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Autor Tópico: Proposta de pré para guitarra com 6BQ7A  (Lida 33259 vezes)
kem
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« : 05 de Março de 2012, as 18:17:10 »

Ola pessoal. Desde que ingressei aqui neste fórum, tenho estudado bastante sobre valvulados.
No meio desses estudos, cismei com uma valvula... a 6BQ7A, utilizada por "aquela marca que não se pode dizer o nome" em alguns modelos de amplis e pedais.
Ela é uma valvula que vai bem com guitarra, e é bem mais barata que a familia 12A*7. Apesar do Eduardo, que tem me ajudado bastante, não ter encorajado muito o uso dela.
Apesar de especificar a 6BQ7A, a lista de valvulas compativeis é boa... 6BQ7, 6BZ7, 6BK7, 6BS8, 6BC8, 6BZ8, 6CX7*, 6CH7* (e suas variações seguidas de A, B e também com voltagens de filamentos diferentes - ex: 4BQ7A, 5BZ7, etc). Fora nas valvulas com *, o pino 9 dessas valvulas pode ser aterrado.
Fiz uns calculos com ela e montei um pré com um toque de Hi-Gain (limitado pelo ganho da valvula) que acho que deve soar bem legal.
Ainda não fiz testes praticos com esse pré (o primeiro estagio eu ja testei em um valvulado e da um crunch bem legal, e o pré todo foi testado no ISIS pelo xformer, que tem me ajudado pacas nessas empreitadas).
Bom, sem mais delongas, ta ai o projeto. Critiquem, dêem sugestões, e quem sabe sai um pré valvulado pra chamar de nosso. Quem sabe um outro estagio depois do tone stack...
A parte mais esquisita nele é o pot de 1M bem no meio do circuito. A ideia dele era dosar a quantidade de sinal que passa pela segunda valvula. Pela simulação no ISIS funciona.
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Licença Creative Commons
O trabalho Pré Amplificador para guitarra 6BQ7A de DePaula Amps foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em www.handmades.com.br.
« Última modificação: 10 de Março de 2012, as 23:05:09 por kem » Registrado

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bossman
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« Responder #1 : 06 de Março de 2012, as 02:04:48 »

Esse circuito ai derivou do pré do JCM 800 por acaso ?? Gostei dele de cara porque ganhei duas 6BZ8 aqui e tão sem uso!
« Última modificação: 06 de Março de 2012, as 11:28:42 por bossman » Registrado

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blackcorvo
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« Responder #2 : 06 de Março de 2012, as 06:02:39 »

Pena que só tenho uma 6BZ7 aqui... se tivesse 2 já tinha testado o bicho!
Achei interessante o controle pra mudar do som limpo pro drive...

Eu só colocaria uma lâmpada neon entre a grade e o catodo do último triodo, como proteção "anti-faísca", como é mostrado no site do ValveWizard, no fim da página.
« Última modificação: 06 de Março de 2012, as 06:09:36 por blackcorvo » Registrado

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« Responder #3 : 06 de Março de 2012, as 08:08:03 »

Kem,

É sempre bom ver circuitos novos. De onde você tirou este projeto? Se foi você quem desenvolveu, dá uma pequena explicação sobre ele!
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« Responder #4 : 06 de Março de 2012, as 10:08:45 »

Bem parecido com o hi octane.
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hgamal
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« Responder #5 : 06 de Março de 2012, as 10:55:31 »

Bem parecido com o hi octane.

é... usa válvulas... tem alguns resistores... capacitores... alta-tensão... acho que aqui acabam as similaridades com o high-octane.

fallout, no meu entender, ele é bem diferente do high-octane, tanto nos valores e na configuração do circuito!
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kem
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« Responder #6 : 06 de Março de 2012, as 11:13:18 »

Oi gente... Obrigado pelos comentarios...
bossman, se tiver tempo, por favor, teste-o. Com certeza vai funcionar. Pode ser que sejam necessarios pequenos ajustes, mas...
Haroldo... O primeiro estagio eu tinha "desenvolvido" junto com o xformer para utlizar 2 6BQ7A como pré e inversora num estilo Marshall 18W, e deu um crunch bem legal  (esse foi testado e aprovado), mas não uma distorção forte... Então fiquei vendo uma maneira de aumentar essa distorção, e um outro estagio + um seguidor de catodo me pareceu o obvio. O 2ª triodo da 1ª valvula esta com o BIAS bem quente... então o seguinte esta com o BIAS bem frio, e o seguidor de catodo como BIAS bem perto da curva 0V...
Ainda estou aprendendo, mas achei que ja dava pra compartilhar esse esquema. Não só dava, mas devia, para agradecer a ajuda de todos vocês.
blackcorvo, a lampada pode ser colocada sim, acho que não muda nada o som e protege. Eu leio bastante o ValveWizard. A dica de splitar o resistor de anodo do seguidor de catodo eu tirei de la. Tericamente deixa o ganho do 3º estagio muito perto do Mu da valvula... Como a 6BQ7 não tem um ganho muito grande, qualquer ajuda é muito bem vinda.
fallout, deve ser parecido com varios... Imagino que hoje não exista nada que ja não tenha sido feito com valvulas (embora eu nunca tenho visto pré com 6BQ7 Smiley ). Então sempre vai parecer com algo.
« Última modificação: 06 de Março de 2012, as 11:15:50 por kem » Registrado

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« Responder #7 : 06 de Março de 2012, as 11:24:55 »

Muito interessante, Kem! O cap de 100n que vai dos resistores em "split" para o catodo na segunda válvula me deixou intrigado... Podem dar uma luz?

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Outra coisa, o cap de 100n que "bypassaria" parte do som "limpo" para a saída não acaba estabelecendo algum tipo de realimentação negativa em cima desse estágio do segundo triodo?

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E mais uma perguntinha...rs Kem, você percebeu um comportamento muito diferenciado dessa válvula em relação à resposta de frequências? Se realmente ela seria mais "aberta" nas altas que nossas velhas conhecidas 12AX7?
« Última modificação: 06 de Março de 2012, as 11:33:32 por Alex Frias » Registrado

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« Responder #8 : 06 de Março de 2012, as 11:55:11 »

Alex... Essa dica de splitar o resistor de anodo para aumentar o ganho eu tirei do Valve Wizard... ta la no final da pagina. Eu achei boa a dica, ja que tira o maximo de ganho possivel do triodo.
Sobre o cap de 100n, eu até agora não sei se a diminuição da distorção vem da redução do sinal que vai pra 2ª valvula causada pelo pot de 1M ou pela realimentação... Acho que é mais a realimentação, mas pela simulação que o xformer fez no Isis, funcionou muito bem. O POT no maximo (em direção ao segundo estagio) teve um resultado praticamente igual a um switch.
Quanto ao timbre, não pude perceber. Testamos em um ampli incomum, então o timbre não sei se vinha das valvulas de pré ou de power... Mas de qualquer forma, o timbre foi muito agradavel, e se ficar muito agudo pode ser facilmente corrigido alterando alguns capacitores no circuito.
« Última modificação: 06 de Março de 2012, as 12:28:03 por kem » Registrado

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« Responder #9 : 06 de Março de 2012, as 12:11:36 »

Ok! Mas vou arriscar uma aposta de que o timbre não é tão tendencioso assim para o agudo! No meu Meteoro MGV7 (marca que parece ter virado o Valdemort aqui o site...rs) a parte do preamp usa essas valvuletas e tem um timbre ok. Pelo que andei epiando no PCB, não parece ter muitas compensações de frequência...
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« Responder #10 : 06 de Março de 2012, as 12:31:15 »

Sei que a marca dos amplificadores "M" utiliza largamente as valvulas 6BQ7 em seus amplificadores, (não lembro se foi aqui que li que estas valvulas eram utilizadas em seletores de canal de televisores), fiz um teste uma vez com elas em meu amplificador Gianni Valliant, substituindo as valvulas do pré e inversora por estas; logicamente alterando a ligação do filamento, e posso dizer que realmente o timbre das mesmas é agradavel ou pelo menos foi aos meus ouvidos.

até


 
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« Responder #11 : 06 de Março de 2012, as 14:50:16 »

Vou dar uma dica para melhorar a distorção, reduza um pouco a tensão de alimentação. Experimente alguns valores, você vai se surpreender com a variação!
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« Responder #12 : 06 de Março de 2012, as 15:00:07 »

Haroldo... O problema é que a 6BQ7 tem pouco ganho... se baixar muito a alimentação, baixa o ganho e ai periga não excitar os pentodos a contento...
E com voltagens mais baixas na 6BQ7 a relação ganho/saida não inverte tanto quanto na 12AX7... Sad
Mas nesse pré, com 4 estagios, pode ser tentado... Se bem que do jeito que esta acho que ja vai ter distorção suficiente... Smiley
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« Responder #13 : 06 de Março de 2012, as 16:15:44 »

Kem como você ligou os filamentos?
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« Responder #14 : 06 de Março de 2012, as 18:29:14 »

fallout, a 6BQ7A só funciona com 6V. Não funciona com 12V como a 12A*7.
É só ligar os 6V nos pinos 4 e 5. O pino 9 não é ligado aos filamentos.
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