Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 14 de Novembro de 2024, as 23:48:29

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Marshall Valvestate VS100 (defeito).  (Lida 7988 vezes)
alfredo
Visitante
« Responder #15 : 14 de Fevereiro de 2012, as 11:49:43 »

Só para esclarecer: Eu não recomendei que se de pancadas no coitado eheheh, apenas relatei o que acontecia, e 10 entre 10 musicos faz isso... não tinha reparado que o amp era seu mesmo, achava que estava arrumando para outra pessoa. Se fosse o caso com certeza ele já teria apanhado do musico na hora que falhasse bem no meio do show eheheheh

[]'s
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 21

« Responder #16 : 14 de Fevereiro de 2012, as 13:29:26 »

Tenho um marshall valvestate tambem, so que o meu é o vs265. Ultimamente ele começou a rachar o som, tornando impossível tirar um som limpo nele. Alguem saberia me dizer o que causa esse sintoma?
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #17 : 14 de Fevereiro de 2012, as 16:43:05 »

Eu tenho sérias restrições com essa coisa de "resoldar a placa". A menos que haja alguma indicação clara de que a solda soltou em um ponto, o procedimento não passa de charlatanisse de técnico mal preparado. ...
Dessa vez vou ter que discordar  Cheesy
Atuo como tecnico a mais de 20 anos, e nesse meio tem uma condição (causa / efeito) que no meio tecnico (manutenção) é chamada de "solda fria".
Por varios motivos pode ocasionar este sintoma.
Lembremos que a solda é feita de chumbo e estanho, e sendo tipos de metal, estao sujeitos a dilatação e contração devido a temperatura do ambiente.
A placa (trilhas) sao de cobre, e sendo um metal diferente da solda tem propriedade de dilatação-contração diferente da mesma.
Isso faz ocasionar pequenas fissuras (micro-fissuras), o que ocasiona ma contato.
Tambem pode e é comum acontecer este sintoma em soldas de componentes que tenham aquecimento, como ja citado no caso dos resistores.

Para solucionar este problema é recomendado que retire a placa de dentro do combo, coloque-a para funcionar, tenha muito cuidado para nao danificar ou correr risco de dar "curto" na placa enquanto esta fora do  gabinete.
Ao apresentar o problema começe por medir a tensao na saida dos reguladores (7815 - 7915).
Verifique os resistores citados (estao na entrada dos reguladores), verifique os capacitores na entrada e saida dos reguladores.
Apos isto, sera nescessario ver o sinal em alguns pontos, se nao tiver osciloscopio use um seguidor de sinal (serve caixinha do PC ou algo similar).
Veja onde ocorre o problema.
Acompanhe pelo esquema eletrico.

Tenho um marshall valvestate tambem, so que o meu é o vs265. Ultimamente ele começou a rachar o som, tornando impossível tirar um som limpo nele. Alguem saberia me dizer o que causa esse sintoma?

Sugiro o mesmo teste... ver tensao dos reguladores, seguir o sinal.
Ver tambem a tensão de alimentação da valvula (alta tensao).
Cidão
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 45
-Recebido: 17

« Responder #18 : 08 de Abril de 2012, as 22:31:24 »

Oi pessoal, só agora consegui parar e abrir o amp para fazer os testes e reparos.
 Alfredo, os resistores estão aproximadamente a 1 cm da placa, eles estão com os terminais sem cortar, acredito que essa distancia deva ser suficiente.
 Logo que peguei em um dos reguladores notei ele muito mole, quando olhei os pontos de solda eles estavam com as pernas do dissipador soltas (apesar de dar contato), provavelmente pelo problema que disseram dele aquecer muito. Também vi que as trilhas dos reguladores mudaram a cor e estão um pouco marrom, refiz as soldas dos reguladores e coloquei o dissipador genérico (cortei dois pedaços de chapa de aluminio de 5mm), medi continuidade para ver se estava tudo ok e parti para o soquete da 12AX7. Nesse caso tive outro problema, pois o soquete que comprei na Multi Comercial apesar de ser para PCI tem os terminais mais largos do que o soquete original, não teve jeito a não ser usar a retifica e afinar um pouco os terminais para entrar na placa do amp, porque achei melhor alterar o soquete do que alargar os furos da placa.
 Estou testando ele no momento, deixei ligado durante 1 hora e 20 minutos, aparentemente está tudo ok  Palmas, o potenciometro de volume está respondendo como quando comprei ele, enquanto estava com problema eu tinha que abrir muito o volume para chegar na altura de quando ele ta no 2 quando está ok.
 Segue algumas fotos dele aberto e das gambiarras dos ajustes que fiz, obrigado a todos pela ajuda e desculpe pela demora em retornar uma resposta  Legal!.

Aqui ja com o soquete novo e com os dissipadores improvisados.
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #19 : 09 de Janeiro de 2013, as 08:29:47 »

Oi pessoal, o problema tinha voltado depois de alguns dias, mas só semana passada eu parei para procurar o causador do problema.
Comecei medindo a tensão de entrada nos dois reguladores, era +30Vdc e -30Vdc, os reguladores antes de eu abrir o amplificador não tinham nenhum dissipador preso ao corpo, então medi a saida para ver se não tinham sofrido dano por aquecimento. No 7812 saia 12Vdc porém no 7912 saia -18Vdc.
 Comprei dois reguladores novos e peguei dois dissipadores parrudos que tirei de uma fonte de pc que desmontei, troquei os reguladores e deixei posicionado de modo que os dissipadores não encostassem em nenhum fio ou componente próximo, ja faz alguns dias que venho usando bastante o amplificador e não teve nenhuma alteração.
 Não sei se pelo amp ser importado e os componentes de fora (talvez) terem qualidade maior, por isso deixaram sem dissipador.
 Confesso que achei bem estranho, até pela queda de tensão em cima dele, os datasheets informam que posso ligar eles em até +35Vdc/-35Vdc, ele regulando de +30Vdc/-30Vdc para +12Vdc/-12Vdc, ele deve esquentar demais.
 Bom até mais, abraços.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2013, as 08:32:32 por Cidão » Registrado
Luis_RP
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 26

« Responder #20 : 09 de Janeiro de 2013, as 10:21:51 »

Ola, Cidão. que bom que deu certo, já tive alguns VS100, e reparei outros tantos e realmente como foi dito principalmente nestes componentes tais como resistores de potencia, reguladores e soquete da valvula além dos jacks ele apresenta muita solda fria, por razões, já descritas muito bem pelo GRAmorim.

Na epoca não quiz citar isto, pois sei que muita coisa que se escreve no forum, é mal interpretada e nada tem a ver as vezes com o que se quer realmente exprimir.
Deixei muitas vezes de publicar algumas ajudas a membros para não me chatear com algumas respostas.
Mas com todo respeito gostaria de esclarecer que trabalho a 28 anos exclusivamente com reparo, sou formado a alguns outros tantos, tenho algumas publicaçoes de livros na area de reparos, porém sempre me considerei um aprendiz. Como é o caso esclusivo de valvulas que já tinha estudado porém nunca trabalhado e neste caso sempre estou aprendendo cada dia mais.
E já vi muitos casos de solda frias, quebradas e ou mal feitas serem resolvidas apenas com uma ressoldagem, é claro que não é o caso da placa toda.
Quando citei de se fazer este procedimento, nos reguladores, nunca foi com o intuito de prejudicar e ou enganar ninguém, mas sim porque se tinha propriedade para isto. E creio que o termo utilizado logo depois da minha publicação foi um pouco pesado. Mas vamos em frente. e abraços a todos.

Freqüente
**

Obrigado

« Responder #21 : 09 de Janeiro de 2013, as 10:42:11 »

Oi Luis, coloquei uma parte da mensagem em spoiler por ser de certa forma fora do foco do tópico e não ter problema com isso.
 É estranho, pois a placa e os componentes são de qualidade, ela é muito bem feita mas pecou em não vir com dissipador nos reguladores. Depois de pouco tempo de uso os dissipadores que são grandes, ja ficam com uma temperatura consideravel. Porém problemas de jump mal feito com fios e outras coisas que ja postaram aqui no fórum, eu não encontrei. Como tive que trocar os reguladores, algumas trilhas deles se soltaram, então tive que soldar fios nos terminais dele até a solda seguinte que estava conectada a trilha.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Abraços pessoal.
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 26

« Responder #22 : 09 de Janeiro de 2013, as 13:04:24 »

Não, não foi o GTFO é para outro Luis, como esta descrevendo no Youtube é para o guitarrista Luiz Guilherme da banda Rhox.

Tenho alguns pedais feitos, este também parece ser uma boa pedida, ultimamente o que fiz foi dois combos um Fender 10W SE e outro JCM800 8W SE.

até
Visitante
« Responder #23 : 09 de Janeiro de 2013, as 13:55:11 »

Eu tive um amp desses, é até nostálgico ver essas placas novamente.

Tambem tive problemas com soldas frias: O primeiro deles foi exatamente nesses resistores suspensos, refiz a solda e alí não deu mais problema.

Outra vez foi um transistor da placa de power, era um de encapsulamento grande TO220 sem radiador mas não tinha os terminais cortados, com o tempo ele ficou praticamente solto e e fazia um barulho de mau contato horrível, deu muito trabalho descobrir que era o tal, depois que descobri deixei o amp ligado um tempão com o cd ligado nele pra ver se o dito cujo esquentava (pensei que tivessem esquecido de por o radiador), mas ele permanecia frio, deixei os terminais menores e refiz as soldas.

Lembro também de verificar todas as soldas, notei que os radiadores do power estavam todos soltos, pois é, eles são fixados com torretes soldados na placa e estavam todos com soldas quebradas, os radiadores estavam sendo sustentados pelos próprios transístores, logo logo eu teria sérios problemas.

Emprestei um ferro de 50 watts de um amigo do meu pai e refiz as soldas dos torretes.

Falam muito mal desses amps por aí, mas eu gosto bastante do timbre, o falante era muito bom, provavelmente hoje não teria vendido, talvez trocar os resistores por outros mais silenciosos, substituir os opamps usados por outros mais modernos, pois é um projeto simples, e os layouts das placas são muito bem organizados, o que não da pra entender é que os engenheiros foram muito bem mas a linha de montagem perde feio pra muito ching ling.

Tnx

Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #24 : 09 de Janeiro de 2013, as 19:49:09 »

... Não sei se pelo amp ser importado e os componentes de fora (talvez) terem qualidade maior, por isso deixaram sem dissipador.
Geralmente não usam dissipadores porque o consumo pós regulador é baixo, algo da ordem de 50mA para menos.
...
Deixei muitas vezes de publicar algumas ajudas a membros para não me chatear com algumas respostas.
Isto tem sido muito frequente, e ate foi motivo da saída (e redução de postagens) de alguns membros. Porque sempre aparece um que tira proveito de uma leve derrapada de alguém, e se esse que aproveita tem mais experiência, descompensa na humildade, exculaxando o outro, ao invés de postar uma ajuda...

Mas com todo respeito gostaria de esclarecer que trabalho a 28 anos exclusivamente com reparo, sou formado a alguns outros tantos, tenho algumas publicaçoes de livros na area de reparos, porém sempre me considerei um aprendiz.

No final do ano passado eu estava na multi comercial comprando alguns componentes e um senhor encostou no balcão e começou a pedir o que precisava, prestei atenção na conversa dele com o vendedor e ele disse que era engenheiro a x anos mas que ainda estava aprendendo, quando um engenheiro falar que sabe tudo ele está mentindo, pois a area de elétrica e eletrônica é muito ampla.

Somos Eternos Aprendizes!
Este engenheiro é um exemplo de humildade.
Não tem saber tudo, não so pelo fato da área ser ampla, mas também pela questão da evolução. Cada dia surge algo novo, em todos os campos.
Vide por exemplo, anos 80 era comum amps com STKs, e alguns poucos TDAs... hoje temos TDAs bem menores que um STK e que tem ate mais potencia, temos o LM3886, bem pequeno se comparado a um STK dos anos 80.
Antes era comum os 27C512, 27C256, etc... hoje temo PIC, AVR, etc... com muito mais acesso.
POr este fato, é que não devemos ignorar o que outro diz apenas porque temos mais experiência.

E já vi muitos casos de solda frias, quebradas e ou mal feitas serem resolvidas apenas com uma ressoldagem, é claro que não é o caso da placa toda.
Diga-se de passagem, as saídas vertical de TVs de tubo... assim como o próprio soquete do tubo.

Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: