Acho que isso dava assunto pra um outro tópico mas vamos la, vou relacionar o meu procedimento,
visto que eu ja fiz uma guitarra pra mim e pintei da mesma maneira...
1º O fundo PU aplicado de maneira bem uniforme uma camada bem fina, ela vai ficar com aquela cor cinza;
2º Depois de pintar com o PU, no máximo uns 30 minutos (lógico se você pintou com uma camada fina),
ele ja vai estar bem seco, então é hora de lixar, eu uso lixa d'água 1800 envolta num pedaço de chinelo,
no estilo "havaiana", o solado é perfeito!
Essa parte de lixar sempre precisa de bastante carinho, cada passada que você faz com jeito e olhando,
é influente totalmente no final do processo, tem que usar bastante os dedos passar e sentir onde estão as imperfeições;
3º Passo 3 demãos de tinta da cor desejada, aplicadas em sequências com intervalos de 15 a 20 minutos, isso também é importante,
vide, que as demãos precisam fundir uma na outra, se você deixar secar demais entre uma demão e outra vai ter problemas,
e provavelmente não chegara naquele resultado perfeito;
4º Eu espero de 2 a 3 horas pelo menos pra tinta dar uma boa curada, tudo isso pode variar de acordo com o clima e o ambiente,
então começa o processo que vai dar o acabamento final, recomendo que se abra uma cerveja bem gelada, acomode-se em um local
bem fresco e arejado e ponha um rock pra rolar;
5º A mágica final, agora você vai lixar o local onde vai ser colado o adesivo frontal, pega o famoso pedaço de chinelo,
enrola a mesma lixa que você usou pro PU, isso pelo fato de ele ja estar gasta, molha bem, joga água em cima e começa
alisando com muita calma, seja paciente, e não espere tudo pronto em 5 minutos, garanto que você depois de algum
empenho e atenção vai ter em mãos um liso perfeito, mas lembre alisa só onde vai colar o adesivo por enquanto;
OBS.: É importante que lixe só onde vai colar o adesivo, pois os póros na tinta são necessários pra fusão verniz/tinta,
a gente só lixa onde vai colar o adesivo antes de envernizar porque o adesivo isolaria os poros impedindo a gente de dar
o acabamento perfeito!
--------
6º Cola o adesivo no local pré-definido, lembrando o adesivo não deve sangrar*, então finalmente aplica o verniz,
ao final da aplicação espera no máximo 5 10 minutos e já aplica a 2ª demão do verniz pra fundir bem as duas camadas!
Sangrar = Acabar rente com a beirada.
7º Seja paciente novamente e espere pelo menos de 1 dia pro outro, para que o verniz cure bem.
8º Lembra do lugar do passo 4? Vai pra la de novo, abre outra cervejinha liga o bom e velho rock
e começa a lixar com aquela lixa, já usada hiper fina (1800), com bastante calma tateando bastante
e com muita paciência, logo você tera um espelho em suas mãos!
9º Chegou a hora do acabamento final, aplica a massa de polir do tipo FINA, e começa a polir com a furadeira
+ o disco de polimento, divindindo em quadros com muito cuidado pra não estragar a peça,
pode haver lugares onde a furadeira não vai chegar então tera de fazer o trabalho manual!
FIM, é assim que eu faço, não sou profissional mas aprendi com meu bom e velho pai todas essas dicas,
ele também não é profissional, mas dessa maneira a gente sempre fez e funciona muito bem!
Minha maior dica é fazer com muito amor se você faz com vontade e dedicação
no final o resultado sempre é muito bom!
Espero ter ajudado...
ABRAÇO!
-----
OBS.: A massa de polir é só utilizada na primeira vez após envernizar,
depois para manutenção do brilho use sempre uma blusa de lã velha e cera de polir!