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Autor Tópico: Problema mini fuzz  (Lida 10944 vezes)
Artur
Visitante
« : 17 de Fevereiro de 2012, as 14:41:56 »

Estou aqui mais uma vez falando sobre o mini fuzz galera, ja pesquisei bastante, bastante mesmo e nao encontrei a solução do problema.
É o seguinte: montei o mini fuzz e fui testar ele, quando ligo ele o som limpo funciona perfeitamente e quando ativo a distorção até tem uma distorção só que o som fica cortando e depois de um minuto o som fica limpo também, creio que esteja queimando alguma coisa, vou precisar de ajuda de quem entende um pouco mais de eletronica e conhece bem o circuito original do mmini fuzz. As posições dos componentes estao todas certas, ja verifiquei varias vezes e inclusive ja troquei todos os componentes da placa duas vezes. A fonte que estou usando é de 9V e 500 mA. valeu galera. se precisarem de foto posso colocar aqui depois.
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« Responder #1 : 17 de Fevereiro de 2012, as 14:53:09 »

Os componentes mais críticos ai são o transistor, diodo e capacitores eletroliticos. Veja se todos estão nas posições corretas.
Esse pipoco que você se refere é bem típico de capacitor invertido.

Postar fotos da sua montagem seria o ideal.
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Artur
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« Responder #2 : 17 de Fevereiro de 2012, as 16:10:15 »

aqui o link das fotos, por favor vejam se tem algum erro:     http://imageshack.us/g/580/dsc08604u.jpg/
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« Responder #3 : 23 de Fevereiro de 2012, as 09:52:13 »

Artur,

qual layout você usou?
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« Responder #4 : 23 de Fevereiro de 2012, as 10:00:06 »

Artur,

qual layout você usou?

Posso estar "viajando", mas pelo que eu olhei no documento do Bertola a ligação toda bate,
faltou só a imagem do potenciômetro pra conferir, também era legal uma vista completa da placa
na parte das trilhas, caso esteja tudo OK, devemos partir para defeito de alguma peça!

Acho que é isso,
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« Responder #5 : 23 de Fevereiro de 2012, as 11:59:37 »

Marcusbass,

que é o mini fuzz do Bertola eu não tenho dúvidas. A questão é por existirem vários layouts para o mesmo esquema.

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« Responder #6 : 23 de Fevereiro de 2012, as 12:39:49 »

Concordo com o Marcos, para quem esta iniciando é bom pegar o original do documento, e se possível sem modificações, pois o que ocorre é que não encontram o transistor correto e querem fazer substituição, mas se esquecem que o comportamento do transistor vai ser modificado, por mais similar que seja... similar, como o próprio nome diz é semelhante e não igual, este fator pode acarretar distorções...

Talvez o amigo não tenha feito isto, mas sempre coloque o transistor que esta sendo pedido.

Sempre pegue um layout testado e por mais que ele pareça grande, não tente diminuir ou mudar trilhas... pois você pode gerar ruídos senão souber fazê-lo direito!

Abraço!
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« Responder #7 : 23 de Fevereiro de 2012, as 12:44:52 »

Marcusbass,

que é o mini fuzz do Bertola eu não tenho dúvidas. A questão é por existirem vários layouts para o mesmo esquema.



Talvez eu tenha me expressado mal, o que quis dizer, é que eu peguei o Documento do Bertola,
disponibilizado aqui no fórum, pelo mesmo, conferi a ligação e as posições analisando a foto do Artur,
e também as ligações externas, então, fiquei convencido que ele usou o Documento Original já que estava idêntico,
se você olhar a foto e o layout e esquema original do Bertola vai notar que esta idêntico ao que o Artur usou!

Só senti falta mesmo da vista total das trilhas e ligação do Potênciometro,
partindo para a resolução do problema dai a gente poderia ver como o Lammer mencionou,
os componentes usados pelo Artur!

Abraço
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« Responder #8 : 23 de Fevereiro de 2012, as 14:26:07 »

Pegue um multímetro digital e meça o hfe do transistor. Normalmente a cada lote de 20 eu pego um fora de padrão.

Se você só tiver um multímetro analógico leia esse tutorial primeiro:
http://www.tutomania.com.br/saiba-mais/o-funcionamento-de-um-transistor#conteudo

Outra coisa, faça sempre ligações diretas para testar seus circuitos antes de instalar as chaves, se for um circuito complexo deve se fazer jumpers até no lugar dos pots para garantir a integridade do circuito base.

Só coloque o bypass ou as chaves(spdt, dpdt, 3pdt e etc.) depois que você tem certeza da funcionalidade do sistema.

Vemos montadores experientes aqui no fórum que as vezes "debugam" um sistema inteiro por simples incompatibilidade do bypass utilizado.

Então é melhor perder alguns minutos soldando direto do que perder horas de dor de cabeça.

Outra dica é sempre checar os componentes antes da solda, até componentes mais confiáveis como resistores podem falhar ou terem valores anormais.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2012, as 14:42:25 por felixmeirelles » Registrado
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« Responder #9 : 23 de Fevereiro de 2012, as 14:59:03 »

Boa dica... as vezes no meio de vários resistores você encontra um com valor bem discrepante... se você não confere, pode colocar em um lugar critico e aí complica tudo!

Abraço!
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« Responder #10 : 23 de Fevereiro de 2012, as 15:13:56 »

Notei uma mancha escura na placa de fenolite onde se encontra o transistor. Parece-me que é devido a um super aquecimento na hora de soldar.
Talvez por demora na solda do componente, esse possa ter queimado.
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« Responder #11 : 23 de Fevereiro de 2012, as 15:31:12 »

Verdade Marcos no pino central...
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« Responder #12 : 23 de Fevereiro de 2012, as 15:38:39 »

Saudações,

Somos 3 com o mesmo palpite. Quando comecei a fazer minhas primeiras soldas eu aquecia muito as peças daí comecei a usar fluxo pra solda. Algumas pessoas não gostam mas é bem simples de trabalhar com ele pois a solda se torna mais limpa e o componente não esquenta tanto.

Abraço
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felixmeirelles
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« Responder #13 : 23 de Fevereiro de 2012, as 15:46:12 »

Na verdade reparei que tem fluido queimado em quase todos os componentes, quando o "breu" fica preto assim é porque passou fácil dos 200ºC.

O Marcus tem toda razão.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2012, as 15:48:08 por felixmeirelles » Registrado
Albuquerque
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« Responder #14 : 23 de Fevereiro de 2012, as 17:59:45 »

Falando ainda em coisas bobas que podem ocasionar problemas, já aconteceu de eu ver um carinha fazer esse minifuzz e no lugar do BC517, colocar um BC547. Cara, eu dei risada a valer!  Cheesy Cheesy Cheesy

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Agora falando sério, se o problema não for o darlington queimado (como o pessoal já colocou aí), pode ser a natureza de tua fonte. Tem umas fontes de pedal que o centro é positivo. Na grande maioria o centro é negativo, tipo, no plug da fonte, a parte de fora de metal é positivo e dentro do plug, a conexão interna é o negativo. Dá uma olhada se a tua fonte não tá invertida quanto ao pedal. Já queimei uns dois pedais assim no começo.  Shocked
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2012, as 18:40:16 por Albuquerque » Registrado
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