Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Novembro de 2024, as 07:51:05

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte linear de 9v real?  (Lida 8901 vezes)
Eduardo13
Visitante
« : 01 de Março de 2012, as 11:08:03 »

Galera, preciso fazer uma fonte para ligar pedais. De cara, já surgiram as seguintes dúvidas:

1 - Essas fontes lineares (que utilizam transformadores) fornecem a tensão de saída especificada somente para o consumo especificado na fonte, do contrário, se o consumo for menor que o especifiado na fonte, a tensão de saída será maior que a especificada, correto? Por exemplo: Fiz uma fonte de 9v 800mA. A fonte fornecerá esses 9v somente se os 800mA estiverem sendo consumidos. Se eu ligar na fonte um único pedal que consome apenas 180mA a tensão de saída da fonte será maior que 9V (aproximadamente 11V). Tem alguma saída pra isso? No caso se eu fizer essa fonte 9v - 800mA só poderia usar essa fonte quando eu for usar uns 5 pedais ao mesmo tempo.

2 - A caixa onde eu colocar a fonte também precisa ser metálica ou revestida de papel alumínio para evitar interferências.

3 - Uma vez vi na net uma fonte de tensão ajustável (dessas usadas em laboratório) com um plug que se encaixava em qualquer tipo de plug P4. Alguém sabe o nome desse plug que encaixa em qualquer outro? Outra dúvida, é como montar esses cabos que possuem diversos plugs no mesmo cabo, é só ligar tudo em paralelo e pronto?

Valeu!
« Última modificação: 01 de Março de 2012, as 11:09:51 por Eduardo13 » Registrado
alanteruel
Visitante
« Responder #1 : 01 de Março de 2012, as 11:15:16 »

Rapaz, como sou novato, só consigo te responder a numero 1!

Você pode utilizar qualquer corrente que quiser nesse tipo de fonte, desde que seja igual ou menor a corrente nominal. Ou seja, se quiser ligar só um LED a 10mA, a tensão continuará a ser a mesma. O que dá problema é exigir mais corrente do que o nominal, aí os efeitos podem ser variados, mas sempre acaba pela aniquilação da fonte.

Espero ter ajudado! E boa sorte com as outras perguntas, ficamos no aguardo  Legal!
Visitante
« Responder #2 : 01 de Março de 2012, as 11:21:01 »

Cara pelo que eu sei 800 mA é a corrente máxima suportada pela sua fonte, se você ligar um pedal de 9V a 180mA vai ficar com sobra a fonte, logo ela aguenta uns 4 a 5 pedais de consumo parecido, se for um pedal mais potente ai é só soma as correntes.

Rapaz, como sou novato, só consigo te responder a numero 1!

Você pode utilizar qualquer corrente que quiser nesse tipo de fonte, desde que seja igual ou menor a corrente nominal. Ou seja, se quiser ligar só um LED a 10mA, a tensão continuará a ser a mesma. O que dá problema é exigir mais corrente do que o nominal, aí os efeitos podem ser variados, mas sempre acaba pela aniquilação da fonte.

Espero ter ajudado! E boa sorte com as outras perguntas, ficamos no aguardo  Legal!

Para esse problema é só colocar um resistor em série com o led para reduzir a tensão.
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #3 : 01 de Março de 2012, as 11:38:29 »

Você tem que ver se a fonte tem um regulador de tensão ou não. Caso tenha o regulador (tipo um circuito integrado 7809 ou LM317), ela vai garantir que a saída da fonte tenha uma tensão constante de 9V (com alguma tolerãncia) independentemente de quanta corrente está sendo consumida.  Se a fonte não tiver regulagem, isto é só tiver o transformador mais o retificador e capacitores de filtragem, então a tensão pode variar conforme o consumo de corrente.

A caixa da fonte é preferencialmente de metal, mas pode ser de plástico (resistente a calor) se o conjunto não esquentar muito. Veja que muitas fontes de parede (aquelas quadradinhas pretas) são de plástico. Não se preocupe muito com ruído, fontes lineares trabalham em baixa frequência e são menos sensíveis a ruídos externos. O ruído que elas geram, deve ser atenuado pelos capacitores de filtragem e desacoplamento no regulador.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
alanteruel
Visitante
« Responder #4 : 01 de Março de 2012, as 11:46:22 »

Para esse problema é só colocar um resistor em série com o led para reduzir a tensão.

Sim sim, eu usei o exemplo do led pra exemplificar mesmo, o resistor estava "implícito" mesmo, acabei me expressando mal.

Você tem que ver se a fonte tem um regulador de tensão ou não. Caso tenha o regulador (tipo um circuito integrado 7809 ou LM317), ela vai garantir que a saída da fonte tenha uma tensão constante de 9V (com alguma tolerãncia) independentemente de quanta corrente está sendo consumida.

Caracoles, tinha me esquecido das fontes que não usam reguladores... olha o tio Alan dando mancada de novo... =/
Estudarei mais... haha
Visitante
« Responder #5 : 01 de Março de 2012, as 11:57:30 »

Hmmm. Resolvido o problema então. Como o projeto de fonte 9V aqui do fórum possui o regulador, a tensão de saída nunca será muito alta.

Agora restou só a dúvida número 3 =P

Valeu!
Handmaker

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105

« Responder #6 : 01 de Março de 2012, as 13:38:20 »

Quanto  a pergunta 3, só sei te responder a segunda parte!

A ligação é em paralelo para assegurar a mesma tensão em todos os pedais!

Quanto a quantidade de pedais 4 pedais ficaria no limite... e você teria de usar um dissipador de calor no regulador de tensão!

Abraço!
Visitante
« Responder #7 : 01 de Março de 2012, as 14:35:46 »

Valeu pela ajuda galera!

Só mais umas dúvidas:

Esse cabo com vários conectores pode ser comprado?

Tem problema de a placa com os componentes da fonte ficar muito próxima do transformador?
Visitante
« Responder #8 : 01 de Março de 2012, as 14:48:34 »

Galera, preciso fazer uma fonte para ligar pedais. De cara, já surgiram as seguintes dúvidas:

1 - Essas fontes lineares (que utilizam transformadores) fornecem a tensão de saída especificada somente para o consumo especificado na fonte, do contrário, se o consumo for menor que o especifiado na fonte, a tensão de saída será maior que a especificada, correto? Por exemplo: Fiz uma fonte de 9v 800mA. A fonte fornecerá esses 9v somente se os 800mA estiverem sendo consumidos. Se eu ligar na fonte um único pedal que consome apenas 180mA a tensão de saída da fonte será maior que 9V (aproximadamente 11V). Tem alguma saída pra isso? No caso se eu fizer essa fonte 9v - 800mA só poderia usar essa fonte quando eu for usar uns 5 pedais ao mesmo tempo.

Depende.

Se a fonte não for regulada a tensão apresentada na saída será maior que 9 Volts, mesmo que o transformador usado seja de 9 Volts.

Um transformador novo de 9 Volts pode apresentar até 10 Volts ou mais em seu secundário, devido a diferenças na rede elétrica, flutuação da energia da rede elétrica, dentre outros. Ainda, após retificação e filtragem a tensão será maior do que a apresentada no secundário. No exemplo a tensão será de aproximadamente 13 Volts (9 Volts x 1.41).

Já se a fonte for regulada (com CI específico, tipo 7809, ou zener) a tensão apresentada na saída da fonte será 9 Volts ou bem próximo disso (algumas vezes entre 8,9 até 9,2), muitas vezes em virtude de tolerância de componentes, dentre outros. Neste caso, e usando seus 800ma de exemplo, se é ligado seus 180ma na fonte, a tensão se manterá a mesma (9V), sendo que a parte reguladora da fonte trabalhará mais folgada. Ao ligarmos, por exemplo, 750 ma, a fonte já começará a trabalhar mais quente. Ao chegar no limiar da corrente (800ma) pode ou não haver queda de tensão, dependendo de como ela esteja sendo usada.

2 - A caixa onde eu colocar a fonte também precisa ser metálica ou revestida de papel alumínio para evitar interferências.

Se a fonte for bem projetada e construída não há necessidade de montá-la em caixa metálica, pondendo ser usada caixa plástica. O aterramento também é opcional nesse caso.

3 - Uma vez vi na net uma fonte de tensão ajustável (dessas usadas em laboratório) com um plug que se encaixava em qualquer tipo de plug P4. Alguém sabe o nome desse plug que encaixa em qualquer outro?

É um plugue que parece uma estrela? Se sim acho que já ví deles nessas "eliminadores de pilha" de camelô. Nunca encontrei ele para vender em lojas.

Outra dúvida, é como montar esses cabos que possuem diversos plugs no mesmo cabo, é só ligar tudo em paralelo e pronto?

Valeu!

Sim, só ligar em paralelo, obedecendo a polaridade.

Só mais umas dúvidas:

Esse cabo com vários conectores pode ser comprado?

Nunca ví pronto para vender.

Tem problema de a placa com os componentes da fonte ficar muito próxima do transformador?

Desde que não haja curtos, não há problema.

Abraços.
Visitante
« Responder #9 : 05 de Março de 2012, as 21:57:43 »

Galera, fui na eletrônica cotar os componentes pra fazer a fonte 9V da seção Projetos daqui do fórum e o material custou R$35,00 sem contar os cabos e plugs P4.

Aí encontrei em alguns lugares na net algumas fontes chaveadas de 9V-2A sendo vendidas na faixa de R$30/40.

Como li que as fontes chaveadas são melhores fiquei pensando se não é melhor comprar uma dessas fontes chaveadas prontas e depois só colocar os plugs P4 nela em vez de ter todo o trabalho pra fazer uma fonte linear.

O que vocês acham?
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 3

« Responder #10 : 05 de Março de 2012, as 22:15:05 »

Galera, fui na eletrônica cotar os componentes pra fazer a fonte 9V da seção Projetos daqui do fórum e o material custou R$35,00 sem contar os cabos e plugs P4.

Aí encontrei em alguns lugares na net algumas fontes chaveadas de 9V-2A sendo vendidas na faixa de R$30/40.

Como li que as fontes chaveadas são melhores fiquei pensando se não é melhor comprar uma dessas fontes chaveadas prontas e depois só colocar os plugs P4 nela em vez de ter todo o trabalho pra fazer uma fonte linear.

O que vocês acham?

Li aqui no forum em algum topico (que eu nao me recordo agora) que essas fontes chaveadas geram ruidos (chiado) em alguns pedais.
Porém nao tenho conhecimento se isso procede, teria que testar para saber.
« Última modificação: 05 de Março de 2012, as 22:18:17 por fvinicius » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #11 : 06 de Março de 2012, as 01:05:20 »

Li aqui no forum em algum topico (que eu nao me recordo agora) que essas fontes chaveadas geram ruidos (chiado) em alguns pedais.
Isso acontece muito com pedais de ganho.
Eduardo13
Visitante
« Responder #12 : 29 de Maio de 2012, as 15:46:53 »

Boa tarde!

Como não quero criar outro tópico para o mesmo assunto, resolvi ressuscitar este.

Estou em dúvida se apenas trocando o controlador de tensão do esquemático da fonte 9V aqui do site por um 7812, para obter uma tensão de 12v, preciso alterar alguma coisa a mais no esquemático?
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #13 : 29 de Maio de 2012, as 15:51:36 »

O transformador deve ser de pelo menos 12V.
Electric Effects
Handmaker

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383

« Responder #14 : 29 de Maio de 2012, as 17:40:26 »

Aproveitando o tópico aqui.
No projeto de fonte do tonepad, tem um regulador chamado lm317 para 9V regulando isso em um trimpot. Qual outro regulador eu posso usar? Esse lm317 tá meio difícil de achar e sempre é bom economizar no frete.  Legal!
  Imprimir  

Ir para: