Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Novembro de 2024, as 00:44:25

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 2 3 [4] 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte para distorção - Resolvido  (Lida 27286 vezes)
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #45 : 13 de Março de 2012, as 13:51:13 »

É que cada caso é um caso.
A do topico, o problema, se nao me falha memoria estava na falta de corrente.
O problema questionado aqui, é um problema que aparece mesmo com fontes boas.
É um caso bem identico ao meu problema com o afinador.

Mencionei o outro topico, por que relatei o caso da assossiaçao de pedal e pedaleira.
Que é o que penso que esteja acontecendo.

Felismente nao me deparo mais com problemas entre pedais e pedaleiras, isso foi uma das outras vantagens que tive ao abandonar as pedaleiras.  Smiley
designermx2
Visitante
« Responder #46 : 13 de Março de 2012, as 13:57:16 »

Felix, acabei de abrir minha pod. A princípio, parecia estar tudo ok, mas observei algumas coisas:

Vamos por partes:

1- A pod tem um erro no projeto que pelo que vi, foi corrigido na fábrica. Passa um jumper (fio verde da foto) com uma cola não excessiva passando de uma ponta de um CI até um capacitor que sai da filtragem do TL7805. Sim, ela é regulada internamente , mas não sei como funciona porque existem dois TL7815 perto da 7805. Provavelmente usando DC não vai funcionar, pois multiplicando os 9vac por 1.4142 daria pouco mais de 12v. Eles devem ter um chaveamento ou multiplicador interno para aumentar a tensão e depois cair para os 15v (pode ser para alimentar os FBV da vida, mas na saída do FBV tem zenners). Vai saber.
2 Coloquei nos diodos de retificação (pelo que segui nas trilhas) os capacitores cerâmicos (103).

Fotos: www.yathos.com.br/temp/DSCN0805.jpg

www.yathos.com.br/temp/DSCN0806.jpg

Fechei e gravei algumas coisas:

Guitarra Dolphin, usando captadores originais, mas com blindagem no escudo e nos captadores. Todos single coil - ponte, ok?

1- Configuração normal com os cerâmicos nos diodos, mas sem colocar o DI. No primeiro trecho temos a ligação como estava. Só para esclarecer, no monitor de audio a onda chegava na metade, ok? não é distorção na entrada. o chiado que aparece é do notebook da Asus. Quando puder, pego o mac para gravar que ele não tem chiado na placa de som.
Escutem a distorção.

2 -  Apenas a POD. O som ficou bem agudo, mas depois corrijo isso.

3 - POD com o DI passivo que eu fiz aqui usando um transformador de um modem de 56kbps e isolamento de terra. Daqui a pouco posto a foto.

4 - Mesma configuração do 1, mas com o DI passivo no final.

OBS Final (lições aprendidas):

O som melhorou e não percebi mais ruído na hora da palhetada, mas o chiado apenas da placa mãe. O que foi feito (resumo final):

1- Filtro de linha como sugerido aqui (redução quase a zero de hum e fizz);
2 -Filtro de linha adicional na fonte dos pedais;
3 -Desacoplamento do regulador usando cerâmicos 103 em paralelo com cada diodo do regulador;
4 -Capacitor azul 472 em paralelo com a saída do pedal;
5 -Capacitor ceramico 103 nos diodos de ponte do POD;
6 -DI Passivo na saída da POD usando transformador de modem 56kbps. Valores 600 R: 300R (retirou a distorção que mesmo com volume muito baixo havia ficado) e neutralizou o restante do ruído que tenho aqui cercas em todos os vizinhos e em casa, radio amador na esquina , cerca de 30 metros de casa), ventilador, lâmpada fluorescente, etc.

Audio para ouvirem: as quatro etapas: www.yathos.com.br/temp/testes_todas_configs_com_di.mp3

Não vou fechar o tópico agora e vou esperar o pessoal discutir um pouco mais sobre o assunto e pensar o que pode ter acontecido. Acho que foi um conjunto de coisas, mas quero ouvir as opiniões para compreender melhor o que aconteceu. Infelizmente ou felizmente tenho essa mania. Não sei resolver e não entender o que aconteceu para que não se repita. Prefiro aprender o que deve ter acontecido e finalizar depois.

O Ruído agora está zerado mesmo usando captadores singlecoil de baixa qualidade. Não tenho mais distorções na hora que toco e chiados apenas os naturais da placa mãe do notebook (eles deveriam melhorar isso p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) a apple fez isso logo de cara e é tudo intel).

Alguém pode explicar o que pode ter acontecido?  
Visitante
« Responder #47 : 13 de Março de 2012, as 14:19:40 »

E os harmônicos ainda estão vivos?
Visitante
« Responder #48 : 13 de Março de 2012, as 14:26:10 »

E os harmônicos ainda estão vivos?

Lips Sealed Não testei. Colocar esses capacitores na fonte perde muito harmonico?

Não alterei o nível de noise gate, apenas coloquei os capacitores e coloquei o DI. Isso reduz o harmônico?

Vou testar daqui a pouco pra ver.
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #49 : 13 de Março de 2012, as 14:26:54 »

É dificil explicar quando se tem um conjunto associado.
Tem que analisar o que cada parte fez-alterou.

Sobre o capacitor de 472, sugiro usar 100nF ( 104 ).
designermx2
Visitante
« Responder #50 : 13 de Março de 2012, as 14:33:03 »

104 pode ser ceramico? só tenho 104 deles.

Tem um 103 ceramico depois dele. Tem algum problema? uso um poliester 472(verde), um azulzinho desses 472 e no final de tudo um 103 ceramico.

Antes do 7809 tenho um eletrolítico de 3000, um de 1000 e o cerâmico 103... depois o 7809, o de poliester (verde), azul e cerâmico novamente. Salvo engano isso altera a frequência dos sons, mas achei que os pedais puros ficaram com um som tão bom que nem mexi muito _ coloquei apenas os ceramicos 103 em paralelo com cada diodo do regulador.

É dificil explicar quando se tem um conjunto associado.
Tem que analisar o que cada parte fez-alterou.

Na verdade eu queria mais entender o lance do DI. Será q o loop de terra era com relação a pedaleira e o amp? Não testei ainda no amp, mas sim no notebook. Mesma gravação que enviei antes.

Quando percebi o fato, era no amp. Gravei e coloquei abaixo. Gravei novamente e o som agora é outro só por causa do DI (e claro da melhoria na fonte). Só uma pergunta: Seria bom eu ligar o negativo da fonte na carcaça ou não vai mexer em mais nada? Se possível, explicar o porque também...
« Última modificação: 13 de Março de 2012, as 14:39:49 por designermx2 » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #51 : 13 de Março de 2012, as 14:39:24 »

Acho que entendi algo errado.  Undecided
...
4 -Capacitor azul 472 em paralelo com a saída do pedal;
...

Que saida, a de audio, ou do regulador?
designermx2
Visitante
« Responder #52 : 13 de Março de 2012, as 14:49:37 »

Desculpa, eu que me expressei mal. A saída da fonte para o pedal. Antes do Plug que conecto os cabos para os pedais.

GRAmorim, preciso colocar mais um cerâmico de 104 em paralelo com a saída da ponte de diodos para fazer funcionar ou depois de toda a filtragem? no meu amp valvulado e na minha fonte de pedais tá fácil, mas na pod a coisa vai ficar meiocomplicada porque a placa tem mais de uma camada. Pode ser antes do regulador?
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #53 : 13 de Março de 2012, as 14:58:16 »

Segue as trilhas de ligação.
No pino 3 (direita) do regulador, coloca o capacitor 104 (100nF).
designermx2
Visitante
« Responder #54 : 13 de Março de 2012, as 15:04:34 »

Segue as trilhas de ligação.
No pino 3 (direita) do regulador, coloca o capacitor 104 (100nF).

Então, tem muita bifurcação. Difícil achar o capacitor que é o primeiro do ciclo. Posso colocar no pé do regulador (olhando ele de frente é o 3, da direita correto?). O outro eu coloco no negativo, certo?

Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #55 : 13 de Março de 2012, as 15:08:44 »

Correto.
Pode ser colocado no pino 2 (meio) e pino 3 (cada terminal do capacitor).
Sugeri seguir a trilha, porque pode ser que tenha o capacitor.
designermx2
Visitante
« Responder #56 : 13 de Março de 2012, as 15:21:50 »

Antes de testar os harmonicos vou fazer isso. Vou colocar os capacitores e colocar no valvulado e no pod.

Na fonte preciso colocar também ou essa ligação colorida de preto,preto,laranja,Regulador, azul, verde, laranja já dá conta? Aqui em casa parece estar muito bom, mas na rua posso ter imprevistos. Essa configuração já está no máximo ou ainda preciso colocar o 104 logo depois dos diodos?Ou seria melhor depois dos eletrolíticos? Caso seja depois, porque(essa é para eu entender)? Sei que o ruído procura os capacitores e lá se anulam, mas porque antes de um ou depois do outro?

-----
Testei e os harmonicos ficaram bons sim, no entanto, acho que descobri a fonte do problema: POD

Mais precisamente, as simulações. Algmas simulações apresentam esse problema , como por exemplo o small tweed. Outras não mostram como é o caso do Mordern Class A.

Ai pergunto. Será que é alguma coisa que causa isso ou é normal e erro de projeto?

Antes acho que mostrava com todos, mas depois de melhorar e muito a fonte, mostra apenas nesses amps específicos (na verdade acho que ela mostrava alto e agora mostra menos nesses amps específicos).
« Última modificação: 13 de Março de 2012, as 22:08:51 por designermx2 » Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #57 : 21 de Março de 2012, as 23:33:45 »

GrAmorin, agora fiquei encucado! Coloquei o capacitor 104 nos pinos 2 e 3 do regulador. Mas apenas no t7805 porque não vi para onde vai a regulagem do 7815. Hoje ao ligar tarde da noite percebi uma coisa: Na primeira vez que liguei, o ruído não existia. Na segunda, já aparecia o xiado, porém, não mais com distorções na hora que toca, mas sim de forma contínua. Tem alguma sugestão do que pode ser e o porque na primeira vez que liguei não deu em nada? Estarei deixando de hoje para amanhã para ver se quando descarrega os capacitores se ela volta ao normal e ao carregar ele volta a fazer chiados ou se foi apenas uma coincidência. Tem idéia do que pode ter sido?
Visitante
« Responder #58 : 22 de Março de 2012, as 03:33:27 »

Alguma interferência do ambiente ou da rede elétrica esta passando para o pod.

Tenta colocar ele dentro de uma panela grande de metal com tampa, vai abrindo e fechando a tampa, e também afastando e se aproximando do chão, vendo se melhora ou piora, se não melhorar ou piorar o ruido vem da rede elétrica.
Visitante
« Responder #59 : 22 de Março de 2012, as 11:07:47 »

Alguma interferência do ambiente ou da rede elétrica esta passando para o pod.

Tenta colocar ele dentro de uma panela grande de metal com tampa, vai abrindo e fechando a tampa, e também afastando e se aproximando do chão, vendo se melhora ou piora, se não melhorar ou piorar o ruido vem da rede elétrica.

Ele já tem um metal bem duro e espesso. Vai precisar ainda assim? Ele deve ter uns dois milímetros de um metal resistente. Poderia ser algum pot ou jack? Eles parecem novinhos, mas vai saber... Como eu descobriria sem precisar desoldar a placa toda hora? Os pots não fazem ruído na hora que gira.
  Imprimir  

Ir para: