Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 14 de Novembro de 2024, as 14:11:45

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Power Amp simples com 6V6, 6L6 ou EL84 e transformadores de 6V.  (Lida 30266 vezes)
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #15 : 06 de Março de 2012, as 18:18:09 »

Pois, Alex.

Eu entendo que não seria o melhor amp do mundo e que talvêz seja
necessário colocar um transformador (ou ferro como dizem os experts) melhor
na saida e tal.

Mas imagine, ninguem discute com os iniciantes que são orientados
(e com razão) a começar pelo mini-fuzz do bertola pela simplicidade
e custo, que o efeito em si é igual ao tube screamer, DS-1, etc.

Eu levantei uma bandeira de simplicidade, custo baixo e utilidade aqui.
Se funciona assim, ótimo. 
Se é necessário fazer algum ajuste sem onerar muito e sem complicar, ótimo.
Se não funciona nem pra fazer um ampinho de estudo com um pré como o marshallizer
ou tantos outros emuladores de amp que fiz, bem então eu desisto.

Abraço.
Visitante
« Responder #16 : 06 de Março de 2012, as 18:22:38 »

Ferro_velho.

Tenho feito um tipo de fonte que "pra mim" tem funcionado satisfatóriamente.
Trata-se de um transformador de 110/220 Vac com 6 Vac no secundário; onde uso o primeiro 110 Vac como entrada e no segundo 110 Vac, coloco um duplicador obtendo por volta de 230 à 240 Vdc. Utilizo esse sistema para fornecer alta tensão e os 6 volts (entre 1A à 2A) para o filamento.
NB:coloco dois capacitores 47uF x 400V, dois diodos parrudos e um resistor com baixo valor.

O meu power do Iall 10.5 funciona desta maneira.

Eu também tenho esse projetinho que você postou... é do Fernando Bello, mesmo.

Abraços.
Visitante
« Responder #17 : 06 de Março de 2012, as 18:27:59 »

Valeu Jupterra.

Acho que este esquema do transformador que você relatou foi explicado (inclusive com um video)
pelo Eduardo, se não me engano.

Grato pela confirmação de ser do Bello mesmo.

Vamos aguardar por ele.  O Fernando Bello é uma sumidade no DIY.
Acredito que o que ele faz funciona, mas vamos aguardar por ele.

Abraço.
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #18 : 06 de Março de 2012, as 18:38:34 »

...mas queria um mini power destes para
usar com uma penca de emuladores de amps que construi e estão sem
uso aqui...
Ai é que esta o problema... Nesse esquema você só tem o power... Não tem nada de pré. Um emulador de ampli não vai ser suficiente para excitar o pentodo o suficiente.
Se quer algo realmente simples, parta para a ECL82. 3.5W (só um pouco menos que uma EL84 que da 5W) e ja tem um triodo que é utiliado como pré.
Se não quer montar o Iall 3.5 por causa do PCB, monte outro qualquer... Mas adianto que o Iall 3.5 é bem facil e o PCB só ajuda, apesar de parecer que dificulta. E usando o que o xformer escreveu ai embaixo, ele é super bem documentado, o que o torna ainda mais facil de fazer. Não tem mais ou menos componentes do que o que eu postei abaixo. A fonte pode ser sem CT e retificação por ponte.
[]s.

« Última modificação: 06 de Março de 2012, as 18:44:07 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #19 : 06 de Março de 2012, as 18:39:30 »

A questão é que esse pdf não tem um projeto de amplificador simples, pois nem isso ele é.  Esse é o tipo de coisa que a gente monta no laboratório da escola pra ver o funcionamento de uma válvula.

Se você montasse do jeito que tá, você ia ficar queimando os transformadores mal dimensionados tentando fazer funcionar. Aí no momento que colocasse uns transformadores mais potentes, ia acabar queimando a válvula. Tudo isso porque não tem polarização na grade.  Ou seja, o barato ia ficar caro.  Sem falar na falta de informações, valores, esquema, diagrama de ligações, etc    Ou seja, todas as suas dúvidas.

Pra quem é iniciante ou não sabe nada, precisa ter um projeto simples sim, mas melhor explicado, documentado, com instruções passo a passo, quais os componentes necessários, esquema.

Não é qualquer um que consegue montar um amplificador valvulado só olhando pro esquema elétrico, às vezes falta uma informação e o sujeito precisa ter discernimento pra saber qual componente usar e como montar e fazer as conexões. Se o projeto não estiver bem documentado e explicado, o iniciante deve pular fora. Porque além de tudo, pode ser perigoso.

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #20 : 06 de Março de 2012, as 18:48:16 »

Valeu kem, vou dar uma olhada neste que você postou.

xformer, sim concordo com o que você disse, foi exatamente pra
levantar toda esta informação que abri este tópico.
Se dermos sorte e o Fernando Bello aparecer por aqui, ele vai nos dar estas
informações que necessitamos.

Só um detalhe sobre IALLs e outros amps que usam transformadores "mandados fazer",
eu nem sei onde fazer, não sei nem como explicar para quem vai fazer como
tem que ser.
Eu tenho um pré valvulado "estilo" mesa boogie do DiyItalia pronto, só falta o
transformador, e não sei onde posso fazer.
Este é um dos aspectos que gosto deste projeto, comprar transformador já pronto.

Abraços.
Visitante
« Responder #21 : 06 de Março de 2012, as 19:12:37 »

Valeu kem, vou dar uma olhada neste que você postou.

xformer, sim concordo com o que você disse, foi exatamente pra
levantar toda esta informação que abri este tópico.
Se dermos sorte e o Fernando Bello aparecer por aqui, ele vai nos dar estas
informações que necessitamos.

Só um detalhe sobre IALLs e outros amps que usam transformadores "mandados fazer",
eu nem sei onde fazer, não sei nem como explicar para quem vai fazer como
tem que ser.
Eu tenho um pré valvulado "estilo" mesa boogie do DiyItalia pronto, só falta o
transformador, e não sei onde posso fazer.
Este é um dos aspectos que gosto deste projeto, comprar transformador já pronto.

Abraços.

Os transformadores para o iAll podem ser comprados em lojas, não são algo que se precise fazer por encomenda, e na verdade, o que você tá procurando com as Válvulas é algo muito perigoso, acredite, eletricidade MATA! é que vocês estão tão acostumados com 9-15V que só dá aquela coçeira, válvula mexe com alta voltagem, eu recomendo mexer com o Iall que é testado e é muito bom, a placa para iniciantes ajuda bastante pra não dá curto em nada, sem obedecer esses pré-requisitos mínimos, você está procurando o óbito

Em relação ao xformer, ele não postou nada negativo, apenas valoriza a sua vida em primeiro lugar e também a qualidade de aúdio que você vai  tirar do seu equipamento, se alguém te mostrasse um jeito de economizar energia de uma forma que pode queimar todos os móveis, e um técnico falasse que não, ainda sim você faria por uma economia estúpida?

Faça o Iall e seja feliz e logo estará postando sua alegria aqui pra gente compartilhar junto, abraços

p.S: só pra fixar, dá uma olhada nesse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=CUPFuBiakBc
DIY Freak

Obrigado

« Responder #22 : 06 de Março de 2012, as 19:14:49 »

Ferro velho, isso não existe.
Todo amplificador valvulado utiliiza um transformador na saida, e esse que o Fernando Bello desenhou não é diferente.
O que alguns fazem é utilizar um transformador de força com proporção entre os enrolamentos similar ao de saida no lugar deste.
No caso de um SE (que é tanto esse do Fernando quanto o Iall) fica MUITO ruim. MUITO mesmo.
Em amplificadores Push Pull e com impedancias de primario baixas ainda da pra quebrar um galho provisoriamente, e só.
Valvulado é isso ai, não da pra escapar dos transformadores.
[]s.
I want to diode!
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #23 : 06 de Março de 2012, as 19:27:19 »

Apache*, eu entendo o que você diz sobre o perigo, tenho 44 anos e já montei 3 prés valvulados e uns 30 projetos de estado sólido.
Tomo muito cuidado.

Quanto ao que disse sobre o comentário negativo do xformer, foi por não haver nehum outro membro (entre tantos que existem aqui),
em dois dias, que comentasse o projeto.

Sendo o projeto do Fernando Bello (como já foi comentado), e acredito que você saiba quem é ele, acho que existe a possibilidade
de funcionar e ser, no mínimo dos mínimos, útil.

Abraço.  

PS.: Taí esta eu não sabia, tem pra comprar já pronto o transformador do IALL 10.5 ?
Onde? Quanto?  Compro na hora, estou doido pra fazer o bixo.
Sou fã de carteirinha dos projetos do Gamal.
« Última modificação: 06 de Março de 2012, as 19:30:03 por Ferro_Velho » Registrado
kem
DIY Freak

Obrigado

« Responder #24 : 06 de Março de 2012, as 19:36:27 »

Ferro_velho... Quase ninguém aqui faz transformador... Todo mundo compra.
E tem pronto pra quase tudo que é projeto. Se não tem, o que não falta é empresa que o faça.
Não sabe o que pedir, a gente ajuda, com certeza. É so dizer que ampli quer montar que você sai daqui com as especificações completas para os transformadores.
E não espere pelo Fernando... Eu sabia que ja tinha visto esse seu ampli em algum lugar, foi aqui mesmo no forum, e o proprio Fernando disse que não funciona.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1456.msg23640#msg23640
[]s.
« Última modificação: 23 de Abril de 2017, as 15:00:29 por kem » Registrado

I want to diode!
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #25 : 06 de Março de 2012, as 19:45:26 »

Pronto kem, agora sim eu desisto.

Grato a todos que tentaram fazer este cabeça dura entender algo. Roll Eyes

Vou lêr melhor o tópico, mas já ví que f***u.

Abraços e mais uma vêz obrigado e desculpem a insistencia, era bom,
mas não era verdade. Cry

DIY Freak

Obrigado

« Responder #26 : 06 de Março de 2012, as 20:03:42 »

Ferro_Velho, não desista.
O Iall é tão ou mais facil que esse ai que você ia fazer.
Os transformadores não são tão caros assim. Eu tinha um kit de transformadores pro Iall 3.5 a venda, mas vendi faz 2 semanas.
[]s.
I want to diode!
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #27 : 06 de Março de 2012, as 20:18:20 »

Kem eu falei em desistir deste projeto, não do penultimo passo da carreira como te disse por MP.
Vou montar um power valvulado e depois seguir pro meu plexi (ou JTM45).

Se for pra ir pro IALL, e eu vou, faço o 10.5 mesmo.

Não acho assim difícil, como disse, ainda não montei por causa dos transformadores.

Agora, você viu que o Fernando Bello disse que funciona da maneira como esta?

Mas tudo bem, não vou insistir mais, vou procurar onde fazer os transformadores e partir pro IALL 10.5.

Abraço e obrigado.
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #28 : 06 de Março de 2012, as 20:24:03 »

Pessoal,

calma. O Eduardo da altana está me enviando um set de transformadores específicos para o IALL-3.5. Vou prontamente testá-los. Se aprovar, haverá transformadores de IALL-3.5 para as massas. Prontinho, cheirosinho, bonitinho, e testadinho. Só esperar um pouquinho!

Este projeto de Bello é um belo quebra galho para quem está em uma ilha deserta, fissurado para tocar guitarra e com alguns transformadores de sobra. Você vai curtir o final de semana e quando for resgatado vai contar para todo mundo sobre o Marshall Mesa Boogie Hiwat de uma válvula que você fez, mas o tubarão comeu! Que pena!

Smiley
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Fernando Bello
Handmaker

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 82

« Responder #29 : 06 de Março de 2012, as 20:33:00 »

Ae, estava sem internet mas agora consigo postar.
Eu estou terminando um amp 50w todo em PTP, mas não consigo postar fotos porque estou acessando do celular, estou sem internet em casa.

Ferro Velho, tudo o que disseram é verdade.
Esse projeto ei fiz faz muito tempo. Eu tinha muita sucata e comecei a fazer experiencias com alguns componentes.
Eu cheguei a postar que não funcionava, mas nem lembro aonde.
O problema é que os transformadores ligados dessa forma não fornecem corrente suficiente, tem oscilações, etc.
Fora isso o circuito em si é um Fender Champ, simples e bem fácil de montar em PTP, não precisa perder tempo com placa de CI.
Salto - SP
Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: