Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Junho de 2024, as 05:17:03


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projeto de pré-amplificador valvulado baseado no esquema Basman 135  (Lida 24246 vezes)
David_Ce
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 606

Obrigado
-Dado: 464
-Recebido: 51



« Responder #15 : 17 de Fevereiro de 2012, as 11:01:32 »

Parabéns Luís!
Tanto pelo sucesso no layout como na montagem.
Abraço!
Registrado
Luis_RP
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 17



« Responder #16 : 17 de Fevereiro de 2012, as 11:12:54 »

valeu David!

até


-----
Ola,
Isto depende muito dos vários fatores incluídos na finalização do projeto:

Existe uma lista dos componentes eletrônicos utilizado para a confecção da placa do projeto, são materiais de custo relativamente baixo, o de maior custo será logicamente a válvula, depende onde você vai adquiri-los ou em sua cidade ou na internet pode variar o custo.
Pela internet na Altana Tubes você encontrará todos estes componentes.
Junte a esta lista os seguintes materiais:

Transformador com enrolamentos:
Primário 110/220VAC
Secundários: 270VAC -200mA e 12VAC 500mA (este transformador no caso você terá de encomendá-lo, pois não é comercial)
Ou se preferir utilize dois transformadores com enrolamento primário 110/220VAC e secundário 12VAC 500mA, e procure aqui no fórum a maneira de ligá-los que já foi postado aqui varias vezes:

Ë claro que o consumo da válvula mais o circuito é menor, porém particularmente não gosto de colocar transformadores no limite da carga consumida.

01 Tomada AC Modelo AS-02 para painel ou cabo de força
01 chave H-H
01 Placa de fenolite e ou fibra de vidro cobreada virgem do respectivo tamanho
01 Interruptor liga e desliga
01 sinalizador olho de boi
Caixa de metal para acondicionar o projeto e ou chassi de metal e caixa de madeira.
Parafusos, Knobs, adesivos, material para pintura da caixa, pés de borracha, fios etc, etc.


Registrado
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #17 : 17 de Fevereiro de 2012, as 11:19:19 »

Aprovo, gostaria de ver fotos e um vídeo ajudaria bastante  Palmas

Oi Luiz

Parabéns! Ficou muito bom o seu trabalho. Para melhorar, você poderia especificar com mais detalhes o transformador a ser usado e incluir umas fotos da montagem em sí para o pessoal ter uma ideia de que cara tem o pré.

Um vídeo no Youtube também é legal!

Abraços

Eduardo


Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #18 : 17 de Fevereiro de 2012, as 13:26:20 »

Transformador com enrolamentos:
Primário 110/220VAC
Secundários: 270VAC -200mA e 12VAC 500mA (este transformador no caso você terá de encomendá-lo, pois não é comercial)

Acho que você quer dizer 270VAC 2mA. Com 200mA você faz um estéreo de 20W por canal!

Seria bom incluir essas informações no seu PDF.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Luis_RP
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 17



« Responder #19 : 17 de Fevereiro de 2012, as 14:14:08 »

Exato Eduardo foi isto mesmo, já verifiquei o datasheet, e me lembro que uma vez voce mesmo citou que o consumo tipico de uma 12ax7 é de Ia = 1,2 mA e If = 150mA em 12v e 300mA em 6,3v.

É que as vezes (pelo menos onde moro) é muito dificil adquirir transformadores comerciais menores que 200mA, outro fator que sempre penso que é melhor sobrar do que faltar, principalmente se o handmade for igual a mim que sempre quer acrescentar algo a mais no circuito, (um power valvulado, etc, etc).
ok

até
 



Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #20 : 18 de Fevereiro de 2012, as 08:08:52 »

Oi Luiz

Você não deve especificar o projeto com base na limitação do mercado, mas em termos reais. Não tem porque alguém mandar enrolar um transformador para 270V 200mA para uma 12AX7!!!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Luis_RP
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 17



« Responder #21 : 18 de Fevereiro de 2012, as 09:34:31 »

Ok, Valeu Eduardo, pelas dicas!

Vou tirar umas fotos da construção, o sample fica para depois!

até
Registrado
Luis_RP
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 17



« Responder #22 : 22 de Fevereiro de 2012, as 13:20:38 »

Venho informar que já montei e gostei muito do timbre, inclusive já testado com contra-baixo:

Foi montado em uma caixa de um nobreak, sucateado onde também aproveitei as tomadas para filtro de linha:

Ai estão as fotos, a qualidade não esta ok pois foram tiradas de celular!

http://www.4shared.com/photo/DJZnjozr/moto_0958.html

http://www.4shared.com/photo/XgHwJz7h/moto_0959.html

http://www.4shared.com/photo/CwYS49an/moto_0960.html

http://www.4shared.com/photo/EnEi3038/moto_0961.html

http://www.4shared.com/photo/ssw_4MfD/moto_0962.html

http://www.4shared.com/photo/HAXHUnUk/moto_0963.html

Não consegui editar as fotos aqui no forum, depois coloco os samples!

até


« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2012, as 14:53:35 por Luis_RP » Registrado
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #23 : 22 de Fevereiro de 2012, as 15:26:45 »

Gostei do projeto, eu ia fazer o outro pré-amp do fórum, mas este é valvulado e me seduziu,
hoje a noite vou estudar o esquema os componentes e etc

Provavelmente precisarei do Eduardo e da Altana Tubes para conseguir as válvulas, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ!

Parabéns pelo trabalho!
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Luis_RP
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 17



« Responder #24 : 22 de Fevereiro de 2012, as 15:54:36 »

Ola,

Marcusbass, verifique se o Tiajojoy faz a placa para voce, as placas dele são muito profissionais.

até
Registrado
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #25 : 22 de Fevereiro de 2012, as 16:31:10 »

Ola,

Marcusbass, verifique se o Tiajojoy faz a placa para voce, as placas dele são muito profissionais.

até


Fazer placas eu não tenho problemas, achei meu método de fazer, modéstia a parte ficam ótimas,
o meu aprendizado esta na eletrônica, de tanto testar métodos pra fazer placas acabei pegando o jeito,
sou meio perfeccionista, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ!

Obrigado pela dica,
Abraço
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #26 : 29 de Fevereiro de 2012, as 23:56:41 »

Algum Power bom pra casar com esse pré?
alguém sugere algum?

Abraços
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Luis_RP
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 17



« Responder #27 : 01 de Março de 2012, as 09:13:50 »

Ola, Marcusbass.
Depende qual é a potencia que voce quer, aqui no forum tem varios esquemas de power feitos com 3886 e 7294 por exemplo ou com transistores.
Verifique o transformador correto (corrente) a ser utilizado, para se ter a potencia que nessessita.
Eu as vezes utilizo o pré de guitarra com um power feito com 3886, sem problemas.

Já se necessitar de um power valvulado no site da AX84 tem varios modelos, ou mesmo verifique os powers de algum projeto de algum modelo que te agrade e que já foi amplamente testado.
Também existe a necessidade de verificar o transformador de entrada e de saida, pois tem valvula que consome por exemplo até 1.5A de corrente de filamento, e o transformador de saida tem de ser especifico para a configuração utilizada. e neste caso seria mais interessante montar ponto a ponto como já foi dito pela corrente envolvida.
Fiz um pré para guitarra aqui de 5W com uma 6V6 e funciona perfeitamente para estudos e pequenos ensaios sem problemas, foi feito em circuito impresso, mas as trilhas foram dimencionadas corretamente para utilizar uma 6V6.

até


T

Registrado
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #28 : 01 de Março de 2012, as 09:21:45 »

Eu queria um Power Valvulado, gostaria de ter válvulas no pré e no power,
mas o pessoal comentou que as vezes dependendo do power não casa bem com o pré e vice-versa,
então pensei em perguntar a você já que é o pai da criança, se me indicaria um bom power valvulado,
conversando com o Lammer ele me indicou montar com o esse power aqui:

http://ax84.com/static/corepoweramps/50W_PP/AX84_50W_PP_Poweramp_Schematic.pdf

O que você acha Luis, indicaria essa montagem?

Abraço e Obrigado!
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Luis_RP
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 17



« Responder #29 : 01 de Março de 2012, as 10:23:12 »

Nunca testei este circuito, mas creio que não tem problemas, O Eduardo pode lhe indicar melhor se existe alguma errata neste circuito e apesar de constar no esquema esta informação também como calcular o BIAS, veja que os transformadores são da Hammond:

http://www.hammondmfg.com/5cindex.htm

Já tem as especificações marcadas, cada EL34 consome 1,5A e cada 12AX7 em 6,3V 300mA então o da fonte ao invés de 8A pode ser de 5A, na Altana creio que tem os dois transformadores para esta especificação.

Se quiser utilizar o pré do Bassman em 6,3volts vai ter de alterar a configuração nos pinos de filamento da valvula do mesmo, ou seja fazer uma jumper nos pinos 4 e 5 e desligar o 9 do GND. E ligar a alimentação de 6,3 nestes pinos. qualquer duvida veja o datasheet.ok
até

Luis
Registrado
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.056 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal