Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Setembro de 2024, as 05:31:23


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dica para LED's  (Lida 13896 vezes)
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« : 28 de Fevereiro de 2012, as 13:08:50 »

Estava dando um help pra um amigo aqui do fórum de ligação de LED's e no final achei bem organizado e decidi publicar aqui
para quem venha a ter alguma duvida com a ligação, caso notem erros me avisem, pois escrevi rapidamente, se a moderação achar
dispensável a vontade para excluir também!

---

Vamos partir de alguns princípios, vou usar um pouco de teoria tambem... "Lei de Ohm":
Para calcular a resistência temos a fórmula seguinte:  R = V / I

Onde:
R = Resistência              V = Tensão (Voltagem)              I =  Corrente (amperagem)

Então, se você tiver a tensão e tiver a corrente poderemos calcular a resistência correto?

Os Leds não tem modelo impresso nos mesmos e sendo assim fica difícil identificar cada um,
porém, apesar de não existir um padrão estipulado, os fabricantes em geral produzem LEDS
muito semelhantes uns dos outros, a grosso modo seguem um padrão que seria mais ou menos assim:

Côr                              Queda de Tensão        Corrente Máxima
Vermelho                      1.8 V                     0.02 A
Verde                              2.1 V                     0.02 A
Amarelo                      2.0 V                     0.015 A
Laranja                      2.0 V                        0.02 A
Azul                              3.1 V                     0.02 A
Branco                      3.1 V a 4.0V              0.02 A
                              (depende do fabricante)   
Infra-vermelho              1.1 V                        0.02 A

-----------------------------------------------------------------------------

Vamos por em prática?

Vamos dizer que você quer acender um LED Azul então teremos o seguinte:

R = V / I
R = (12v - 3,1v) / 0.02 A
R = 8,9v / 0.02 A
R =  445 Ω


Onde, a gente tem alimentação 12v, menos, o consumo do LED 3,1v no caso do azul, divido, pela corrente máxima do LED 0.02 A,
resultando em uma resistência de 445 Ω, então sabendo que 445 Ω não é um valor comercial de resistor você deve aproximar
o máximo possível, nesse caso o valor seria 470 Ω, pense que se você por um menor que 445 Ω, a grosso modo esta roubando
a vida util do seu led, forçando o mesmo a trabalhar com uma tensão maior que a suportada!

Se você for ligar + de um led na mesma alimentação é simples, você pode ligar em série ou paralelo.

Ligação em série:


Se eles forem da mesma cor, ligando em série, você simplismente adiciona eles na fórmula e liga com 1 resistor só:

Ex.: Ligação de 3 Leds Azuis em série:
         R = V / I
          R = (12v - 3 x 3,1v) / 0.02 A
          R = (12v - 9,3v) / 0.02 A
          R = 2,7v / 0.02 A
          R =  135 Ω

          (Valor Comercial do resistor: 130 Ω)

OBS.: Quando houver um led de cor diferente ligado junto e em série, a menor corrente de LED presente é o que limita a corrente!

Ligação em Paralelo:


Aqui você calcula separado adicionando uma resistência para cada LED!



--------------------------------------------------------------------
Valores comerciais de Resistores:

1.0ohm   1.1ohm   1.2ohm   1.3ohm
1.5ohm   1.6ohm   1.8ohm   2.0ohm
2.2ohm   2.4ohm   2.7ohm   3.0ohm
3.3ohm   3.6ohm   3.9ohm   4.3ohm
4.7ohm   5.1ohm   5.6ohm   6.2ohm
6.8ohm   7.5ohm   8.2ohm   9.1ohm

Para obter os demais valores basta multiplicar por: 10, 10², 10³, assim sucessivamente...


Referência Bibliográfica: http://troniquices.wordpress.com
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
UH!Bom
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 149

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 4



« Responder #1 : 28 de Fevereiro de 2012, as 13:20:09 »

Isso ajuda um pouco???




inté.
Registrado

by UH!Bom
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #2 : 28 de Fevereiro de 2012, as 13:37:26 »

Ajuda com certeza!

Acho legal nossos filhos saberem que o leite vem da vaca e não da caixinha,
pra quem quiser entender e aprender acho bem útil!

Abraço
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2012, as 13:47:00 por marcusbass » Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
PatraoGuitar
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 50

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 5



« Responder #3 : 28 de Fevereiro de 2012, as 14:42:29 »

Aproveitando o gancho:

Se eu ligar 4 leds em paralelo alimentados por uma bateria de 9V, pelo que foi falado tenho que usar um resistor para cada LED, certo?
E não poderia ser utilizado um resistor antes dos 4 LEDs para reduzir a tensão para o nível desejado? No caso, vou ligar 4 LEDs alto brilho em paralelo, sendo que somente 2 estarão acesos por vez. Se cada um consome em média 3V, não seria o caso de utilizar somente um resistor de 330R para reduzir a tensão para 6V? Ou precisa obrigatoriamente ser utilizado um resistor em série com cada LED?
Registrado

Aprender, aprender e aprender.
IDN
Visitante
« Responder #4 : 28 de Fevereiro de 2012, as 14:54:46 »

Lembro meus tempos de SENAI, no inicio eles te ensinam a calcular, trabalhar em 15mA para evitar que apague ou queime com alguma oscilação, depois de um tempo falam, coloca um resistor de 1K, se achou que ta fraco coloca um menor. _.

Até hoje em dia eu uso led e resistor de 1K.
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #5 : 28 de Fevereiro de 2012, as 16:14:42 »

Se eu ligar 4 leds em paralelo alimentados por uma bateria de 9V, pelo que foi falado tenho que usar um resistor para cada LED, certo?

Fica muito melhor assim, um resistor para cada LED.  Se colocar dois LEDs em paralelo com somente um resistor, um dos LEDs vai conduzir mais, portanto brilhando mais, esquentando mais, reduzindo sua tensão ,em consequencia brilhando mais ainda que o outro e assim por diante.  Diodo a mesma coisa, não se deve usar em Paralelo.

E não poderia ser utilizado um resistor antes dos 4 LEDs para reduzir a tensão para o nível desejado?

Existe um equívoco conceitual.  O resistor reduz a corrente no circuito e não a tensão no LED.
O LED sofre pouca variação de tensão quando lhe é forçada uma grande variação de corrente.  É mais fácil imaginar o LED como uma pequena bateria, quando ligado no circuito e funcionando.

Se cada um consome em média 3V, não seria o caso de utilizar somente um resistor de 330R para reduzir a tensão para 6V?

Porque um resistor de 330r reduziria a tensão para 6V??  porque não para 2V ou 1V??
É melhor pensar assim:
O LED não consome tensão, se aplica uma corrente nele(aplicando uma tensão ao LED em série com o resistor) e por isso aparece nele uma tensão.

Espero que eu tenha explicado mais que complicado.

Eu costumo fazer o cálculo ali embaixo utilizando não a corrente máxima, mas em torno de 10mA, ou até menos, dependendo para que seja.

Abraços, T+
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2012, as 16:16:14 por Patines » Registrado
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #6 : 28 de Fevereiro de 2012, as 16:34:52 »

Muito bem colocado Patines!
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
PatraoGuitar
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 50

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 5



« Responder #7 : 28 de Fevereiro de 2012, as 16:52:46 »

Se eu ligar 4 leds em paralelo alimentados por uma bateria de 9V, pelo que foi falado tenho que usar um resistor para cada LED, certo?

Fica muito melhor assim, um resistor para cada LED.  Se colocar dois LEDs em paralelo com somente um resistor, um dos LEDs vai conduzir mais, portanto brilhando mais, esquentando mais, reduzindo sua tensão ,em consequencia brilhando mais ainda que o outro e assim por diante.  Diodo a mesma coisa, não se deve usar em Paralelo.
Era exatamente essa a minha dúvida.

Porque um resistor de 330r reduziria a tensão para 6V??  porque não para 2V ou 1V??
Uai, R = (9-3)/0.02, R = 300. Qual o erro no cálculo? Faz muito tempo que eu estudei isso, e estou voltando a mexer com isso agora, só não tenho tido tempo pra uma leitura mais detalhada. Mas eu acho que não está errado o cálculo, considerando uma queda de tensão de 3V... ou estarei errado?  Huh?

De qualquer modo, então vou reler todo o material com mais calma em casa, aqui no serviço não abre imagens anexadas nem Imageshack ou Photobucket  Bufando

Abraço!
Registrado

Aprender, aprender e aprender.
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #8 : 28 de Fevereiro de 2012, as 18:19:19 »

Acho meio estranho, mas eu queria ligar uns 8 leds de alto brilho no meu case para iluminar umas barras de acrílico transparente que tenho.

Mas queria que estes leds acendessem conforme eu toco as notas no contrabaixo...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...se eu parar de tocar eles apagam.

Queria ligar estes leds na própria fonte de 9 volts com 500mA do case!

Alguém tem uma idéia? Wink
Registrado
jpdiman
Visitante
« Responder #9 : 28 de Fevereiro de 2012, as 18:44:53 »

xandaum

Já pensei em algo parecido com led's rítmicos, mas teria que adaptar pra ficar mais funcional, é pra se pensar!
Registrado
ApAcHe*
Visitante
« Responder #10 : 28 de Fevereiro de 2012, as 18:50:41 »

Eu acho o LED de alto brilho muito forte, principalmente o azul.... nesse estou usando um resistor de 10K para reduzir a luminosidade e pra mim ainda está forte, tentarei algo como 22k na próxima
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #11 : 28 de Fevereiro de 2012, as 18:56:23 »

Acho meio estranho, mas eu queria ligar uns 8 leds de alto brilho no meu case para iluminar umas barras de acrílico transparente que tenho.

