Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 22 de Novembro de 2024, as 16:32:55

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Giannini True reverb II / Velha guarda!  (Lida 11834 vezes)
V_amp
Visitante
« : 29 de Janeiro de 2012, as 23:22:07 »

Ola Pessoal,

Em um rolo aqui peguei um Giannini True Reverb II (acho que 1969/70?). Os primeiros me parecem que são de 1967.
Alguém tem um desses? Alguém tem o manual ?

Está funcionando legal. Tem uns chiados. Uma boa limpada e revisão devem deixar o bicho bem legal! Talvez alguma troca de peça, mas ainda não sei se precisa.
Todos transformadores Willkason (inclusive o de reverb). Estava com as válvulas de power detonadas e fritou um resistor de 470R depois de um tempo funcionando. (O dono me garantiu que podia ligar!)
Coloquei duas 6l6GC Sylvania  troquei os resistores.
Tem um falante Bravox de12" escrito Guitarra (carimbado). Original? Alguém sabe a impedância do secundário do transformador de saída?

A parte de power tem capacitores de  marcas diversas e alguns Lorenzetti, outros importados
O ampli tem um belíssimo som.
Ta com chiadera nos pots, mas já é um senhor! me parece que passou por poucas revisões.
De vez em quando aparece uns "toc toc toc" a cada 1s  +/- (mas baixo). O que indica este sintoma?
Todas válvulas de pre Miniwatt três 12AX7e  duas  12AT7 e 2 6l6GC

Tem um chave "Fase". Alguém sabe a função? Se for stanby, não está funcionado.
Tem uma chave brilho. Bom o ampli ganha brilho acionando essa!

Está sem a unidade reverberadora. E  abrindo pot de reverb aumenta o chiado. (assim, me parece que o chiado vem destas entradas. Possível?)
Qual unidade reverberadora indicada pra este ampli?  
Tem alguns interessantes na multcomercial: http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_6741_4689_Reverbs-para-Amplificadores-ACCUTRONICS
Qual seria o mais indicado?
Dá pra usar essas unidades reverberadoras da Belton ( é que já tenho uma! Seria preciso confeccionar/arranjar a calha ? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-213551261-reverb-de-molas-p-amplificadores-meteoro-marshall-fender-_JM)

Este é o cara http://www.giannini.com.br/novo/catalogos-antigos_detalhe.asp?id=118
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-213277680-giannini-true-reverber-ii-_JM (idêntico a este, menos o falante)

Ele tem entrada para pedais "reverber e vibrato" e saída apara alto falante externo (todas pontas RCA).
Como se usam estas entradas de pedais? (Com foot switch, acionando estes próprios efeitos do ampli?)

Pergunta: O ampli tem componente pequenininho que pisca quando acende. Fica perto de algo que têm a aparência de uma célula fotoelétrica.
Esses componentes estavam enrolados com fita isolante. Tirei a fita e o ruido parece que diminuiu.
O que são estes componentes?

A ampli também têm vários componentes em pequenos envólucros de vidro.
Eu tenho componentes deste tipo que peguei numa velharia na universidade. Alguns são capacitores.

Bom é isso.
Amanhã mando fotos!

É um senhor respeitável, muito digno e cristalino. Pretendo mexer o mínimo possível.
Alguém experiente já saberia os possíveis problemas só escutando!
Fica um pouco difícil descrever tudo que se passa. Assim creio que é inútil perguntar por onde começar a verificação para se chegar num ampli limpo.
Mas o ampli ta "firmão"
Talvez seria legal conferir todos os capacitores? Deve ter uns a óleo!

Aos que responderem, obrigado!
Adorei este ampli!! Grin

-----
Algo sobre ele na pagina:
http://audiolist.org/siteantigo/instrumentos.htm

Amplificador valvulado compacto mas de grande desempenho. 45W de potência e dois falantes de 12".  No pré, 1 1/2 12AX7; inversora 12AT7;  potência 2x 6L6-GC Bias fixo (ajustável). Na fonte diodos retificadores ESK1/12.  Efeitos de reverb (1x 12AT7 + 1/2 12AX7) e trêmolo (1x 12AX7)
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2012, as 01:25:48 por V_amp » Registrado
diegofirmino
Colaborador

Obrigado
-Dado: 97
-Recebido: 63

!!!

« Responder #1 : 30 de Janeiro de 2012, as 01:22:14 »

Esse componente que pisca deve ser o Led e o sensor deve ser o LDR, eles devem ficar um de frente p/ outro e encapsulados por alguma coisa (ex.: fita isolante) e deve ser do setor "vibrato" do ampli. Não entendo nada de valvulados, mas talvez os pots precisem de uma limpeza com alcool isopropílico. E essas entradas rca devem ser para os foots, talvez vc tenha q coloca-las p/ jack p10 ou quando fizer os foots usar cabos com rca...

Acho que o pessoal do fórum vai te ajudar bastante.

Boa sorte e parabéns!
Visitante
« Responder #2 : 30 de Janeiro de 2012, as 01:34:58 »

Obrigado Diego.
Era isso mesmo. Os dois componentes estavam encapsulados e envoltos por fita isolante.

Pelo que  ví em alguns Blogs de restauradores, o melhor a fazer é trocar todos os capacitores
Veja aqui
http://jwtubes.blogspot.com/2010/08/true-reverber-ii-ano-1972.html
Se não, a chiadeira não acaba.

Também pensei nas entradas dos pedais em usar P10. Mas isso acho que vem depois.
Me parece que a troca geral de capacitores é meio um consenso.

Acho que vai dar um trabalhinho. Mas ok. Nada grave! Com a coisa funcionando tudo fica mais tranquilo.
É que da uma vontade de deixar tudo como original!

Obrigado
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2012, as 01:40:28 por V_amp » Registrado
diego.fcs
Colaborador

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31

« Responder #3 : 30 de Janeiro de 2012, as 07:52:43 »

Essa chave de fase num é aquelas chaves que vinham antigamente para você inverter a polaridade da entrada para diminuir ruídos?
Parem o mundo que eu quero descer.
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #4 : 30 de Janeiro de 2012, as 07:58:23 »

O Vibrato (assim chamado em muitos amps, mas sendo apenas um tremulo) e o Reverber podem ser acionados curtando essas portas RCA. Portanto uma chave SPST para cada um resolve.

Procure por esquemas de Twin Reverb da Fender e veja se algo esta próximo do seu  Mas e bem possível que exista um esquema da Giannini rodando por aí...

Quando você se refere ao ruído como "chiadeira", que normalmente se aplica ao som de TV/radio fora de estação, do tipo "ssshhhhhhhhhhhhh", e isso mesmo ou seria aquele mesmo ronco de quando se coloca o dedo na ponta do pulgue do cabo espetado na entrada do amp?

A chave de fase em alguns amps invertia a fase da tomada de AC, não sei se seria esse o caso do seu amp.
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2012, as 07:59:59 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
ricardo rk
Visitante
« Responder #5 : 30 de Janeiro de 2012, as 08:12:37 »

eu  tenho um true  rev III, é o mesmo esquema do seu. mande um mail para ricardosouto@yahoo.com.br que te passo o esquema dele.

essa chave de fase é perigosa, se eu fosse vc desativaria ela. é só eliminar o capacitor que vai dela para o chassis. o problema dessa chave é que ela joga uma das fases da rede no chassis, através de um capacitor. acontece de esse capacitor as vezes entrar em curto ou apresentar fuga, daí o chassis pode ficar ligado diretamente ao vivo da rede, e vc tomar um choque violento.  é chamada de "killswitch". tire fora o capacitor e deixe a chave isolada. recomendo trocar o cabo de AC por um de 3 pinos, se vc tiver aterramento.

os componentes enrolados em fita isolante são parte do tremolo, é uma lampada neon e um fotoresistor.
Colaborador

Obrigado

« Responder #6 : 30 de Janeiro de 2012, as 08:22:15 »

Tem um cara me oferecendo um Tremendão III aqui bem original com um jogo de válvulas completo, em troca do meu Staner GT200, só que precisa revisar todo ele, será que compensa? To sem grana e sem tempo para correr atrás de arrumar esses amps.
Roberto Alves
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82

« Responder #7 : 30 de Janeiro de 2012, as 08:28:02 »

Uma coisa bem lembrada pelo Alex Frias é a ligação das nossas tomadas em casa.
Duvido que todos tenham verificado se suas tomadas estão em fase e se todos têm ligação de terra correto.
Eu, por acaso, fiz isso.
E caso verifiquem que seu amp está dando ruído, ou chiado, tentem inverter a tomada AC de lado e verifiquem se melhorou.
Se melhorar eu aconselharia que trocassem todas as tomadas, pelo menos no quarto ou lugar onde ligam essa parafernália de gravação e fazedora de barulho para que a fase e o neutro ficassem todos do mesmo lado.
Seria ideal que não usassem a mesma fase que temos a geladeira, TV, Frizzer, microondas, chuveiro elétrico e essas coisas ligadas na cozinha ou seja lá onde for.
Mas lembrem-se: Não façam isso caso não tenham idéia do que irão fazer! É perigoso.
Eclético mas com parcimônia!!!
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #8 : 30 de Janeiro de 2012, as 08:43:06 »

É a verdadeira "killswitch", ou talvez uma "murderswitch". Os amps e guitarras assinados pelo Chuck e por sua noive já vem de fábrica com esse tipo de chave.
Pagão e feliz!!
diego.fcs
Colaborador

Obrigado

« Responder #9 : 30 de Janeiro de 2012, as 08:46:00 »

Roberto, isso que você falou é fato. Nos projetos sempre coloco um circuito separado para a cozinha, outro para lavanderia e tudo mais, isso diminui muito interferências e ruídos, e lembrem-se também de sempre colocar o condutor de aterramento nas tomadas.
V_amp
Visitante
« Responder #10 : 30 de Janeiro de 2012, as 08:54:23 »

O Vibrato (assim chamado em muitos amps, mas sendo apenas um tremulo) e o Reverber podem ser acionados curtando essas portas RCA. Portanto uma chave SPST para cada um resolve.

Procure por esquemas de Twin Reverb da Fender e veja se algo esta próximo do seu  Mas e bem possível que exista um esquema da Giannini rodando por aí...

Quando você se refere ao ruído como "chiadeira", que normalmente se aplica ao som de TV/radio fora de estação, do tipo "ssshhhhhhhhhhhhh", e isso mesmo ou seria aquele mesmo ronco de quando se coloca o dedo na ponta do pulgue do cabo espetado na entrada do amp?

A chave de fase em alguns amps invertia a fase da tomada de AC, não sei se seria esse o caso do seu amp.

Ola Ricardo
É o ssshshhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh constante

-----
Bom, troquei os eletrolíticos de saída de válvula e fiz a chave "fase" virar Standby.
Já melhorou bem o shhhhhh. Já tá do meu agrado (ou agradando). Creio que se trocar os outros capacitores deve melhorar mais.

Agora vou colocar os resistores 10R para medir a corrente de cátodo.

Mas o lance do transformador de potencia ser pra 110V, é duro baixar de 500V a tensão de placa.
Teve um cara que indicou trabalhar com um transformador 127/220, e usar o ampli no 220 sempre, que ameniza o problema.

-----
Sobre o Reverb, alguém indica algum?

Obrigado
FAB

-----
Olha só....

Não é que a unidade de reverb estava no ampli.....Na hora que peguei o ampli, coloquei a mão e pensei, é a unidade reverberadora.
Mas a calha estava tao enferrujada, e sem estar conectado, que achei, posteriormente, que fosse uma madeira (não bati pra escutar se era lata). Que marcada de bobeira!

Quando terminei de abrir a caixa, la estava a unidade! Mas eu liguei com cabos tipo RCA para TV. não funcionou. Quando abre-se pot de reverb, dá um ruideira tipo, algo em curto, pifado.
Por dentro, parece que o reverb está limpo e conservado.

Como testar a unidade reverberadora? Alguém sabe

Obrigado
FAB

-----
E por fim termino o quase monólogo.
Usei cabos balanceados para ligar o reverb às suas entradas no ampli.

Acabou a ruido.

Depois das reformas, o ampli está bem legal.
Talvez poderia ficar melhor trocando mais peças, mas posso dizer que fiquei feliz com o brinuquedo, que é como gosto, extramamente clean.

Muito fera!

FAB
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2012, as 18:16:24 por V_amp » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #11 : 30 de Janeiro de 2012, as 19:18:40 »

Calha de reverb é "Accutronics" na cabeça!
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #12 : 30 de Janeiro de 2012, as 23:05:48 »

Se ele já esta bom de tocar, o resto você vai fazendo aos poucos... Parabéns!
Pagão e feliz!!
V_amp
Visitante
« Responder #13 : 31 de Janeiro de 2012, as 18:20:00 »

Obrigado Alex.
Me interessei pelo reverb, funcionando, pois é muito gostoso o som com um reverb de mola.
Entrei em contato com um técnico que me disse que o a unidade reverberadora deve ser
4AB3C1B - TANK LONG - 2 MOLAS.
Poderia ser outra? Na mult-comercial este modelo está está indisponível.

Quais os problema de se errar ao comprar a unidade reverberadora? Pergunto isso, porque eu poderia testar num reverb de outro ampli, simplesmente ligando no meu ampli.
Diminuição da eficiência?
Queima da unidade?

Como saber qual é a correta, se não se tem as especificações?

Obrigado.
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #14 : 31 de Janeiro de 2012, as 20:50:03 »

De uma olhada no site da Belton e poderá comparar modelos, assim talvez ache algo próximo do seu. Há algumas diferenças como em relação ao número e comprimento das molas ou da impedancia dos transdutores.
Pagão e feliz!!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: