Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 14 de Novembro de 2024, as 14:22:05

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Power Amp simples com 6V6, 6L6 ou EL84 e transformadores de 6V.  (Lida 30279 vezes)
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #30 : 06 de Março de 2012, as 20:40:51 »

Valeu Fernando.

Vou partir pro IALL então.

Obrigado pelo pronto atendimento.

Neste momento estava lendo o tópico que o kem postou onde ví que não era bom continuar.

Gamal quando estes transformadores chegarem, me manda uma mp, por favor.
Não quero perder a oportunidade.

Grato a todos
« Última modificação: 06 de Março de 2012, as 20:42:37 por Ferro_Velho » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #31 : 07 de Março de 2012, as 10:07:42 »

Ferro_velho... Quase ninguém aqui faz transformador... Todo mundo compra.
E tem pronto pra quase tudo que é projeto. Se não tem, o que não falta é empresa que o faça.
Não sabe o que pedir, a gente ajuda, com certeza. É so dizer que ampli quer montar que você sai daqui com as especificações completas para os transformadores.

Só um detalhe sobre IALLs e outros amps que usam transformadores "mandados fazer",
eu nem sei onde fazer, não sei nem como explicar para quem vai fazer como
tem que ser.
Eu tenho um pré valvulado "estilo" mesa boogie do DiyItalia pronto, só falta o
transformador, e não sei onde posso fazer.
Este é um dos aspectos que gosto deste projeto, comprar transformador já pronto.

Abraços.

Se você pegou o documento do projeto do IALL10.5 vai ver como está bem explicado, tem as especificações dos transformadores e inclui até o projeto do transformador de saída pra quem quiser fazer pra si.

Se não quiser fazer os transformadores, provavelmente também não acompanhou e leu vários tópicos sobre o IALL e outros sobre valvulados, onde o pessoal indica fornecedores de transformadores (Líder em SP, Tecnotrafo em SP, Lynx no Rio), onde encontrá-los.  Existem tópicos na seção de componentes e peças do fórum, onde fabricantes anunciam transformadores pra vender  (e.g.  a Schatz no RS do a.sim, que participa ativamente do fórum - andei olhando e tem uns transformadores adequados pro IALL  - TF50A e TS18.60A ).  http://schatz.eng.br/
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #32 : 07 de Março de 2012, as 16:35:57 »

Fantástico xfomer!

Gostei da informação, não sabia que eles faziam transformadores assim para amplificadores.
Pensei que eram fabricantes de transformadores comerciais, genéricos e não espe-
cíficos para amplificadores de guitarra.

Vou comprar lá na Schatz.

Valeu.

Abraço.
Visitante
« Responder #33 : 07 de Março de 2012, as 18:44:20 »

Olá.

Vou incluir os transformadores do IALL 10.5 na tabela da Schatz. Mais algum ? ? ?
« Última modificação: 07 de Março de 2012, as 19:09:53 por a.sim » Registrado
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #34 : 08 de Março de 2012, as 00:28:30 »

Vou incluir os transformadores do IALL 10.5 na tabela da Schatz. Mais algum ? ? ?

Rapaz, seria um belo favor a comunidade se você criticasse o projeto de transformador que tem no labnotes do IALL 10.5. Em meus parcos experimentos, ele funcionou muito bem, mas não sou muito experiente em projetar transformadores. Pelo menos um "bom", "médio", "ruim" e "cruz credo, deus me livre e guarde" você podia comentar sobre o projeto do transformador.
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
a.sim
Visitante
« Responder #35 : 08 de Março de 2012, as 09:36:59 »

Rapaz, seria um belo favor a comunidade se você criticasse o projeto de transformador que tem no labnotes do IALL 10.5. Em meus parcos experimentos, ele funcionou muito bem, mas não sou muito experiente em projetar transformadores. Pelo menos um "bom", "médio", "ruim" e "cruz credo, deus me livre e guarde" você podia comentar sobre o projeto do transformador.

Olá :

O transformador está bom. O entrelaçamento está meio exagerado, e não tenho certeza se ele é eficiente ( 9 camadas ) para esse tamanho de transformador. O núcleo de 1" x 1" para um transformador de 11 W é meio " grande ", mas talvez isso se justifique pelo número de seções do enrolamento. Nosso transformador TS125DSE ( réplica Hammond ) é desse tamanho, não pela potência, mas pela quantidade de fio que é utilizada...

Qual a frequência mínima de projeto ?
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #36 : 08 de Março de 2012, as 09:55:12 »

O transformador está bom. O entrelaçamento está meio exagerado, e não tenho certeza se ele é eficiente ( 9 camadas ) para esse tamanho de transformador. O núcleo de 1" x 1" para um transformador de 11 W é meio " grande ", mas talvez isso se justifique pelo número de seções do enrolamento. Nosso transformador TS125DSE ( réplica Hammond ) é desse tamanho, não pela potência, mas pela quantidade de fio que é utilizada...

Qual a frequência mínima de projeto ?

40 Hz

Coloquei o tamanho assim, por causa da incerteza dos núcleos que encontramos por ai! Muitos são reaproveitados de sucata e etc.

a.sim
Visitante
« Responder #37 : 08 de Março de 2012, as 10:00:39 »

40 Hz

Coloquei o tamanho assim, por causa da incerteza dos núcleos que encontramos por ai! Muitos são reaproveitados de sucata e etc.

Interessante é que o projeto indica saídas em 4 e 8 ohms, mas o transformador é 4/8/16 ohms...

E, afinal, a impedância primária é 10000 ohms ou 8000 ohms, como está marcado no esquema ?

Por que um esquema de entrelaçamento tão fora do tradicional ?
« Última modificação: 08 de Março de 2012, as 10:15:32 por a.sim » Registrado
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #38 : 08 de Março de 2012, as 10:48:01 »

O projeto é a aplicação das recomendações saídas do clássico livro "Audio Transformer Design Manual" de Robert G.Wolpert. Apenas segui a metodologia dele. É bem prática e simples.

A questão dos 16 ohms "faltantes", vem da planilha que eu uso. Ela está preparada para calcular 3 impedâncias de saída. O resultado no labnote é a saída direta da planilha (com gráfico e tudo)

No caso deste transformador, a impedância é 10k e usei apenas 4 e 8 ohms de saída. Eu deveria ter editado a saída e apagar braço de 16 ohms não usado (projetado).

O transformador se saiu bem em lab. Fiz uns três ou quatro destes. No intuito de ajudar a comunnidade, estou aberto a sugestões para melhorá-lo. Claro que se isto for violar algum segredo industrial seu, continuaremos amigos e gratos pelos comentários até agora.

transformadores de saída aqui sempre foram um problema. Por isso me preocupei em projetar um. Agora que a comunidade tem mais fontes confiáveis, talvez a necessidade de um projeto de transformador no documento do IALL 10.5 seja questionável.
a.sim
Visitante
« Responder #39 : 08 de Março de 2012, as 12:00:58 »

Olá, Haroldo :

Eu encontrei o livro mencionado. Há, pelo menos, um erro no texto, onde o autor especifica 17 kG como indução máxima para núcleos de grão orientado, no exemplo 2 dado à pag. 44. Veja que ele dimensiona corretamente a indutância primária em 20 H. Por essa razão, o transformador atende às especificações  fmin = 20Hz ) no gráfico à pág. 60. Observe que ele não especifica a tensão de teste, que, com certeza, não foi feito a plena potência. O que vai acontecer é que o transformador vai atender os 20 Hz até uma certa potência onde o núcleo comece a saturar; depois disso, é só distorção.

Independentemente do material ser GO ou GNO, para transformadores de saída a indução máxima não pode ser superior a 10 kG. Cuidado, o papel aceita tudo e os bits aceitam mais ainda !

Revisando um pouco mais o projeto, achei as densidades de corrente ns condutores excessivamente baixas. Acredito que seria possível utilizar um transformador mais conservativo, sem perder desempenho.
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #40 : 08 de Março de 2012, as 12:24:06 »

Revisando um pouco mais o projeto, achei as densidades de corrente ns condutores excessivamente baixas. Acredito que seria possível utilizar um transformador mais conservativo, sem perder desempenho.

O que você quer dizer com "conservativo" neste caso? Quanto você sugere para a densidade de corrente?
a.sim
Visitante
« Responder #41 : 08 de Março de 2012, as 13:27:51 »

Olá.

2,5 A/mm² já dá um bom transformador. Eu calculei ( grosseiramente ) 1,3 A/mm² para o primário e 1,0 A/mm² para o secundário.
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 59

« Responder #42 : 15 de Março de 2012, as 10:15:00 »

Pessoal, só para colocar mais lenha na fogueira:
http://diy-rbt.tripod.com/ mostra um amplificador com transformador de força na saída. Anjo
« Última modificação: 18 de Março de 2012, as 16:08:00 por Gfassuncao » Registrado
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #43 : 15 de Março de 2012, as 11:31:18 »

A.sim, me ajuda a corrigir minha planilha.

No caso do transformador do documento do IALL 10.5:

Para uma corrente de 33mA no primário, para uma densidade de corrente de 2 A/m2, preciso de uma área de 0.0166 mm2. Isso me dá um diâmetro de 0.1453 mm. O fio mais próximo não seria 34 AWG? Não estaria sendo conservador ao usar AWG 33?

Onde está o erro do meu cálculo?
a.sim
Visitante
« Responder #44 : 15 de Março de 2012, as 12:12:21 »

A.sim, me ajuda a corrigir minha planilha.

No caso do transformador do documento do IALL 10.5:

Para uma corrente de 33mA no primário, para uma densidade de corrente de 2 A/m2, preciso de uma área de 0.0166 mm2. Isso me dá um diâmetro de 0.1453 mm. O fio mais próximo não seria 34 AWG? Não estaria sendo conservador ao usar AWG 33?

Onde está o erro do meu cálculo?

Olá, Haroldo :

Acho que o erro aconteceu ao olhar a tabela. 33 mA / 2 A/mm² = 0,0165 mm² . Isso daria fio 35...34 . De qualquer maneira, 2 A/mm² é uma densidade de corrente muito baixa, talvez justificável somente em amplificadores de alta potência. A 2 A/mm² , eu usaria fio 35 no primário, sem medo. Mas o que me preocupa mais é o enrolamento secundário, onde tens bobinas com diferentes resistências postas em paralelo. Além do fio estar super-dimensionado, não dividiste a seção encontrada pelo número de bobinas secundárias, ao que parece. Eu usaria sete bobinas de fio 25, mas seria necessário compensar a resistência dos enrolamentos para que todos tivessem aproximadamente a mesma resistência.

A pergunta que fica é : por que construir um transformador tão sobredimensionado se o amplificador final vai ficar " ruim " ? Ele não é ultra-linear, nem realimentado, o que vai fazer a resposta em frequência ficar ruim, especialmente na faixa dos graves, devido ao mau amortecimento do alto-falante.
  Imprimir  

Ir para: