Galera, preciso fazer uma fonte para ligar pedais. De cara, já surgiram as seguintes dúvidas:
1 - Essas fontes lineares (que utilizam transformadores) fornecem a tensão de saída especificada somente para o consumo especificado na fonte, do contrário, se o consumo for menor que o especifiado na fonte, a tensão de saída será maior que a especificada, correto? Por exemplo: Fiz uma fonte de 9v 800mA. A fonte fornecerá esses 9v somente se os 800mA estiverem sendo consumidos. Se eu ligar na fonte um único pedal que consome apenas 180mA a tensão de saída da fonte será maior que 9V (aproximadamente 11V). Tem alguma saída pra isso? No caso se eu fizer essa fonte 9v - 800mA só poderia usar essa fonte quando eu for usar uns 5 pedais ao mesmo tempo.
Depende.
Se a fonte não for regulada a tensão apresentada na saída será maior que 9 Volts, mesmo que o transformador usado seja de 9 Volts.
Um transformador novo de 9 Volts pode apresentar até 10 Volts ou mais em seu secundário, devido a diferenças na rede elétrica, flutuação da energia da rede elétrica, dentre outros. Ainda, após retificação e filtragem a tensão será maior do que a apresentada no secundário. No exemplo a tensão será de aproximadamente 13 Volts (9 Volts x 1.41).
Já se a fonte for regulada (com CI específico, tipo 7809, ou zener) a tensão apresentada na saída da fonte será 9 Volts ou bem próximo disso (algumas vezes entre 8,9 até 9,2), muitas vezes em virtude de tolerância de componentes, dentre outros. Neste caso, e usando seus 800ma de exemplo, se é ligado seus 180ma na fonte, a tensão se manterá a mesma (9V), sendo que a parte reguladora da fonte trabalhará mais folgada. Ao ligarmos, por exemplo, 750 ma, a fonte já começará a trabalhar mais quente. Ao chegar no limiar da corrente (800ma) pode ou não haver queda de tensão, dependendo de como ela esteja sendo usada.
2 - A caixa onde eu colocar a fonte também precisa ser metálica ou revestida de papel alumínio para evitar interferências.
Se a fonte for bem projetada e construída não há necessidade de montá-la em caixa metálica, pondendo ser usada caixa plástica. O aterramento também é opcional nesse caso.
3 - Uma vez vi na net uma fonte de tensão ajustável (dessas usadas em laboratório) com um plug que se encaixava em qualquer tipo de plug P4. Alguém sabe o nome desse plug que encaixa em qualquer outro?
É um plugue que parece uma estrela? Se sim acho que já ví deles nessas "eliminadores de pilha" de camelô. Nunca encontrei ele para vender em lojas.
Outra dúvida, é como montar esses cabos que possuem diversos plugs no mesmo cabo, é só ligar tudo em paralelo e pronto?
Valeu!
Sim, só ligar em paralelo, obedecendo a polaridade.
Só mais umas dúvidas:
Esse cabo com vários conectores pode ser comprado?
Nunca ví pronto para vender.
Tem problema de a placa com os componentes da fonte ficar muito próxima do transformador?
Desde que não haja curtos, não há problema.
Abraços.