Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Fevereiro de 2025, as 12:53:37

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sobre o reaproveitamento de algumas peças de eletronicos.  (Lida 12622 vezes)
Metallover
Visitante
« : 25 de Fevereiro de 2012, as 16:47:59 »

Da pra ultilizar algumas sucatas, como aquele botao liga/desliga de caixas de som de PC para  o ativador de pedal. E os potenciômetros para o pedal.
Agradeço pela ajudo.   
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #1 : 25 de Fevereiro de 2012, as 17:30:48 »

Se estiverem bons sim.
Mas para uma montagem definitiva, prefira componentes novos.
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #2 : 25 de Fevereiro de 2012, as 17:46:00 »

É o que o Amorin falou. Pra ver se funciona, ok.
Eu sempre tive receio de reaproveitar peças. Mas para testes ou para eletronicos dos quais você não dependa deles (ex: um pedal que vc só usa pra tocar em casa) sem problemas. Embora tenha muita gente que reaproveita componentes e não tem problemas...
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2012, as 17:48:06 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Metallover
Visitante
« Responder #3 : 25 de Fevereiro de 2012, as 18:07:19 »

v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) caras, v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) vendem pedais ou tem alguns usados, me interesso em pedais, me adicionem ae no msn: reginaldo_fonseca123@hotmail.com
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 2

Say What?

« Responder #4 : 25 de Fevereiro de 2012, as 18:09:00 »

Eu tenho os dois pés atrás com relação à idéia de usar peças usadas. Principalmente pelo fato de, se você tiver querendo ver se funciona, você pode ficar horas debugando um circuito por causa dessa maldita peça reaproveitada que você decidiu usar. É uma faca de dois gumes.

Jorge
Visitem o Máquinas de Música. Link no meu perfil
Jairo
Handmaker

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131

É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem

« Responder #5 : 25 de Fevereiro de 2012, as 19:00:32 »

Eu tenho os dois pés atrás com relação à idéia de usar peças usadas. Principalmente pelo fato de, se você tiver querendo ver se funciona, você pode ficar horas debugando um circuito por causa dessa maldita peça reaproveitada que você decidiu usar. É uma faca de dois gumes.

Jorge

Por isso que é fundamental ter ferramentas de teste de componentes, como multímetro e/ou capacímetro. Já imaginou se aquela peça que voce comprou nova na loja estiver com defeito de fábrica? Comprar componentes novos não é garantia de bom funcionamento. Testar sempre!!!!
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #6 : 25 de Fevereiro de 2012, as 20:04:50 »

Por isso que é fundamental ter ferramentas de teste de componentes, como multímetro e/ou capacímetro. Já imaginou se aquela peça que voce comprou nova na loja estiver com defeito de fábrica? Comprar componentes novos não é garantia de bom funcionamento. Testar sempre!!!!
Corretissimo...O minimo que se pode fazer quando vai reaproveitar um componente é ter CERTEZA absoluta de que ele esta funcionando...
Mas o ideial é peça nova mesmo.
Mas por exemplo... você ja montou varias peças de um mesmo pedal, e quer ter um só pra demonstrar ou só pra ter um reserva. Num caso desses sem problemas. Você ja sabe que o projeto funciona e ja tem experiencia com ele...
Agora, um projeto que você esta montando pela primeira vez... ai eu acho que nem testando os componentes eu arriscaria.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2012, as 20:07:10 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
marcioulguim
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69

« Responder #7 : 25 de Fevereiro de 2012, as 20:07:51 »

Buenas

Sempre reaproveito!!!

Tome cuidado com capacitores, princpalmente os eletrolíticos.
Teste sempre e se for reutilizar CI's instale soquete.
Cuidado com potenciometros, pois se estiverem sujos são uma fonte de ruidos.
Conectores oxidam com facilidade (pelo menos no litoral, onde moro).
Na hora de remover um componente de uma placa antiga, adiocione um pouco de estanho novo por cima do velho. Isto facilita e acelera a remoção do componente, evitando que este danifique por exposição excessiva ao calor.
Prefira soltar um terminal de um componente, depois um terminal de outro, para depois retirnar ao primeiro para não aquecê-lo demais.
Tome cuidado, pois para reaproveitar você irá aquecer para retirar e para reinstalar!!
Semicondutores são sensíveis ao calor.
Para os leigos em eletrõnica, recomendo usar componentes novos.

Espero ter colaborado.
Visitante
« Responder #8 : 25 de Fevereiro de 2012, as 20:22:01 »

Estavam esquecendo do SUGADOR DE SOLDA, esse sim é uma mão na roda!
Handmaker

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229

There‘s no religion higher than truth

« Responder #9 : 25 de Fevereiro de 2012, as 21:21:50 »

Saudações,

Metallover, bem vindo ao fórum. A ideia aqui é compartilhar conhecimento a respeito de eletrônicos voltados a música. Mesmo que você não queira montar os seus, é interessamte pois você solucionará vários problemas ou não será enrolado por alguém quando algum aparecer. Do mais acho que quase todos aqui acabam vendendo um ou outro que montou e acabou repondo por uma nova montagem e daí acabam vendendo os que não usam mais. Além desses tem os que fabricam em altíssimo nível, não ficando atrás de nenhum dwsses importados. Acredito que eles até customizem. Coloca um post na parte de compras e vendas que facilita o contato. Não me sinto a vontade para citar nomes pois a lista é grande e poderia cometer o erro de esquecer algum.

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #10 : 25 de Fevereiro de 2012, as 21:53:21 »

Metallover, como dito ai acima pelo amigo, um dos objetivos, é a proprioa pessoa montar o pedal.
Sempre tera auxilio em tudo, a qualquer momento.
Mas se preferir comprar um pedal pronto, nao existe impedimento para isso.
Fica dificil recomendar, porque como dito pelo Victor, pode se esquecer de alguem.
Entao sugiro que veja este topico  http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=590.0
É extenso, mas tera noção do trabalho do pessoal.

Uma coisa que quero deixar claro, montar seu proprio pedal, ou comprar um artesanal, nao quer dizer que sempre gastara menos, pelo contrario, pode ate custar bem mais que um pedal industrial.
xandaum
Handmaker

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46

« Responder #11 : 25 de Fevereiro de 2012, as 23:13:29 »

Concordo com GrAmorim.
Tem muito pedalzinho ching-ling nas prateleiras das lojas e na WEB, que são baratinhos. Mas o som...uma porcaria. Fato.

E quanto a montar seu próprio pedal, te trás sensação de realização, além do crescimento como handmaker. É uma pequena conquista pessoal.

Diy Rules! Legal!
Visitante
« Responder #12 : 26 de Fevereiro de 2012, as 00:31:57 »

Estavam esquecendo do SUGADOR DE SOLDA, esse sim é uma mão na roda!

Uma mão na solda, e quente, muito quente.

Visitante
« Responder #13 : 26 de Fevereiro de 2012, as 05:31:26 »

Falando-se (ainda) em reaproveitar componentes eletrônicos... posso dizer que; se a pessoa tem noção de eletrônica; pode utilizar os mesmos, sem medo; porque a maioria dos componentes são fabricados para durar por muito tempo.
Capacitores eletrolíticos, são os mais críticos.

Eu tenho placas de vários aparelhos, onde faço "buscas" de material e nunca fiquei na mão.
Testo todo componente que retiro das PCI's e vou em frente.
Visitante
« Responder #14 : 26 de Fevereiro de 2012, as 09:21:56 »

Obrigado pela ajuda amigos.
Na minha cidade nao vendem produtos como componentes eletronicos, ai eu penso sempre em reciclar, o maximo que se pode encontrar e um ferro de solda.
Agradeceria bastante se voces me indicassem uma loja online confiavel.
Agradeço  desde ja.
  Imprimir  

Ir para: