Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 22 de Fevereiro de 2025, as 19:55:17

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pedal marca Chorus (anos 80) PHASER  (Lida 5154 vezes)
chevette77
Visitante
« : 17 de Fevereiro de 2012, as 20:04:47 »

Há pelo menos 10 anos atrás, comprei um pedal de PHASER de um amigo meu. Gostei muito do efeito e não me importei muito com a marca que eu nem conhecia...
Depois de um tempo usando, notei que os controles do efeito não são muito lineares.
Traduzindo: boa parte do curso do potenciômetro de PHASER, fica com pouca quantidade de efeito e somente no final do curso do pot. é que vem o forte do efeito.
Gostaria de ajustar esta particularidade deste efeito.
Alguém sabe se este efeito é cópia de algum outro pedal? Esquema elétrico, será que existe? Alguma dica prá resolver?

Abraço!! Guitarrista
Visitante
« Responder #1 : 17 de Fevereiro de 2012, as 21:09:10 »

Pra resolver provavelmente vai ter que usar um potenciômetro com outra curva.

Pra ilustrar:
http://www.beavisaudio.com/techpages/Pots/tapers.gif

Os mestres te dirão qual o mais indicado, mas antes de tudo seria interessante abrir o pedal pra ver se seria possível colocar uns potenciômetros 16mm normais, ou se são feitos como aqueles da Behringer.
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2012, as 09:44:16 por jpdiman » Registrado
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #2 : 17 de Fevereiro de 2012, as 23:27:22 »

Mais simples seria medir o valor da resistencia de onde passa a haver real mudança no efeito e usar um pot associado a um resistor ou trimpot para trabalhar nessa faixa. Normalmente essas marcas copiavam os circuitos dos pedais estrangeiros, mas sem olhar o circuito... Fotos, quem sabe? Valores dos componentes... se pudesse postar essas informações ficaria mais fácil ajudar.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #3 : 18 de Fevereiro de 2012, as 00:46:45 »

A marca Chorus costumava copiar circuitos  Boss e DOD, de uma conferida nestes esquemas e ve se bate alguma coisa.

Tenho um PH-5 da Ibanez, tem o mesmo sintoma que voce descreve.
Do começo ate em torno de 80% do curso do potenciomentro o efeito é bem lento, quase nem fazendo efeito (potenciometro do speed).
Deste 80% para frente ja muda bastante.
Isso é por causa do potenciometro tipo C, talvez se colocar um potenciometro B melhora, qualquer dia vou experimentar.
chevette77
Visitante
« Responder #4 : 24 de Fevereiro de 2012, as 18:56:01 »

A marca Chorus costumava copiar circuitos  Boss e DOD, de uma conferida nestes esquemas e ve se bate alguma coisa.

Tenho um PH-5 da Ibanez, tem o mesmo sintoma que voce descreve.
Do começo ate em torno de 80% do curso do potenciomentro o efeito é bem lento, quase nem fazendo efeito (potenciometro do speed).
Deste 80% para frente ja muda bastante.
Isso é por causa do potenciometro tipo C, talvez se colocar um potenciometro B melhora, qualquer dia vou experimentar.

Acho que tu tens razão, vou dar uma olhada com calma e ver se não é uma cópia de algum desses aí.
Tu sabes algum outro pedal desta marca que é "cover" das marcas gringas?
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #5 : 28 de Fevereiro de 2012, as 10:13:04 »

O Heavy Metal, tem o circuito baseado em um DOD, nao lembro exatamente o modelo, mas era Trash Master ou Americam Metal.
Lembro disso porque quando precisei consertar o meu, pensei em pesquisar outras marcas, por ja suspeitar que seria copia de algum outro...
O que eu comparei era bem identico, mudando apenas o chaveador eletronico, que na marca Chorus era com transistor e no DOD era um CI, a entrada do DOD era com FET, e o Vref (terra virtual) do Heavy Metal era feito em um op.amp (se nao me engano).
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: