Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Novembro de 2024, as 04:34:46

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Saturação no Booster  (Lida 13255 vezes)
jboufelli
Visitante
« : 05 de Março de 2012, as 15:35:52 »

Olá pessoal, estou desenvolvendo meu primeiro pedal um booster para guitarra usando somente o LM386 (tenho um monte em casa) e estou com uma duvida :

É normal ele saturar no ganho máximo ou tem algo errado ?

Posto o esquema dele a tarde

Grande Abraço a Todos
Handmaker

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46

« Responder #1 : 05 de Março de 2012, as 16:10:02 »

Depende do booster. Wink
Visitante
« Responder #2 : 05 de Março de 2012, as 16:32:11 »

Depende do booster. Wink

Agora voce apertou sem abraçar !!!!!  Cheesy Cheesy Cheesy

..... o que depende ?, a idéia era criar um booter clean
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 2

« Responder #3 : 05 de Março de 2012, as 16:36:53 »

aumenta o valor dos capacitores
Visitante
« Responder #4 : 05 de Março de 2012, as 16:44:54 »

aumenta o valor dos capacitores

Ok .... Vou modificar depois posto os resultados
Handmaker

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131

É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem

« Responder #5 : 05 de Março de 2012, as 16:51:01 »

Acredito que seja normal que qualquer booster sature no volume máximo.
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
basque
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 2

« Responder #6 : 05 de Março de 2012, as 16:56:06 »

vai rolar um layout pra gente analizar melhor?
Visitante
« Responder #7 : 05 de Março de 2012, as 17:05:57 »

A ideia é nunca precisar usar o volume máximo de um boost a menos que você queira criar dinâmicas excêntricas.

Por exemplo:    

boost no talo -> flanger simples, envelope filter ou wah wah -> overdrive(pode ser uma distorção ou outro boost) com drive setado médio e o ganho bem baixo para reduzir o excesso na saída, tudo isso chaveado em uma A/B Box.

Esse exemplo ai de cima é algo que dá certo, tanto é que existem guitarristas que "empurram" tudo no wah para depois abafar no drive e fazem sons bem legais.

O engraçado é que esse tipo de artimanha fica melhor com "wah wahs" modernos com sistema ótico e sem os indutores tradicionais, isso porque nos pedais clássicos o ganho excessivo na entrada costuma deixar o efeito "apagado" e  embolado.

Como eu acho que qualquer boost no meio do caminho ajuda a apagar certos harmônicos, eu particularmente prefiro usar um wah tradicional no "inicio".
Visitante
« Responder #8 : 05 de Março de 2012, as 17:13:00 »

vai rolar um layout pra gente analizar melhor?

Sim, sim, a noite posto ele

-----
A ideia é nunca precisar usar o volume máximo de um boost a menos que você queira criar dinâmicas excêntricas.

Por exemplo:    

boost no talo -> flanger simples, envelope filter ou wah wah -> overdrive(pode ser uma distorção ou outro boost) com drive setado médio e o ganho bem baixo para reduzir o excesso na saída, tudo isso chaveado em uma A/B Box.

Esse exemplo ai de cima é algo que dá certo, tanto é que existem guitarristas que "empurram" tudo no wah para depois abafar no drive e fazem sons bem legais.

O engraçado é que esse tipo de artimanha fica melhor com "wah wahs" modernos com sistema ótico e sem os indutores tradicionais, isso porque nos pedais clássicos o ganho excessivo na entrada costuma deixar o efeito "apagado" e  embolado.

Como eu acho que qualquer boost no meio do caminho ajuda a apagar certos harmônicos, eu particularmente prefiro usar um wah tradicional no "inicio".

Entendi ..... bom ele a 50% +ou - não distorce, só acho que ele deveria ter mais ganho ...... "acho", mas posto o esquema daqui a pouco
« Última modificação: 05 de Março de 2012, as 17:15:16 por jboufelli » Registrado
marcioulguim
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69

« Responder #9 : 05 de Março de 2012, as 17:22:39 »

Buenas

O LM386 não é o CI mais indicado para este fim, pois se trata de um amplificador com impedância de saída baixa, muito utilizado para alimentar fones de ouvido.
A saturação é normal sim.
O que tem conectado entre os pinos 1 e 8? (muda o ganho)
Qual a tensão de alimentação?
Com os pinos 1 e 8 desconectados o ganho deste CI é de 20, com um resistor de 1k2 em série com um capacitor de 10uF, o ganho é de 50 e somente com o capacitor o ganho é de 200.

Eu construi um amplificador para meus fones com este CI, com controle de tom, brilho, volume e ganho. Uso na guitarra e no note (para melhorar o som).O meu funciona com 9V.

Espero ter ajudado.

Handmaker

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131

É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem

« Responder #10 : 05 de Março de 2012, as 17:28:30 »

O overdrive do super hard on no máximo é uma coisa de louco...
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
xandaum
Handmaker

Obrigado
-Dado: 53

« Responder #11 : 05 de Março de 2012, as 18:53:46 »

Por isso só uso XOTIC RC BOOSTER, pois tem controles de Bass, Treble, Vol e Gain...aí eu saturo tudo no Gain (como o hard On), mas posso deixar o volume baixo, sem exageros...além dos gravões e brilho do agudo se eu quiser.
Para mim é o melhor Wink
Visitante
« Responder #12 : 05 de Março de 2012, as 19:29:11 »

Realmente como falado o LM386 não é o mais indicado para circuito de booster. O que não indica que não se possa desenvolver um para o mesmo, mas com algumas limitações, como por exemplo o ganho excessivo do mesmo. A princípio os pinos 1 e 8 (como já falado) não devem ter conexão alguma, pois o ganho cresce exponencialmente.
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0

« Responder #13 : 05 de Março de 2012, as 20:10:07 »

Pô Xandaum apontou o santo mostra o milagre pra gente! ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Brincadeiras a parte o seu RC é original ou tem o layout do bicho? Abração e boas palhetadas! Smiley
Live together, die alone...
jboufelli
Visitante
« Responder #14 : 05 de Março de 2012, as 20:41:40 »

O overdrive do super hard on no máximo é uma coisa de louco...

Já tenho planos pra eles hehehehehe

Bom o esquema que eu fiz é esse aqui: http://www.4shared.com/office/hgPGZpjR/Pepper_Booster_Esquema.html?
« Última modificação: 05 de Março de 2012, as 20:48:25 por jboufelli » Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: