Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Fevereiro de 2025, as 08:59:48

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sobre o reaproveitamento de algumas peças de eletronicos.  (Lida 12612 vezes)
ApAcHe*
Visitante
« Responder #30 : 27 de Fevereiro de 2012, as 16:16:19 »

Pra isso eu sou chato e enjoado, desculpe quem "recicla" componentes eletrônicos, mas se isso fosse tão bom, porquê não vemos essa atitude em grandes empresas? Claro, é uma opinião minha, mas se você pode comprar pela internet os resistores, capacitores tudo a um bom preço, só o trabalho de ligar o ferro de solda, tirar cada componente, depois ver se dá pra ficar bom, testar, acho que nisso tudo é que vocês acabam gastando mais do que querem economizar... lembre-se que para qualquer pessoa que trabalha, o mais caro é SEU TEMPO!

Eu tinha falado aqui com um usuário que algumas pessoas querem tentar colocar na minha cabeça que pegar componente usado é "reciclar" ou "contribuir com o Meio Ambiente", desculpe, mas acho que isso é uma economia absurda e pessoas que fazem isso devem ter seus motivos, mas pergunte aos principais handmakers se eles fazem isso, acho que nada pior do que você um dia descobrir que um componente usado deu problema por uma economia de 10 centavos.

Querem uma dica? Aqui vai: Sempre compre de 5 a 10 componentes para cada pedal que irão construir, com um tempo, terão uma bancada legal que dispõe de material para fazer vários pedais, ex.: Capacitor de 1uF Não Polarizado para o TS, compre uns 10-15, terão para fazer mais 5 ou mais pedais

Pra mim, economia tem um limite, que é onde a pessoa perde a qualidade do produto, hoje, acho que em pedais, o mínimo que se possa fazer é usar jacks de boa qualidade e 3PDT, e pra mim a única coisa que a pessoa deve aproveitar de sucata é: Fios finos, dissipadores e transformadores (desde que esses estejam em boas condições de uso)

Lembre-se que é uma opinião minha
Handmaker

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131

É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem

« Responder #31 : 27 de Fevereiro de 2012, as 16:26:07 »

Eu também prefiro comprar os componentes novos (não deixo de testar um por um), mas os componentes de sucata são muito úteis para algumas emergências. Quem faz pedal para vender tem a obrigação de usar componentes novos, mas quem faz para si ou está iniciando no hobby e com pouca grana, dá para tirar proveito da sucata.
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 469

« Responder #32 : 27 de Fevereiro de 2012, as 18:01:37 »

Montei meu primeiro amplificador valvulado com basicamente peças de "sucata" incluindo válvulas militares (1614). Mas lógico que testei cada peça de sucata e advinhem porque ele deu problema ?? Pelas peças novas que comprei aqui na cidade. Uns capacitores que acreditei estarem bons por serem novos e depois de ter adquirido meu capacímetro resolvi checar e confirmei que estavam ruins...
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #33 : 27 de Fevereiro de 2012, as 18:12:09 »

Certos componentes, custam mais caros tirar da placa do que comprar novo, resistores no caso.
Tem lojas que os vendem entre 0,01 a 0,03 (entre 1 e 3 centavos), so de colocar solda, retirar...  nem compensa reaproveita-los.
Capacitores ceramicos, geralmente custam entre 0,05 e 0,10, ao serem esquentados para retirar da placa, podem ser danificados por causa do calor, entao nao compensa reaproveitar, principalmente se for iniciante na eletronica, onde se costuma levar mais tempo para retirar a peça e fica mais tempo sobre temperatura...
O mesmo para eletroliticos de pequenos valores, sao mais sensiveis a temperatura, e custam entre 0,07 e 0,15 ou 0,20 em lojas pela internet.

Ja CIs e transistores sao mais tolerantes ao calor.
Jairo
Handmaker

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131

É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem

« Responder #34 : 27 de Fevereiro de 2012, as 18:23:14 »

Certos componentes, custam mais caros tirar da placa do que comprar novo, resistores no caso.
Tem lojas que os vendem entre 0,01 a 0,03 (entre 1 e 3 centavos) ;

Capacitores ceramicos, geralmente custam entre 0,05 e 0,10;

O mesmo para eletroliticos de pequenos valores ... custam entre 0,07 e 0,15 ou 0,20 em lojas pela internet.

Como é bom morar em grandes cidades...
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #35 : 27 de Fevereiro de 2012, as 18:28:11 »

Onde moro nao é tao grande.
As lojas por aqui enfia a faca...
Um potenciometro custa 2,00~2,50.
Resistores e capacitores ate tem um preço aceitavel, 0,05 resistor, 0,10 ceramicos, 0,25 eletroliticos de valores baixos (ate 22uF).
Mas na internet tem sites que vendem potenciometros a 1,00 em media, eletroliticos a 0,07...
Dependendo do tamanho do pedido, compensa muito.
NIZ
Visitante
« Responder #36 : 27 de Fevereiro de 2012, as 20:43:10 »

Testar é muito importante! Quando fiz meu primeiro rebote delay, lembro de ter feito umas 3 placas pois não encontrava o defeito que fazia ele ficar com um som esquisito. Até descobrir q estava usando capacitores ruins  Batendo Cabeça.

Reaproveitar pode quebrar um galho enorme. Principalmente se você está precisando de um ou dois componentes e acabada descobrindo alguns em uma placa velha. Se você testou e eles estao funcionando bem, não vejo por que nao usar (a menos que voce esteja fazendo algo para vender). Acho importante voce adquirir habilidade com a solda, para nao queimar quando for retirar algum componente. Pegar uma placa velha e ficar tirando peças pode ser um bom treino. Saber soldar e retirar componentes de uma placa sem danificá-la e sem danificar tanto o componente em que se está trabalhando quanto os que estão envolta deve ser uma habilidade de suma importancia para quem trabalha com circuitos.

Eu sempre uso soquetes em componentes mais específicos (CI's e alguns transistores dificeis de encontrar), assim posso reutilizá-los se for preciso.

Espero ter ajudado Wink. Abraço!
Visitante
« Responder #37 : 27 de Fevereiro de 2012, as 20:48:21 »

Eu tenho por princípio usar em montagens definitivas componentes novos.

Já em protótipos não tem jeito mesmo, são peças re-utilizadas.

No desenvolvimento do TSW foram feitas quase 10 montagens. No IALL 3.5, idem. HG-1 foram umas cinco, e no TreeTuGA estamos na sexta.

Imagina comprar componentes novos para todas ela... Já não temos muito dinheiro; eu e Haroldo iríamos a falência!

Abraços.
  Imprimir  

Ir para: