Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 20:47:01

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Um metodo alternativo  (Lida 12663 vezes)
Metallover
Visitante
« : 27 de Fevereiro de 2012, as 04:49:30 »

A soda caustica pode ser utilizada no processo de corrosão, mesmo sendo perigoso por exalar muitas  substancias toxicas?
Visitante
« Responder #1 : 27 de Fevereiro de 2012, as 06:03:02 »

A melhor alternativa caseira para corrosão é vinagre e sal como descreveram os nossos amigos cesar e eduardo em:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1770.60
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2012, as 06:06:45 por felixmeirelles » Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #2 : 27 de Fevereiro de 2012, as 09:39:27 »

No meu experimento, adicionei um pouco de limpa alumínio e aparentemente acelerou o processo.

Abraços.
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #3 : 28 de Fevereiro de 2012, as 13:05:47 »

A soda caustica pode ser utilizada no processo de corrosão, mesmo sendo perigoso por exalar muitas  substancias toxicas?

Não é possível corroer cobre com soda caustica.
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
guitar_luthier
Visitante
« Responder #4 : 20 de Abril de 2012, as 11:07:45 »

Jupterra, limpa alumínio tem ÁCIDO MURIÁTICO por isso a corrosão foi mais acelerada. Eu acho que o que está faltando ai é, um pouco de Ácido ou um hidróxido mais forte falo isso pelas minhas Experiências. Eu coloquei 100ml de Vinagre, 50 Ml de Muriático e 50 ml de Hidróxido 200 Volume foi o que resolveu! Resultado Corrosão com 10 minutos. Espero ter ajudado.
Visitante
« Responder #5 : 20 de Abril de 2012, as 17:11:31 »

guitar_luthier

Você quis dizer peroxido, não é? o hidróxido além de neutralizar ou pelo menos reduzir a acidez da solução poderia causar ebulição instantânea e violenta, dependendo das concentrações.

Muito cuidado com essas misturas, se não sabe o que esta fazendo, pode se dar muito mal!!!

Os hospitais e pronto socorros não estão preparados para tratar queimaduras químicas.
Visitante
« Responder #6 : 20 de Abril de 2012, as 18:34:57 »

Desculpe ai pessoal, eu quis dizer peroxido, o Eddie está certo. Legal!
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #7 : 20 de Abril de 2012, as 22:47:28 »

Pessoal,

o Eddie está certo. Esse negócio de misturar substâncias químicas sem conhecer o assunto é perigoso. Vamos evitar de colocar estas receitas aqui, a não ser que haja um embasamento científico correto.

Eu sei que as vezes temos o ímpeto de apresentar os resultados aqui de nossas experiências pessoais. Sem um controle correto, as coisas podem descambar para uma região bem perigosa.

Um caso comum é misturarmos em casa algo que acreditamos ser uma substância em determinada concentração, e quando outra pessoa segue a nossa receita, usando a substância correta na concentração correta, o resultado é perigoso. Outra coisa, como vimos aqui é ESCREVER o NOME SUBSTÂNCIA de FORMA INCORRETA.

Por favor, vamos ter responsabilidade uns para com os outros!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
NIZ
Visitante
« Responder #8 : 21 de Abril de 2012, as 01:39:56 »

Eu fico pensando... entendo a vontade enorme que dá ter seu pedal prontinho o mais rapido possível! Mas compensa mesmo ficar misturando quimicos em busca de uma corrosão super rápida? Corrosão com percloreto leva no máximo meia hora (para placas do tamanho da maioria dos pedais).

Você provavelmente já levou um tempo ali limpando a placa para deixá-la bem preparada e livre de gordura, fez uma transferencia com todo cuidado para que o layout fique o mais certo possível, fez uma análise minuciosa para confirmar se as trilhas estão certas e se não precisa de pequenas correções com a caneta, fez as correções com a caneta, cortou a placa. Nessa hora você provavelmente deve estar cansado  Roll Eyes. Por que não aproveitar uns 20min de corrosão para dar uma arejada, esticar as pernas, ir no banheiro, ou tomar uma agua?

Compreendo a ansiedade que dá, mas a pressa geralmente não ajuda nesse tipo de trabalho. Penso que ficar fazendo experiencias mirabolantes com produtos quimicos fortes para se "economizar" alguns minutinhos não vale muito a pena. Salvo em casos que se tenha total certeza e segurança no que se está fazendo.  Wink

Abraço!
Visitante
« Responder #9 : 21 de Abril de 2012, as 10:38:19 »

hgamal, entendo perfeitamente sua preocupação. Mas eu escrevi errado por um simples descuido de minha parte mas logo logo nosso amigo Eddie veio e foi corrigido o erro. Agora quero deixar bem claro que eu fiz essa mistura e deu certo, é claro tudo foi feito com luva,Mascara tudo como manda o manual quando se trata de produtos químicos. Eu mesmo hoje em dia já não trabalho mais com percloreto mas não quero tocar ou desviar o assunto do tópico, eu acho que cada um tem que descobrir o que é melhor para sua corrosão ok? Legal!
Visitante
« Responder #10 : 21 de Abril de 2012, as 15:28:35 »

Pessoal, o que tem de errado com o percloreto de ferro?
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 13
-Recebido: 1

« Responder #11 : 21 de Abril de 2012, as 15:55:51 »

A melhor forma seria a do sal cloreto de ferro III, a forma anidra do ( percloreto), mas como alternativa Tem o ácido nítrico, ou a galvanoplastia só que nada barato.
Visitante
« Responder #12 : 22 de Abril de 2012, as 04:14:25 »

guitar_luthier

O que aconteceria se uma pessoa lendo o seu post, inadvertidamente e em concentrações mais altas misturasse essas substancias?

Sou contra essas misturas, e na minha opinião esse tipo de discussão deveria ser mais restrita aos interessados e pessoas que saibam o e que estão fazendo. Não sou leigo, me formei técnico em química em 99, trabalhei 8 anos em indústria química, e tive o desprazer de ver um conhecido com uma queimadura de ácido.

Todo cuidado é pouco!
« Última modificação: 22 de Abril de 2012, as 18:25:00 por EddieTavares » Registrado
marcioulguim
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69

« Responder #13 : 22 de Abril de 2012, as 09:36:51 »

Sou contra essas misturas, e na minha opinião esse tipo de discussão deveria ser mais restrita aos interessados e pessoas que saibam o e que estão fazendo.

Buenas

Concordo plenamente.
Já que temos o percloreto de ferro, que na pior das hipóteses apenas mancha a roupa (tendo o mínimo de cuidado), porque inventar moda?

Abraço a todos
Visitante
« Responder #14 : 22 de Abril de 2012, as 09:39:20 »

Todos os circuitos que eu fiz foi com Percloreto de Ferro, sem adição alguma!
Todos ficam perfeitos,e o processo leva no máximo 20min.
Além do que o percloreto é super barato!
Não entende ainda o porque buscar maneiras alternativas para corroer ou acelerar o processo, a não ser que você tenha uma encomenda de uns 20 no mesmo dia.
Mas tem coisas que compensa fazer do modo tradicional, eu mesmo ja fiz muita gambiarra na vida, e te digo a gente perde mais tempo e dinheiro tentando fazer a coisa do modo errado, do que se fizesse do modo certo da primeira vez!

Essa é só minha opinião querendo ajudar! Não quer dizer que estou certo!

« Última modificação: 22 de Abril de 2012, as 10:16:49 por Plautz » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: