Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Junho de 2024, as 20:54:31


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: terra virtual  (Lida 21346 vezes)
bec2010
Visitante
« : 28 de Fevereiro de 2012, as 08:08:20 »

Venho notado que em muuuuuuuuuuuitos projetos é utilizado esse tal de terra virtual, mas o que é o terra virtual? E para que serve? Achei um ótimo texto para nós iniciantes:

http://www.clubedohardware.com.br/printpage/Aterramento/457
Registrado
jpdiman
Visitante
« Responder #1 : 28 de Fevereiro de 2012, as 18:04:04 »

Muito bom o texto, principalmente pra iniciantes como eu! Smiley
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #2 : 28 de Fevereiro de 2012, as 19:22:22 »

Venho notado que em muuuuuuuuuuuitos projetos é utilizado esse tal de terra virtual, mas o que é o terra virtual? E para que serve? Achei um ótimo texto para nós iniciantes:

http://www.clubedohardware.com.br/printpage/Aterramento/457

Tu está enganado..   esse escrito tosco não fala sobre o terra virtual utilizado em projetos.
Aqui tem um artigo sobre isso:
http://tangentsoft.net/elec/vgrounds.html

Aí um exemplo de terra virtual:


O terra virtual é uma referência de tensão.  Geralmente o terra virtual é a metade da tensão de um sistema com uma única fonte ou bateria.  geralmente é utilizado com amplificadores operacionais, que precisam de referências para funcionar.

T+
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2012, as 19:37:57 por Patines » Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #3 : 28 de Fevereiro de 2012, as 19:46:43 »

Nesse ponto eu concordo com nosso amigo Patitas, esse artigo é uma bobagem total, quem olha assim parece até fake que foi escrito pelo Gabriel Torres .

Nossa fazer terra na instalação hidráulica do prédio ou em um vergalhão é a coisa mais estupida que se pode fazer.

A primeira além de ser estupida ainda pode colocar pessoas em risco, ainda mais se os canos metálicos correm por fora com braçadeiras e por dentro dos apartamentos são de plástico, em uma descarga mais forte pessoas podem levar choques pela água.

É melhor não ter um terra do que ter um terra ruim.

Para um chuveiro, um microondas, pode não fazer a minima diferença ligarmos em um vergalhão, agora equipamentos sensíveis como os computadores e sistemas de som podem ser danificados por um terra mal feito.

Para entender melhor:

http://monografias.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10001362.pdf

http://www.coppersteel.com.br/arq/ater_seg.pdf
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2012, as 19:49:18 por felixmeirelles » Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #4 : 28 de Fevereiro de 2012, as 19:54:04 »

Para um chuveiro, um microondas, pode não fazer a minima diferença ligarmos em um vergalhão,

Só pra constar, se pode levar um choque mortal, por falta de aterramento nos chuveiros, quando falta água e depois volta a água cheia de terra..  sim terra de verdade, o que faz a água conduzir bem mais que o normal.

Aquele arqtigo é muito perigoso..  dá idéias perigosoas...

T+
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #5 : 28 de Fevereiro de 2012, as 20:01:00 »

Mas tem coisa pior, imagina ligar um valvulado handmade na sala, enquanto sua mulher toma banho no banheiro, você seguido o professor ligou o terra nos canos do prédio, sem querer você descarrega as válvulas no terra, que descarrega no cano, que descarrega na água, e se o seu apartamento tiver na maioria canos de pvc, a água vai descarregar na sua mulher.

Digno de Hitchcock.

 Legal!
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #6 : 28 de Fevereiro de 2012, as 20:44:22 »

Mas tem coisa pior, imagina ligar um valvulado handmade na sala, enquanto sua mulher toma banho no banheiro, você seguido o professor ligou o terra nos canos do prédio, sem querer você descarrega as válvulas no terra, que descarrega no cano, que descarrega na água, e se o seu apartamento tiver na maioria canos de pvc, a água vai descarregar na sua mulher.

Digno de Hitchcock.

 Legal!

É o que estou falando...  já apareceu um querendo matar a mulher!!   Evil

T+
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2012, as 20:51:18 por Patines » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #7 : 28 de Fevereiro de 2012, as 22:04:00 »

Nesse ponto eu concordo com nosso amigo Patitas, esse artigo é uma bobagem total, quem olha assim parece até fake que foi escrito pelo Gabriel Torres .

Nossa fazer terra na instalação hidráulica do prédio ou em um vergalhão é a coisa mais estupida que se pode fazer.

A primeira além de ser estupida ainda pode colocar pessoas em risco, ainda mais se os canos metálicos correm por fora com braçadeiras e por dentro dos apartamentos são de plástico, em uma descarga mais forte pessoas podem levar choques pela água.

É melhor não ter um terra do que ter um terra ruim.

Para um chuveiro, um microondas, pode não fazer a minima diferença ligarmos em um vergalhão, agora equipamentos sensíveis como os computadores e sistemas de som podem ser danificados por um terra mal feito.

Para entender melhor:

http://monografias.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10001362.pdf

http://www.coppersteel.com.br/arq/ater_seg.pdf

Não concordar com opniões alheias, até aí tudo bem, cada uma têm a sua.  Agora comparar um artigo com o outro não têm nada haver, até mesmo porque se trata de assuntos diferentes; um trata do aterramento da rede elétrica alternada e os equipamentos a ela ligada (quanto a alternada); e o outro a criação de um divisor de tensão referencial em uma fonte de tensão contínua.

Uma coisa nada tem haver com outra!

Assim como dizer que é uma bobagem total, aí fica complicado; o "cara" citado é um engenheiro renomado (Não estou dizendo que por isto, estará sempre certo).

Obs: o Brasil é um dos poucos, se não o único país, em que chuveiro elétrico, tem um de seus terminais elétricos ligado ao usuário através da água, quando em uso!
Registrado

felixmeirelles
Visitante
« Responder #8 : 28 de Fevereiro de 2012, as 22:30:19 »

O artigo do Gabriel Torres sugere um aterramento caseiro enquanto os artigos que eu citei demonstram o risco de aterramentos mal feitos em suas observações, e sugerem formas de aterramento corretas, o que tem de errado nisso?

Provavelmente você não leu o artigo que o autor do tópico citou escrito pelo Gabriel Torres que trata de aterramento.

Outra ele não é engenheiro ele é só técnico em eletrônica (2o grau técnico) e jornalista.

"na mesma época que ingressou no 2º grau técnico em eletrônica do Instituto de Tecnologia ORT."
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gabriel_Torres

Outra coisa, no chuveiro elétrico todos os terminais estão sempre em contato com a água, o que impede as pessoas de levarem choques é o fato da resistência do chuveiro ser menor do que a resistência da água ate o corpo do usuário.

E o que impede a resistência do chuveiro de "torrar" é a água que corre por ela.

Na verdade o maior risco chuveiro elétrico é a interrupção do neutro comum em um chuveiro sem aterramento, por exemplo no caso de uma arvore cair e arrebentar somente o neutro da casa, a resistência entre fase-neutro irá ser ignorada pela corrente que encontrará a água e consequentemente o corpo do usuário.

Resumindo chuveiro elétrico + usuário - terra - neutro  =  choques





E quando eu explanei o risco da descarga elétrica na rede hidráulica, causado pelo terra mal feito, sugerido pelo GT, esqueci de dizer que chuveiros comuns com aquecedor a gás, torneiras e banheiras são mais perigosos.

Porque em um chuveiro elétrico o neutro absorveria a descarga pela água, mas em um banheiro como o aqui de casa com canos de pvc termo-resistente e um aquecedor a gás a descarga elétrica seria muito forte no curso da água e da mesma forma no usuário.
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2012, as 23:00:59 por felixmeirelles » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #9 : 28 de Fevereiro de 2012, as 23:03:12 »

O artigo do Gabriel Torres sugere um aterramento caseiro enquanto os artigos que eu citei demonstram o risco de aterramentos mal feitos em suas observações, e sugerem formas de aterramento corretas, o que tem de errado nisso?

Provavelmente você não leu o artigo que o autor do tópico citou escrito pelo Gabriel Torres que trata de aterramento.



Não há nada de errado nisto!  Claro que não se pode comparar uma "monografia" com uma resposta em um forum para um leigo (estou citando o usuário que perguntou, lá no tópico citado)

Eu me referi, a não comparar uma explicação de uma forma suscinta de como fazer um aterramento (em tensão alternada) com um divisor de tensão em fonte de tensão contínua para fazer um terra referêncial
Registrado

felixmeirelles
Visitante
« Responder #10 : 28 de Fevereiro de 2012, as 23:19:28 »

É lógico que podemos comparar monografias com artigos de referência como os do Clube do Hardware.

Até porque os dois trabalhos que citei não são teses, são simplesmente trabalhos voltados a iniciantes na área com levantamento de teorias já existentes, por isso eles são bem auto explicativos.


Se você acha o máximo um técnico em eletrônica sair por ai dizendo para as pessoas ligarem seus equipamentos em vergalhões e em ligações de água prediais, e as pessoas acabarem acreditando e saírem por ai reproduzindo e fazendo tal prática, parabéns.

 Legal!

« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2012, as 23:21:33 por felixmeirelles » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #11 : 28 de Fevereiro de 2012, as 23:29:49 »

Parei!;
Até mesmo porque se avatar é um cachorro e o meu é um gato.   Para não parecer que é "briga de cão com gato" Legal!
Registrado

Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #12 : 28 de Fevereiro de 2012, as 23:31:26 »

O pessoal tem que cuidar com as referências e dicas que dão relacionadas a tensões mais elevadas,
a grosso modo falando, já letais, pois tem muita gente assim como eu que vem pra cá devorar informação,
só que acaba não analisando a veracidade dos fatos!

Eu penso que a partir do momento que você recomenda a alguém a tomar X medidas você
de certa forma é também responsável por aquilo que vier a acontecer relacionado a esse assunto!

Abraço
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
felixmeirelles
Visitante
« Responder #13 : 28 de Fevereiro de 2012, as 23:34:46 »

Parei!;
Até mesmo porque se avatar é um cachorro e o meu é um gato.   Para não parecer que é "briga de cão com gato" Legal!

"Onde está o gato?"

Concordo.

Cheesy





-----
O pessoal tem que cuidar com as referências e dicas que dão relacionadas a tensões mais elevadas,
a grosso modo falando, já letais, pois tem muita gente assim como eu que vem pra cá devorar informação,
só que acaba não analisando a veracidade dos fatos!

Eu penso que a partir do momento que você recomenda a alguém a tomar X medidas você
de certa forma é também responsável por aquilo que vier a acontecer relacionado a esse assunto!

Abraço

Eu estudei bastante sobre aterramentos de amps na época em que eu tocava mais sério, e cheguei a conclusão que é melhor não ter aterramento se não tiver como seguir pelo menos a NBR.

Com certeza eu fiquei bobo com esse artigo do Gabriel Torres que apesar de nada ter a ver com o "Terra Virtual" que é normalmente citado em eletrônica DIY,  chama a atenção pela recomendação de práticas nada ortodoxas de aterramento.

Um aterramento ideal tem que ter uns 8 ohms de resistência, porem com um aterramento fora do solo, podemos ter grandes problemas de todas as especies, desde ruídos, como os de rádio até correntes parasitas, como as que queimam as coisas.

Paredes são boas para segurar o teto, não para aterramentos e canos de água então nem se fala.

Depois dessa meu filtro critico com o GT foi para o nível máximo.
« Última modificação: 29 de Fevereiro de 2012, as 16:48:38 por felixmeirelles » Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #14 : 29 de Fevereiro de 2012, as 09:55:14 »

Este mês, um músico, aqui no RS, morreu quando encostou no equipamento de palco, provavelmente por falta de terra de segurança.

Uma crias que encostaram na cerca também....  torraram

Sempre estas mortes são cenas de Hitchcock ou Hot-cook...  nem se imagina como e os camaradas tão lá meu queimados torrando e mortos.   Reconheço que as vezes sou cáustico...  mas como já vi gente morrer na minha frente assim, tenho é muito medo disso.


T+
Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal