Felix, acabei de abrir minha pod. A princípio, parecia estar tudo ok, mas observei algumas coisas:
Vamos por partes:
1- A pod tem um erro no projeto que pelo que vi, foi corrigido na fábrica. Passa um jumper (fio verde da foto) com uma cola não excessiva passando de uma ponta de um CI até um capacitor que sai da filtragem do TL7805. Sim, ela é regulada internamente , mas não sei como funciona porque existem dois TL7815 perto da 7805. Provavelmente usando DC não vai funcionar, pois multiplicando os 9vac por 1.4142 daria pouco mais de 12v. Eles devem ter um chaveamento ou multiplicador interno para aumentar a tensão e depois cair para os 15v (pode ser para alimentar os FBV da vida, mas na saída do FBV tem zenners). Vai saber.
2 Coloquei nos diodos de retificação (pelo que segui nas trilhas) os capacitores cerâmicos (103).
Fotos:
www.yathos.com.br/temp/DSCN0805.jpgwww.yathos.com.br/temp/DSCN0806.jpgFechei e gravei algumas coisas:
Guitarra Dolphin, usando captadores originais, mas com blindagem no escudo e nos captadores. Todos single coil - ponte, ok?
1- Configuração normal com os cerâmicos nos diodos, mas sem colocar o DI. No primeiro trecho temos a ligação como estava. Só para esclarecer, no monitor de audio a onda chegava na metade, ok? não é distorção na entrada. o chiado que aparece é do notebook da Asus. Quando puder, pego o mac para gravar que ele não tem chiado na placa de som.
Escutem a distorção.
2 - Apenas a POD. O som ficou bem agudo, mas depois corrijo isso.
3 - POD com o DI passivo que eu fiz aqui usando um transformador de um modem de 56kbps e isolamento de terra. Daqui a pouco posto a foto.
4 - Mesma configuração do 1, mas com o DI passivo no final.
OBS Final (lições aprendidas):
O som melhorou e não percebi mais ruído na hora da palhetada, mas o chiado apenas da placa mãe. O que foi feito (resumo final):
1- Filtro de linha como sugerido aqui (redução quase a zero de hum e fizz);
2 -Filtro de linha adicional na fonte dos pedais;
3 -Desacoplamento do regulador usando cerâmicos 103 em paralelo com cada diodo do regulador;
4 -Capacitor azul 472 em paralelo com a saída do pedal;
5 -Capacitor ceramico 103 nos diodos de ponte do POD;
6 -DI Passivo na saída da POD usando transformador de modem 56kbps. Valores 600 R: 300R (retirou a distorção que mesmo com volume muito baixo havia ficado) e neutralizou o restante do ruído que tenho aqui cercas em todos os vizinhos e em casa, radio amador na esquina , cerca de 30 metros de casa), ventilador, lâmpada fluorescente, etc.
Audio para ouvirem: as quatro etapas:
www.yathos.com.br/temp/testes_todas_configs_com_di.mp3Não vou fechar o tópico agora e vou esperar o pessoal discutir um pouco mais sobre o assunto e pensar o que pode ter acontecido. Acho que foi um conjunto de coisas, mas quero ouvir as opiniões para compreender melhor o que aconteceu. Infelizmente ou felizmente tenho essa mania. Não sei resolver e não entender o que aconteceu para que não se repita. Prefiro aprender o que deve ter acontecido e finalizar depois.
O Ruído agora está zerado mesmo usando captadores singlecoil de baixa qualidade. Não tenho mais distorções na hora que toco e chiados apenas os naturais da placa mãe do notebook (eles deveriam melhorar isso p
q
(moderador, peço que me suspenda do fórum) a apple fez isso logo de cara e é tudo intel).
Alguém pode explicar o que pode ter acontecido?