Mas queria que estes leds acendessem conforme eu toco as notas no contrabaixo...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...se eu parar de tocar eles apagam.


Fica mais fácil se for algum tipo de distorção, em cada "clip" dá para usar 1 led no lugar dos diodos rápidos ou em série com estes, quanto mais alto for o som mais o led brilhará, assim como no Keeley mod do DS-1.

Agora com 8 leds, o sistema tem que ser mais complexo, e logicamente vai aumentar muito o consumo do pedal.

Uma ideia bem porca mas que não vai alterar em nada o ganho e o timbre do pedal é colocar um circuito fotossensível no pedal, de forma que o fotossensor fique isolado com o LED de "clip" (tudo enrolado com fita isolante), dai fica fácil colocar os 8 leds em paralelo para seguir o brilho do led do "clip", sem gerar nenhum tipo de interferência no circuito do som.

Só colocar um p2 mono para fora do pedal mestre, e alimentar os leds nas barras.

« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2012, as 19:04:15 por felixmeirelles » Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #12 : 28 de Fevereiro de 2012, as 18:59:00 »

Se eu ligar 4 leds em paralelo alimentados por uma bateria de 9V, pelo que foi falado tenho que usar um resistor para cada LED, certo?

Fica muito melhor assim, um resistor para cada LED.  Se colocar dois LEDs em paralelo com somente um resistor, um dos LEDs vai conduzir mais, portanto brilhando mais, esquentando mais, reduzindo sua tensão ,em consequencia brilhando mais ainda que o outro e assim por diante.  Diodo a mesma coisa, não se deve usar em Paralelo.
Era exatamente essa a minha dúvida.

Porque um resistor de 330r reduziria a tensão para 6V??  porque não para 2V ou 1V??
Uai, R = (9-3)/0.02, R = 300. Qual o erro no cálculo? Faz muito tempo que eu estudei isso, e estou voltando a mexer com isso agora, só não tenho tido tempo pra uma leitura mais detalhada. Mas eu acho que não está errado o cálculo, considerando uma queda de tensão de 3V... ou estarei errado?  Huh?

De qualquer modo, então vou reler todo o material com mais calma em casa, aqui no serviço não abre imagens anexadas nem Imageshack ou Photobucket  Bufando

Abraço!

Melhor dizendo:
Porque um resistor de 330r reduziria a tensão??  O resistor limita a corrente!

Para reduzir a tensão é necessário um divisor resistivo: pelo menos 2 resistores.

Abraços, T+

-----
Acho meio estranho, mas eu queria ligar uns 8 leds de alto brilho no meu case para iluminar umas barras de acrílico transparente que tenho.

Mas queria que estes leds acendessem conforme eu toco as notas no contrabaixo...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...se eu parar de tocar eles apagam.

Queria ligar estes leds na própria fonte de 9 volts com 500mA do case!

Alguém tem uma idéia? Wink

Mas tu queria eles sempre brilhando ou com intensidade variando conforme toca ??

Pelo  menos sei a configuração mais indicada:


Só tem que ver qual seria a tensão  no LED que tu quer usar quando passa 10mA..  pra ver de quantos em quantos dá pra colocar em série.

T+
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2012, as 19:11:49 por Patines » Registrado
UH!Bom
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 149

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 4



« Responder #13 : 28 de Fevereiro de 2012, as 19:18:06 »

Acho meio estranho, mas eu queria ligar uns 8 leds de alto brilho no meu case para iluminar umas barras de acrílico transparente que tenho.

Mas queria que estes leds acendessem conforme eu toco as notas no contrabaixo...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...se eu parar de tocar eles apagam.

Queria ligar estes leds na própria fonte de 9 volts com 500mA do case!

Alguém tem uma idéia? Wink

O que você está querendo então seria um VUMeter??

inté.
Registrado

by UH!Bom
rikathu
Visitante
« Responder #14 : 28 de Fevereiro de 2012, as 20:32:49 »

Ótimo tópico Marcus, obrigado!

Melhor dizendo:
Porque um resistor de 330r reduziria a tensão??  O resistor limita a corrente!

Para reduzir a tensão é necessário um divisor resistivo: pelo menos 2 resistores.

Abraços, T+
Mas na ligação em série a corrente não é igual em todos os pontos? Ou estou fazendo confusão?
Um abraço!
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2012, as 20:34:39 por rikathu » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.057 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal