Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 20:23:38

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: alterações em fonte para pedaleira  (Lida 9038 vezes)
Tmc
Colaborador

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30

Se Deus é por nós quem será contra nós!

« : 22 de Fevereiro de 2012, as 16:41:59 »

Olá pessoa,
eu tenho uma fonte hamonik (acho que é assim que se escreve) que alimentava minha pedaleira Me20 boss, e o conector macho da fonte quebrou dentro e queimou minha pedaleira Cry.
Dai mandei pra um amigo meu, mais experiente em eletrônica e arrumou pra mim. (como não tenho grana pra comprar outro equipamento, não me arrisquei em meter a mão _) Ele disse que tinha queimado uns transistores reguladores de tensão e uns diodos etc.
Fui ver a fonte se tinha acontecido alguma coisa com ela, dai... o susto Huh? a fonte especificava 9v 300ma, e quando medi a tensão estava em 12v, a minha pedaleira funciona a 9v 200ma. Eu abri a fonte pra fazer alterações pra poder utilizar na minha pedaleira com mais segurança. a fonte apresentava dois diodos 1n4002 (um pro positivo e outro pro negativo) um resistor (não me lembro sua impedância) e um capacitor de 1000uF de 16v.

dai fiz as seguintes alterações:

1-  coloquei dois capacitores de 100n cerâmicos.
2- Acrescentei mais um capacitor de 1000Uf 16v
3- coloquei um regulador 7809.

Depois da alteração medi novamente a tensão e está dando 8,87v.

o que eu poderia fazer a mais pra poder melhorar o desempenho (segurança) dessa fonte?

obrigado a todos
Handmaker

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175

« Responder #1 : 22 de Fevereiro de 2012, as 17:18:17 »

Se a tua pedaleira tem regulador dentro, provavelmente a fonte de 12V não regulada seria suficiente...  POr outro lado, se tu regulou e deu uma tensão baixa: talvez a fonte não forneça tensão suficiente pra um regulador 7809 fornecer 9V na saída.
Tem certeza que a tua pedaleira precisa desta modificação que tu fez??  Lá no manuel dela deve falar sobre a alimentação que precisa.

Também pode ter queimado um dos diodos nesta função e estar retificando somente meia onda, e desta foram esteja mais baixa que es taria se fosse onda completa.  Teste os didos ou já vá trocando.

Abraços, T+
Colaborador

Obrigado

« Responder #2 : 22 de Fevereiro de 2012, as 17:28:11 »

Patines

no manual da pedaleira diz que deve ser usado a fonte PSA120 da boss, e as especificações dessa fonte é 9v 200ma. Quando eu comprei a pedaleira veio junto  a fonte mais ela tem o cabo de alimentação bem frágil e acabou  estragando e queimou também o transformador dela ai foi pro saco!

eu posso trocar os diodos 1n4002 por 1n4007? eu não sei se alguns deles estão queimados( digo os 4002). eu achei também estranho essa tensão mais pensei que fosse uma tolerância do CI.
Visitante
« Responder #3 : 22 de Fevereiro de 2012, as 17:57:41 »

Sobre os diodos, pode usar 1n4007 sim, sem problemas, mas os que estão em uso devem estar todos OK, senão você não teria tensao na saida, principalmente se estiverem em ponte (4 diodos), geralmente quando queima um, queima todos. Pelo que voce descreveu o valor de 8.87V esta na tolerancia do regulador (min 8.64 segundo datasheet). O capacitor de 1000uF ja deve ser mais que suficiente para filtro nessa aplicação, caso acho necessário você pode aumentar o valor desse capacitor.

Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #4 : 22 de Fevereiro de 2012, as 18:02:24 »

É normal a fonte de 9V ter 12V na saida, caso nao seja estabilizada, como neste caso.
Nao recomendo voce colocar o regulador na fonte, isso porque tem regulador dentro da pedaleira, e se voce colocar o regulador na fonte, podera causar instabilidade na pedaleira.
Patines
Handmaker

Obrigado

« Responder #5 : 22 de Fevereiro de 2012, as 18:49:20 »

... você não teria tensao na saida, principalmente se estiverem em ponte (4 diodos), geralmente quando queima um, queima todos. .

Se 1 diodo queima e abre, teremos retificação em meia onda!!  Mas o camarada fala lá embaixo que são 2.

O capacitor de 1000uF ja deve ser mais que suficiente para filtro nessa aplicação, caso acho necessário você pode aumentar o valor desse capacitor.

Com 1000uF, se puchar 200mA, varia mais ou meonos 0,8V em onda completa e mais ou menos 2,5V em meia onda.  Se queima 1 diodo, com 2,5V de variação já pode baixar dos 9V se regular..   dentro ou fora do pedal.  Explicado??

Abraços, T+
Visitante
« Responder #6 : 22 de Fevereiro de 2012, as 19:24:53 »

Verdade, não vi que ele escreveu 2 diodos, nesse caso voce esta correto, retificação meia onda, mas sobre o ripple eu cheguei em outros valores aqui, 3.33V para meia onda e 1.66V para onda completa. (considerando 200 mA)
Handmaker

Obrigado

« Responder #7 : 22 de Fevereiro de 2012, as 20:08:44 »

Verdade, não vi que ele escreveu 2 diodos, nesse caso voce esta correto, retificação meia onda, mas sobre o ripple eu cheguei em outros valores aqui, 3.33V para meia onda e 1.66V para onda completa. (considerando 200 mA)

São parecidos...    devo ter errado nos cálculos...  T+
Colaborador

Obrigado

« Responder #8 : 22 de Fevereiro de 2012, as 20:33:17 »

ok pessoal,

o transformador da fonte tem 3 fios ligados a placa da fonte, não medi a tensão deles mais me parece ser dois positivos e um neutro( tipo +12 0 +12), se eu fizer uma fonte de onda completa ficaria melhor?
e esse resistor 1K serve pra quê?
qual a diferença em usar o capacitor de 100n poliester e cerâmico nessa aplicação?

abraço!
Handmaker

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59

« Responder #9 : 22 de Fevereiro de 2012, as 20:38:43 »

Tenho aqui essa mesma pedaleira que meu amigo me deu pra consertar, dizendo ele que ligou uma fonte de roteador nela de 8V que creio eu por ser de roteador seja AC, e ela queimou estive olhando e como tudo é digital fiquei meio perdido, mas ví que tem uns reguladores perto da entrada do plug, alguém sabe algum teste que eu possa fazer? alguma lugar onde eu possa injetar esses 9V pra ver se queimou mesmo?

Obrigado
"O essencial é invisível aos olhos"
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #10 : 22 de Fevereiro de 2012, as 22:38:46 »

Tem a questao de polaridade
Se a fonte do roteador tiver polaridade diferente da pedaleira, queimara a entrada.
Comece a testar pelos diodos, depois veja os reguladores tipo 78xx, e procure por algum transistor proximo a entrada.
Patines
Handmaker

Obrigado

« Responder #11 : 23 de Fevereiro de 2012, as 07:55:58 »

De tanto olhar circuitos, podemos supor o que passa no teu, mas sem olhar, é também muita adivinhação pois não sabemos com certeza onde as coisas são ligadas.  Mas..   vamos adivinhar:
o transformador da fonte tem 3 fios ligados a placa da fonte, não medi a tensão deles mais me parece ser dois positivos e um neutro( tipo +12 0 +12), se eu fizer uma fonte de onda completa ficaria melhor?
Muito provavelmente é onda completa, com 2 diodos, pois quando uma bobina dá positivo, a outra dá negativo e vice-versa..  desta maneira os dois diodos conduzem alternadamente e fazem retificação de onda completa.

e esse resistor 1K serve pra quê?
Provavelmente serve para descarregar o capacitor da fonte

qual a diferença em usar o capacitor de 100n poliester e cerâmico nessa aplicação?

Com poliéster, passa mais ruído que vem da rede...  mas quase não faz diferença, pois muitos desses ruídos não estão na faixa audível.  Num equipamento de instrumentação, receptor ou transmissor de rádio faria diferença.

Abraços, T+
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #12 : 23 de Fevereiro de 2012, as 19:30:27 »

Sobre a retificação:
Se o transformador for de 3 fios, e a saida da fonte for 2 fios, tiver  apenas 2 diodos e tiver só 1 eletrolitico, é certeza que é retificaçaõ onda completa.

Sobre o capacitor:
Mesmo em fontes de boa qualidade, usam ceramicos.
Como dito pelo Patines faz grande diferenca quando se tratar de equipamentos que trabalhem com RF ou frequencias.
Em audio pode ou nao fazer diferença, isso vai depender de outros fatores.
Um exemplo, tenho um afinador, se a fonte nao tiver um capacitor ceramico, o indicador dele fica disparado.

A diferença do poliester para o ceramico, esta em sua construção.
O poliester tem uma estrutura espiral, seria como uma bobina, e isso faria gerar ressonancia.
O ceramico tem seus itens internos em paralelo.

Nao queria, mas nao tem como relatar isso sem discordar do amigo Patines.
Na faixa de audio tem uma percepçãozinha sim.
Vejamos os ripples.
Sao percebidos facilmente em fontes mal prejetadas.
Em fonte mais ou menos tambem tem uma diferença.
Aquele ruidinho de fundo...
Uma configuraçao com ceramicos os eliminam, ja os poliesteres não são tao eficazes.

Em meus pedais uso uma fonte da Panasonic (fonte de telefone sem fio), o nivel de ruido é praticamente zero, nada de hum ou zum, e shhh.
Ja outras fontes tinham um ruido de fundo.
Queria saber a diferença e o porque.
Nao foi dificil, ja que a oficina é posto autorizado da marca, nao faltava fontes queimadas...
Abri algumas, nada de mais, ou de outro planeta.
Transformadores normais. diodos comum, eletrolitico de 1000uF, e ceramicos.
O que era diferente, é que tinha capacitores ceramicos em uma determinada configuraçao.

Montando esta configuraçao em outra fonte (que era ruidosa), mudou em 100%.
Sei que me pedirão a configuração  Roll Eyes
Entao logo eu posto ela.
Patines
Handmaker

Obrigado

« Responder #13 : 23 de Fevereiro de 2012, as 22:02:43 »

Nao queria, mas nao tem como relatar isso sem discordar do amigo Patines.
Na faixa de audio tem uma percepçãozinha sim.
......Aquele ruidinho de fundo...
Uma configuraçao com ceramicos os eliminam, ja os poliesteres não são tao eficazes.
é que tinha capacitores ceramicos em uma determinada configuraçao.

Montando esta configuraçao em outra fonte (que era ruidosa), mudou em 100%.
Sei que me pedirão a configuração  Roll Eyes
Entao logo eu posto ela.

Não discordamos em nada, pois bem falei:  "quase não faz diferença", pois o tal do ruidinho de fundo é o quase.  Como diz a minha filha, se fosse um "ruidão" faria muita diferença.

E veja que faz mesmo diferença é quando o pedal ou equipamento de áudio tem um projeto frágil, pois se forem tomadas as devidas precauções, este ruído de fonte não atrapalha.  Em muitos casos, as precauções deixam de ser tomadas por economia de espaço ou componentes.  Digo isso porque uns capacitores a mais podem tranquilamente ficar diluídos no preço, e o resultado é largamente recompensador, pois neste meio a informação voa longe.

E novamente..   que configuração o cerâmico está na fonte do camarada?  paralelo com o eletrolítico??
E o resistor?  Já vi fontes com resistor em série com um regulador, porque esta não poderia estar?  Supus que estaria em paralelo com o eletrolítico.  Estarei certo??  
Não sei, só adivinhei, pois não conheço o esquema.  Explicado??

Além disso tudo, no Brasil, onde componentes podem ficar durante anos numa loja, é fácil comprar um eletrolítico de já "deu pros cocos"  e segura pouca carga e ainda gera ruídos.  Já usei uns desses de balaião como desacoplamento DC: simplesmente metia uma ruideira infernal no circuito.  Tive que trocar todos...  mas isso já é outro tópico

Abraços, T+

« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2012, as 22:04:14 por Patines » Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #14 : 05 de Junho de 2013, as 14:06:46 »

Em meus pedais uso uma fonte da Panasonic (fonte de telefone sem fio), o nivel de ruido é praticamente zero, nada de hum ou zum, e shhh.
Ja outras fontes tinham um ruido de fundo.
Queria saber a diferença e o porque.
Nao foi dificil, ja que a oficina é posto autorizado da marca, nao faltava fontes queimadas...
Abri algumas, nada de mais, ou de outro planeta.
Transformadores normais. diodos comum, eletrolítico de 1000uF, e ceramicos.
O que era diferente, é que tinha capacitores cerâmicos em uma determinada configuraçao.

Tempos depois... só um adendo.

Esses dias eu estava procurando informações pra montar uma fonte mais parruda, e encontrei esta mensagem do nosso amigo Gramorin.

Alterei a minha fonte antiga como o descrito e ficou bem melhor. O meu amp (peavey classic VT) tinha um ruído, nada anormal ou insuportável, mas fiz o mesmo procedimento, instalei em paralelo com cada diodo da fonte um cap. cerâmico de 10n com voltagem de 1kv e em paralelo com cada eletrolítico um cap. cerâmico de 100n também de 1kv.

Sem palavras, vantagens notadas:
    - O ruido de 60hz praticamente sumiu, só da pra notar com ele bem alto, ainda existe um pequeno "shhh" mas este deve ser por causa da idade dos componentes ativos (+- 1979), hoje em dia o silício tem maior pureza.

- Interferência de furadeira, máquina de lavar, secadora, lâmpada econômica, o transformador da rede que é do lado do meu apartamento... acabou! sim acabou! sumiu, babau, já era!

- Os médios e agudos ficaram mais nítidos, consistentes, bonitos... alguém por favor me explique qual é a relação.

Imprimir  

Ir para: