Amorin, desconcordando com sua afirmação, isso de um valvulado de 10W equivaler a um de 90W eu ACHO que é mais lenda do que qualqer outra coisa.
Ja experimentei solid states ao lado de valvulados, e realmente a impressão sonora do valvulado é maior comparando com um solid state, mas um valvulado de 15W não bate um solid state de 50W (de marca boa) nem a pau.
A vida é cheia de discordancias...
Veja bem, não é ideia minha. Isso é o que diz em um manual da Fender.
http://support.fender.com/manuals/guitar_amplifiers/94_Twin_Amp_manual.pdfPagina 6.
"In order for a "slaved" solid state amp to reproduce the sound of a tube master amp, a solid state amp needs lots of headroom. For example, because of the way a tube amp interacts with a speaker load, a 20 watt tube amp, when driven into heavy clpping, can produce output signals equivalent to a 180 watt solid state amplifier."
Quero lembrar, que eu disse que watt é um produto eletrico, e nao representa o que ouvimos.
O que ouvimos é a pressão sonora (dB) que é propagada pelo falante...
O sitema de propagação (falante, caixa acustica, e ate ambiente) tem mais influencia que a potencia sobre o rendimento do amplificador.
Desta forma, temos impressão que este ou aquele amp tem mais som.
Mas um fato real, é que um amp valvulado tem mais som que um estado solido de mesma potencia.
A valvula amplifica o sinal, joga no transformador, e este passa do primario para o secundario...
Um estado solido, principalmente se usa CIs tipo os TDAs, costumam a limitar o sinal em algumas condiçoes, e principalmente os picos. Coisa que nao acontece nas valvulas...
Esse é um dos motivos que faz um valvulado ter mais som que um estado solido.
Tem a questão acustica (propagação) como disse acima.
Nem toda caixa de amp valvulado é igual da caixa de amp estado solido.
O item que diz um valvulado ser equivalente a X vezes, não quer dizer que vai bater tal potencia X do estado solido.
Esse "X" é uma impressão sonora, o que não representa o real da coisa.
É apenas uma impressão, ou algo sintetico.
Tenho amps valvulados e amps estado solido, ate de mesma potencia, e sei como sao cada um deles.
Um de meus valvulados é de 100W, e em volume maximo nao soa como um amp de 2.000 Watts.
Se soasse, 5 quarteirões de casa seria possivel ouvi-lo, o que nao acontece...
Meu outro de 50 W, tem a impressao sonora que menciono, mas quando comparado a um dos estado solido que tenho, de mesma potencia, a 20 metros de casa nao tem diferença significativa...
Tal impressao acontece mais quando se está proximo do amp.
Outro item que ajuda nesta tal impressao, é a questao da distoçaõ... nem preciso mencionar.