Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Novembro de 2024, as 19:40:18

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [DUVIDA] Que falante eu uso num valvulado de 5w?  (Lida 22093 vezes)
Lamer
Handmaker

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105

« Responder #15 : 23 de Fevereiro de 2012, as 17:20:18 »

Eddie mas ali fala sem distorção... no caso de guitarra não é bom a potência do falante ser a mais... pois muitos usuários usa potenciômetro de volume como se fosse um jumper  Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy

Abraço!
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #16 : 23 de Fevereiro de 2012, as 17:56:37 »

Vou discordar mais uma vez do Amorin (juro que não é perseguição hehhe). Muito pelo contrario, o Amorin ja me deu altas dicas...
Mas no caso de valvulados, 30% é pouco.
Veja o caso que eu vi esses dias por exemplo.
Temos um topico aqui no forum sobre ampli PP de ECL84. No datasheet que eu achei diz que em PP, 2 ECL84 dão 5.4W com 4% de distorção.
Mas tem uma fabricando nacional de amplis handmades que na sua pagina mostra um teste da saida de um PP de ECL84. E o bicho, com distorção maxima, passa dos 9W.
No caso de valvulados, eu recomendo exatamente o dobro de potencia para o falante. Com distorção maxima, sempre vai passar do valor nominal do ampli, e as vezes mais que os 30% (esse é um dos motivos que faz um valvulado soar mais alto).
No caso de solid states, fica como você falou.
Mas não se deve passar realmente do dobro, e deve-se ter o cuidado de escolher um falante com alta sensibilidade.
I don't want to die young...
I want to diode!
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #17 : 23 de Fevereiro de 2012, as 18:47:12 »

Vou discordar mais uma vez do Amorin (juro que não é perseguição hehhe). Muito pelo contrario, o Amorin ja me deu altas dicas...
Mas no caso de valvulados, 30% é pouco.
Ah! Fica tranquilo!
A vida é cheia de discordancias...
Vejo um lado bom nelas.
Sao com elas que buscamos soluçoes e melhorias.
O que nao se pode ter é intrigas, isso nao leva a nada e lugar nenhum.
Sobre a recomendação de 30% é com base em potencia RMS, o que nao entra a distorçao.
De fato em valvulado esta media creio ser baixa por causa da distorçao tipica... e ate desejada por muitos  Smiley
Mas 30% é o minimo, isoo é uma coisa que sempre foi indicada por Newton Braga. No site dele tem algo a respeito, so dar uma procurada.
O site postado pelo Eddie é interessante, e deve ser considerado, ou no minimo analisado.

EddieTavares
Visitante
« Responder #18 : 23 de Fevereiro de 2012, as 20:08:22 »

Eddie mas ali fala sem distorção... no caso de guitarra não é bom a potência do falante ser a mais... pois muitos usuários usa potenciômetro de volume como se fosse um jumper  Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy

Abraço!

Pois é, mas é como falei, a maior parte do texto é sobre P.A., falantes pra PA segundo o (finado) Edu Silva, a potência RMS do falante deve ser a metade da potência RMS que o amplificador pode fornecer.

De: Edu Silva <bahi0387§terra.com.br>
 01/11/2000 12:15

Um amplificador com o dobro da potencia RMS do sonofletor (caixa) nao é demais, pois a potencia RMS em um falante é medida usando ruido rosa filtrado. O valor medido representa seu limite termico, mas ele pode resistir a picos de uns 6dB acima desse nivel. A potencia em amplificadores é medida com sinais senoidais, cujo pico está 3 dB acima do nivel médio (fator de crista = 3dB) - logo, o dobro dessa potencia está 6 dB acima, coincidindo com o limite do falante.

Desde que o conjunto amplificador / falante possa garantir o SPL (nivel de pressao sonora) suficiente para a aplicacao, sem distorcer, seus falantes estarao seguros.

Em situações criticas, como monitores em estudios e mesmo salas de audição HiFi, não é demais um headroom de 6 a 10dB, ou seja, amplificador com 4 a 10 vezes a potência RMS do falante. Com isso, voce tem uma folga suficiente para reproduzir transientes com a máxima fidelidade.

Parece exagero, mas não é. E faz diferença, sim. Claro que isso não significa que voce debe ouvir no máximo volume, permaneça dentro do limite imposto pelo monitor.

Um amp tão potente terá uma grande folga em suas condições de trabalho, e poderá manejar picos de potência de várias centenas de watts sem clipar. E seus monitores aguentarão bem esses transientes de duração muito breve, não chegam a queimar falantes e drivers, desde que não haja distorção séria. O que pode acontecer, em monitores de baixa qualidade, é a compressão dinâmica do sinal. Esse foi um dos fatores que levou a Yamaha a descontinuar a fabricação das infames NS-10: elas não tem a margem dinâmica necessária para reprodução fiel da música gravada em meio digital. Comprimem o sinal de maneira perfeitamente audivel.

Finalmente, no caso de alto-falantes para uso em amplificadores para instrumentos musicais (guitarra e baixo), os valores nominais de potência RMS do amplificador e falante poderão ser iguais. A distorção aqui faz parte do jogo, e os amplificadores costumam ser sobreexcitados.

Edu Silva

Outra coisa que se deve considerar é que os amps valvulados normalmente tem potencia menor que a indicada pelo fabricante, exemplo: 2 6l6 dão por volta de 35 a 40 watts, 4 El34 +- 70 watts não mais que isso.

Se for usar o amp com o volume sempre no talo, a regra dos 30% é bem aceitável, mais que isso compromete a dinâmica do amp de forma geral, como sou mais comportado, uso falantes com potencia próxima ou abaixo da nominal há alguns anos em 2 amps que eu tenho, e ambos estão com um timbre muito bom, mesmo quando resolvo por no talo.

No meu peavey com 2 6l6, uso os falantes que vieram nele de 16 ohms de 25 watts ligados em paralelo para ter 8 ohms, no meu staner com 4 EL34 uso 2 falantes Novick de 50 watts ligados em paralelo.
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 39

Um ao outro ajudou.

« Responder #19 : 24 de Fevereiro de 2012, as 00:54:40 »

...pode comprar é o HRtubeamp de 12" e 40W...

Esse não é o do vendedor que não atende ao telefone e não responde aos emails?!
Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #20 : 24 de Fevereiro de 2012, as 00:59:26 »

Outra coisa que se deve considerar é que os amps valvulados normalmente tem potencia menor que a indicada pelo fabricante, exemplo: 2 6l6 dão por volta de 35 a 40 watts, 4 El34 +- 70 watts não mais que isso.

É bom não generalizar... Existem (ou pelo menos existiam) Amplificadores usando voltagens de placas absurdas e configurações de saída exóticas e retirando bem mais que esses valores de potência ai.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
EddieTavares
Visitante
« Responder #21 : 24 de Fevereiro de 2012, as 02:12:25 »

Bossman

Perfeito, sendo assim, é bom conferir antes fazer o trabalho.
Colaborador

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31

« Responder #22 : 24 de Fevereiro de 2012, as 08:00:18 »

...pode comprar é o HRtubeamp de 12" e 40W...

Esse não é o do vendedor que não atende ao telefone e não responde aos emails?!

Então, me parece que ele mudou o e-mail, lá na área dos altos-falantes a gente discutiu muito isso, recentemente falei com ele por e-mail, vou dar uma procurada depois (aqui não abre hotmail) e coloco aqui o e-mail que falei com ele.
Parem o mundo que eu quero descer.
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #23 : 24 de Fevereiro de 2012, as 12:30:11 »

Bossman

Perfeito, sendo assim, é bom conferir antes fazer o trabalho.

Correto!
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #24 : 25 de Fevereiro de 2012, as 23:01:29 »

Me lembrei de uma linha de amps da Marshall, que eram heads e gabinetes...

O head MG100 é de 100W, o gabinete indicado (MG412) é de 120W.
O AVT50H é 50W, o gabinete indicado (AVT412) é 200W.
O DLS100 e TSL100 (100W) é recomendado os gabinetes 1960, esses gabinete tem algumas variaçoes, determinado pelas siglas A,B, C, V, X, e TV.
As potencias sao 100W, 280W e 300W.

Se for notado, a potencia das caixas é a mesma do amp, diferenca de 12% a mais, e ate 4 vezes a potencia do amp.  Huh?
Estranho, não é?
Ou esquisito?

Agora complica?
Lamer
Handmaker

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105

« Responder #25 : 27 de Fevereiro de 2012, as 14:18:16 »

Esta fazendo uns testes com auto falante... não sou um audiófilo com bons ouvidos... mas percebi justamente o que nosso amigo EddieTavares colocou em questão.

Para som ambiente geralmente tem que usar os falantes com potência igual ou ligeiramente inferior... obviamente que você não utilizará toda potência do power... mas esta atitude melhora mesmo a questão das distorções, deixando a voz bem definida (pelo menos notei isto).

Com o amplificador de guitarra, já teve que ser o contrário... utilizei a potência do falante maior que a do power...

O resultado destes testes é uma diferença sonora considerável!

Abraço!
Colaborador

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31

« Responder #26 : 27 de Fevereiro de 2012, as 14:40:36 »

Fiz alguns testes com meu cabeçote valvulado de 14W.

1° No meu gabinete 1x12" de 40W RMS da HRtubeamp é show de bola, no volume total dá um som muito bacana, não perde a qualidade, se ligar um booster fica um tesão para tocar uns rock and roll.

2° Toquei numa caixa com 2 Novik de 12" daqueles que vinha nas caixas da Giannini, ficou um tesão também, toquei um show com o volume em 50% e ficou perfeito, não distorceu nem nada, ficou o som bem limpo.

3° Liguei ele numa Marshall 1960 4x12", nessa não ficou bom, o som ficou "xoxo", toquei com 50% do volume do ampli, e não ficou limpo, ficou distorcido.
Parem o mundo que eu quero descer.
EddieTavares
Visitante
« Responder #27 : 27 de Fevereiro de 2012, as 15:27:29 »

diego.fcs

Normalmente é isso que acontece quando se usa falantes muito mais potentes que o seu amp, o som fica xoxo mesmo, o seu amp pode dissipar 14w no talo mas com o controle a 50%(logarítmico) provavelmente ele dissipa a raiz quadrada de 14, ou seja, menos que 4 watts.
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #28 : 27 de Fevereiro de 2012, as 15:46:27 »

Por isso é importante que  o falante nao tenha mais que o dobro da potencia. Isso prejudica o rendimento.
O amp nao tera força suficiente para empurrar o falante, por isso fica xoxo.
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #29 : 27 de Fevereiro de 2012, as 15:48:27 »

Estranho isso...

Ligando meu IALL 3.5 numa Marshall 1960 (com greenback se não me engano) ficou tudo de bom, mas de xôxo (ou chuchu?) não ficou nada mesmo!!!
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: