Velho se for fazer uns 10 e enviar pelos correios fica muito mais barato sem tampa, pela lógica é 1/5 do peso, 1/5 do material gasto, e quase 1/5 do tempo e trabalho perdido, porque precisa de outra fôrma.
O fundo é fácil de cortar um alumínio e emborrachar tipo um crybaby.
Vender sem a tampa pode ser o diferencial para você barrar os chineses no preço final do produto.
A questão aqui não é qualidade de acabamento, e sim forma e resistência, porque tendo resistência o resto a gente faz fácil.
A economia Gera Custo, se você tiver que poupar no peso tirando as tampas, ao comprar uma chapa de laminado o custo será maior ao meu ver não vejo esta vantagem que você vê em tirar as tampas e outra o acabamento com as tampas é muito melhor.
Esta é minha opinião
Nesse caso não é uma boa economia mesmo, pois para colocar a tampa para ficar legal mesmo, só com uma morsa ou torno, depende de como conhecem, e com isso ainda tem que fazer o furo legal, falo isso porquê para parafusar a caixa, era o mais demorado e o que mais era chato para se fazer, pra dizer a verdade, eu acabei com as caixas fundidas SÓ e somente só porquê o cara que parafusava me dava muito trabalho