Resistor placa segundo triodo = 100K
Remoção potenciometro 1M + cap 100nF (feedback)
Resistor catodo do quarto triodo = 18K

Agora vem a parte que não sei... Se remover do circuito o capacitor de 100nF que splita o resistor de placa do quarto triodo, vira um seguidor de catodo, e retifica o sinal.
Fiz umas simulações no Isis (obrigado ao xformer por ter me enviado o esquema praticamente pronto) e deu certo.
Nas simulações coloquei um switch entre o cap de 100n e o meio dos resistores e quando ela esta ligado, é o que você falou. A distorção é basicamente a do primeiro estagio, mas um ganho bem alto pra 6BQ7.
Desligando, o ganho cai, mas a onda fica quadrada. Retificada... BEM distorcido...
Da pra colocar um switch ai? Não vai dar pop, plec ou qualquer coisa assim?
E... ainda no Isis, coloquei um potenciometro de 100K no lugar do switch, e ele passa entre os 2 modos suavemente... Mas ai entra o problema. Não da pra ligar um potenciometro direto no resistor de placa... O que faço? Coloco outro capacitor antes? Ou é muita viagem???
Abraços.

... e se colocar o potenciômetro no catodo do seguidor de catodo?
E se for usar a chave, botar um resistor bem grande em paralelo com ela (5M6, 6M8, ou coisa do tipo) ?
Registrado

http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal