Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
19 de Abril de 2025, as 15:58:17
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Pedais e efeitos
>
Fonte para distorção - Resolvido
Páginas:
1
2
3
4
5
1
2
[
3
]
4
5
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Fonte para distorção - Resolvido (Lida 30424 vezes)
Tiarlei Crist
Visitante
Re: Fonte para distorção
«
Responder #30 :
07 de Março de 2012, as 13:57:47 »
Como eu disse: compre uma régua e faça um filtro nela.
Colaborador
Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31
«
Responder #31 :
07 de Março de 2012, as 13:59:23 »
Achei algo interessante:
http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=232831
GrAmorin
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226
«
Responder #32 :
07 de Março de 2012, as 15:41:05 »
Citação de: diego.fcs em 06 de Março de 2012, as 09:11:39
Jones, mesmo sendo tomadas diferentes isso acontece porque as tomadas podem estar no mesmo circuito,...
Isso porque é a mesma linha de alimantação que vem do poste, nao sei se entendeu...
To com bastante problemas de ruídos, tentarei bolar um esquema para aterrar as tomadas do meu "estúdio" em casa e preciso comprar uma fonte decente urgente que a chaveada que comprei esses dias é uma porcaria, só piorou.
Antes de comprar outra fonte, experimente a que postarei. Se com ela continuar o problema, dificilmente encontrara uma que sera sem ruidos.
Experimente tambem o filtro de linha sugerido pelo sodomyzer, certos ruidos, que vem da rede elletrica sao resolvidos com o filtro.
Outra coisa que notei, quando vamos ensaiar na minha casa, todos os amplis valvulados ficam com um tec-tec contínuo, parece que tá marcando o tempo. hehehe.
Veja o lado bom, voce nao precisa usar metronomo
Tem cerca eletrica em minha casa, apenas um amp valvuldo meu que sofre interferencia da cerca eletrica, mas o ruido é diferente.
Quando liga a cerca, no amp fica um ruido semelhante ao motor de um opala levemente acelerado (afogador acionado).
O engraçado é que tenho um pre do mesmo modelo, que montei para usar com maior frequencia, e neste pre nao tem o ruido.
Quando a cerca esta ligada, na rede eletrica aparece um sinal de +/- 7K de frequencia, as vezes o sinal tem 4K.
A cerca eletrica irradia uma interferencia, nao só pela rede eletrica, os fios esticados funcionam como antenas transmissoras...
O filtro de indutores citado, se nao me engano a pouco tempo atras, foi o Eduardo que postou um esboço.
É bem simples de fazer, e bem funcional.
Para que tiver um aparelho de DVD pifado, neles sempre tem estes indutores, aproveita dali.
A fonte que proponho, nao elimina estes tipos de interferencia.
Ela se limita aos ruidos convencionais de fonte e aos que a fonte esta relacionada, tipo os HUM, SHHH, e ZSS.
Ruidos tipo tic-tic, tec-tec, tic-tec-tac-tum
(esse parece percursão) sao eliminados com filtro de linha.
Ironizei um pouco, esse tic-tec-tac-tum, nao é exatamente assim, foi só para satirizar mesmo, esse é aquele ruido que vem de maquinas de lavar roupas.
designermx2
Visitante
«
Responder #33 :
08 de Março de 2012, as 16:37:53 »
Não sei porque , mas não recebi mais as notícias de atualização e entrei para registrar algo quando vi o número de mensagens.
Bom, vamos lá:
Pensei que meu GDI estava com problemas e comprei mais um! (gosto dele).
Resultado, mesma coisa. Resolvi refazer todos os cabos (comprei 14 plugs p10 e fios blindados novos), refiz todos. Mesma coisa!
Imaginei que usando a saída balanceada (desbalanceada) do GDI isso ajudaria. Sim, reduziu muito o ruído (90%), porém.... Agora vem!
Se eu ligar o GND/LIFT, ele fica com ruído (menor que antes, mas bem incômodo), se tirar a mão da guitarra, fica horrível e a minha esposa começa logo a reclamar (isso em volume 3 de um amp valvulado de 15w).
Ai desligo a chave (posição para baixo) e o som volta a ter mais silêncio. Porém, quando toca, fica um xiado como quem tem uma distorção em paralelo ligado (imagine um pedal ABY) com o Y funcionando e uma distorção bem abelhuda e sem médio ou grave (só agudo) ligado em folume bem baixinho. Se palhetar com acorde limpo, dá para ouvir bem. Ai imaginei: Tem algo errado com meu set!
Separei tudo, toquei apenas com o GDI no amp. Normal e sem barulho!
Pensei, deve ser os outros, testei todos os pedais (FABTONE, Line6 Ubber Metal, GDI 1, GDI 2), todos juntos, modificando a ordem e nada! Ai testei a pod 2 e o som está perfeito Coloquei todos, inclusive com testes do noise reducer da behringer com trheshould alto, baixo, com distorções no loop, em série, tudo que foi jeito e a droga do xiado continua.
Acho que meu problema tem haver com a fonte. só pode!
Se isolar os pedais (mesmo tudo ligado em série, eles ficam bons).
Se ligar qualquer pedal (um só), junto com a POD ela começa a mostrar o xiado junto com o som.
Como ao mudar a chave GND/Lift ele reduz 90% do xiado, acho que o problema deve estar na fonte usar o mesmo terra para os pedais e o POD ter uma fonte própria (AC/AC) e não usar o mesmo terra. Pode ser isso?
Se for, tem como corrigir?
Estou vendo como fazer o filtro! A régua eu já tenho e vou ver como solucionar isso (pelo menos o filtro pra ver se melhora).
Abraços.
-----
Geralmente onde toco não existe terra. Esse filtro ainda vai servir? Vi que o terra dele tem uma importância importante no sistema todo.
«
Última modificação: 08 de Março de 2012, as 16:45:43 por designermx2
»
Handmaker
Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59
«
Responder #34 :
08 de Março de 2012, as 16:46:56 »
Citação de: designermx2 em 08 de Março de 2012, as 16:37:53
Se ligar qualquer pedal (um só), junto com a POD ela começa a mostrar o xiado junto com o som.
Amigo, quando se liga uma pedaleira zoom na mesma fonte de pedais analógicos esse chiado é bastante alto e chato, creio que você deve estar passando pelo mesmo problema com a sua pedaleira. Tente ligar ela na cadeia de pedais só que com fonte separada.
Ou faça esse teste: Ligue normal e ouça o ruído, depois tire ela do set e use só os pedais. e veja se o ruído diminui.
Abraços e boa sorte.
felixmeirelles
Visitante
«
Responder #35 :
08 de Março de 2012, as 16:50:46 »
Por isso que eu gosto de usar uma fonte só DC até para os pedais AC, sempre rola um hum a mais quando se usa mais de uma fonte.
A diferença potencial entre o terra(negativo) de uma fonte e a da outra fonte acaba sempre vazando para som correndo pelos cabos da guitarra, a solução nesses casos é usar todas as fontes(fontes com terra) com o mesmo terra, ou usar a mesma fonte para todos os pedais.
Se você não tiver a disposição 1 terra bom, é melhor comprar uma fonte tipo 1spot com 1.7A que segura legal um set bem grande, com todos os pedais com o mesmo terra o ruido vai diminuir bastante.
Jones o problema da zoom é que ela é de plastico, e é cheia de componentes sensíveis, então ela age como uma antena, sujando de ondas de RF e ruídos tudo que encosta nela. No caso dele é interferência no terra porque ele usa 2 fontes diferentes.
«
Última modificação: 08 de Março de 2012, as 17:03:00 por felixmeirelles
»
Visitante
«
Responder #36 :
08 de Março de 2012, as 17:45:05 »
Tente ligar ela na cadeia de pedais só que com fonte separada.
Ou faça esse teste: Ligue normal e ouça o ruído, depois tire ela do set e use só os pedais. e veja se o ruído diminui.
Abraços e boa sorte.
Já tentei... coloquei todos os pedais ligados e não tem o chiado.
Quanto à fonte, a pod tem uma fonte dela (original) de 9vac 3A(acho q amperagem alta para a controladora fbv)
Não usam a mesma fonte e acho que esse pode ser o problema (eu disse acho viu?).
Citação de: felixmeirelles em 08 de Março de 2012, as 16:50:46
A diferença potencial entre o terra(negativo) de uma fonte e a da outra fonte acaba sempre vazando para som correndo pelos cabos da guitarra, a solução nesses casos é usar todas as fontes(fontes com terra) com o mesmo terra, ou usar a mesma fonte para todos os pedais.
Como vou ligar ela em DC se não dá para saber onde posso ligar o polo positivo e o negativo?
Quanto à fonte, ela é original e não posso colocar um terra. O negativo do cabo não vai unificar os dois não?
GrAmorim, sei que é abuso da minha parte, mas é para um bem coletivo.
Não teria como na sua placa de fonte, colocar um circuito único com esse filtro? Tipo uma concorrente handmades para os da Landscape ps8 ou boss...
Ex:
Tomada > Filtro de linha (com fusíveis) > 1 saída para 127 /240v filtrada > Transformador > Circuito para pedais (acredito que com dois ou 3 etapas isoladas). Isso já deixaria qualquer fonte dessas no chulé, não?
Acho que essa fonte seria o projeto mais utilizado no site. Eu estou com um no eagle e estou pensando em modificar e mandar para você dar uma olhada. Dá uma olhadinha no seu email, ok?
Estou enviando...
Galera, estive pesquisando e pensando...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-224068445-sanyo-9v-eneloop-carregavel-fonte-para-pedais-de-guitarra-_JM
Será que não seria mais fácil agente pegar células de bateria de notebook (tenho de milhão aqui) e usar um carregador (ou criar um) e ficar livre dessas fontes na tomada não? Isso facilitaria tanta coisa... cinquenta horas direto é show, bastava um circuito que indicasse carga baixa (ou voltímetro com amperímetro) e quando colocasse na tomada, mostrasse quando estivesse carregado e cortasse a carga. Nessa a Sanio mandou ver. Bateria portátil para vários pedais!
Show. Será que temos carregadores por aqui para tal coisa? As células já tenho do macbook que sobrou e de outro note!
Para não dizer que não tem um ponto de partida:
http://www.instructables.com/id/How-to-make-Lithium-charger/
http://www.ebay.com/itm/Chargery-BM6-Lipo-Battery-Monitor-LV-Alarm-up-to-6S-/350431212181?pt=Radio_Control_Parts_Accessories&hash=item519753f295
Seria viagem minha juntar os dois para fazer algo do tipo ou a idéia vale a pena agente começar a projetar?
-----
Galera, a alteração do filtro ajudou e muito no ruído e caiu muito. Diria uns 70%, mas a droga da chiadeira ainda está lá!
Como posso resolver isso da xiadeira?
«
Última modificação: 09 de Março de 2012, as 18:08:28 por designermx2
»
Hand MasterMind
Obrigado
«
Responder #37 :
10 de Março de 2012, as 21:37:04 »
Não sei porque , mas não recebi mais as notícias de atualização e entrei para registrar algo quando vi o número de mensagens.
Tambem nao apareceu para mim que este topico foi atualizado... estou nele agora porque procurei para colocar um link.
A alguns dias atras teve um topico relatando algo similar a isto.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3332.0;topicseen
Se isolar os pedais (mesmo tudo ligado em série, eles ficam bons).
Ja falei sobre isso por algumas vezes.
Quase sempre, que se liga pedais e pedaleiras (pedais multi-efeitos), sempre surgem ruidos, dificeis ou quase impossiveis (para nao dizer impossivel) de retirar.
Tem que experimentar um filtro de linha. Se nao resolver, nestes casos, é mais viavel usar loop (AB box) para solucionar.
Citação de: Jones em 08 de Março de 2012, as 16:46:56
... quando se liga uma pedaleira zoom na mesma fonte de pedais analógicos esse chiado é bastante alto e chato, creio que você deve estar passando pelo mesmo problema com a sua pedaleira.
Não só a Zoom, mas outras marcas tambem.
Deem uma olhada neste topico.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2050
Citação de: designermx2 em 08 de Março de 2012, as 17:45:05
GrAmorim, sei que é abuso da minha parte, mas é para um bem coletivo.
Não teria como na sua placa de fonte, colocar um circuito único com esse filtro?...
Ex:
Tomada > Filtro de linha (com fusíveis) > 1 saída para 127 /240v filtrada > Transformador > Circuito para pedais (acredito que com dois ou 3 etapas isoladas). ...
O projeto da fonte foca mais no secundario, mais especificamente sob a retificação.
A ideia proposta é bem legal, e obviamente excelente.
Mas ela seria melhor em uma finalizaçao, porque o filtro indutivo é usado no inicio da corrente.
Ao montar a fonte na caixa, nesta caixa se coloca o filtro e as tomadas.
Neste caso, tal caixa pode ficar a um tamanho nao desejado, para uma fonte de pedais.
A nao ser que tal sistema seja montado dentro de um pedalboard.
Fica sendo mais vialvel, usar uma regua de tomadas, com o filtro, para se ligar tudo.
Link da fonte:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3464
designermx2
Visitante
«
Responder #38 :
11 de Março de 2012, as 01:23:21 »
Perguntas:
Quanto a alimentação de bateria em todos os pedais, isso ajudaria no chiado?
Como acredito que o chiado é um loop de terra (diferença de potencial das duas fontes/equipamentos), se usar um DI passivo, a coisa pode ser resolvida?
Em um lugar que eu tinha usado a fonte e o filtro sem modificações, o ruído era absurdo! Antes de ontem testei com as modificações do filtro e ficou apenas o chiado na hora que era tocado algo. Um amigo meu (outro guitarrista da banda) com uns pedais (diferentes dos meus), mas ligados com uma digitech estava com um chiado muito mais fortes que o meu e mais ruídos também (como a minha estava antes). Isso reforça a teoria do loop de terra?
-----
Acabo de ver seu esquema e já uso aquele esquema. Mas com a filtragem ficou muito melhor.
O que acho que está rolando quando junta pedais e pedaleiras é o lance do loop de terra, não acha? estou construindo um DI passivo aqui só para testar. Pode ser que na segunda eu já tenha uma resposta. Mas se achar que não vai adiantar, não me faz perder tempo, ok? Só dizer que não adianta e parto para outra solução (se houver).
-----
Com o DI passivo o chiado continua. Já nem sei mais o que fazer. Tenho ótimos pedais e uma ótima pedaleira. Eis minha configuração:
FCB: 1010 com uno chip
POD 2.0 (toda original)
Fonte handmade com projeto igual ao do GRAmorin e com filtro de linha sugerido aqui pelo forum
Pedais de distorção: GDI-21 , Uber Metal Line6 e Fabtone Danelectro
Pedais extras: Noise Reducer da Behringer (os pedais de distorção atualmente estão no loop do pedal).
Pedais a chegar: Orange Compressor e Joyo Equalizer.
Não tenho mais ruídos de hum, fizz ou qualquer outro, só este maldito chiado! O que posso fazer para retirar isso do meu som?
-----
Pessoal, coloquei no pc e gravei para ver o que vocês achavam. Nas notas prolongadas dá para perceber melhor.
www.yathos.com.br/temp/teste_de_chiado.mp3
O chiado fica em paralelo com o toque. Quando pára de tocar, pára o chiado. Nem com DI passivo ele funciona sem esse chiado. Até com cubo de guitarra (testei em alguns além do meu) fica o chiado.
«
Última modificação: 12 de Março de 2012, as 20:17:02 por designermx2
»
Visitante
«
Responder #39 :
13 de Março de 2012, as 09:05:44 »
designer,
voce fez o seginte teste, monta o set apenas com o primeiro pedal, (guitarra - pedal 1 - AMP), veja se tem o chiado, acrescenta o segundo (guitarra - pedal 1 - pedal 2 - AMP) e veja novamente, e assim por diante. talvez seja possivel encontrar o vilão da historia.
abraço
Colaborador
Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31
«
Responder #40 :
13 de Março de 2012, as 09:27:30 »
IDN, fiz esses testes recentemente, fui ligando um por um, e vi que o chiado vinha quando tinha muitos pedais ligados, no final das contas, acabei tirando alguns e diminuiu bastante, to somente com o essencial agora, tirei até o equalizador.
GrAmorin
Hand MasterMind
Obrigado
«
Responder #41 :
13 de Março de 2012, as 11:15:58 »
Vendo, ou melhor, ... ouvindo facilita e esclarece.
Quando mencionou que só aparece quando toca, ja suspeitei, e se confirmou quando ouvi...
Ja tive este tipo de ruido.
Em algumas ocasiões ate parece uma distorção.
E na verdade é o que acontece!
Tenho um afinador Matrix SR-5000, e quando eu ligo ele aparece este mesmo tipo de ruido.
Desligando o ruido some.
Se seu caso for igual ao meu, não se resolvera com fonte boa, ou filtro.
Procure algo no set que ao desligar o ruido desaparece.
Outra coisa, pedal e pedaleira (pedais multi efeitos) sempre tera ruidos se interligados.
Isso não importa marca do pedal ou pedaleira, ou se de uso para estudo ou profissional.
Digo por experiencia, ja tive varias pedaleiras top, e em quase todas tinha certos ruidos que não dava para eliminar.
No post anterior tem um link, de uma olhada naquele topico que entendera melhor.
designermx2
Visitante
«
Responder #42 :
13 de Março de 2012, as 12:15:46 »
Citação de: GrAmorin em 13 de Março de 2012, as 11:15:58
Em algumas ocasiões ate parece uma distorção.
E na verdade é o que acontece!
Exato, fica parecendo uma distorção na hora que toca.
Testar um pedal por vez...
Fiz isso e não muda em nada. Basta um ligado para começar o problema. Só os pedais (todos ligados) o problema não aparece, só com a pedaleira.
Se seu caso for igual ao meu, não se resolvera com fonte boa, ou filtro.
Já estou ficando sem opção na fonte. Minha fonte está maior que a caixa dos pedais, já tem metade do tamanho da pod 2. Eu coloquei transformadores, indutores, capacitores para desacoplar, filtros, varistores, o que você imaginar... já acho que a fonte está perfeita para o uso ou até para o geral...
Procure algo no set que ao desligar o ruido desaparece.
Estou achando agora que é a pedaleira, antes não tinha observado que o noisegate sempre ficava ligado. Agora desligo ele e aparece o mesmo tipo de ruído. Estou achando agora que a pod deve estar amplificando o noise quando ligo os pedais. Sozinha e com o NG ligado ela não apresenta isso. Como posso testar os capacitores apenas com um multímetro?
Outra coisa, pedal e pedaleira (pedais multi efeitos) sempre tera ruidos se interligados.
Isso não importa marca do pedal ou pedaleira, ou se de uso para estudo ou profissional.
Digo por experiencia, ja tive varias pedaleiras top, e em quase todas tinha certos ruidos que não dava para eliminar.
Sabe uma coisa que parece que vai te deixar louco? Coloquei inclusive a pedaleira com a FCB para vender no ML para comprar pedais apenas. Estou ficando XXXX da vida com isso e resolvi tentar vender, mas se não conseguir, terei que resolver isso (para mim seria melhor porque o custo dos pedais é bem maior, já que tenho flanger, tremulo, chorus, tap tempo , delay, reverb, compressor, wha e volume, tudo isso na pod).
No post anterior tem um link, de uma olhada naquele topico que entendera melhor.
Qual, o da fonte para pedais que você colocou aqui ou outro?
Hand MasterMind
Obrigado
«
Responder #43 :
13 de Março de 2012, as 13:00:20 »
Qual, o da fonte para pedais que você colocou aqui ou outro?
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2050
Neste topico do link acima tera alguns relatos da assossiaçao de pedal e pedaleira.
Inclusive tem meu relato envolvendo o caso do afinador.
O caso do ruido pode estar ligado a questão de se usar pedal e pedaleira.
A unica forma de solucionar é usar um sistema de loop, chave AB, ou algo similar.
felixmeirelles
Visitante
«
Responder #44 :
13 de Março de 2012, as 13:13:15 »
Citação de: designermx2 em 08 de Março de 2012, as 17:45:05
Como vou ligar ela em DC se não dá para saber onde posso ligar o polo positivo e o negativo?
A matemática é simples, rolou ruido joga a fonte AC fora, 90% dos casos ela é vilã, a antena dos ruídos.
A maioria dos pedais AC pode ser alimentado com DC sem problemas e sem gambiarras, normalmente se tratando de conectores padrão p4 o negativo é externo e o positivo é o interno, o que seria o inverso do padrão usado pela Boss, Ibanez e Dunlop.
A 1spot combo acompanha um adaptador que inverte esse plug, ai fica fácil alimentar pedais AC com ela.
Fonte AC sempre traz zumbido....
O proprio autor do tópico que o Gramorin citou diz em:
"Então galera, aconteceu uma parada esquisita porém muito interessante agora.
Experimentei fazer o loop de terram mas não adiantou, pelo contrário, só aumentou o ruído.
Encucado com isso, entrei em contato com o dono desses pedais para perguntar com ele vem ligando eles todo esse tempo (2 anos).
A respota: Liguei usando as fontes que eu mandei para você ( eu já tinha visto, uma era uma dessas vagabundas de 1200mA de várias tensões; e outra uma fuhrman vermelhinha), eu falei cara, acho que você se enganou pois esses pedais são AC e as fontes DC. Ele disse, não eu ligo assim.
Pois bem, fui fazer um teste, liguei tudo na fonte que eu fiz, mas ao invés de ligar o DM4 nessa fonte liguei na da Fuhrman. FUNCIONOU!
Nossa, não entendo o que acontece ali para uma fonte DC alimentar um pedal AC... Sei que o DM4 funcionou, e o compressor da boss parou com o TUUUUM... O que eu fiz foiu ligar o DL4 no AC e o DM4 na própria fonte dos pedais, em 9VDC (center +). Coisas da eletrônica, ás vezes fico sem palavras... Se alguém puder me ajudar a desvendar o que acontece nesse sistema, e porque não é possível ligar 2 digitais num enrolamento de trasformador, pode ser uma boa informação para nós.
A minha primeira teoria é a seguinte:
" Os pedais DM4 e DL4 da Line 6 possuemn circuitos para retificação e filtro de tensão AC, transformando-a em DC para alimentação do mesmo. Internamente ele possue uma ponte retificadora, fato que se comprova pelo transformador ser de 2 fios, ou 2 polaridades. A entrada da ponte retificadora não tem polaridade em corrente alternada, mas em corrente contínua é possivel fazer com que a corrente passe por ela, chegando as outras etapas do circuito, dispondo a polaridade de maneira correta (center +).
Assim, seria possível esse pedal funcionar em DC."
É mais ou menos isso que eu acho que acontece, digo, se alguém puder ajudar
Agradeço a todos"
Sou mais um usuário satisfeito com minhas fontes DC em pedais AC.
«
Última modificação: 13 de Março de 2012, as 13:27:02 por felixmeirelles
»
1
2
3
4
5
1
2
[
3
]
4
5
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...